O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português, Manuel Heitor, desloca-se esta segunda-feira aos Estados Unidos da América, onde permanecerá até sexta-feira, anunciou o ministério.

O ministro Manuel Heitor fará esta visita, dedicada “às áreas do espaço, da energia, das tecnologias de informação e computação científica, e da ciência urbana”, acompanhado pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, refere um comunicado divulgado pelo ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Durante a deslocação, Manuel Heitor irá reunir-se, em Washington, com o Secretário da Energia norte-americano, Ernest Moniz, com o Office for Science and Technology Policy (Gabinete para a política de ciência e tecnologia), com a administração da NASA, agência espacial norte-americana, e com a direção da National Science Foundation.

O ministro e o presidente da FCT participarão também “num encontro conjunto com a National Academy of Sciences, a National Academy of Engineering e a National Academy of Medicine”.

Enquanto estiverem nos Estados Unidos, os dois responsáveis irão visitar igualmente a Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, “onde discutirão a evolução do Programa Carnegie Mellon Portugal”, o Center for Urban Science & Progress, a University of New York e o Institute of International Education.

Em fevereiro, em declarações à Lusa, o titular da Ciência disse estar “a abrir o diálogo com os Estados Unidos, no sentido de reforçar as atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, combinado com o envolvimento empresarial na área do espaço”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR