Caso José Sócrates
Caso José Sócrates

Ivo Rosa quer ouvir Sérgio Monteiro

O antigo secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações é visado numa certidão extraída da Operação Marquês relativa ao projeto do troço Poceirão-Caia do TGV.
Caso José Sócrates

Ivo Rosa manda investigar 2 órgãos de comunicação

Em causa, fugas de informação relativas ao interrogatório a José Sócrates, na fase de instrução da Operação Marquês. O Juíz quer investigar a reprodução de termos utilizados em algumas das 5 sessões.
Caso José Sócrates

Sócrates: "O dinheiro da minha mãe vinha do cofre" /premium

11982
O ex-primeiro-ministro teve de esclarecer os mais de 100 mil euros em férias pagos por Carlos Santos Silva e o dinheiro vivo que a mãe guardava num cofre e lhe dava desde sempre.
Caso José Sócrates

Ivo Rosa derrotado na Relação pela 10.ª vez

7742
Desembargadores dão razão ao Ministério Público e anulam ordens de Ivo Rosa para a destruição de emails de Paulo Lalanda Castro que fazem parte dos autos da Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Caso Sócrates pode incrementar o populismo?

Dois académicos britânicos consideram que o caso de alegada corrupção de que é acusado o ex-primeiro-ministro José Sócrates pode incrementar sentimentos de nacional-populismo em Portugal.
Caixa Geral de Depósitos

Campos e Cunha reafirma pressões de Sócrates

2071
O ex-ministro das Finanças reafirmou o que já tinha deixado claro na Comissão de Inquérito Parlamentar: saiu do Governo porque se recusou a demitir a administração da CGD e a nomear Armando Vara.
Caso José Sócrates

Sócrates. "Carlos Santos Silva é um homem honesto" /premium

1597
Entre duros ataques a Passos Coelho e ao MP, o ex-primeiro-ministro teve dificuldades em explicar os arrendamentos de casas em Paris pagos inicialmente por Santos Silva.
Corrupção

Ivo Rosa. "Quem se acusa?" /premium

2342
O juiz de instrução criminal não gostou de ver as notícias sobre o primeiro dia do interrogatório a Sócrates e ameaçou advogados com revistas da PSP para apreender telemóveis.
Caso José Sócrates

Sócrates culpa Passos pela captura da PT pelo GES /premium

2859
Chamou "mente delirante" a José Maria Ricciardi, insinuou proximidade de António Costa ao BES e ainda afirmou que, enquanto liderou o Governo, a PT não tinha sido capturada por Salgado.
Caso José Sócrates

Os 5 pontos essenciais da acusação contra Sócrates /premium

105
O juiz Ivo Rosa reservou três dias para interrogar José Sócrates na Operação Marquês. Afinal, qual é a acusação do MP contra o ex-primeiro-ministro?
Justiça

Por que razão Ivo Rosa perde tanto? /premium

1303
Decisões que não respeitam a lei ou a jurisprudência e que impedem o Ministério Público de investigar. É assim que a Relação tem visto o magistrado que tem o destino de José Sócrates nas mãos.
Caso José Sócrates

José Sócrates interrogado na 2.ª feira

162
O ex-primeiro-ministro começa a ser interrogado na segunda-feira, a seu pedido, na instrução da Operação Marquês, quase cinco anos após ter sido detido.
Caso José Sócrates

Instrução da Operação Marquês pode atrasar-se

1744
O Tribunal da Relação de Lisboa voltou a desautorizar Ivo Rosa, obrigando o magistrado a enviar de imediato dois recursos do Ministério Público para aquele tribunal superior.
Lula da Silva

"Quem acusou Sócrates sem provas deve ser punido"

2435
Ex-presidente brasileiro quer punição de procuradores da Operação Marquês caso acusação contra Sócrates seja arquivada. E recusa sair da prisão sem declaração de inocência, para viver até 120 anos.
Comunicação Social

João Marcelino. "Nunca precisei de padrinhos" /premium

344
João Miguel Tavares entrevista João Marcelino neste segundo "Artigo 38". O antigo diretor do Record, CM e DN falou do caso Casa Pia, das escutas a Cavaco, de Sócrates e até de Afonso Camões.
António Costa

Costa não tinha qualquer "suspeita" sobre Sócrates

3122
António Costa voltou à Quadratura do Círculo, agora Circulatura do Quadrado, e falou sobre Sócrates e sobre corrupção. Garante que "no PS as pessoas não conheciam os factos que têm vindo a público".
Operação Marquês

Salgado com nova versão sobre pagamentos a Bava /premium

422
O ex-líder do BES enquadrou-se com a versão do ex-CEO da PT sobre as transferências do saco azul do GES. Ivo Rosa já tinha constatado que as explicações de Bava e Salgado eram diferentes.
Operação Marquês

As 10 perguntas que Ivo Rosa deve fazer a Salgado /premium

252
As transferências que o saco azul do GES fez para Carlos Santos Silva, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro serão o centro do interrogatório ao ex-líder do BES. Que recados deixará o ex-DDT desta vez?
Caixa Geral de Depósitos

Sonae responde a Sócrates e nega pressão

192
A Sonae "nunca pressionou, nem tentou obter tratamentos especiais", disse à Lusa fonte oficial da empresa, depois de José Sócrates ter acusado o presidente do grupo de pressão na OPA sobre a PT.
Operação Marquês

A nova versão de Bava para os milhões do GES /premium

1004
Responsabilizou Henrique Granadeiro pelos investimentos da PT no Brasil, disse que deixou de ter a ver com compra de dívida do GES desde 2006 e contou pormenores de conversas com Salgado e Sócrates.
Operação Marquês

Onde pára Zeinal e o que vai responder a Ivo Rosa? /premium

887
Vive em Londres, mas os mais próximos afastaram-se e poucos sabem o que faz. Esta quarta-feira regressa a Portugal para ser inquirido. Nega ter cometido qualquer crime de corrupção ou falsificação.
Caixa Geral de Depósitos

Vara não propôs crédito de Vale do Lobo?

