Paris, Roma, Los Angeles e Budapeste foram as cidades que apresentaram candidaturas dentro do prazo para os Jogos Olímpicos de 2024, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

O presidente do COI, Thomas Bach, saudou a circunstância de as candidaturas hoje confirmadas estarem “plenamente em linha com a agenda olímpica 2020”, que constitui um plano estratégico para o futuro do Movimento Olímpico, permitindo uma maior flexibilidade no processo de candidaturas.

“É assinalável como [as candidaturas] conseguiram incorporar o projeto olímpico no desenvolvimento integrado e a longo prazo das respetivas cidades, regiões e mesmo do país”, afirmou.

Apesar dos diferentes pontos de partida, há nas quatro candidaturas um claro foco no desenvolvimento sustentável, no herança e em particular na forma como as instalações vão ser usadas após os olímpicos, acrescentou.

As candidaturas submetidas à luz das novas regras são apresentadas em três fases, cabendo ao COI confirmar a passagem de cada uma delas à fase seguinte.

Grupos de trabalho irão agora proceder à análise das candidaturas quanto à sua visão global, conceito e estratégia e em junho deverão produzir um relatório de avaliação.

As fases subsequentes, durante as quais se fará a análise de aspetos jurídicos e financeiros, bem como da organização do evento e herança, deverão ficar concluídas a 07 de outubro e 03 de fevereiro de 2017.

O COI vai selecionar a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos em setembro de 2017, num encontro no Peru.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR