Está quase a começar a 7ª edição do Rock in Rio Lisboa. A passar a marca dos 30 anos, o Rock in Rio selecionou 30 bandas para preencher os alinhamentos dos dois palcos principais do evento. De um lado temos o Palco Mundo a receber os artistas consagrados, do outro o Palco Vodafone, com um ângulo completamente diferente. Ao contrário do que acontece na maioria dos festivais de música, o patrocinador oficial do evento tem uma palavra a dizer sobre a escolha dos artistas a que se associa.

A música é um fator fundamental no posicionamento da marca Vodafone, que persegue uma linguagem alternativa e aspiradora, por isso houve muito cuidado na seleção dos artistas do alinhamento do segundo palco do festival — é uma posição a que apenas se associa o tamanho do estrado, porque a importância da música não se mede por esta régua. Escolhidas a dedo pela equipa da Vodafone FM — Pedro Moreira Dias, Joaquim Quadros e Manuel Cabral — vão ser 15 as bandas a abrir a tarde e a dar música até à hora de jantar, todas a partilhar um denominador comum (ainda que indiretamente): o espírito do rock.

Ao contrário dos artistas que vão pisar o palco principal, mais virados para as massas (no bom sentido do termo), a curadoria do palco Vodafone procurou construir um alinhamento virado para o espetro indie rock (rock independente ou alternativo), que contará com a presença de cinco cabeças de cartaz com credenciais bem escritas, mas a prestar particular atenção aos nomes emergentes da música nacional. Contas feitas, será a maioria, 10 artistas portugueses que não ficam nada atrás do melhor que se faz lá fora.

Fomos falar com Pedro Moreira Dias, a voz das manhãs da Vodafone FM, para conhecer em detalhe a ambição da equipa que escolheu o cartaz do palco alternativo. Ficámos a saber como se escolhem as bandas, os critérios do alinhamento e quais as dificuldades e limitações. E também a importância de um evento de massas para uma rádio de nicho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi uma conversa informal e desprendida que, por ter decorrido no estúdio da rádio, tem no som a melhor ilustração.

https://soundcloud.com/observadorpt/pedro-moreira-dias-18mai

Pedro Moreira Dias e Joaquim Quadros vão estar em direto numa emissão especial durante os cinco dias do Rock in Rio. O Palco Vodafone também é deles.

Consulte o cartaz aqui.