Crónica

Crónica

A Caça aos Combustíveis e o Camelinho da Páscoa  /premium

260
Se a geringonça fosse um animal seria um camelo. O grosso do quadrúpede era o PS, e o PCP e o Bloco de Esquerda eram as bossas, coladas ao lombo socialista meio às três pancadas.
Crónica

Partir A. Ventura /premium

534
Ventura quer mudar o sistema por dentro. É uma espécie de supositório humano: faz-se introduzir no organismo para depois exercer a sua influência. Ei-lo metade glicerina, metade convicção ideológica.
Crónica

Estes deputados andam a dormir!  /premium

Da próxima vez, e se quer viajar na TAP, nada como José Eduardo dos Santos marcar consulta em Portugal: mais atrasadas que as chegadas dos voos da TAP só mesmo as consultas nos hospitais portugueses.
Crónica

Amêndoas da Páscoa /premium

231
Daqui a uns dias Notre Dame terá algumas linhas nos jornais e quando muito falar-se-á nos milhões doados pelos “ricos”, não no valor do ex-libris da civilização que nos foi berço e nos é raiz e matriz
Crónica

Subsídio is coming /premium

392
Um gigante de olhos azuis montado num dragão zombie ainda tem laivos de verosimilhança. Agora o nível de pilhagem do erário público praticado por esta gente exige uma suspensão de descrença bem maior
Política

Chamem-se como quiserem mas façam alguma coisa! /premium

693
A direita é em Portugal um problema poético: um sujeito lírico que não sabe o que é; pede desculpa por aquilo que nunca foi e lastima o que não pode ser.
Crónica

Quatro notícias obscuras /premium

1.083
Aliás, podem fazer o que quiserem: esta não é apenas a geração mais informada de sempre, mas a mais ridícula. Se este é que é o tal “mundo melhor” das lengalengas, fiquem com ele.
Crónica

Agostinho da Silva /premium

O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar. Ou como um miúdo de 15 anos conversou com alguém com mais de 80 sobre temas como o não termos nascido para trabalhar ou que a vida devia ser gratuita
Medicina

Homeopataratas /premium

764
Os remédios homeopáticos, além de água com reminiscências, são guloseimas. Suponho que o objectivo seja afugentar bactérias que façam a dieta do Paleolítico.
Transportes Públicos

Os dias das mentiras /premium

1.490
Em meras 3 horas e pouco António Costa percorreu 73 quilómetros, proeza notável nos idos de 1850. Ou, nos centros urbanos portugueses, em 31 de Março de 2019. Não fazia ideia do atraso em que vivemos.
Governo

Casos de família /premium

"Vou declarar que no governo, por definição, não há família; que ela está toda na oposição. Em política, o que importa são as definições. E é ao primeiro-ministro que cumpre definir: é o que o define"
Governo

Endogamy of Thrones  /premium

292
Costa, sobre quem terá sido o verdadeiro criador da ideia do passe único, disse que teve uma “paternidade coletiva”. É desagradável. Ainda agora nasceu e já tem de ouvir que a mãe é um bocado galdéria
António Costa

É fogo que arde sem se dramatizar /premium

459
Costa disse que, em ano eleitoral, “toda a gente vai querer dramatizar qualquer incêndio que exista”. Tem razão: em Portugal as pessoas tendem a dramatizar dramas. Têm pouca imaginação, os portugueses
Política

Reconstruir a Direita e o seu património cultural

596
A Direita tem de criar corpo cultural — em revistas e jornais, nas redes, nas artes e entretenimento, em suma, na vida — que rejeite a estética esquerdista que consiste em vender "glamour" na desgraça
Política

Portugal, o Mar e o equívoco incógnita 5.7

206
Para nos libertarmos mesmo do Socialismo vigente é necessário mais do que um simples Movimento 5.7, é necessário Portugueses, verdadeiros Portugueses que ainda saibam e queiram pensar em Português.
Política

Os imutáveis /premium

612
Nunca ocorre à esquerda avaliar o adversário pelo mérito, a responsabilidade, a iniciativa, o currículo, mas sempre só pelo insulto político ou o acinte pessoal. Caramba.
PCP

Patrão santo, funcionário posto fora da loja /premium

3.569
Estou chocado. Nunca pensei que o PCP não cumprisse a lei laboral. Mas o PCP está ainda mais chocado: nunca pensou ser obrigado a cumprir a lei laboral. É que escrevê-la é uma coisa, obedecê-la outra.
Crónica

Mais 5 dias inúteis /premium

1.125
Claro que o ar do tempo começa a tornar-se irrespirável e que uma sociedade fundamentada na desconfiança e na delação não promete um futuro risonho. Claro que me apetecia fazer queixa. Mas a quem?
Crónica

Os fanáticos do apocalipse e outras histórias /premium

123
O mundo é uma manta de retalhos todos diferentes e descosidos? Se calhar não é tanto assim. A loucura, apesar de tudo, vai cosendo com razoável eficácia vários dos seus pedaços.
Estudantes

O tempo perguntou ao tempo “Que histeria é esta?”  /premium

102
Sinto falta de uma greve dos quadros de ardósia, por exemplo. Um justo protesto por estarem a ser substituídos por desenxabidos quadros brancos de plástico, para mais ligados a um computador
Crónica

A “familiar de referência” /premium

229
A altíssima competência médica de Santa Maria releva também do milagre da dedicação. Deve haver poucos sítios no mundo onde se possa entregar assim um coração.
PCP

A História os absorverá /premium

2.304
Termos partidos leninistas e trotskistas a conviver com pessoas comuns é um luxo para o cidadão português interessado em História. É como um paleontólogo ter um Brontossauro de estimação no quintal.
Crónica

Os meninos à roda da propaganda  /premium

2.321
O menino que em 2012 chorava porque a mãe não tinha dinheiro para comprar bolachas agora quer salvar o planeta. O que mudou? A cor política do Governo. As bolachas essas continuam iguais.
Crónica

O absurdo do nosso presente 

Como devemos gerir a vida numa altura em que os nossos vizinhos e conhecidos abdicaram voluntariamente da racionalidade e, na sua nova condição de rinocerontes, marram contra as paredes?
Crónica

Meritocracia, a nova ordem social

441
Um ideal de uma sociedade organizada e transparente, onde o filho de quem é não interessa, onde o local onde nasceu não interessa, nem a sua cor de pele nem género, somente o que se merece e alcançou.
Crónica

Afinal, será Neto de Moura mesmo uma cavalgadura? /premium

Tenho quase a certeza que Costa só pontificou na Greve Feminista porque não quis correr o risco de ser o único funcionário público a não fazer pelo menos uma greve durante esta legislatura.
Crónica

A vida é uma rotina

461
Mudo para o metro e sou empurrado para dentro da carruagem, não é exagero e é assim em todas as horas de ponta. Vivo inerte num espaço reduzido a mim e a outros 50, mas suspenso no ar.
Crónica

O arraial da luta /premium

1.796
É a luta feminista. A luta contra o racismo... Há sempre uma luta. A luta é um arraial que políticos vorazes pelo poder montaram nas nossas vidas. O reverso desta encenação vai do fiasco ao crime
Crónica

O Costa da Cristina /premium

5.983
A dona Cristina teima: Pedrógão não está esquecido pois não? O dr. Costa balbucia uma salganhada e acaba a pedir vinho verde para o tempero. Ao largo, o resto dos Costas – esposa, crias e nora – sorri
Humor

Abono de família socialista /premium

1.586
Se um dia surgirem suspeitas criminais sobre o Governo (é um Governo PS, não devemos descartar a hipótese), Costa sabe que uma testemunha se pode recusar a depor contra um familiar. Por ali está safo.
Crónica

A mulher, mas qual mulher? /premium

1.777
No fundo, a “mulher” da dra. Joana do CDS não difere da “mulher” da dra. Catarina do BE. Na ânsia de se apoderarem das cabeças alheias esgadanham-se para reduzir sujeitas de carne e osso a caricaturas
Crónica

Os amigos são para as nomeações /premium

424
As reuniões do Conselho de Ministros parecem um episódio do clássico seriado Dallas com os familiares todos reunidos. A única diferença é que no rancho texano da família Ewing não havia vacas voadoras
Crónica

Fujam! É o Ranking Kong! /premium

1.698
Se for preciso, manifestam-se pelo direito de um emigrante argelino vir trabalhar para Portugal e, ao mesmo tempo, contra o direito de uma criança portuguesa ir estudar para outro código postal.
Crónica

É mais fácil sair do armário do que sair do Bloco /premium

756
A óptima notícia foi o afastamento de vários ministros do Governo de António Costa. A péssima notícia foi que Costa os substituiu logo por novos ministros, ainda mais seus amigos que os anteriores.
Pedofilia

Vade Retro, Sr. Padre! /premium

Os padres envolvidos nos casos de abusos sexuais são uma minoria. O pior é a cobertura que lhes dá o resto da hierarquia católica. A protecção dos abusadores vê-se nas penas do Tribunal Eclesiástico.
Crónica

Na Caverna da Urgência

A principal queixa do homem contemporâneo é a de uma permanente e estrutural sensação de «falta de tempo». Há uma generalização da urgência a todos os domínios da experiência e da existência moderna.
Política

As direitas a que Portugal tem direito /premium

1.589
Visto que em Portugal a direita se define por ser tudo aquilo de que a esquerda não gosta, eu defino-me por não gostar de tudo aquilo o que a esquerda é. Quanto à direita, tem dias. E tem direitas.
Crónica

Levá-los a sério? /premium

Até que ponto vale a pena levar as coisas a sério quando tudo parece uma farsa generalizada em que a classe política parece sobretudo interessada em não nos fazer o favor de se preocupar connosco?
Crónica

O regresso do Rei

Os professores acreditam que os 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço congelado hão-de sair do nevoeiro da dívida e os enfermeiros, que os 68% de aumento hão-de chegar com a maré.
Presidente da República

Onde não está Marcelo? /premium

217
O super-poder do Presidente é um ouvido tão apurado que consegue escutar a frase “Olha o passarinho” proferida em qualquer ponto do país. E quando o flash dispara é garantido que está no enquadramento
Política

Direita /premium

476
Quem poderá (ainda?) levar a sério os donos que querem sê-lo de tudo? Do regime, da democracia, do pensamento, da política, do dinheiro, da norma, da lei, dos credos, da cultura, dos costumes?
Governo

Como garantir que Portugal ficará sempre pobre /premium

5.988
Os partidos tomaram conta do Estado e já nem disfarçam. O Estado por sua vez trata de comandar tudo na sociedade, obsessivamente. Agora já só nos faltava mesmo a regionalização para o saque ser total
Partidos e Movimentos

Direita radical: a excepção portuguesa

2.270
O que é que tem impedido o advento em Portugal de um grande movimento nacionalista, populista ou de direita radical (ou, dada a cultura política acomodada e medrosa, “de direita não envergonhada”)?
Crónica

Quem roubou da nossa Caixa?

323
Será um rasto de papel e a dita incapacidade de identificar os autores das concessões danosas de crédito evidência suficiente para mostrar que esta espécie de roubo já não é crime na nossa república?
Crónica

Por uma vez, Sócrates tem razão de queixa /premium

1.792
A entrada de Armando Vara na Administração da CGD foi como a proverbial colocação da raposa a tomar conta do galinheiro. Tudo bem que já eram galinhas kamikaze, que se ofereciam à morte com volúpia.
Crónica

Falsas notícias e nobres mentiras /premium

Mentir é necessário para preservar a identidade cívica, a mentira é uma droga que deve sempre ser administrada aos governados para o seu próprio benefício – uma droga útil, porque conducente à virtude
PCP

Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate /premium

1.853
Bernardino Soares justificou as quantias pagas dizendo que estes “são os preços do mercado”. Como quem diz: “A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso".
Crónica

Se eu pudesse ver a minha avó /premium

2.290
Atrás da tela do computador, os olhos avermelhados seguem clamando por uma trégua. O céu escureceu ainda mais. Hoje não vou vê-la. Mas fecharei os olhos por alguns minutos, sem contagem regressiva.
Crónica

O Rato rebolou a rir do repto a Rui Rio /premium

2.011
Eu acho estupendo. Propinas gratuitas, livros gratuitos, transportes gratuitos, tudo gratuito para toda a gente. Por este caminho o mais provável é acabarmos a trabalhar gratuitamente para o Estado.
Crónica

Fascismo que não passará e fascismo que já passou /premium

3.201
Do que os “democratas” não gostam muito é da democracia. Gostam menos da democracia do que de Mário Machado, que usam para fingir o contrário e para servir de medida das coisas que divergem deles.
Economia

Perigo! Não leiam esta crónica! (Factos e números)

12.456
Factos: a carga fiscal em Portugal é a mais elevada de sempre e o PIB per capita coloca-nos em 15º entre os 19 estados-membros da zona euro, em 3 anos de “fim de austeridade” descemos três posições.
Maioria de Esquerda

Ainda puxo da pistola se me falam de populismo /premium

2.208
O fantasma do populismo serve hoje para justificar todas as piruetas dos políticos, mas de caminho vamos esquecendo que são os problemas que ficam por resolver que alimentam os ressentimentos radicais
Crónica

Os "influencers" ou o Portugal dos Pequeninos

414
Cristina Ferreira a Mulher mais influente do nação? Pedi, com incontida revolta, explicações. Que me foram dadas, julgo que com a paciente condescendência que se devota às pessoas achacadas pela idade
Crónica

O Programa do Marcelo /premium

170
Se em Portugal sempre tivemos razões de queixa da ingerência dos governos na programação do canal público, agora temos um Presidente que se intromete na programação dos canais privados. Refrescante.
País

D de desmazelo /premium

229
Se alguém procedesse à contabilidade dos estragos de dimensão nacional pelo “deixa andar–esqueci-me–tanto faz–logo se vê–espera-se um bocadinho–não há-de ser nada”, chegaria a resultados devastadores.
Família

Em 2019 gaste mais tempo com seus pais /premium

6.349
As pessoas, cada vez mais focadas nos seus projetos - de beleza, de imagem, de status - ficam, a cada dia, mais egoístas. São elas e suas prioridade. O resto vem depois. Sucede que o resto são pessoas
Política

Viver sem ideias /premium

258
Nenhum regime é apenas o que existe e como tal pode ser descrito. É também o que os seus líderes propõem, as expectativas e a confiança que as suas ideias são capazes de gerar.
Liberdade de Expressão

Pode-se dizer alguma coisa em 2019? /premium

Sobretudo ler bons livros, História e ficção. Podem não ter nada a ver com problemas concretos, mas são como a matemática: dão alicerces intelectuais sem os quais mais vale fechar a conta do facebook.
Crónica

PCP, BE e Trump: separados à nascença /premium

644
Vai ser engraçado ver PCP e BE passarem o ano a fazerem o número do partido que quer voltar a conquistar o seu eleitorado depois de se ter enrolado com outros partidos que os seus eleitores odeiam.
Protestos

O ano do Processo de Degradação em Curso (PDC) /premium

664
No PREC os amanhãs cantavam. No PDC os amanhãs só querem voltar a ser ontens. No PDC, o "Capital" deu lugar ao "Ó Tempo Volta Para Trás/ traz-me tudo o que perdi" e assim "repor" é palavra de ordem.
António Costa

Portugal é uma notícia falsa /premium

2.730
Se, conforme proclama o Indicador Supremo da Felicidade, os portugueses gastaram mais dinheiro no Natal, não é virtude de Costa, mas defeito dos portugueses. E todos sabem que não nos restam muitos.
Crónica

O ano 2019 /premium

Vamos, pois, continuar a imaginar as mesmas coisas, mesmo que em perfeito divórcio da realidade. Não dá trabalho e não traz chatices. O resto é pouco importante. 2019 vai ser a cara chapada de 2018.
Crónica

Se não for pedir muito para 2019 /premium

Podemos prometer violência – ou defender ideias que geram ressentimentos e divisões. Ou podemos exigir moderação e capacidade de consenso. Neste momento temos a responsabilidade de escolher.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)