105
O ex-administrador desmentiu no Parlamento que tenha sido o autor da proposta de crédito para aquisição do resort - um facto essencial na tese de que terá favorecido os acionistas de Vale do Lobo.
Caixa Geral de Depósitos

Sócrates nega interferência no BCP

3064
O antigo primeiro-ministro assegura que "nunca" conversou ou orientou o empresário José Berardo em qualquer investimento, nomeadamente na tomada de uma posição qualificada no BCP.
Combustível

Camionistas. Quem é o negociador do Governo? /premium

275
Guilherme Dray foi chefe de gabinete de Mário Lino e Sócrates — e foi investigado na Operação Marquês por ser intermediário entre Sócrates e Lula. É o homem do Governo na negociação com os camionistas
Operação Marquês

Ghost writer e blogger de Sócrates ouvidos de novo

138
Avaria nos microfones do Tribunal Central de Instrução Criminal obriga à repetição dos testemunhos de Domingos Farinho, da sua mulher, de António Peixoto e do seu filho.
José Sócrates

Sócrates vive numa casa em nome de um angolano

1088
A escritura de compra e venda do imóvel terá sido feita por José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, primo de Sócrates, mas o novo dono do imóvel não terá comunicado ao Fisco a compra.
Operação Marquês

Sócrates: Professor admite contrato fictício

1339
O professor de Direito que terá ajudado o ex-primeiro-ministro com a tese e um blogger que publicava opiniões de apoio ao Governo admitem terem feito contratos fictícios com o empresário Mão de Ferro.
Operação Marquês

Relação ordena que Ivo Rosa reponha caução a Vara

9296
Juiz de instrução tinha levantado caução de 300 mil euros a ex-ministro mas é obrigado a repô-la. Perigo de fuga de Vara após cumprimento de pena de prisão é um dos fundamentos da decisão da Relação.
Brasil

Moro superstar: Sócrates, Lula e nada de Bolsonaro

2080
O ex-juiz e atual ministro da Justiça brasileiro esteve em Lisboa e mostrou que é uma estrela. Falou do seu pacote anti-crime, de Sócrates, de Lula, de Harry Potter. Mas ninguém disse o nome Bolsonaro
Justiça

O caso Neto de Moura e a independência dos juízes /premium

1418
Ouvir Jorge Coelho questionar a independência dos juízes devido a Neto Moura é ter consciência de que o PS está à espera da hora certa para colocar a Justiça na ordem com o apoio de Rui Rio.
Operação Marquês

Ivo Rosa quer ver auditoria aos créditos da CGD

263
Juiz Ivo Rosa quer ler a auditoria à CGD para escrutinar a acusação de corrupção contra José Sócrates e Armando Vara. Ex-PM e ex-gestor terão influenciado concessão de crédito de 200 milhões de euros.
Operação Marquês

Fava: "José Sócrates sempre foi um mãos largas"

5490
Ex-mulher de Sócrates desconhecia o fluxo financeiro constante entre Carlos Santos Silva e o ex-primeiro ministro e assumiu que nunca questionou a origem do dinheiro que recebia de ambos.
Operação Marquês

Barroca vai negar versão de Vara em tribunal

294
O ex-gestor do Grupo Lena vai negar em tribunal que a soma de 1 milhão de euros transferida para Armando Vara a partir de contas suas tenha a ver com alegados serviços de consultoria, avança a SIC.
José Sócrates

Sócrates."É difícil tirarem-me o que nunca tive"

1491
O ex-primeiro-ministro garante que o seu mestrado em ciência política foi tirado na Universidade Science Po e não na Sorbonne -- daí ser impossível esta última tirar-lhe o grau académico
Operação Marquês

Sócrates e Vara com vida mais difícil no Marquês

2498
Órgão de gestão dos juízes diz que não houve irregularidade na escolha de Carlos Alexandre como juiz de instrução. É uma derrota para as pretensões de Sócrates e Vara de anularem a Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Como 8 acusados querem anular a Operação Marquês /premium

1213
A fase de instrução criminal inicia-se esta segunda-feira com a audição de Bárbara Vara. Os principais acusados vão fazer tudo para que a investigação seja declarada nula. Veja as estratégias.
Caso José Sócrates

Casa de luxo onde José Sócrates vive é do primo

12811
José Paulo Pinto de Sousa recebeu de um angolano o apartamento de luxo na Ericeira onde o ex-primeiro-ministro está a viver. Sócrates diz que "aceitou convite de alguém muito próximo e querido".
Operação Marquês

Ricardo Salgado perde recurso na Relação

180
O Tribunal da Relação negou provimento ao recurso em que o banqueiro questionava a validade dos despachos do juiz Carlos Alexandre.
Caso José Sócrates

Ministério da Justiça diz confiar no sorteio

152
A Secretária de Estado da Justiça afirmou que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, mas reconheceu que é preciso averiguar as suspeitas levantadas.
Caso José Sócrates

Carlos Alexandre põe em causa sorteio de Ivo Rosa

5235
O juiz Carlos Alexandre diz que a distribuição ao seu colega Ivo Rosa poderá ter sido influenciada pelo número de processos atribuídos a cada um dos dois magistrados. CSM abre inquérito disciplinar.
Joana Marques Vidal

"A resposta política à corrupção não é eficaz"

394
A ex-procuradora-geral diz que a acusação da Operação Marquês "é uma boa acusação", deseja a continuidade de Amadeu Guerra no DCIAP e aguarda o julgamento de Manuel Vicente em Luanda
Caso José Sócrates

Ivo fica só com o caso Marquês - e sai do caso EDP

136
Conselho Superior da Magistratura aprovou pedido de exclusividade que também inclui caso GPS. Magistrado deixa de acompanhar caso EDP e é substituído pela juíza do caso Casa Pia: Ana Peres.
Operação Marquês

Sócrates está convencido que é inocente /premium

838
O caso Sócrates será a principal questão para a nova PGR e, obviamente, para o juiz Rosa. O futuro da credibilidade do sistema judicial e da legitimidade da democracia portuguesa estão em jogo.
Operação Marquês

As histórias do juiz que Sócrates queria afastar /premium

1110
Assinou a prisão preventiva de José Sócrates e mandou deter Ricardo Salgado. Mas, agora, um sorteio afastou-o da Operação Marquês. Quem é o juiz que com quem os arguidos não se queriam cruzar?
José Sócrates

Sócrates: "PS foi cúmplice de todos os abusos"

2025
O ex-primeiro-ministro José Sócrates disse, numa entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo, que tenciona escrever um livro sobre a Operação Marquês.
Joana Marques Vidal

Eles atreveram-se /premium

4709
O governo pôde sanear a Procuradora-Geral da República porque a oligarquia política está finalmente em sintonia e porque, acima de tudo, aprendeu a desprezar os portugueses.
Operação Marquês

Quem é o juiz que vai decidir o futuro de Sócrates /premium

281
O sorteio decidiu: Ivo Rosa fica com o processo contra Sócrates e Salgado. O juiz protege sempre os arguidos ou desagrada ao MP apenas porque cumpre a lei? Perfil de um juiz discreto. E polémico.
Joana Marques Vidal

A pedra angular do regime /premium

277
O saneamento da actual Procuradora Geral reforçaria fatalmente a impressão de que, apesar das faltas serem gerais, só esta direcção do PS tem de facto o que se pode chamar “um problema com a justiça”.
Operação Marquês

Defesa de Sofia Fava diz que acusação é nula

101
Os advogados da ex-mulher de Sócrates consideram que o despacho de acusação não é explícito em relação aos crimes que lhe imputa. Mas caso o juiz não aceite a nulidade, propõem outras soluções.
Operação Marquês

Vara, Santos Silva e Bataglia pedem instrução

121
Armando Vara, o empresário Carlos Santos Silva e Hélder Bataglia, arguidos na Operação Marquês, vão pedir a abertura da instrução. Defesa de Sócrates ainda não revelou se vai fazer o mesmo.
Operação Marquês

Operação Marquês. Defesas têm até dia 6

115
O juiz Carlos Alexandre definiu que a data limite seria 3 de setembro, mas a lei dá às defesas mais três dias, pagando uma multa. Vários arguidos deverão aproveitar o prazo mais alargado.
Caso José Sócrates

Ivo Rosa já não vai para Madrid 

338
Magistrado judicial desistiu da sua candidatura a cargo internacional em Madrid. Sorteio para designação de juiz para a fase de instrução da Operação Marquês deve realizar-se em setembro.
Justiça

"Várias vezes acharam que eu era o guarda-redes"

Tem o mesmo nome do guarda-redes, mas em vez de balizas defende poderosos como Manuel Vicente e Helder Battaglia. Rejeita casos de tráfico e abusos sexual. E expulsa os clientes que apanha a mentir.
Venezuela

Sócrates, Lino e o rei do pernil da Venezuela /premium

1855
Mário Lino é chairman da Iguarivarius, que já faturou mais de 200 milhões de euros na Venezuela. O negócio começou com a diplomacia económica de José Sócrates — e continuou com a de Paulo Portas.
Caso BES

Sócrates defende Pinho 

3246
Ex-primeiro-ministro ataca Rui Rio e Carlos César e defende o seu ex-ministro da Economia em artigo de opinião publicado no Expresso.
Trabalho

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Sporting

O país do sol aos quadradinhos

Como nos casos BPN, BPP, BES/NOVO BANCO/PT, no processo Casa Pia ou na tentativa do assalto ao poder de José Sócrates, também no Sporting a solução eficiente acabará por ser judiciária.
Sporting

Bruno de Carvalho/Sócrates: semelhança e diferença

518
Ambos tentam compensar défices na auto-estima com um narcisismo doentio, embora José Sócrates mantenha o contacto com o real, enquanto Bruno de Carvalho perde essa relação através do delírio paranóide
António Costa

Costa pede votação "o mais expressiva possível"

129
Primeiro-ministro ensaia retórica tímida da maioria absoluta. Pede "as melhores condições de governação possível" e diz, sobre o ministro Siza Vieira, que se houver ilegalidade está "demitido".
Congresso do PS

A ansiedade do PS no momento Sócrates do congresso

"Alguém decidiu: vamos pôr a foto de José Sócrates nos ecrãs do congresso". "Foi propositado". O comentário de Miguel Pinheiro, diretor executivo, e Pedro Benevides, editor de política.
Congresso do PS

A sombra que não larga Costa nem os congressos PS

184
Já foi quase impronunciável, depois saudado timidamente e agora saiu do partido. Sócrates tem ensombrado os principais momentos partidários do atual líder do PS. E tudo começou pela mão de... Costa.
Governo

"Ainda é cedo para falar em acordos alargados"

Passou pelos governos de Sócrates e é o braço-direito de Costa. À beira do congresso do PS, Mariana Vieira da Silva assume que a investigação ao ex-líder do partido é "incómoda", mas separa as águas.
Caso José Sócrates

Sócrates e as reações do PS: "Um ato ignóbil"

199
Sócrates considera que o PS, com o “seu silêncio”, foi "cúmplice dos abusos" contra si no processo Marquês, numa entrevista à revista Visão em que explicita que a sua relação com Costa "não existe".
PS

Costa quer "caso Sócrates" fora da agenda do PS

242
O secretário-geral do PS tem pedido aos seus militantes que façam no Congresso do partido um debate sobre o futuro, procurando afastar casos do presente, como o que envolve José Sócrates.
Caso José Sócrates

"Eu fui o homem que não prendeu Sócrates"

1343
O ex-PGR garante à RTP que investigou tudo sobre Sócrates. E falou sobre os seus contactos com o ex-primeiro ministro: "Se Sócrates sabia [que ia ser preso] nunca me devia ter convidado para almoçar".
Caso José Sócrates

Jorge Sampaio também está envergonhado? /premium

2045
Sampaio tornou-se tão criador do socratismo como o próprio José Sócrates. E vai ser lembrado como o produtor da frase mais traiçoeira, ignorante, irresponsável e populista proferida por um Presidente.
Juízes

Sindicato contra escritor-fantasma de Sócrates

233
Sindicato dos Magistrados do Ministério Público critica escolha de Domingos Farinho para o júri que avalia candidatos a juízes. Está a ser investigado por peculato e falsificação de documento.
João Cravinho

"Comportamentos de Sócrates não são admissíveis"

1509
O ex-ministro e um histórico do PS não poupa críticas a José Sócrates e lamenta que, apesar do incómodo quem fez parte do seu governo possa ter sentido, ninguém tirou daí consequências.
Caso José Sócrates

Eles sempre souberam /premium

749
A relação entre política e negócios foi tema no PS, em 2014, porque Seguro apontou o dedo ao “partido invisível”. Quem escolheu Costa não pode, hoje, alegar que não sabia quem eram os seus aliados.
PS

Os governantes que se repetem com Costa e Sócrates /premium

1927
Há socialistas que governaram com Sócrates a descolar dele, ao mesmo tempo que o PSD aponta para as semelhanças entre este Executivo e o socratismo. Afinal, quem é que se repete nos dois Governos?
Caso José Sócrates

Não foi só Sócrates, também foi o PS  /premium

1703
Numa Lisboa onde se sabe tudo, onde todos dizem tudo em privado, uma cidade onde não há segredos sobre as vidas dos políticos, nenhum dos envergonhados desconfiou sobre os hábitos de vida de Sócrates?
Caso José Sócrates

Would you buy a used car from this man?

À luz do que já se sabe publicamente do processo de corrosão e assalto ao poder que envolve José Sócrates, temos de dizer que este PS não serve, não é credível, não merece confiança.
Caso José Sócrates

O Grupo de Lesados do “eng.” Sócrates /premium

1873
O argumento central do Grupo de Lesados do “eng.” Sócrates passava por invocar, com voz firme, a presunção de inocência devida ao “animal feroz”. Agora exigem que se presuma a inocência deles próprios
Caso José Sócrates

A corrupção e a responsabilidade política

2314
É nosso dever indeclinável não calar, nem evitar a discussão do maior escândalo da história da nossa democracia, independentemente dos equilíbrios político-partidários que isso possa pôr em causa.
Caso José Sócrates

O PS deu licença, já podemos ver, ouvir e falar /premium

629
O caso Sócrates é também um caso ideológico, porque com este Estado, era uma questão de tempo até que aparecesse um Sócrates. Portanto, sim: quem quer mais Estado, quer mais Sócrates.
Caso José Sócrates

PSD: E os ex-ministros de Sócrates que Costa tem?

793
Na reunião do grupo parlamentar do PSD, vários deputados exigiram a Negrão que aperte o cerco aos atuais ministros que estiveram nos governos de Sócrates. "Este PS é aquele PS", frisou Aguiar Branco.
Caso José Sócrates

O orgulho e a vergonha /premium

112
A única forma de tornar a tal “vergonha” credível é não pretender que ela pode conviver com o “orgulho” da governação Sócrates. Até esse momento a posição oficial do PS só pode suscitar incredulidade.
Caso José Sócrates

Lições do caso Sócrates /premium

309
A corrupção e os mais diversos condicionalismos à liberdade de imprensa e ao poder das instituições independentes é um dos nossos mais graves problemas. Muito maiores do que as leis.
Caso José Sócrates

O pior cego é o que não quer ver /premium

2880
Não, não era uma fatalidade ser-se enganado pelas mentiras de Sócrates. Bastava ter os olhos abertos. E não, não é verdade que o país tenha sido resgatado de vez dos maus hábitos desses anos de chumbo
Caso José Sócrates

Almoço de apoio a Sócrates a 5 dias do Congresso

5761
Apoiantes de José Sócrates que estão a organizar o evento esperam entre 200 a 300 pessoas num almoço que se realiza num restaurante no Parque das Nações e que tem um custo de 20 euros por pessoa.
Caso José Sócrates

E se Sócrates decidir contar tudo? /premium

4363
Se, de facto, José Sócrates é aquilo que o Ministério Público diz, então conhecerá os subterrâneos do regime. Para salvar o seu legado político, resta-lhe contar tudo. Nomes, nomes e mais nomes.
Caso José Sócrates

Sócrates: César diz que "situação adensou"

666
O presidente do PS explicou que fez a declaração que fez sobre Sócrates porque "era o que precisava de ser feito". Fernando Medina considera que situação acabou "como teria de ter acabado".
Caso José Sócrates

O futuro do PS e o legado de Sócrates /premium

377
A arrogância galambina já cansa. Retirem-se as consequências políticas. Quem foi cúmplice que se afaste da vida pública. Quem foi enganado, ou se deixou enganar, para além do razoável que saia também.
Caso José Sócrates

Despoletar a bomba a tempo /premium

120
Tão importante como o caso lamentável de Manuel Pinho, foram as emissões televisivas dos interrogatórios de Sócrates que desencadearam os receios do PS quando o viram, por assim dizer, à solta
Corrupção

Sócrates não esteve sozinho /premium

2781
Esperemos que os ex-colegas de Sócrates que ainda nos governam e ainda dirigem o PS não nos façam suspeitar de que, para eles, o único problema de Sócrates foi ter-se deixado apanhar.
Caso José Sócrates

Sousa Tavares também pede explicações a Sócrates

935
O comentador disse que não gosta "de ver uma pessoa que já está caída a ser atacada por todos os lados", mas diz que Sócrates "devia começar por explicar porque decidiu viver à conta do amigo"
Caso José Sócrates

O que se pode e deve discutir sobre Sócrates

1303
A existência de pagamentos privados, desconhecidos do público, a agentes políticos e do espaço público corrompe a integridade da própria democracia ainda que não se possa provar corrupção em tribunal.
Caso José Sócrates

Estará também Pinto Monteiro envergonhado? /premium

1368
Agora que se pode falar de Sócrates, seria interessante ouvir Pinto Monteiro romper o silêncio sobre a acusação ao ex-líder do PS. E compreender que consequências retira acerca do seu mandato na PGR.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. "PS assustou-se com caso Pinho"

110
Mendes diz que o PS de António Costa "orquestrou" e planeou um ataque a José Sócrates por causa do caso Manuel Pinho. O comentador falou ainda de um corte de 10% a 15% nos fundos europeus.
Caso José Sócrates

Vergonha /premium

2330
Esta gente que agora se diz envergonhada por José Sócrates nunca se questionou nem o questionou. Aquilo que vimos nada tem a ver com vergonha mas sim com a falta dela. Esta gente salva sempre a pele.
PS

Não foi vergonha, Costa quis afastar Sócrates  /premium

608
O que se assistiu nos últimos dias foi à consolidação do poder de António Costa no PS, contra o seu grande rival, Sócrates. O próximo Congresso será o da consagração do seu domínio absoluto do partido
Caso José Sócrates

A casa das meninas e outros contos de encantar /premium

3277
Sabe-se só que, com extraordinária rapidez e intuição, várias meninas desataram a confessar em uníssono a vergonha, a imensa vergonha, a vergonha do caraças da má fama que a casa injustamente adquiriu
José Sócrates

Costa planeou afastar ex-líder, acusam socráticos

867
Do timing das intervenções de dirigentes socialistas ao corte com a tradição do PS. Do silêncio em momentos-chave do processo ao tom agora usado. Socráticos falam em "atuação concertada" do partido.
José Sócrates

A intensa quarta-feira de críticas a Sócrates

121
Em poucas horas, figuras do PS mostraram um incómodo com os casos de corrupção ligados ao partido. As críticas a Sócrates avolumaram-se e este decidiu sair. Falou numa "condenação sem julgamento".
Caso José Sócrates

O PS e Sócrates: porque é que foram cúmplices?

475
Os que se calaram e exigiram silêncio a jornalistas e magistrados também são responsáveis por termos chegado aqui. Além de vergonha, não sentem peso na consciência? A opinião de José Manuel Fernandes.
Caso José Sócrates

Costa surpreendido com desfiliação de Sócrates

616
"Fiquei surpreendido". Foi esta a frase com que António Costa reagiu à desfiliação de José Sócrates do PS. As declarações foram feitas no Canadá onde está em visita de Estado.
PS

Carlos César. "Sócrates deixou marca positiva"

3441
Numa declaração sem direito a perguntas, o presidente do PS envolve o PSD nos escândalos de corrupção e admite um "sentimento de revolta", caso se comprovem as acusações sobre o ex-primeiro-ministro.
José Sócrates

Do "fausto" à "vitimização". As reações a Sócrates

1048
Arnaut diz que Sócrates já se devia ter desfiliado do PS há mais tempo, António Campos acusa o partido de ter traído a sua origem e Ana Gomes fala em "estratégia de vitimização".
Corrupção

Não chega ter vergonha /premium

1727
Não há casos semelhantes ao de Sócrates. Os dirigentes socialistas precisam de provar que é possível confiar no PS outra vez. Era isso que deviam estar a discutir. Ter vergonha não chega.
PS

Sócrates entrega o cartão de militante e deixa PS

5508
O ex-primeiro-ministro escreveu ao PS a anunciar que vai abandonar o partido depois do incómodo assumido por vários dirigentes socialistas face ao processo que o envolve. E sai em defesa de Pinho.
PS

As 42 horas que fizeram Sócrates deixar o PS

1333
Socialistas começaram a condenar silêncio de Pinho e acabaram a admitir "vergonha" caso se confirmem factos de Sócrates. O que foi dito nas 42 horas para levar José Sócrates a abandonar o PS?
Caso José Sócrates

Costa: Casos de corrupção serão uma "desonra"

1791
Costa diz que em Portugal ninguém está acima da lei e que, "a confirmarem-se" as suspeitas de corrupção por membros do Governo de José Sócrates, será "uma desonra para a democracia".
Caso José Sócrates

César pôs lama na ventoinha /premium

1513
Quando tentou tornar o independente Manuel Pinho no cordeiro a sacrificar para não agitar os pecados do último Governo socialista, despertou todos os fantasmas desse passado vergonhoso da democracia.
PS

Galamba: Caso Sócrates "envergonha" PS

505
Deputado socialista admite que partido está "incomodado" com suspeitas que recaem sobre antigo primeiro-ministro e ex-ministro Manuel Pinho, mas que PS não tem de "fazer atos de contrição diários".
Carlos César

Carlos César: PS tem "vergonha" de caso Sócrates

2372
Com Manuel Pinho como pano de fundo, o socialista assumiu que a "vergonha do PS" no caso Sócrates "até é maior porque era primeiro-ministro". Horas depois veio apontar o dedo também ao PSD.
Caso José Sócrates

Relação nega acesso a escutas que envolvem Costa

1882
Sócrates tinha recorrido de um despacho de Carlos Alexandre que permitia o acesso de assistentes às escutas político-partidárias da Operação Marquês. Relação de Lisboa deu-lhe razão.
Caso José Sócrates

Sócrates soube "no final" que houve filmagem

1543
Numa nota intitulada "O Procurador Mentiu", defesa garante que Sócrates não foi informado das filmagens. SIC mostra novas imagens de Sócrates a pedir cassetes. Delille explica-se: "Soubemos no final".
Sindicato dos Jornalistas

Divulgação de vídeos de Sócrates é "legítima"

317
Embora considere que "haja aspetos que possam suscitar dúvidas", São José Almeida diz que as reportagens divulgaram aspetos do processo de "relevante interesse público", declarando-as "legítimas".
Caso José Sócrates

Sócrates volta a negar proximidade a Salgado

527
Advogado de defesa emite comunicado em que desmente notícias do Correio da Manhã e do Sol sobre a casa de Paris e sobre a alegada proximidade do ex-primeiro-ministro em relação ao ex-líder do BES.
Operação Marquês

Os interrogatórios que marcam a Operação Marquês

120
Dos "portantos" de Carlos Santos Silva aos 25 milhões de Salgado. Na mini-série "Sim, Sr. Procurador" pode conhecer os momentos-chave do interrogatórios às figuras envolvidas na Operação Marquês
Caso José Sócrates

Advogado acusa SIC de "tabloidização da justiça"

885
Numa nota enviada pelo advogado Pedro Delille à comunicação social, a defesa do antigo primeiro-ministro reagiu à reportagem da SIC, acusando a estação de "cumplicidade" com a investigação.
Operação Marquês

Juiz valida escutas de Sócrates e Salgado

1517
Juiz Carlos Alexandre validou as gravações de conversas envolvendo José Sócrates e Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês. Defesa pedira a sua anulação por causa de um vírus informático.
José Sócrates

Sócrates. Instrução pedida até 3 de setembro

118
Juiz Carlos Alexandre fixa prazo máximo para o início de setembro, quase um ano depois de ter sido conhecida a acusação do Ministério Público contra 28 arguidos.
Caso José Sócrates

Sócrates. "Isto foi uma manha sua, sr. procurador"

3224
José Sócrates perdeu várias vezes a calma nos interrogatórios da Operação Marquês e acusou os investigadores de mentirem. As imagens desses momentos de ira foram reveladas esta segunda-feira pela SIC.
Caso José Sócrates

Defesa de Sócrates assinala 6 meses de acusação

Advogado do ex-primeiro-ministro continua a queixar-se que continua sem ter acesso a todos os meios de prova que sustentam a acusação deduzida em outubro de 2017 contra José Sócrates
Justiça

A coisa

666
A coisa tornou-se óbvia em 2003 durante o processo Casa Pia. Depois veio José Sócrates e a coisa agigantou-se. A coisa primeiro estranha-se. Depois entranha-se.
Operação Marquês

Instrução criminal deve iniciar-se em setembro

447
Juiz Carlos Alexandre deve fixar um prazo igual ou superior a 90 dias para arguidos contestarem a acusação. Consequência: só em setembro é que a fase de instrução do caso Sócrates deverá começar.
Caso José Sócrates

Sócrates pede nulidade das escutas devido a vírus

919
A defesa do ex-primeiro-ministro alega que as escutas telefónicas realizadas na Operação Marquês estão "infetadas por vírus maliciosos" e são "inaudíveis e imprestáveis".
Caso José Sócrates

Como Sócrates voltou a perder um recurso

875
A desembargadora Margarida Vieira de Almeida escreveu apenas duas páginas para recusar o afastamento do juiz Carlos Alexandre da Operação Marquês. Início da fase de instrução poderá agora ser marcado.
Caso José Sócrates

Tribunal da Relação não afasta Carlos Alexandre

649
Os advogados de José Sócrates tinham pedido um incidente de escusa, como noticiou esta segunda-feira o Correio da Manhã, o que estava a congelar o processo há vários meses. Pedido foi indeferido.
Caso José Sócrates

Processo contra Sócrates parado há vários meses

980
Advogados do ex-primeiro-ministro, um dos principais acusados no chamado "Processo Marquês", promoveram um incidente de recusa contra o juiz Carlos Alexandre, o que está a atrasar o processo.
Operação Marquês

Escusa de juíza próxima do PS atrasa recurso

136
Supremo Tribunal de Justiça autorizou escusa de juíza próxima do PS. Recurso de Sócrates sobre afastamento de Carlos Alexandre está para ser decidido desde novembro de 2017.
Rui Rangel

Casos Lex e Marquês: separados à nascença?

253
Sócrates comparou as operações Lex e Marquês a propósito de violações do segredo de justiça, mas há outros 5 pontos em comum entre os dois casos: dinheiro vivo, pedidos, gastos, BES e ex-mulheres.
Caso José Sócrates

José Sócrates compara caso Lex à Operação Marquês

1241
Num artigo de opinião publicado no jornal Público, o antigo primeiro-ministro critica "o novo paradigma" do Ministério Público que diz consistir numa "perseguição a alvos seletivos".
Caso José Sócrates

Juiz à espera de decisão sobre recurso de Sócrates

146
O juiz Carlos Alexandre emitiu um despacho a explicar que está à espera da decisão do Tribunal da Relação sobre a queixa de Sócrates para poder abrir a fase de instrução do processo.
Caso José Sócrates

Escutas da Operação Marquês entregues com vírus

280
O processo judicial que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates tem visto a sua abertura de instrução sucessivamente adiada. E volta a ter problemas: há vírus nas provas entregues a arguidos.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: Sócrates e as "massas" da mãe

144
As respostas do ex-PM: "A primeira vez que ouvi falar em offshores"; "Tenho tido dificuldades financeiras"; "Ainda não devolvi nada"; "Não são códigos, não"; "Tenho orgulho no livro que fiz".
Caso José Sócrates

Sócrates: "Sempre tive dificuldades financeiras"

2013
Sócrates disse no primeiro interrogatório que começou a pedir dinheiro a Santos Silva mal saiu do Governo em 2011. E até aí? Vivia da "generosidade da minha mãe, que lá ia dando umas massas".
Caso José Sócrates

Atraso na entrega da prova impede instrução

102
MP pede ao juíz Carlos Alexandre que apenas fixe no dia 19 a contagem do prazo para a abertura de instrução da 'Operação Marquês'. Em causa o atraso na entrega da prova aos arguidos.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: “Ricardo, se precisas, faço"

173
O empréstimo de 7,5 milhões ao primo de Sócrates. O pedido de um banco a José Eduardo dos Santos. E as transferências para Carlos Santos Silva. Ouça como Hélder Bataglia incriminou Ricardo Salgado.
Caso José Sócrates

Bataglia. "Não se dizia 'não' a Ricardo Salgado"

315
O ex-líder da Escom foi uma testemunha-chave da Operação Marquês ao confessar que transferiu 12 milhões para Carlos Santos Silva a pedido de Ricardo Salgado. E ainda revelou segredos sobre Angola.
Caso José Sócrates

Barroca e "um dinheirito" de Bataglia na sua conta

A relação com Santos Silva, que "não era um magnata a falar línguas". Os 12 milhões do amigo a render juros. E os encontros inesperados com o ex-PM: "Quando chego ao peixe estava o sr. eng. Sócrates".
Caso José Sócrates

“Como é que eu fui estúpido ou tão ignorante?”

519
O administrador do Grupo Lena diz que emprestou uma conta na Suíça a Santos Silva, amigo de longa data, e que este terá abusado da sua confiança. Recusou ser amigo próximo de Sócrates.
Ricardo Salgado

Sim, sr. procurador: Salgado e o careca "da mala"

O pedido de um copinho de água por estar em choque. Um telefonema de Guterres. O amigo Soares. O livro de Sócrates que nunca leu. E Helder Bataglia, que "no início era um homem genial"
Caso José Sócrates

O interrogatório a Salgado: "Estou em choque"

127
Ricardo Salgado refutou qualquer tentativa de "subornos" a Sócrates, Bava e Granadeiro e responsabilizou Hélder Bataglia pelos pagamentos a Carlos Santos Silva - feitos "nas nossas costas".
Caso José Sócrates

"Deixem-nos trabalhar", pede o Grupo Lena

145
Grupo Lena pede à comunicação social para se abster de fazer notícias sobre a empresa e sobre as suspeitas que recaem sobre a mesma na "Operação Marquês". Dizem que a "acusação" é "mirabolante".
Operação Marquês

Sócrates. Abertura de instrução adiada para 2018

Juiz Carlos Alexandre adia para 4 de janeiro de 2018 uma decisão sobre fixação do prazo para a abertura de instrução criminal. Atraso na entrega de peças processuais aos arguidos na origem da decisão.
Caso José Sócrates

5 ou 10 mil euros eram para "despesas domésticas"

Inês do Rosário disse às autoridades que o marido, o empresário Santos Silva, ajudou Sócrates por amizade e para o ver "feliz". Recorda as viagens que fez, mas esqueceu-se do dinheiro que lhe entregou
Zeinal Bava

Sim, sr. procurador: Bava e a guerra frati... quê?

