456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vodafone

Proteção de Dados

Vodafone garante que vai eliminar metadados

A Vodafone garantiu que vai respeitar a ordem da Comissão Nacional de Proteção de Dados para a eliminação dos dados pessoais conservados ao abrigo da lei 32/2008.
Emirados Árabes Unidos

Operadora dos Emirados compra parte da Vodafone

A operadora de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos Etisalat anunciou a compra de 9,8% das ações da britânica Vodafone por cerca de 4.220 milhões de euros.
Crime Informático

Vodafone: "Foram atacados os portugueses todos"

Assumindo o ciberataque à Vodafone "foi o pior momento" da sua vida profissional, o presidente executivo, Mário Vaz, consider que, na verdade, foram os "portugueses todos" que foram atacados.
Noticiário

21h. Gás. Mecanismo ibérico vai poupar 18%

Contas divulgadas pelo ministro do Ambiente durante a discussão na especialidade do OE para 2022. Ainda neste jornal, o ciberataque contra a Vodafone pode repetir-se com outras operadoras.
Crime Informático

Ciberataque. Lapsus$ ameaça revelar informações

“O que ‘vazar’ primeiro?”, perguntou o grupo Lapsus$ ameaçando revelar informação dos grupos Impresa, Vodafone Portugal e da T-Mobile, que foram alvo de ciberataques.
Pirataria informática

"Outras empresas foram atacadas e não se soube"

Impresa, Cofina, Vodafone e Germano de Sousa. O que têm estas empresas em comum? São clientes da Claranet. Em entrevista, o líder deixa o aviso: pode acontecer a qualquer um.
Noticiário

18h. Vodafone está de regresso à normalidade

A operadora anuncia que a rede está agora estabilizada. Ainda neste jornal, o plano do ataque à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, agendado para hoje.
Vodafone

Vodafone diz que serviços voltaram "à normalidade"

Em comunicado, a operadora de telecomunicações afirma "que possam vir a verificar-se situações de instabilidade pontual, a rede encontra-se estabilizada", mas não fala sobre eventuais ressarcimentos.
Pirataria informática

Cloudflare diz que volume de ciberataques é normal

A empresa de cibersegurança tem uma plataforma na qual mostra o volume de ataques informáticos dirigidos a Portugal e afirma que, apesar das notícias, o último mês não foi atípico nesta área.
Segurança Informática

Ex-coordenador da Cibersegurança: "Não há meios"

Pedro Veiga, antigo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, diz que o ataque à Vodafone não será igual aos ataques que todos os dias acontecem. Académico critica investimento na área.
Noticiário

8h. Ataque na UL com imitações? PJ reconhece risco

Vice-presidente do Observatório de Segurança Interna admite que divulgação do caso pela PJ aumenta risco de novas tentativas. E ainda, serviços essenciais da Vodafone já estão disponíveis.
Segurança Informática

Vodafone: "Todos os dias somos objeto de ataques"

Mário Vaz, presidente da Vodafone, admitiu à SIC que todos os dias é alvo de ataques, mas na segunda-feira conseguiram deitar abaixo a rede. "Estamos muito próximos" da reposição de todos os serviços.
Noticiário

18h. Van Dunem preocupada com ataques informáticos

Ainda assim, a ministra considera que o país não está demasiado exposto a este tipo de situações. Ainda neste jornal, PCP considera que a Iniciativa Liberal não deve mudar de lugar no Parlamento.
Resposta Pronta

Vodafone. "20% dos empresários com problemas"

União das Associações de Comércio e Serviços de Lisboa explica que comunicações e métodos de pagamento online continuam em baixo. Apoio? "Para já não será necessário".
Noticiário

10h. Vodafone. Prejuizos em 20% das empresas

15 a 20% das empresas da capital ainda não conseguiram retomar as comunicações, nem os métodos de pagamento online. Diminuem queixas de clientes. Polémica entre PS e PSD sobre votação no estrangeiro.
Noticiário

9h. Governo violou Constituição ao isolar turmas

Constitucionalista Raquel Brízida Castro fala em medidas inconstitucionais. Empresas continuam a ser afetadas pela queda dos serviços da Vodafone. Fenprof denuncia precariedade entre professores.
Noticiário

8h. Governo volta a falhar contas do SIRESP

Depois do ataque à Vodafone, muitas estruturas recorreram ao SIRESP, mas o Governo não tem as contas em dia. Carta aberta pede a Costa que não crie um "ministério titânico" da educação.
Vodafone

Vodafone. Impacto "em fase final de resolução"

Operadora afirma que número de clientes afetados "é já bastante residual" e anuncia que criou "mais ferramentas de serviço de apoio ao cliente". Rede também está "praticamente assegurada".
Noticiário

7h. Ataque à Vodafone. Ainda há constrangimentos

Operadora revela que já foram restabelecidos alguns canais do serviço de apoio a clientes, mas com muita instabilidade. E, Ministério da Administração Interna voltou a falhar nos prazos do SIRESP.
Vodafone

Fatura da Vodafone pode ter corte no final do mês

As dúvidas jurídicas sobre a responsabilidade da Vodafone adensam-se passado mais de 48 horas sobre o ciberataque. Ainda assim juristas afirmam ser cedo para assumir que haverá ressarcimentos.
Segurança Informática

Ataque à Vodafone: "Podem espiá-lo através da TV"

Pedro Ribeiro, especialista em cibersegurança, vencedor de uma das maiores competições de hacking, diz que em Portugal não há investimento na área e que ataque à Vodafone poderá ter sido "negligência"
Noticiário

19h. Vodafone. Serviços continuam afetados

A prioridade hoje foi estabilizar a rede e recuperar o serviço de voz fixa. Ainda neste jornal, as duvidas da constitucionalista Teresa Violante sobre os recurso para o TC prometido por Ventura.
Noticiário

17h. Chega promete recorrer para o Constitucional

André Ventura considera que o partido está a ser alvo de um boicote do Parlamento. Ainda neste jornal, os clientes da Vodafone afetados pelo ataque informático à operadora podem ficar num vazio legal.
Noticiário

16h. Clientes da Vodafone queixam-se à DECO

O principal conselho passar por documentar todas as falhas do serviço. Ainda neste jornal, o arquivamento do inquérito à morte da criança de 6 anos no Hospital Santa Maria.
Crime Informático

Vodafone tem de pagar? Pode haver vazio legal

Deco, associação de defesa dos direitos dos consumidores, alerta que se se provar que foi ciberataque a Vodafone pode não ter de compensar os clientes. Mas vai aconselhando comunicação de anomalias.
Resposta Pronta

Vodafone. Que direitos têm os clientes?

Ainda são muitas as dúvidas em torno do ataque à Vodafone, mas a DECO tem um conselho para os clientes: é preciso reportar à operadora todas as falhas do serviço.
Vodafone

Vodafone. CNPD notificada sobre violação de dados

A Comissão Nacional de Proteção de Dados confirmou que a Vodafone notificou esta entidade devido ao ataque informático de que foi alvo. Operador diz que notificação não é referente a clientes.
Vodafone

Contactos novos não estão ligados a ciberataque

Após vários relatos de clientes que associaram um endereço da Vodafone na lista de contactos ao ciberataque que a empresa sofreu, a operadora esclarece: "Não está relacionado", já tinha sido criado.
Noticiário

10h. Vodafone está a "trabalhar numa atualização"

Não se sabe quando serviços da operadora vão ficar novamente operacionais. E ainda, surto de Covid-19 no Centro Hospitalar Universitário do Algarve está a causar dificuldades na urgência pediátrica.
Noticiário

9h. Algarve. Surto dificulta urgência pediátrica

100 profissionais de saúde estão infetados no Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Serviços da Vodafone continuam afetados. Pais querem mais ajuda nas despesas com a educação.
Crime Informático

Serviços da Vodafone continuam afetados

Televisão, telefones e internet continuam com constrangimentos na sequência do ataque informático à Vodafone, apesar dos esforços da empresa para recuperar os serviços.
Noticiário

8h. FC Porto e jogadores lesaram fisco em 20ME

Jorge Mendes está a ser investigado no processo de desvio de fundos do Porto, é o que revela uma investigação Observador. E ainda, serviços da Vodafone continuam afetados depois de ciberataque.
Noticiário

7h. Ciberataque Vodafone. Serviços ainda afetados

PJ confirma que ciberataque está a ser tratado como um único crime, mas não são conhecidas motivações. E, António Costa começa a receber representantes da sociedade civil para discutir legislatura.
Noticiário

3h. Técnicos acusam INEM de mentir

Conselho diretivo do INEM garante que o ciberataque à Vodafone não interferiu nas chamadas de emergência, mas sindicato desmente essa informação. E o FC Porto é suspeito de ter fugido ao Fisco.
Noticiário

2h. Adele vence três BRIT Awards

Cantora arrecadou prémios de Artista do Ano, Álbum do ano e Canção do Ano. E a PJ está a trabalhar com as secretas no âmbito do ataque informático à Vodafone.
Noticiário

1h. CML vai ajudar Acadmeia em risco de despejo

Se não for encontrada uma solução até ao final de 2023, a autarquia vai encontrar uma alternativa. E a PJ está a contar com o apoio das Secretas na investigação do ataque informático à Vodafone.
Pirataria informática

O que se sabe sobre o ataque à Vodafone Portugal

Quando é que os serviços voltam? O que está a ser feito? As autoridades estão envolvidas? A Vodafone não diz o quê? Em 9 respostas, contamos o que precisa de saber sobre o ataque que parou Portugal?
Noticiário

23h. FC Porto terá fugido ao fisco em 20 milhões 

Entre os principais beneficiários estarão os jogadores Danilo Pereira, Iker Casillas e Mangala. Ainda neste jornal, o serviço 4G da Vodafone está a ser restabelecido.
Noticiário

22h. Vodafone. Ciberataque pode não ser inocente

O professor explica que a situação que afetou os sistemas da Vodafone pode ter outras intenções. Ainda neste jornal, as perspetivas do Ministro do Ambiente de aumento do nível de água nas albufeiras.
Noticiário

21h. Vodafone. PJ está a trabalhar com as Secretas

A informação foi avançada pelo diretor do departamento de cibersegurança da PJ. Ainda neste jornal, as palavras de Abel Ferreira após conseguir lugar na final do Mundial de Clubes
Noticiário

20h. Vodafone. PJ pede cooperação internacional 

A PJ já está a recolher informações junto das autoridades de outros países. Ainda neste jornal, o PSD contesta junto da CNE a validação de votos de emigrantes sem terem a cópia do Cartão de Cidadão.
Vodafone

Vodafone. PJ trabalha com secretas

Em conferência de imprensa, o diretor do departamento de cibersegurança da Judiciária garante que a Vodafone foi o único alvo.
Crime Informático

"Empresas não podem garantir que não são atacadas"

Responsável da empresa de cibersegurança S21sec diz que os ciberataques são cada vez mais sofisticados e nem as empresas que mais investem ficam blindadas. Ataques não são diários, mas "ao segundo".
Noticiário

19h. Vodafone. Serviço 4G a ser restabelecido

Polícia Judiciária vai prestar esclarecimentos sobre o caso às 20h, em conferência de imprensa. Ainda neste jornal, Professor José Tribolé afirma que ataque à empresa pode não ser inocente.
Justiça

Ataque Vodafone. PJ pede cooperação internacional

Investigação foi aberta assim que surgiram notícias. PJ anunciou uma conferência de imprensa para as 20h desta terça-feira, onde prestará mais esclarecimentos sobre o caso. Não houve mais ataques.
Semáforo Político

Vodafone. "Um ataque de uma potência estrangeira"

José Tribolet, professor catedrático de Sistemas de Informação do IST, afirma que se trata de "um ataque com o poder de um Estado por trás". Diz ainda que falta investir no cibercombate em Portugal.
Noticiário

18h. Relatório já alertava para perigo de ataques 

Nesta edição, o alerta do Relatório Anual de Segurança Interna para o acesso a "informação classificada com valor político e económico". E ainda, os 20 anos do Alqueva.
Noticiário

17h. Marcelo dá posse ao Governo dia 23

Nesta edição, Marcelo Rebelo de Sousa vai dar posse ao novo executivo de António Costa dia 23. E ainda, Vodafone admite centrais destruídas "de forma intencional"
Noticiário

16h. Vodafone. Vários serviços públicos afetados

Nesta edição, as várias queixas de falhas nos serviços devido ao ataque à Vodafone. E ainda, os nomeados para os Óscares deste ano.
Resposta Pronta

Vodafone. "Um ataque muitíssimo bem orquestrado"

Sobre o ciberataque da Vodafone, Manuel Coelho Dias, consultor sénior de cibersegurança, explica que se deve tratar de "um ataque à rede que afeta a disponibilidade do serviço e não dos dados".
Vodafone

PJ está a investigar ataque informático à Vodafone

Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária está a investigar o ataque de que a Vodafone foi vítima e perturbou o funcionamento de vários serviços.
Vodafone

Vodafone. Tudo o que parou ou está com problemas

Depois de a Vodafone ter sido alvo de um “ato terrorista e criminoso”, vários setores viram o seu regular funcionamento afetado: multibancos, bombeiros e hospitais. Quais os problemas e onde?
Noticiário

12h. PJ a investigar ciberataque à Vodafone

Neste jornal, o ataque informático de que foi alvo a Vodafone Portugal está a ser investigado pela unidade de cibercrime da PJ. E o Ministério Público pede 10 anos de prisão para Ricardo Salgado.
Crime Informático

Vodafone vítima de "ato terrorista e criminoso"

"Estamos a refazer tudo aquilo que nos foi desfeito", diz Mário Vaz, presidente da Vodafone Portugal, prevendo a estabilização do serviço de dados móveis esta tarde – "com elevado grau de incerteza".
Vodafone

Serviços da Vodafone em "recuperação progressiva" 

A resolução do problema é "prioridade de todas as equipas envolvidas". A empresa admitiu que as falhas técnicas estavam a ter impacto numa "percentagem significativa de clientes".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.