A Inditex, a empresa multinacional espanhola que possui a marca Zara, criou uns dispositivos que permitem conhecer o vestuário ao pormenor através de identificação por radiofrequência, desde que saem da fábrica até a compra final em loja.

Este novo sistema é incutido num chip nos alarmes das peças de roupa. Estes contêm todas as informações sobre o produto que permite à empresa saber onde estão os seus milhares de produtos para venda.

O dispositivo, que é colocado nas fábricas assim que cada peça é finalizada, oferece informações precisas sobre cada peça como o modelo, a cor ou o tamanho, bem como em que loja se encontra ou quantos exemplares há em stock, tornando o processo de compra e venda mais rápido e eficiente. Isto ajuda a empresa a conhecer tudo o que entra e sai da loja, os detalhes de cada peça vendida ou sucesso das peças no mercado.

Este sistema foi implementado na marca Zara mas a empresa quer colocar esta tecnologia no resto das marcas do grupo, como a Massimo Dutti, a Bershka e a Pull and Bear. A Inditex já investiu mais de mil milhões de euros nos últimos quatro anos só em tecnologia.

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