Já todos sabemos o que Portugal tem de melhor. Mas quando os elogios partem de turistas que passam por cá, o ego e o orgulho dos portugueses cresce um bocadinho.

É o que está a acontecer com um vídeo da blogger Victoria Flamel onde a dinamarquesa conta o melhor que viu nas três semanas que passou no nosso país.

A jovem explica um pouco da história lusa e vai ilustrando o vídeo com imagens, sendo que a primeira paisagem que aparece nas imagens diz respeito à Praia da Ursa, situada junto ao Cabo da Roca e é a praia mais ocidental da Europa – de resto uma praia considerada várias vezes pelo Guia Michelin como uma das mais bonitas do mundo. Para lá chegar e de lá sair é que é um pouco mais complicado, visto que o acesso é a pé, sendo preciso descer, e depois subir, uma vereda que vence um desnível equivalente à altura total de um pilar da Ponte 25 de Abril.

praia da ursa

A Praia da Ursa, a mais ocidental da Europa, é a primeira paisagem portuguesa representada no vídeo. (Youtube/Victoria Flamel)

Esta dinamarquesa, que tem já vários vídeos no Youtube que granjearam grande sucesso, fala do nosso peixe, do mar, do sol que está sempre presente, refere, como não podia deixar de ser, Cristiano Ronaldo e Mourinho, acrescenta-lhe a amabilidade dos portugueses, elogia Lisboa pela sua beleza, lembra o terramoto de 1755, mostra como a Ponte Vasco da Gama é bonita e nem sequer esquece o Casino do Estoril. Tudo isto sublinhando a paz que se vive no país e destacando as ondas na Nazaré, sempre num registo de uma declaração de amor.

Bastaram também três semanas para a blogger se aperceber de que os “portugueses subestimam-se e ao seu país, o que é uma vergonha, visto que são ambos fantásticos”.

Depois de quase três minutos e meio, Victoria Flamel despede-se da melhor forma:

Espero que tenham aprendido alguma coisa sobre este país maravilhoso. Recomendo vivamente que o visitem e até que se mudem para lá permanentemente”.

É caso para dizer: sejam todos bem-vindos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR