Em 2013 o fundador da PaylPal, Tesla e SpaceX, Elon Musk, anunciou a intenção de criar um novo conceito de sistema de transporte ultrarápido chamado Hyperloop. A ideia é que este comboio atinja os 1.300 quilómetros por hora ligando, por exemplo, Los Angeles e São Francisco (cerca de 600 km) numa viagem de apenas 30 minutos.

No entanto o projeto estagnou mas Dirk Ahlborn, responsável da JumpStartFund, com o apoio de Musk, quis pegar na ideia e ir em frente. Agora, um grupo de estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT em inglês) criou o desenho das cápsulas de passageiros do comboio supersónico. O trabalho surgiu na sequência de um concurso promovido por Musk para escolher o design deste meio de transporte, conta a BBC.

Hyperloop desenho do MIT

A equipa do MIT refere que vai criar um protótipo “seguro, flexível e viável”

Na competição entraram 160 equipas de universidades de 16 países diferentes. E este fim de semana foi então anunciado o vencedor no Texas.

Em segundo lugar ficou a Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda, e no último lugar do pódio a Universidade do Winsconsin.

A BBC diz também que os estudantes do MIT vão construir o protótipo para ser testado no próximo verão. A prova vai decorrer na primeira pista de testes do mundo do “Hyperloop”, que a SpaceX está a construir na Califórnia e que será colocada no deserto do Nevada.

desenho do MIT cápsula do Hyperloop

A cápsula terá um sistema de travagem de emergência caso o falhem os sistemas informáticos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR