O Portugal Fashion regressa no domingo à Semana da Moda de Milão e volta a apostar nos criadores Miguel Vieira e Carlos Gil, que apresentam as coleções para a próxima estação fria.

Em antecipação à agência Lusa, a organização do evento de moda – da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários — considera que, depois da estreia em setembro do ano passado, “o regresso do Portugal Fashion à segunda mais importante semana de moda do mundo é sinal de que a Milano Moda Donna Fashion Week é uma aposta de futuro no roteiro internacional do projeto da ANJE”.

Os desfiles de Miguel Vieira e Carlos Gil estão marcados para domingo, às 16:00, no espaço The Mall, e fazem parte do calendário de eventos da semana da moda italiana, integrando um roteiro internacional de promoção da moda nacional que chega a Milão depois da presença em Londres e antes do encerramento em Paris.

Segundo a organização do Portugal Fashion, Carlos Gil propõe, na apresentação de domingo, uma coleção marcada pela “estética eclética” com uma fusão de padrões, cores, texturas e estilos, enquanto Miguel Vieira apresenta um trabalho em que a cor é a base de todos os coordenados, juntando à sua paleta habitual o amarelo mostarda.

A Milano Moda Donna Fashion Week começou na quarta-feira e decorre até segunda-feira. Além dos desfiles, decorrem ‘showrooms’ e feiras da especialidade.

Miguel Vieira e Carlos Gil, através do projeto Next Step, também promovido pela ANJE, juntam-se aos criadores Pedro Pedro e Hugo Costa na feira White, um evento com cariz vincadamente comercial que atrai em cada edição cerca de 20 mil compradores.

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“O Portugal Fashion é um projeto de vocação global desde a sua génese, mas nunca o seu ímpeto internacional conheceu tamanha força, dinamismo e projeção”, considerou o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.

“Estamos em contacto com os principais ‘players’ dos mais importantes mercados, marcamos presença nas principais capitais de moda internacionais, formamos os nossos participantes através de projetos complementares de ‘mentoring’ e assistimos, dia após dia, à evolução dos nossos criadores e marcas, não apenas enquanto referências de design e criatividade, mas também enquanto marcas e empresas com negócios estruturados”, acrescentou.

Depois do roteiro internacional, que encerra em Paris, o Portugal Fashion volta ao território nacional para a 38.ª edição, que decorre em Lisboa e no Porto entre os dias 16 e 19 de março.