240
O ex-CEO da PT admitiu que recebeu 6,7 milhões de euros de Salgado sem passar um recibo ou assinar um contrato. E queixou-se da "guerra fratricida" que a Ongoing lhe terá movido
Caso José Sócrates

Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: Granadeiro e a conta "chique"

305
"Esse pagamento dos 6 milhões foi generoso"; "Sou amigo do Dr. Ricardo Salgado, apesar de agora... ele estar leproso". "Não tenho vocação para palhaço". O interrogatório ao ex-presidente da PT
Caso José Sócrates

Granadeiro achava "chique" ter conta na Suíça

531
Nos interrogatórios do caso Sócrates, Granadeiro justificou pagamentos de 24 milhões de euros. Diz que é amigo de Salgado, "apesar de ele estar leproso", e que "nunca foi cabo de ordens de ninguém".
Caso José Sócrates

Salgado e mulher revistados no aeroporto em junho

655
O ex-líder do GES e a mulher foram revistados a 27 de junho, no âmbito da Operação Marquês. Há ouro e pedras preciosas, cujo destino final não foi identificado.
Caso José Sócrates

Primo de Sócrates notificado da acusação

283
José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates, foi notificado esta sexta-feira da acusação da Operação Marquês. Era o último artigo que faltava notificar pelo Ministério Público.
Caso José Sócrates

Youtuber Sócrates volta a acusar MP de manipulação

2570
Sócrates voltou ao Youtube para, a propósito das alegadas irregularidades na Parque Escolar, acusar o Ministério Público de agir em conluio com a direita para criminalizar a sua herança política.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: Sofia Fava e o "amigo rico"

As respostas da ex-mulher de Sócrates ao Ministério Público: o empréstimo para a compra do monte no Alentejo e o salário de 5 mil euros pago por Santos Silva, sem passar recibo: "Esse é o meu crime"
Caso José Sócrates

Sócrates. O que a ex-mulher diz no interrogatório

891
Santos Silva deu emprego a Fava, foi seu fiador e prestou garantias de 760 mil euros para um empréstimo da ex-mulher de Sócrates. De quem é o dinheiro? Simples: é de Santos Silva, o "amigo rico".
Caso José Sócrates

Quid custodiet custodiam?

438
Agora que o puzzle está claro, quanto será reaberto o inquérito ao crime contra o Estado de Direito para conhecermos a cumplicidade dos que então eram os mais altos responsáveis da Justiça portuguesa?
Carlos Santos Silva

Sim, sr. procurador: Santos Silva e 56 "portantos"

125
A ajuda a Sócrates para manter o "status". O tom com que o ex-PM exigia o dinheiro. Os pagamentos à amiga na Suíça. A compra do livro porque "gostava". E os muitos "portantos" de Carlos Santos Silva
Caso José Sócrates

"Sócrates está na lista dos meus melhores amigos"

442
Quando foi interrogado, Carlos Santos Silva disse que ajudou Sócrates a ter "estatuto" por amizade e generosidade. Conta ainda como juntou uma fortuna e que "destruiu" os papéis da dívida do amigo.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: o interrogatório ao blogger

Passou "horas e horas" ao telefone com Sócrates para o ajudar na escrita da tese, mas não para receber recados para o blogue, garante. "Não sou papagaio de ninguém", respondeu António Costa Peixoto.
Caso José Sócrates

O que o blogger e o ghostwriter disseram à Justiça

307
Como se defendeu o blogger que seria pago para atacar os adversários de Sócrates? E o alegado escritor do seu primeiro livro? O Observador revela os interrogatórios da Operação Marquês.
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: as respostas da filha de Vara

"Ainda confia [no seu pai]?", perguntou o advogado Rui Patrício a Bárbara Vara, durante o interrogatório onde a filha do ex-administrador da CGD falou sobre a conta na Suíça
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: o interrogatório a Vara

"Só poderia fugir para Vinhais, (...) não era grande fuga". As indignação de Armando Vara com a detenção, o silêncio sobre 1 milhão na conta e o orgulho no negócio Vale do Lobo - que "correu mal"
Caso José Sócrates

Empréstimo de Balsemão ajudou a pagar monte 

458
Empréstimo de Pinto Balsemão ao companheiro da ex-mulher de José Sócrates ajudou a pagar prestações da propriedade que o Ministério Público suspeita ser do antigo primeiro-ministro, conta o Sol.
Caso José Sócrates

Universidade de Lisboa investigou Domingos Farinho

115
Domingos Farinho terá colaborado nas averiguações da Universidade de Direito, que diz agora que não encontrou nada nas declarações de impostos que indiquem a violação da sua cláusula de exclusivade.
Caso José Sócrates

As 199 pessoas escutadas no Processo Marquês

172
A investigação manteve sob escuta 39 telefones. Ao todo, participaram 199 pessoas nas 3.633 conversas consideradas relevantes pela acusação. Políticos, empresários, diplomatas. Veja a lista completa
Caso José Sócrates

Sim, sr. procurador: as respostas de João Perna

O salário pago por fora; as despesas pagas a Sócrates; e a fortuna que vinha "de um esconderijo". Os 7 momentos decisivos dos interrogatórios ao motorista, na nova mini-série do Observador
Caso José Sócrates

Sócrates. O que o motorista diz no interrogatório

639
Nos dois interrogatórios a que foi sujeito, o motorista de Sócrates assumiu que o dinheiro passou pela sua conta bancária e que o utilizava para pagar as despesas. "Limitei-me só a obedecer", garante.
Caso José Sócrates

Bataglia. O homem que tramou Salgado

176
Era o homem de confiança de Salgado e terá sido o pombo correio dos 12 milhões que terão sido pagos pelo banqueiro a Sócrates. Foi acusado de 10 crimes mas livrou-se do pior: corrupção.
A página está a demorar muito tempo.