Eurostat

Inflação

Portugal com taxa de inflação mais baixa da UE

Gabinete estatístico da UE mostra que taxa de inflação anual verificada em julho em Portugal foi de -0,7%. Na lista, seguem-se Chipre e Itália. Média da UE fixou-se em 1,4% neste período.
Casas

Preço das casas em Portugal subiu o dobro da UE

2.096
Entre 2013 e 2018, os imóveis em Portugal encareceram 38,6%, enquanto que no conjunto da União Europeia o aumento médio foi de 18,6%, quase metade do registado em Portugal.
Eurostat

Portugal. Consumo e riqueza abaixo da média da UE

O consumo em Portugal no ano passado foi de 82% em relação à média comunitária, enquanto o PIB 'per capita' ficou em 76% face a toda a União. Ficando em ambos os casos a meio da tabela.
Ambiente

Emissões europeias de CO2 caíram e Portugal lidera

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, as emissões de dióxido de carbono na Europa caíram em 2018, face a 2017. A média baixou 2,5%, com Portugal a liderar a descida de emissões de CO2.
Eurostat

Portugal reduz em 9% emissões de CO2 em 2018

Portugal lidera a tabela dos números divulgados pelo Eurostat, com uma quebra de 9% das emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis fósseis. A UE regista uma redução de 2,6%.
Eurostat

Portugal com 2.ª maior subida nas vendas a retalho

O volume de vendas a retalho manteve-se estável na zona euro e avançou 0,3% na UE. Face a fevereiro, Portugal teve a segunda maior subida nas vendas a retalho com 1,2%, depois da Lituânia com 1,7%.
Eurostat

UE. Desemprego diminui e economia cresce  

Na UE o desemprego diminuiu para os 6,4%, um novo valor mínimo desde janeiro de 2000 e a economia na zona euro cresceu 1,2% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos.
Eurostat

Pedidos de asilo de menores diminuem 1/3 na UE 

Em 2018, a maioria dos menores não acompanhados que pediram asilo era do sexo masculino, tinha entre os 16 e os 17 anos e vinha do Afeganistão, Eritreia, Paquistão, Síria, Guiné ou Iraque.
Défice

PIB. Portugal registou défice de 1,2%

Portugal ficou acima da média da União Europeia e da zona euro. O défice de 1,2%, relativo a outubro, novembro e dezembro, é inferior aos 1,6% registados no período homólogo de 2017.
Economia

Portugal com 4.ª menor subida do custo salarial

Custo da mão-de-obra em Portugal sobe, mas é a menor subida do ranking. Subiu uma média de 14 para 14,2 euros, a quarta menor percentagem.
Eurostat

Menos de metade dos portugueses sentiu-se saudável

Apenas 48,9% dos portugueses disseram estar saudáveis em 2017. Foram mais os homens (54,%) do que as mulheres (44,4%) com mais de 16 anos que afirmaram estar bem, ou muito bem, de saúde.
Eurostat

UE. Portugal é o 2.º país onde mais se come fruta

709
De acordo com os dados do Eurostat, 81% dos portugueses consumiu fruta todos os dias em 2017, sendo ultrapassados por Itália. Relativamente aos legumes, Portugal está em 4º lugar dos países da UE.
Desemprego

Desemprego recua em fevereiro na zona euro e UE 

Portugal registou em fevereiro uma taxa de desemprego de 6,3%, abaixo dos 7,6% homólogos. As taxas de desemprego mais baixas foram observadas na República Checa, Alemanha e Holanda.
Trabalho

Custo do trabalho. Portugal com 3.º maior aumento

Nos últimos três meses de 2018, as maiores subidas homólogas do custo horário da mão-de-obra registaram-se na Roménia (13,1%), na Letónia (11,8%)e em Portugal (10,3%). A maior quebra foi em Malta.
Eurostat

Excedente da balança comercial cai na zona euro

As exportações da zona euro para o resto do mundo chegaram aos 2.277,6 mil milhões de euros, já as importações fixaram-se nos 2.084,2 mil milhões de euros, divulgou o Eurostat.
Eurostat

Portugal com 4ª menor taxa de inflação da UE

A taxa anual de inflação acelerou, em fevereiro,1,5% na zona euro e 1,6% na UE. Em Portugal foi para os 0,9%. Os países com taxas anuais mais fracas são Irlanda, Croácia, Chipre e Croácia.
Eurostat

Pedidos de asilo recuam na UE e sobem em Portugal

Em 2018 foram apresentados 580.845 novos pedidos de asilo na UE, tendo o número recuado 11% face ao ano anterior. Já em Portugal, verifico-se uma tendência inversa com 1.240 pedidos (+22%).
Aborto

Número de abortos ao nível mais baixo desde 2007

646
Maior queda nas interrupções voluntárias da gravidez foi entre as mulheres mais jovens. Ao todo, em 2017, foram mais de 15 mil os abortos realizados e a maioria por mulheres que já eram mães.
Eurostat

Produção Industrial. Portugal com 4.ª maior quebra

A produção industrial recuou, em janeiro e em termos homólogos, 1,1% na zona euro e 0,4% na União Europeia. Em comparação com janeiro de 2018, as maiores quebras no indicador registaram-se na Irlanda.
Eurostat

Portugal com 6.º menor indicador de fecundidade

Portugal apresentava, em 2017, um indicador de fecundidade de 1,38 nascimentos por mulher. O país tem também a sexta maior taxa de mulheres que são mães pela primeira vez depois dos 40 anos (4,3%).
Eurostat

Eurostat revê em baixa crescimento da zona euro

A economia da zona euro cresceu, em 2018, 1,8% e a da UE cresceu 1,9%, divulgou o Eurostat. A Letónia (5,6%) foi o país cuja economia mais cresceu no 4º trimestre de 2018 em termos homólogos.
Eurostat

Mulheres no Governo superam média da UE

129
A proporção de mulheres no Governo e no parlamento português supera os 36%. Portugal tem o sexto valor mais alto de assentos de mulheres no parlamento entre os 28 Estados-membros, a par da Dinamarca.
Eurostat

Preços na produção industrial aumentam 3% 

As maiores subidas dos preços na produção industrial foram registadas na Estónia (7,4%), Dinamarca (6,8%), Letónia (6,2%) e Chipre (6,1%). Em Portugal, os preços na produção industrial subiram 1,6%.
Desemprego

UE. Desemprego na UE cai para valores mais baixos

A taxa de desemprego foi de 7,8% no primeiro mês do ano, estável face a dezembro. Em Portugal, a taxa de desemprego foi de 6,7%, uma subida de uma décima na variação mensal face a dezembro.
Eurostat

Energia renovável. Portugal longe de objetivo

Portugal ocupa o 2ª lugar de um grupo de seis países com fontes renováveis entre os 20% e os 30% em 2017, estando ainda longe da meta nacional (31%) e ligeiramente abaixo do ano anterior.
Eurostat

Europa cresceu ao ritmo mais baixo desde 2013

Segundo o Eurostat, o PIB da zona euro cresceu, entre outubro e dezembro de 2018, 1,2% em termos homólogos, um ritmo menor do que o de 1,6% registado no terceiro trimestre. Itália em recessão.
Computadores

Menos de metade dos trabalhadores com computador

Em 2017, a média dos países da UE em 2017 era de 56%, enquanto em Portugal atingia os 42%, diz o Eurostat.
Eurostat

Portugal é o 2º país da UE com mais engenheiros

311
Comparativamente com a UE, Portugal apresenta uma taxa de licenciados em engenheira de 21%, apenas ultrapassada pela Alemanha (22%). Só no país, as engenharias representaram 15% dos formados (15.545).
Banca

Portugal injetou 13,4 mil milhões na banca

121
A maior injeção de capital português em instituições financeiras foi de 4,938 mil milhões, em 2014, coincidindo com a intervenção estatal no antigo BES. A segunda deu-se na recapitalização da CGD.
Turismo

Dormidas turísticas sobem 1,7% em Portugal

De acordo com dados divulgados do Eurostat, cerca de 73,3 milhões de pessoas passaram a noite em alojamentos turísticos em Portugal no ano passado. Mais de metade (67%) foram não residentes no país.
Eurostat

Portugal com o segundo maior excedente da UE

134
Números do Eurostat dizem respeito apenas aos três meses entre julho e setembro, mas Portugal iguala a Bulgária e fica apenas atrás de Malta.
Habitação e Urbanismo

Preço das casas sobe o dobro da média da zona euro

Em Portugal o aumento foi de 8.5%. Os maiores aumentos registaram-se na Eslovénia (15,1%), na Holanda (10,2%) e na Irlanda (9,1%), segundo os dados do Eurostat.
Eurostat

Desemprego recua em outubro na zona euro

A taxa de desemprego recuou, em outubro, na zona euro e na União Europeia, com Portugal a registar a 4ª quebra homóloga. A Reública Checa e a Alemanha são os países da UE que registam a menor taxa.
Economia

Carga fiscal em Portugal subiu no ano passado

As receitas fiscais e contribuições sociais representaram 36,9% do produto interno bruto português. O peso está abaixo da média da União Europeia, mas subiu em relação ao ano anterior.
Economia

Eurostat revê em baixa dívida portuguesa de 2017

Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia em 2017, apesar de o Eurostat a ter revisto esta segunda-feira para 124,8% do PIB.
Eurostat

Crescimento da economia europeia abranda para 2,1%

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram 2,1% no segundo trimestre, abrandando o ritmo face aos primeiros três meses do ano. Portugal ficou acima da média (2,3%).
Comércio

Portugal com 2.ª maior quebra nas vendas a retalho

As vendas a retalho em julho progrediram em termos homólogos na zona euro e na União Europeia, mas recuaram nos países da moeda única face a junho, registando Portugal a segunda maior quebra mensal.
Desemprego

UE. Portugal tem 3.ª maior quebra de desemprego

A taxa de desemprego homóloga recuou em julho para os 8,2% na zona euro e para os 6,8% na União Europeia, tendo Portugal registado a terceira maior diminuição face a julho de 2017.
União Europeia

Portugal é pais com mais trocas com Brasil

Portugal foi o Estado-membro da União Europeia que teve em 2017 mais trocas comerciais com o Brasil em termos relativos.
Eurostat

2,8 milhões encontraram emprego no 1.º trimestre

Entre aqueles que tinham emprego no último trimestre de 2017, 2,6 milhões tornaram-se desempregados e 3,8 milhões (2,1%) passaram para a inatividade económica.
Comércio

UE. Excedente da balança comercial cai em junho

Os dados sobre o comércio internacional de bens esta quinta-feira publicados pelo Eurostat revelam que as exportações da zona euro para o resto do mundo atingiram 198,6 mil milhões de euros.
União Europeia

País. 53% dos bebés nasceram fora do casamento

Portugal foi, em 2016, um dos oitos Estados-Membros da União Europeia onde a percentagem de bebés nascidos "fora do casamento" foi superior à daqueles cujos pais são casados, revelou o Eurostat.
Comércio

Vendas a retalho recuam 1,2% em Portugal

As vendas a retalho cresceram em junho 0,3% na zona euro, mantendo-se estáveis na União Europeia (UE) face a maio, com o indicador a recuar 1,2% em Portugal, segundo o Eurostat.
Inflação

Inflação da zona euro sobe para 2,1% em julho

A taxa de inflação da zona euro subiu para os 2,1% em julho, face aos 2,0% de junho, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Economia

Crescimento económico na UE e zona euro abrandou

O crescimento da economia da zona euro abrandou, em termos homólogos, no segundo trimestre, para os 2,1%, e o da União Europeia para os 2,2%, segundo uma estimativa rápida divulgada pelo Eurostat.
Eurostat

Rendimento das famílias na zona euro sobe 0,1%

No que respeita ao conjunto da União Europeia, o indicador recuou 0,1% entre janeiro e março de 2018, depois de no período homólogo ter caído 0,3% e de ter subido 0,6% no último trimestre de 2017.
Dívida Pública

Portugal com terceira maior dívida pública da UE

A dívida pública fixou-se nos 86,8% do PIB na zona euro e nos 81,6% na União Europeia, no primeiro trimestre, com Portugal a manter a terceira maior (126,4%).
União Europeia

Taxa de jovens "nem-nem" recua na União Europeia

A percentagem de jovens que não trabalham nem estudam recuou, no primeiro trimestre, para o valor de há dez anos na União Europeia, com a zona euro e Portugal a acompanharem a tendência.
Produção Industrial

Portugal. Produção industrial recua em maio

A produção industrial aumentou, em maio, 2,4% na zona euro e na União Europeia face ao mesmo mês de 2017, com Portugal a registar o terceiro recuo homólogo e o segundo em cadeia, divulga o Eurostat.
Eurostat

Portugal. 4ª maior subida de preços na habitação

Portugal teve, nos primeiros três meses do ano, a quarta subida homóloga do índice dos preços da habitação na União Europeia e a terceira face ao quarto trimestre de 2017, segundo o Eurostat.
Eurostat

Portugal com 2ª menor taxa de oferta de emprego

Portugal registou a segunda menor taxa de ofertas de emprego (0,9%) no primeiro trimestre, menos de metade da média da zona euro (2,1%) e da União Europeia (UE 2,2%), segundo o Eurostat.
Eurostat

Inflação sobe em maio na zona euro e UE

Na zona euro a taxa de inflação anual subiu para 1,9%, enquanto na União Europeia aumentou para 2,0%. As taxas de inflação anual mais baixas foram registadas na Irlanda e Grécia.
Eurostat

UE. Portugal com terceira maior subida no emprego

Portugal registou, no primeiro trimestre do ano e face ao anterior, a terceira maior subida da taxa de emprego da União Europeia (UE), tendo o indicador subido nos 28 e na zona euro.
País

Portugal continua com o gás mais caro da UE

633
Portugal manteve, em 2017, os preços mais elevados da União Europeia no gás e o segundo lugar no preço da eletricidade, em termos de paridade do poder de compra, segundo o Eurostat.
Energia

Portugal tem a energia mais cara da Europa

1.707
O relatório do Eurostat relativo ao primeiro semestre concluiu que Portugal tem a energia mais cara da Europa face ao nível de vida. O preço real da eletricidade só é mais alto na Alemanha.
Jovens

UE. Jovens portugueses saem de casa mais tarde

180
Os jovens portugueses só deixam de viver em casa dos pais por volta dos 29,2 anos de idade, em média, o que constitui o sétimo valor mais elevado da União Europeia (UE), revela o Eurostat.
União Europeia

Vendas a retalho subiram no mês de março

Portugal teve, em março, a segunda maior subida mensal (1,8%) no volume das vendas de comércio a retalho, que aumentou na zona euro e recuou na União Europeia (UE) face a fevereiro.
Desemprego

Desemprego. Portugal com 4.º maior recuo em março

Portugal registou, em março, a quarta maior quebra percentual na taxa de desemprego homóloga -- de 9,7% para 7,4%. Na zona euro, a taxa de desemprego recuou, em março, para os 8,5%.
Indústria

Portugal com quebra mensal na produção industrial

Portugal registou a terceira maior quebra mensal na produção industrial em fevereiro, acima do recuo registado quer na zona euro, quer na União Europeia, segundo divulga o Eurostat.
Habitação e Urbanismo

Portugal subiu preços da habitação

Portugal registou a segunda maior subida homóloga dos preços da habitação (10,5%) no quarto trimestre do 2017, tendo estes aumentado mais do dobro do que na zona euro e na União Europeia.
País

Portugal. Custo da mão-de-obra sobe 3% em 2017

O custo horário da mão-de-obra em Portugal subiu 3% entre 2016 e 2017, para os 14,1 euros, mas permanece bastante abaixo da média europeia, sendo o sexto mais baixo da zona euro.
Saúde

Saúde. Famílias com dificuldades em pagar serviços

Em Portugal houve, em 2016, 47,4% dos lares que sentiram dificuldade em ter acesso aos serviços de saúde devido aos elevados custos. Maioria da UE paga despesas com facilidade.
Eurostat

Desemprego recua na zona euro e UE

O desemprego recuou na zona euro e União Europeia. No conjunto dos 28 Estados-membros, a taxa de desemprego recuou para os 7,1% em fevereiro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)