Crónica

Crónica

Episódios da política portuguesa /premium

Uma conversa em Belém. Outra na São Caetano à Lapa. E um telefonema por causa da Web Summit. Não se assustem: qualquer semelhança entres estes episódios e a realidade é pura coincidência.
Crónica

Não chame uma mulher de meu anjo /premium

165
É muito mais fácil chamar uma mulher pelo nome. Ou de você. Ou de tu. Ou de senhora. Reserve seus tratamentos “carinhosos” para quem esteja com alguma vontade de recebê-los.
Crónica

Diálogos de um Verão abrasador /premium

Vocês podem limpar as matas à vontade, isto vai arder tudo na mesma, se não for neste ano, é no próximo”, o miúdo anda armado em ecologista, felizmente o pai riposta, homem batido.
Crónica

Lista de Verão, de António Costa à Volta à França /premium

285
Temos um primeiro-ministro com tendência para a encenação e a graçola. O ridículo e o obsceno convivem bem e ele, honra lhe seja dada, sabe harmonizá-los como ninguém. A plasticina mental é invencível
Crónica

Gente que trabalha bem: uma espécie em extinção /premium

24.002
Uma professora minha dizia que vivemos na era do pacto da mediocridade. Um estranho cenário no qual basta não ser medíocre para já sermos tidos como acima da média.
Pais e Filhos

Isto é como andar de bicicleta

Acho mesmo que uma das razões pelas quais os homens têm mais de um filho é porque, com o tempo, se esquecem do que custa ensinar uma criança a andar de bicicleta.
Crónica

Crónica de Verão: acantologia da minha avó (ii) /premium

São “baboseiras”, palavras vulgares, lugares-comuns (isto é, comuns no tempo da minha avó que viveu ainda a 1ª República) contra os cânones e em nome de sentimentos nobres que já quase não valorizamos
Crónica

Os ridículos semideuses do mundo corporativo /premium

930
Cria-se, dentro das empresas, uma risível cultura que prega tacitamente que existem dois tipos diferentes de pessoas. Quase um sistema de castas corporativo.
Crónica

Sete dias na selva /premium

2.031
“Os Maias” são demasiado explícitos na chacota do pardieiro em que vivemos, o que aborrece os donos do pardieiro e os leva a preferir “humanistas” como Alegre ou as senhoras da colecção “Uma Aventura"
Crónica

O presente /premium

Uma vez designados os agentes do Mal, definidos como os que põem as nossas crenças em questão, dispensamo-nos de analisar o que dizem e de avaliar a eventual razão que, num ponto ou noutro, possam ter
Crónica

A fábula da “croissanterie” dos ovos de ouro /premium

142
Somos de extremos. E acreditamos nos que nos dizem sermos os melhores, como acreditamos quando afirmam sermos os piores, sobretudo se for dito por estrangeiros. Somos estrangeirófilos com orgulho.
Crónica

Uma sismografia /premium

Não nos reconhecermos nos sublinhados que outrora fizemos nos livros mostra que já não somos os mesmos, ainda que respondamos pelo mesmo nome e que os livros velhos ainda sejam nossos.
Crónica

A espanhola ácida e o primo dela

375
Um ano mais tarde recebemos no hospital uma fotografia da Sara, sorridente e a fazer sinal de vitória. Por trás, escreveu a agradecer e terminava com “Eu estou bem. Milhões de beijos de Espanha, Sara”
Crónica

Neymar: pequeno grande vilão? /premium

479
Podemos culpar o Neymar pela queda do Brasil? Não exclusivamente. Mas é evidente que a falta de maturidade do menino-que-já não-é-mais-menino teve um preço alto para toda uma nação.
Três Parágrafos

As camadas geológicas de Tolentino /premium

1.454
Tolentino é um homem, um padre e um poeta que todos conhecemos, mas também desconhecemos. Reservado e, por vezes, um pouco distante, começa tudo com um silêncio, que pode ser uma escuta ou uma espera.
Crónica

Estar vivo /premium

Uma das coisas maravilhosas dos seres humanos é a nossa tenacidade para fazer planos, nem que seja o plano de regar as plantas logo à noite, porque é Verão.
Crónica

Os portugueses e a vergonha de torcer por Portugal /premium

1.201
Se há um país onde as cores deveriam tomar as ruas, escolas e bares, era Portugal, tão verde e tão vermelho. Se há um país que não deveria ter vergonha da sua camisa, esse país era Portugal.
Crónica

A lobotomia nasceu aqui /premium

1.202
Quando não estão a pagar impostos ou a ver a CMTV, as vítimas vão tirar “selfies” com os carrascos e prometem-lhes devoção e votos. Os portugueses apreciam ser humilhados ou não percebem o que são?
Crónica

Pensar com as mãos /premium

122
A caligrafia é uma técnica humana que acompanha o pensamento. O que perdemos ao deixarmos de ser capazes de pensar com as mãos e de transmitir às mãos aquilo em que estamos a pensar?
Crónica

As mulheres que sentem culpa pelo próprio sucesso /premium

438
Nós, mulheres, fomos ensinadas a lidar com os fracassos e a seguir em frente. Já é hora de aprendermos a lidar bem com o nosso sucesso, a termos orgulho dele e certeza do nosso mérito.
Crónica

Banca, futebol, construção civil: a nossa desgraça /premium

722
A banca está mais ou menos colocada na ordem. O futebol está bem encaminhado para isso. Falta a construção civil.
Crónica

A visita ao bispo e outras histórias /premium

Duas Europas que se olham com azeda desconfiança cada uma combatendo com as suas iradas tropas, em surdina ou com estrondo, o antagónico universo da outra. Um combate entre dois desastres.
Crónica

Longe da praia /premium

Não ser daqui não é apenas não ter aquilo a que se costuma chamar uma terra, mas passar por aqui sem um reconhecimento da natureza — paralelo do reconhecimento humano, muitas vezes também ausente.
Crónica

As cidades /premium

Compreender uma cidade é chegar ao sentimento de a perceber, na sua variedade, como um todo, mesmo que seja um todo do qual temos, de muitas das suas partes, uma percepção obscura e quase inconsciente
Seleção Nacional

Crónica. O bilhete só valeu pelo "bilhete" do João

A defesa ainda não está no ponto. Nem o meio-campo está. Valeu este jogo de preparação pelo golaço (que golaço foi...) de João Mário e o rasgo (ainda que algo tímido) de Quaresma e Bernardo.
Crónica

Parem de falar sobre o Sporting /premium

1.821
Nunca vi no Brasil, o famoso país do futebol, uma questão relativa ao esporte que tomasse tamanhas proporções como a do caso de Bruno de Carvalho no Sporting.
Crónica

Uma semana portuguesa, com certeza /premium

916
É impressionante como os socialistas exibem uma ignorância tão vasta em todos os domínios terrestres e, não obstante, conseguem acumular pequenas fortunas pessoais e, para cúmulo, governar tão bem.
Filosofia

Democracia e formas simbólicas /premium

O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.
Liga Europa

Chama o Antoine (a crónica do Marselha-Atlético)

Numa final com travo sensaborão em Lyon, o Atlético voltou a erguer (é a terceira vez) a Liga Europa, batendo (3-0) o Marselha. Antoine Griezmann resolveria a final com um bis.
Sporting

Tudo preso por arames. E o Sporting pendurado

Nem o empate serviria. E o empate até seria o mais justo. Mas o Sporting acabou mesmo derrotado (2-1) na Madeira e vê a Champions escapar para o outro lado da Segunda Circular.
Crónica

Eurovisão, um epílogo

1.442
Depois dos píncaros, caímos pelo Olimpo abaixo. A Eurovisão, versão Lisboa, pôs as coisas no devido lugar, consagrou um favorito e deixou poucas saudades.
FC Porto

Crónica. Havia um recorde para bater. E bateu-se

Foi um daqueles encontros de que ninguém se recordará. Fraco. Afinal, estava tudo resolvido e o campeão tinha já a cabeça nos Aliados. Mas ainda houve tempo para Conceição superar Mourinho.
Crónica

Chefe é mais importante que filho /premium

3.864
É assim quem se passam todas as nossas semanas. Reunião em vez de filho. Cliente em vez de casamento. Burocracia em vez de saúde. Investidores em vez de amigos. Amigos distantes em vez de amores.
FC Porto

Crónica. O campeão não brinca em serviço

150
Festa só no final. Mesmo sabendo que, acontecesse o que acontecesse, o "caneco" não fugiria, os portistas quiseram sempre vencer. E venceram. E por fim lá festejaram.
Benfica

Crónica. O bolso leonino já tilinta

123
No primeiro tempo o Benfica dispôs sempre das melhores chances para alcançar a vantagem. Não alcançou. Na segunda a qualidade decaiu e isso só ao Sporting interessou, que mantém o segundo lugar.
Benfica

Crónica. Se isto é um campeão

266
O Benfica quase entregou o título aos portistas e pode, a uma semana de ir a Alvalade, ter também comprometido o segundo lugar e o acesso à "Champions".
Crónica

Não se esqueça que você é apenas a madrasta

1.185
Os pais têm aquela tal garantia eterna do amor incondicional. Mas à madrasta, resta-lhe entregar-se aos filhos da pessoa com quem vive, sem saber se um dia, lá na frente, esse afeto será reconhecido.
Liga Europa

Tudo o que podia correr mal... correu assim-assim

Na primeira 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, o Arsenal engoliu o Atlético. Podia ter resolvido a contenda já? Podia. Mas Oblak defendeu tudo e Griezmann empatou (1-1) no perto do final.
FC Porto

Crónica. Com ele é outra coisa

125
Marega fez o primeiro, assistiu no terceiro, e foi decisivo (outra vez) na goleada portista, 5-1, ao Vitória de Setúbal.
Primeira Liga NOS

Crónica. A redenção de Herrera

184
Se o Benfica foi melhor numa primeira parte fraca, o FC Porto superiorizou-se (em chances) na segunda e acabaria mesmo por conseguir a vitória e, mais importante para os de Conceição, a liderança.
Crónica

Os brasileiros que me envergonham

3.609
Existe uma leva de brasileiros que há 10 ou 15 anos se mudaria para Miami, mas que agora decidiu vir para Portugal para “se livrar do terceiro mundo”. Têm muito dinheiro, mas pouco na cabeça.
FC Porto

Aves? Check! Venha de lá esse clássico

Antes do clássico com o líder Benfica, domingo, o FC Porto fez o que lhe competia e derrotou o Desp. Aves: 2-0.
Crónica

É difícil ser adulto em Portugal

1.470
A vida é levada muito mais a sério pelos portugueses do que pelos brasileiros. Por isso, em Portugal, quando abandonamos a infância temos que abandonar tudo o que se relacionava com ela.
Crónica

Crónica pascal: a raiz quadrada de zero

142
A vida é um mosaico sem fim de rostos como os nossos, da nossa gente, boa ou má. Mas o ódio e o amor não se devem confundir, sob pena de ser zero a sua soma. E o zero não se multiplica, nem se divide.
Seleção Nacional

A parte boa disto? É que não pode ser pior

157
A Seleção foi goleada (3-0) pela Holanda. Pior: vulgarizada. Um exemplo? O guarda-redes holandês, Cillessen, "assistiu" ao particular no melhor lugar do estádio. Piorar é difícil. E isso é bom.
União Europeia

Educação política

Os discursos sobre a economia nacional que falam grosso contra os chamados “mercados” e que alucinam as pernas tremelicantes dos banqueiros alemães são um exemplo perfeito da patologia da deliberação.
Crónica

Uma prudência ridícula

132
A prudência não está na moda. Nem na política económica, nem na gestão bancária, ainda menos na vida pessoal. Mas a prudência é virtude essencial à sobrevivência organizacional e ao sucesso na vida.
Benfica

Um "amuleto" chamado Jiménez

Ao 20.º jogo seguido como suplente utilizado, Jiménez marca o 5.º golo depois de saltar do banco. E sempre que marca como suplente utilizado, o Benfica não perde. Em Santa Maria da Feira venceu: 2-0.
Crónica

Antes de trair alguém leia isso

167
Quando se é traído, nasce em nós um verdadeiro trauma, uma sequela. Não se trata da memória daquele incidente, mas de uma espécie de desconfiança eterna que passa a nos rondar.
Crónica

Por uma visão menos apalermada da universidade

1.711
O problema maior é a crença generalizada de que a universidade – a exacta universidade que aceita sumidades como o dr. Vale de Almeida – é um abrigo de inquestionável erudição. E de “prestígio”.
Sporting

Ainda há "Migueis Garcias"

328
O "improvável" Battaglia, que não conseguia marcar de cabeça há mais de dois anos, resolveu um encontro (e a eliminatória) que Marek Bakos complicou. Sporting perde (2-1) mas segue em frente.
Crónica

Os mortos dos outros

Quando se alcança que não foi senão “isso”que fez a essencialidade constitutiva de alguém que partiu há que trazê-lo de volta. Fazendo dele um morto de todos, em vez de apenas nosso. Meu.
Crónica

A culpa é das Acácias 

340
Crónica. As Mimosas, como lhe chamamos no Alentejo, estão todas floridas, como sempre a partir de meio de fevereiro. Murcham depressa. Mas ele trazia-mas só para o perfume me lembrar o verão.
Sporting

O "avioncito" Montero e o "Airbus A380" Bruno

105
Montero, que estava apagado desde o regresso a Alvalade, voltou a dar um ar da sua graça com um bis. Mas o melhor da noite contra o Plzen foi Bruno Fernandes, que "não é do tamanho da sua altura".
Dia da Mulher

Nesse 8 de Março pense na sua filha

635
Nesse 8 de março aja com as mulheres da forma como você gostaria que os outros homens agissem com as mulheres da sua vida.
Crónica

Desprotecção, zanga, melancolia

Como “a educação dos portugueses é o medo à polícia”, pode ser que tanta “contravenção” e o seu súbito estatuto de “enteado” vença o automobilista. Mas o combate é miseravelmente desigual.
Crónica

Eles vão fazer de conta que nunca viram o dragkid

1.346
O activismo, que na sua ciclotimia folclórica se tornou um prolongamento dos desfiles de moda, é na sua intolerância o continuador dos totalitarismos que nos sufocaram ao longo do século XX.
Crónica

A consagração da União Nacional

1.438
De repente (força de expressão), espécimes que tropeçam na língua e na decência têm Portugal inteirinho nas mãos. E não se prevê que o larguem. Pior: não se imagina quem queira obrigá-los a largar.
Primeira Liga NOS

Crónica. Meia faixa está já encomendada

220
Oito pontos são muitos pontos. O Sporting, derrotado (2-1) no Dragão, está arredado da luta pelo título e isso é uma certeza quase absoluta. Agora é a dois, entre FC Porto e Benfica.
Crónica

Desinfectar, desafectar

A desvalorização do papel social de intelectuais, professores e jornalistas, trocados na cotação do público por “influencers”, actrizes, jogadores de futebol ou “comentadores” deixou um enorme vazio.
Crónica

A essência do capitalismo selvagem 

163
No fundo, no fundo, o capitalismo “selvagem” é um sistema de cooperação e ajuda mútua entre pessoas livres. E que trás mais prosperidade que qualquer tipo de socialismo, selvagem ou pseudocivilizado
FC Porto

Crónica. Este Porto mete medo

824
Os portistas golearam (1-5) em Portimão e chegaram ao 103 na temporada. Só o Manchester City (114) e o PSG (135) conseguiram melhor até agora. Mete medo, sim. E sexta-feira há clássico no Dragão.
FC Porto

Porto recomeçou o jogo na Amoreira; Estoril não

476
O FC Porto entrou a perder 1-0, empatou depressa num golo irregular, e acabaria o encontro a vencer por 1-3. Mas podiam ter sido mais, bem mais. Do Estoril, na Amoreira, só as camisolas amarelas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)