814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Caso José Sócrates

Comentário

"Consequência da impugnação de Sócrates é nula"

O redator principal do Observador, Luís Rosa, considera que o pedido de impugnação da defesa de José Sócrates relativamente às juízas da Relação não terá efeito no processo da Operação Marquês.
Noticiário

12h. Sócrates pede nova impugnação de juizes

Em declarações aos jornalistas, o antigo primeiro-ministro não poupou críticas às decisões da justiça. Ainda neste jornal, PCP não comenta declarações de Pedro Nuno Santos sobre a polémica do IRS.
Noticiário

00h. Marquês. Relação anula decisão de Ivo Rosa

Relação de Lisboa deu razão aos recursos apresentados pela defesa de Sócrates, quer pelo Ministério Público sobre o que considera ser uma substancial alteração dos factos.
Noticiário

19h. Relação anula decisão de julgar Sócrates

Dá razão aos recursos apresentados pelas defesas dos arguidos e pelo Ministério Público. Caso volta ao Tribunal de Instrução Criminal para ser proferida nova decisão.
Noticiário

24h. Sócrates vai pedir redistribuição do processo

A defesa de Sócrates defende que houve violação de normas e por isso vai pedir que o acórdão que dita julgamento por corrupção seja anulado.
Caso José Sócrates

Mais uma instrução de Sócrates mal feita

Ó, maldição! De que serve ser o dono disto tudo se não nos lembramos onde está a chave disto tudo?
Noticiário

3h. Operação Marquês. Sócrates vai recorrer

José Sócrates diz que vai "utilizar todos os meios legais ao dispor". O antigo primeiro-ministro fala numa “derrota judicial” e afirma que vai recorrer também ao Tribunal Constitucional.
Noticiário

20h. Op. Marquês. Sócrates vai recorrer da decisão

O antigo primeiro-ministro fala numa “derrota judicial” e afirma que vai recorrer também ao Tribunal Constitucional.
Operação Marquês

Sócrates. O que pode decidir a Relação de Lisboa?

Relação de Lisboa pode repor uma parte importante da acusação original da Operação Marquês e levar Sócrates, Vara, Bava, Granadeiro e Salgado a julgamento. Ou pode enterrar definitivamente o caso.
Comentário

Julgamento Sócrates. Desta vez, "ou vai ou racha"

Quinta-feira, 25 de janeiro, vamos saber se José Sócrates é ou não julgado por corrupção no Processo Marquês. A análise do redator principal do Observador, Luís Rosa.
Operação Marquês

Sócrates julgado por corrupção? Relação decide 5ª

Três desembargadoras decidirão recursos do MP e das defesas sobre despacho instrutório de Ivo Rosa na Operação Marquês. É uma decisão-chave para o futuro do processo.
Justiça

Sócrates alega falta de investigação do MP ao PSD

Ex-primeiro-ministro diz que certidão extraída do processo EDP é tentativa indevida de prolongar caso até à prescrição e critica falta de desenvolvimentos em processos que envolvem Passos Coelho.
Comentário

"Bastante rápido para uma decisão desta natureza"

Sobre a Operação Marquês, Luís Rosa, redator principal do Observador, afirma que "adiamento se deve à receção de recurso do MP". Acredita ainda que "em termos legais, não há risco de prescrição".
Caso José Sócrates

Marquês. Recurso do MP decidido até dezembro

Tribunal da Relação de Lisboa deverá decidir recurso do MP sobre decisão instrutória de Ivo Rosa até ao final do ano. Regime de exclusividade de juízas foi renovado até dezembro.
Supremo Tribunal de Justiça

Acórdão afeta caso Altice e quase mata o da EDP

A prova que assenta em comunicações eletrónicas dos principais arguidos do caso EDP e Altice deverá ser anulada. Caso Manuel Pinho, Operação Marquês ou caso BES não são afetados.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Trump vai ser julgado antes de Sócrates?

O ex-presidente americano vai ser julgado em Março por factos ocorridos em Novembro de 2020. Nessa altura, Sócrates já estava a ser investigado há oito anos e ainda não tem julgamento marcado.
António Costa

“Desvalorizo a corrupção?” Hum… sim, Sr. PM

O primeiro-ministro colocou esta questão, aqui no Observador e, que eu tenha visto, ninguém lhe respondeu. Com desculpas pelo atraso, fica a reposta ao esclarecimento solicitado por António Costa.
António Costa

É disto que o meu povo Costa

Num país que tivesse alguma cultura de prestação de contas, a esta hora estaríamos todos a perguntar ao Primeiro-ministro que resultados práticos teve a «profunda reforma legislativa que produziu».
Noticiário

22h. Marques Mendes acusa Costa de displicência

Antigo líder do PSD refere caso da demissão do secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, por suspeitas de corrupção. No espaço de comentário semanal, lembra o caso de José Sócrates.
José Sócrates

STJ recusa pedido de Sócrates para afastar juizes

O advogado do ex-primeiro-ministro fundamentou o pedido com uma alegada violação das regras de distribuição do processo. "O presente requerimento de recusa é manifestamente infundado", revela o STJ.
O Bom, o Mau e o Vilão

Vamos continuar reféns dos sindicatos da CP

O Tribunal da Relação (que penalizou Sócrates), os vândalos (que danificaram o Padrão dos Descobrimentos) e a CP (que está nas mãos dos sindicatos) são o Bom, o Mau e o Vilão.
A História do Dia

Caso Sócrates está preso por um pormenor?

O Tribunal Constitucional tomou uma decisão importante sobre o momento em que começa a contagem de tempo para a prescrição dos crimes de corrupção. A importância de um pormenor é determinante.
Caso José Sócrates

Sócrates condena palavras de João Lourenço

Antigo primeiro-ministro diz-se "profundamente ofendido" com a analogia feita pelo Presidente angolano do seu caso e o de Manuel Vicente. "Espero que não seja necessário voltar ao assunto" remata
Noticiário

7h. Crimes de Sócrates ainda longe de prescrever

Apesar dos atrasos na Operação Marquês a prescrição só é certa nos crimes de falsificação de documentos. Ainda, deputada do PS, Alexandra Leitão considera que Galamba não tem condições para continuar.
Caso José Sócrates

Operação Marquês vai prescrever? Talvez não

Sucessivos recursos e incidentes de recusa de Sócrates, mas também erros de Ivo Rosa e novas leis do Parlamento — estas são as causas do atraso do processo. Mas prescrição total não está em causa.
Caso José Sócrates

Sócrates: o santo prescrito

Ficar sem se saber se Sócrates é de facto culpado ou não dos crimes que alguém diz que cometeu dará origem ao escândalo, ao populismo exacerbado.
Operação Marquês

Operação Marquês. Relação dá razão a Sócrates

O Tribunal da Relação de Lisboa deu razão a um recurso interposto por José Sócrates acerca do adiamento de prazos para recorrer e arguir da decisão instrutória do processo Operação Marquês.
Contra-Corrente

Caso Sócrates: Há mesmo risco de tudo prescrever?

O alerta foi dado, de forma indirecta. no Congresso dos Juízes, a pergunta foi feita preto no branco pela IL durante o debate com António Costa. Um atraso na legislação pode ser cúmplice de Sócrates.
Contra-Corrente

A Justiça nas malhas de Sócrates (e de uma greve)

Quem é responsável pela demora da “operação Marquês”? Os juízes, o governo ou... o próprio José Sócrates? Será que os metadados vão ilibar os condenados de Tancos? E será a actual greve também ilegal?
Noticiário

8h. Novo dia de greve de professores

Paralisação é convocada por nove organizações sindicais, abrange as escolas dos distritos de Coimbra para norte. E, José Sócrates acusa o Governo de ser responsável pela duração da Operação Marquês.
Caso José Sócrates

CGD fez comunicação devido ao perfil de Sócrates

Banco público não terá considerado o ex-PM como uma pessoa politicamente exposta mas fez a comunicação sobre transferências bancarias devido a uma avaliação sobre o perfil de risco de Sócrates.
E o vencedor é...

Sócrates. Temos uma justiça de ricos e de pobres

Justiça está cheia de alçapões e Sócrates só usa a lei contra a própria lei. Se algum crime prescrever, são precisas consequências políticas. Gomes Cravinho parece um elefante numa loja de porcelana.
E o vencedor é...

Cravinho ou Midas invertido? Onde toca dá asneira

Julgamento de Sócrates paralisado devido a uma lei pendurada? É criar uma task force. Lula na AR é "falta de bom senso" e "violação da separação de poderes". Gomes Cravinho é o novo Cabrita do Governo
Operação Marquês

Dois anos para recurso chegar à Relação. Porquê?

Recusa de Ivo Rosa em receber o recurso do MP está na origem da demora na tramitação. Imbróglio jurídico criado por magistrado demorou mais de um ano a resolver.
Noticiário

2h. Ex de Sócrates vendeu imóvel a Santos Silva

Monte das Margaridas foi vendido em outubro de 2021, seis meses depois de o juiz de instrução Ivo Rosa ter libertado todos os imóveis arrestados durante a Operação Marquês.
E o vencedor é...

Sócrates/Pinho: Amizades não são para as ocasiões

O grande exemplo de amizade entre Sócrates e Manuel Pinho. Os deputados que fumam, mas não inalam. Ou seja, têm opiniões diferentes das dos partidos. Governo quer comandar a economia, não regulá-la.
Operação Marquês

Ivo Rosa admite recurso do MP

Imbróglio jurídico relacionado com a admissão do recurso do MP sobre a não pronúncia de Sócrates e outros arguidos tem origem numa decisão de Ivo Rosa. Defesas têm agora 120 dias para se pronunciarem.
Noticiário

14h. Governo. Chega apresenta moção de censura

André Ventura explica que esta moção se deve a vários fatores, principalmente a polémica sobre o despacho do novo aeroporto. Ainda neste jornal, José Sócrates diz que vai manter viagens ao Brasil.
Noticiário

12h. José Sócrates tem de ir à GNR a cada 15 dias

O Tribunal deu assim como provado que Sócrates violou as regras do Termo de Identidade e Residência. Ainda neste jornal, o fecho das urgências de cirurgia pediátrica no Hospital de Braga.
Noticiário

10h. Marçal Grilo defende demissão de Pedro Nuno

Antigo ministro Marçal Grilo acredita que Pedro Nuno Santos devia ter pedido a demissão. José Sócrates tem se apresentar na GNR de 15 em 15 dias. 80% na adesão da greve dos trabalhadores da saúde.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos