Falaram na mesma sala, sentados e com mensagens importantes para os portugueses. Mas tudo o resto foi muito diferente. Marcelo Rebelo de Sousa está a adotar um estilo próprio que o afasta do antigo Presidente Cavaco Silva e a maneira como se apresentou na sua primeira comunicação ao país comprovou esta vontade de afirmação do antigo professor catedrático.
A intenção de Marcelo Rebelo de Sousa foi simplificar e descodificar a importância do Orçamento para todos os portugueses. Os detalhes, desde a escolha da sala, à mesa onde se sentou e o facto de permanecer sentado, foram opções do Presidente.
[Faça deslizar a linha e repare nos pormenores diferentes entre Cavaco Silva – a fotografia foi tirada quando se dirigiu ao país para falar sobre as eleições europeias em maio de 2014 – e Marcelo Rebelo de Sousa.]
Parecem salas diferentes, mas o espaço é o mesmo. Os dois chefes de Estado falaram na Sala de Audiências do Presidente, ou Gabinete do Presidente, onde é recebido semanalmente o primeiro-ministro. No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa optou por falar numa mesa redonda, evitando manter-se à secretária e com uma escrivaninha como pano de fundo.
Esta não foi sempre a sala utilizada por Cavaco Silva para se dirigir ao país. O antigo Presidente usou também a Sala dos Embaixadores. Cavaco Silva também alternava entre ficar de pé, num palanque com o escudo da República, ou falar sentado. Marcelo Rebelo de Sousa optou por ficar sentado já que falar em pé assinala circunstâncias de maior solenidade.
O antigo professor optou também por um estilo mais informal e expressivo, agitando as mãos e sorrindo durante a sua comunicação, enquanto Cavaco Silva preferia um tom menos dinâmico e, normalmente, não mexia as mãos durante as suas intervenções. O ambiente criado para as duas comunicações também difere, já que Cavaco Silva preferia cenários mais rígidos, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa, falando à tarde e fora da mesa de trabalho, conferiu um aspeto menos formal à mensagem sobre o Orçamento.
Outra diferença são as bandeiras que aparecem ao lado dos dois Presidentes. A bandeira bordada a fio dourado é a que se encontra habitualmente junto à mesa redonda, segundo apurou o Observador. Junto à secretária que está na mesma sala e de onde Cavaco Silva falou em 2014, também estão habitualmente duas bandeiras, a de Portugal e da União Europeia — embora tenha falado também apenas com a bandeira de Portugal.
Veja nesta fotogaleria a planta do Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa falou na Sala de Audiências do Presidente, ou Gabinete do Presidente.]