458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crónica

A Sexta Coluna

Uma nova Guerra Fria?

Se olharmos ao número e à geografia dos Estados alinhados contra Moscovo e dos que se mantêm neutros, deparamos com o que poderá configurar-se como uma segunda edição de "The West against The Rest".
Crónica

Ser esquecido

Se a paz com Deus deixar de ser um valor, é provável que a paz com os outros, as entidades que na falta de Deus mais nos impressionam, se torne a coisa mais sagrada que existe.
Crónica

É a culpa do bisturi?

Que pensar da recente construção em Moscovo de um monumento a honrar as bombas nucleares soviéticas? Quem são os heróis8? Os instrumentos, ou quem os utiliza?
Cristianismo

Suspeitar de soluções

Lutero sabia que o melhor que podia acontecer a uma pessoa era ela saber-se justa e pecadora, alcançada pela graça de Jesus. Isso é muito diferente de dividir o mundo entre os justos e os pecadores.
Crónica

No Santo António, o primeiro amor

O meu primeiro amor e eu fazíamos esplanada, nem que fôssemos os únicos na sibéria gelada. Ele pedia uma bica e como gostava dos beijos com sabor a café, comecei a beber café também. Nunca mais parei.
A Sexta Coluna

Padre João Seabra – servo de Deus e dos Homens

Num tempo em que a doença, a deficiência e a fragilidade se escondem e em que a morte se apressa, o João Seabra foi exemplar na forma de viver a doença. Com uma humildade funda, gloriosa e comovente.
Crónica

Contrabandos de além fronteira

O português cresce a ouvir que as palavras pesam. E por aprendê-las caras e impactantes, desde cedo as começa a poupar. Ora por Espanha as palavras são mais baratas.
Política

Hegemonia e propaganda

Idade, memória, termos de comparação desaguam nestas minhas percepções. No caso, na de uma hegemonia socialista e não de uma mexicanização. Exagero? Não, caro leitor. Confusão? Também não.
Crónica

Rio de Janeiro, no miolinho da alegria

Uma das piores coisas que nos pode acontecer é sermos turistas, alguém que viaja sem ver. Bem pode olhar lugares novos, fotografá-los, emoldurá-los como troféus que, no fim, não saiu de onde estava.
A Sexta Coluna

Ventos de Leste

Perante o alarme e silenciamento da “imprensa de referência”, a CPAC, que reuniu em Budapeste a convite de Orban, não deixa de representar uma linha de resistência à ofensiva das “forças do Progresso”
A Sexta Coluna

Revogar o “irrevogável”

A nova regulação do aborto tem levado o mundo progressista à histeria. É que além do abrir o  precedente da revogar de “conquistas”, a causa ainda une esquerdas antigas e modernas.
Comportamento

A minha tia e o mata-sete

Uma civilização que vai à frente, como a nossa iluminadíssima europeia supostamente vai, com frequência deixa uns quantos para trás. Raramente me encontro no elenco das glórias do nosso progresso.
A Sexta Coluna

Valores europeus? Que valores europeus?

Quem propõe estes novos valores europeus? Que grau de adesão têm? Quem mandatou os responsáveis por uma UE que é essencialmente económica para os irem acrescentando à Carta dos Direitos Fundamentais?
Crónica

O dom e a doença

Os dotados tendem a ser chatos. São jockeys perfeitos dos seus cavalos, são titeriteiros de técnicas em trote, são déspotas domiciliários. Não há nada que os atropele, não há nada que os derrube.
Crónica

O problema na pompa é a salvação do saloio

Parte da minha preferência por palmadas em vez de palmas vem também do facto de algumas das melhores coisas da minha vida terem nascido como grandes secas.
Crónica

A desgraça de sermos todos amigos

“Ser amigo do seu amigo” é um embuste pois, como Jesus explicou no Sermão do Monte, “se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?” Que de especial há em querer ser bom para quem é bom para nós?
A Sexta Coluna

O vanguardismo francês

O importante na eleição francesa (e a França costuma ser pioneira em política) não é o duelo entre o centrista Macron e a extremista Le Pen, é o episódio do conflito entre globalistas e nacionalistas.
Saúde

Já cuidou da sua voz hoje?

Habitualmente não pensamos na voz. No Dia Mundial da Voz é importante lembrar que devemos prevenir os problemas, estar alerta para os sintomas e, se necessário, procurar ajuda especializada.
Crónica

Manual da vida destruída

A vida nos é apresentada como uma linha do tempo em que só se evolui caminhando em frente. Mas a vida real tem voltas retornos, idas e vindas. A vida real pede recomeços.
Crónica

Que loucos “Anos 20” são estes?

Não somos super-heróis, somos humanos, temos um tecido mole mas uma base estrutural que nos permite manter erguidos e fazer jus à nossa força.  É premente o sentimento de desejo e retomar a esperança.
Crónica

Pior que pedinchar milagres é não precisar deles

A experiência mais absurda, bem vistas as coisas, não era andar à rasca, homem feito que era. A experiência mais absurda era quase quatro décadas vividas na presunção de me ir governando.
Crónica

A maldição do monopólio do cringe

O monopólio do cringe sobre as gargalhadas dos nossos filhos tem a sua catástrofe: também representa uma perda de familiaridade com tudo aquilo que acontece quando pessoas, de corpo real, se encontram
Crónica

Retweet Democracia

A Europa não tem unidade linguística. Nem religiosa. Nem cultural. Ainda bem. Somos diversos, plurais. A Europa não tem coesão política interna nem externa. Essa é a nossa tragédia, o flanco exposto.
A Sexta Coluna

Uma proposta irrecusável

50 anos depois da estreia, O Padrinho, de F.F. Coppola, que Stanley Kubrick considerou “talvez o melhor filme de sempre”, continua a ser uma proposta irrecusável.
Cristianismo

Quando pedir desculpas é do Diabo

Deixa-me que te diga: guarda os teus pedidos de desculpa para um povo realmente perdoador. Esta gente não quer o teu bem quando reconheces o teu mal. Esta gente quer o teu mal quando tentas ser bom.
Guerra na Ucrânia

Um Povo, Um Império, Um Líder: Heil, Putin!

Putin não vai parar até que seja parado. As regras que se nos aplicam, ao mundo ocidental, não se lhe aplicam. Nem na política interna nem na política externa. As dele são de outro conjunto de regras.
Crónica

Outras coisas? Sim, outras

À hora a que escrevo (quarta-feira) Putin aceita até um “diálogo honesto” para “resolver problemas pela via diplomática”. Pela via... quê? Uma prova de longa duração para o Ocidente. Tensa e intensa.
Cristianismo

Atropelado pelo que o Pedro me confessou

O melhor que consegui, depois de fechar a porta da igreja, foi sentar-me num dos bancos do salão de culto e fazer o que os judeus faziam junto às margens dos rios da Babilónia.
Crónica

A Letra Escarlate de Bruno de Carvalho

Não é Bruno de Carvalho quem precisa de usar a letra escarlate sobre o peito. A de abusador. Somos nós. A de Ausentes. Ausentes do pensamento. Ausentes da decisão informada e crítica.
A Sexta Coluna

Religião e ideologia, Cristianismo e Marxismo

Quer na teoria, quer na prática, o Marxismo e os marxistas sempre combateram a Religião, o grande entrave à consagração da sua “Ideologia científica”. Agora, não é diferente.
Política

A conspiração contra o patriotismo

Esta sucessão de episódios grotescos parece-me a confirmação plena da afirmação de Eça segundo a qual as instituições em Portugal são “pilhérias organizadas funcionando publicamente”.
Crónica

A glória final de morrer saudável

Por devotar-me a uma religião única, o cristianismo, sinto que saúde acima de tudo é uma fé que muito faz para conquistar o coração. E, volta e meia, dou comigo paganizado, devoto dos cultos saudáveis
A Sexta Coluna

“Donos disto tudo”

O que distingue uma democracia liberal de outros regimes é aceitar, na competição legal pelo poder, todos os partidos votados pelos cidadãos. Mesmo os iliberais.
Crónica

O revolucionário acagaçado

Somos todos democraticamente medricas, nós, os filhos da Revolução Sexual. A única coisa que nos ensinaram a adorar foi mesmo o nosso corpo e, por isso, é tudo o que temos para defender: a nossa pele.
A Sexta Coluna

O país onde os progressistas ganham

Num país em declínio mas avesso a ondas de desgraça ou de grandeza a agradável promessa dos partidos do Centrão de uma lenta e ordeira progressão para o abismo continua, por enquanto, a cativar o povo
Comportamento

De pecadores para panhonhas

Os nossos tempos são delicadíssimos porque damos por nós com adolescentes assustadoramente prontos para se portarem bem. Os ídolos da juventude são chibos a favor da responsabilidade.
A Sexta Coluna

Uma revolução cultural?

O tempo presente não se cansa de dar razão à velha máxima de Tocqueville:  “Uma ideia falsa mas clara e precisa terá sempre mais poder no mundo do que uma ideia verdadeira mas complicada.”
Crónica

Férias de fornicação

Já tenho tudo na cabeça, resultado de ver a Costa Vicentina inundada de teenagers betinhos, saídos dos seus colégios católicos, conduzindo os bólides dos papás para se deitarem com quem lhes apeteça.
A Sexta Coluna

Tempos de Fauda

O clima de confrontação violenta, a que assistimos na série Fauda, tende hoje a ser levianamente convocado na luta política entre Esquerda e Direita, na Europa e até em Portugal.
Crónica

Poder engordar na cantina da escola

À medida que confio em Deus vou desistindo dos instintos naturais de querer sê-lo. Por isso sei que ter fé não se baseia no que faço ou deixo de fazer. Sei que a fé se vê no que faço ou deixo de fazer
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.