As três SAD dos grandes do futebol português apresentaram nas últimas horas contas relativas ao primeiro semestre e um dos pontos em comum, nos três casos, é que os resultados foram piores do que no mesmo período. Só a SAD do Benfica conseguiu um resultado líquido positivo – de 4,6 milhões de euros –, mas é cerca de um terço do que foi conseguido no período homólogo. O FC Porto mais que duplicou os prejuízos, para 17,6 milhões, e a SAD do Sporting perdeu mais de 18 milhões, penalizado sobretudo por uma provisão relacionada com o caso Doyen.

“Para evitar especulações que podem ser geradas por falta de informação que enquadre os presentes resultados, comunicamos aos interessados que eles são, desde logo, condicionados por dois factores de conhecimento público: por um lado, a sentença desfavorável no caso Doyen vs SCP e, por outro, a eliminação no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, nas condições e circunstâncias por demais conhecidas e comentadas”, pode ler-se no comunicado distribuído pelo Sporting CP através do regulador do mercado bolsista, a CMVM.

Excluindo a provisão relacionada com o caso Doyen, que ascendeu a 14,2 milhões de euros, o Sporting teria tido um prejuízo de 3,9 milhões. Mas a SAD teve de colocar esse montante de lado depois de o Tribunal Arbitral do Desporto ter oficializado a deliberação sobre o diferendo judicial entre o Sporting e o fundo suíço Doyen, relacionado com a transferência do atleta Marcos Rojo para o Manchester United. 

Mesmo sem esse efeito, contudo, o Sporting não conseguiria melhor do que o prejuízo de 3,9 milhões – com o resultado operacional a cair para uma perda de 1,5 milhões de euros que contrasta com os lucros operacionais de 23,9 milhões no período homólogo. “Fruto da decisão de reforço da equipa principal, associado à decisão do Conselho de Administração de manutenção dos elementos mais importantes do plantel” deu-se uma “redução dos ganhos com a alienação de direitos desportivos e económicos de jogadores”, adianta o Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desporto, Futebol

Bruno de Carvalho justifica os prejuízos com o caso Doyen e com a “manutenção dos elementos mais importantes do plantel”.

Benfica ganha mais de 20 milhões com prémios da UEFA

A SAD do Benfica foi a única que conseguiu fechar o semestre com resultados positivos, apesar de estes terem caído para cerca de um terço. Os resultados consolidados (que incluem Benfica Estádio e Benfica TV) caíram para 4,6 milhões de euros, contra os mais de 13 milhões de euros registados no período homólogo.

“Os rendimentos obtidos com os prémios da UEFA superaram os 20,5 milhões de euros, passando a ser a fonte de rendimentos operacionais mais relevante, tendo-se inclusivamente aproximado dos ganhos obtidos com as alienações de direitos de atletas no decurso deste semestre”, pode ler-se no comunicado de apresentação das contas semestrais.

No mesmo período do ano anterior, o Benfica tinha recolhido 13 milhões de euros em prémios da UEFA.

slbenfica

Fonte: SL Benfica

Já o FC Porto fechou os últimos seis meses do ano com um resultado líquido negativo de 17,6 milhões. No mesmo período do ano anterior, a perda fora de 8,4 milhões. A principal razão para o desempenho financeiro mais negativo, diz a SAD portista, é a “diminuição dos proveitos operacionais excluindo proveitos com passes de jogadores”.

Alertando para o facto de estes se tratarem de “resultados intermédios”, com “grande sazonalidade” em várias rubricas, o FC Porto nota que “os resultados operacionais excluindo resultados com passes de jogadores, verifica-se um agravamento do resultado face ao primeiro semestre de
2014, tanto pela diminuição dos proveitos, como pelo aumento dos custos, ambos operacionais excluindo resultados com transações de passes”. 

O presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, fez o seguinte retrato da vida do FC Porto nos últimos meses:

A primeira metade da época ficou infelizmente marcada pelo abaixamento da equipa após a eliminação da Liga dos Campeões. Apesar de termos somado dez pontos, o terceiro lugar no grupo deixou marcas na equipa, o que teve como consequências a perda da liderança no campeonato. Posteriormente, procedemos à substituição do treinador, tendo contratado José Peseiro, com a equipa a dar sinais de recuperação no campeonato, competição em que estamos determinados a lutar até ao fim. Na Taça de Portugal estamos a meio caminho da meia-final, com boas perspetivas de nos apurar para a final e discutir a conquista do troféu, o que todos ambicionamos e desejamos.

A destacar nas contas do FC Porto é o facto de terem aumentado os custos com o pessoal em cerca de 800 mil euros, para 36,8 milhões. “Ainda que os encargos salariais com os atletas tenham crescido no período em análise, os custos com o pessoal foram também significativamente influenciado pela integração da Avenida dos Aliados, com os seus vários colaboradores, no perímetro de consolidação da FC Porto – Futebol, SAD”, esclarece o clube. O FC Porto é, de longe, o que mais gasta em salários e outros custos com pessoal.

Num comentário a estes números divulgados pelas SAD, Paulo Reis Mourão, professor de Economia da Universidade do Minho, notou que “parece haver uma correlação positiva entre resultados financeiros e resultados desportivos, maximizados pelos ‘prizes’ da UEFA. De qualquer modo, as soluções ‘copiadas’ entre os três grandes (obrigações, fundos, cedência de direitos mediáticos,…) mostra que nenhum tem as finanças muito diferentes (em termos de qualidade ou de composição do passivo) do que os outros.

As transferências de jogadores mostrou que Portugal é definitivamente uma liga-apeadeiro ou “estação de serviço” onde os bons jogadores vem de campeonatos menos expostos para ganharem maior visibilidade adicional no sentido último dos campeonatos mais generosos.

Sistematizando, eis como fecharam algumas das principais rubricas de resultados e balanço no Sporting CP, SL Benfica, FC Porto.

Resultado líquido (lucros/prejuízos)

Sporting CP – Prejuízo de 18,2 milhões (3,9 milhões sem Caso Doyen e lucros de 24 milhões no período homólogo)

SL Benfica – Lucro de 4,6 milhões de euros (mais de 20 milhões recebidos da UEFA e vendas de Lima e Cavaleiro)

FC Porto – Prejuízo de 17,6 milhões de euros (menos proveitos com passes de jogadores)

Resultado operacional

Sporting CP – Prejuízo de 1,5 milhões de euros

SL Benfica – Lucro de 13,5 milhões de euros

FC Porto – Prejuízo de 9,5 milhões de euros

Saldo com transferências de passes de jogadores

Sporting CP – Prejuízo de 944 mil euros (processo Doyen teve impacto negativo de 14,2 milhões)

SL Benfica – Lucro de 23,5 milhões de euros

FC Porto – Lucro de 10,1 milhões de euros

Custos com pessoal

Sporting CP – 23,5 milhões

SL Benfica – 26,5 milhões

FC Porto – 36,8 milhões

Ativo/Passivo

Sporting CP – 243,9 milhões/255,1 milhões

SL Benfica – 435 milhões/429,4 milhões (inclui Benfica Estádio e Benfica TV)

FC Porto – 353,6 milhões/287,3 milhões