458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eurostat

Inflação

Inflação. 7,4% na zona euro e 8,1% na UE

O Eurostat divulgou esta sexta-feira que a taxa de inflação se manteve fixa nos 7,4% em abril, mantendo-se estável. Na UE, foram batidos recordes com a inflação a chegar aos 8,1%.
Desemprego

Taxa de desemprego na zona euro recua para 6,8%

De acordo com as estatísticas, no conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia há 13,374 milhões de pessoas desempregadas, das quais 11,274 milhões na zona euro.
Eurostat

Inflação na zona euro cresce para 7,5% em abril

A taxa de inflação na zona euro terá acelerado para 7,5% em abril, segundo a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta sexta-feira.
Noticiário

12h. Inflação atingiu novo máximo na zona Euro

Inflação terá atingido os 7,5%, em Porrtugal prevê-se uma inflação de 5,5%. O antigo presidente da Autoridade da Concorrência estima uma perda de 2,5% do poder de compra dos portugueses.
Inflação

Recorde. Inflação disparou para 7,5% na zona euro

A taxa de inflação na zona euro terá acelerado para 7,5% em março, segundo a estimativa rápida do Eurostat – um máximo histórico. "Não tardará muito que o BCE comece a subir os juros", diz analista.
Eurostat

Preços na produção industrial sobem em janeiro

Face a janeiro de 2021, os preços na produção industrial tiveram o maior aumento no setor da energia. Os preços subiram 30,6% na zona euro e 30,3% na União Europeia.
Desemprego

Desemprego recua em janeiro para os 6,2% na UE

A taxa de desemprego de 6,8% na zona euro e na UE o desemprego desacelerou para os 6,2% em janeiro, depois de ter chegado aos 7,5% no mês homólogo de 2021.
Eurostat

Taxa de inflação recorde de 5,1% na zona euro

O gabinete da Eurostat confirma a estimativa que já apontava para um valor recorde da taxa de inflação, de 5,1%, no espaço da moeda única em janeiro, o mais elevado desde o início da série em 1997.
Economia

Portugal cresceu menos do que média da UE em 2021

Eurostat aponta para um crescimento de 5,2% na UE (e na zona euro), o que compara com os 4,9% de Portugal. Mas, no final do ano, economia portuguesa desacelerou menos.
Eurostat

Preços das casas sobem na UE e zona euro

Portugal registou uma subida homóloga de 9,9% nos preços das casas no terceiro trimestre de 2021 e um acréscimo de 3,6% em comparação ao anterior trimestre do ano passado.
Inflação

Taxa de inflação passa os 5% na UE em novembro

Na zona euro, a inflação homóloga atingiu os 4,9%, o valor mais alto desde o início da série, em 1997, que se compara com os 4,1% de outubro e com os -0,3% de novembro de 2020.
Construção

Construção. Portugal com 3.ª maior quebra mensal 

De acordo com Eurostat, a produção na construção avançou, face a outubro de 2020, 4,4% na zona euro e 4,2% na UE. Na comparação com setembro, o indicador subiu 1,6% na zona euro e 1,4% na UE.
Economia

Consumo per capita nacional recuou para 84% da UE

Para além do consumo, o Produto Interno Bruto per capita português também caiu no ano passado para 76% da média da União Europeia, face aos 79% de 2019, revela o Eurostat.
Produção Industrial

Portugal com 2.ª quebra na produção industrial

De acordo com a Eurostat, face a setembro, a produção industrial aumentou 1,1% na zona euro e 1,2% na UE. Em Portugal, o indicador subiu 0,5% de setembro para outubro.
União Europeia

Portugal com 2ª maior subida nas vendas a retalho

Face a outubro de 2020, o índice de vendas a retalho aumentou 1,4% na zona euro e 2,3% na EU, e na comparação com setembro a subida foi de, respetivamente, 0,2% e 0,3%.
Economia

Taxa de desemprego recua na UE e zona euro

Na zona euro a taxa de desemprego recuou para os 7,3%, face aos 8,4% de outubro de 2020 e os 7,4% de setembro. Na União Europeia, a taxa de desemprego diminuiu para os 6,7% na comparação homóloga.
União Europeia

Portugal tem a segunda menor taxa de circularidade

A taxa de circularidade avançou, em 2020, 0,8 pontos percentuais para 12,8%, tendo mantido uma tendência em alta desde 2004 (8,3%), o primeiro ano para o qual há dados disponíveis.
Petróleo

UE: petróleo Importado atinge 81% do valor de 2020

O petróleo bruto (crude) é de longe o principal produto energético importado (69,8% do total das importações de energia da UE em 2021) à frente do gás natural em estado gasoso (19,3%).
Dívida Pública

Portugal tem 3ª maior dívida da União Europeia

Portugal apresenta a terceira maior dívida pública entre o Estados-membros da União Europeia, apenas atrás da Grécia e de Itália, segundo dados do Eurostat.
Energia

Preços da eletricidade na UE sobem no 1º trimestre

Portugal é o oitavo país da UE na tabela dos preços da eletricidade e o terceiro na do gás, sendo que recuou face aos números registados no mesmo período de 2020.
União Europeia

1/5 dos cidadãos europeus em risco de exclusão

A Eurostat revelou que o risco de pobreza ou de exclusão social é uma realidade para um em cada cinco cidadãos da União Europeia, sendo que 27,6 milhões de pessoas estão "gravemente privadas".
Trabalho

AML entre as regiões que mais trabalharam em casa

Quase um em cada quatro residentes na Área Metropolitana de Lisboa (23%) esteve em teletrabalho em 2020. A região da capital finlandesa (Helsínquia-Uusimaa) registou a maior quota (37%).
Salários

Portugal teve queda de custos de trabalho por hora

Foi uma queda de 3,3% nos custos de trabalho por hora, face ao mesmo período do ano anterior. Portugal registou a terceira maior queda entre os estados-membros (-3,3%), depois de Itália (-4,0%).
Eurostat

Portugal teve maior subida do PIB no 2º trimestre

Eurostat confirma que o PIB do conjunto dos países da UE aumentou 2% no segundo trimestre. Em Portugal, o crescimento foi quase duas vezes e meia superior a esse valor: 4,9%, confirmou o Eurostat.
Eurostat

Consumo das famílias cai no 1º trimestre na Europa

No primeiro trimestre de 2021, o consumo real "per capita" das famílias baixou 1,6% na zona euro, após ter diminuído 2,6% no trimestre anterior, de acordo com os dados do Eurostat.
Eurostat

Dívida pública da zona euro acima dos 100% do PIB

Pela primeira vez na história da zona euro, a dívida pública acumulada supera aquilo que é o produto económico gerado anualmente. Medidas contra a Covid-19 explicam registo histórico.
Inflação

Taxa de inflação homóloga desacelera para 0,5%

Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito do aumento de preços verificado em junho de 2020. Ainda a inflação anual da zona euro é estimada em 1,9% em junho.
Eurostat

Portugal com PIB de 77% da média da União Europeia

O PIB português de 2020 representa 77% da média da União Europeia, em paridade de poder de compra. O índice de consumo real em Portugal é 85% da média dos países da UE.
Construção

Produção na construção recupera na zona euro e UE

De acordo com o Eurostat, face a fevereiro, a produção na construção aumentou 2,7% na zona euro e 2,2% na UE. Em Portugal, avançou 2,8% na variação homóloga e 3,2% face a fevereiro.
Eurostat

Portugal com maior queda do PIB na UE 1º trimestre

Face ao trimestre anterior, o PIB da zona euro diminuiu 0,6%, com Portugal a apresentar a maior quebra (-3,3%). Excedente no comércio externo na zona euro desce para 15.8000 milhões de euros em março.
Desemprego

Desemprego fixa-se nos 8,1% na zona euro em março

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego da zona euro fixou-se nos 8,1% e a da UE nos 7,3%. Em março estavam 15,520 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia.
União Europeia

Rendimento familiar recuou no 4º trimestre de 2020

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, no 4º trimestre de 2020, o consumo e o rendimento das famílias por habitante recuaram, tanto na União Europeia como na zona euro.
Desemprego

Desemprego aumentou em 2020 em Portugal e na UE

O desemprego aumentou em Portugal de 6,5% em 2019 para 6,9% em 2020, mantendo-se abaixo da média da União Europeia (7,1%). A região do Algarve foi a que registou a maior taxa no país.
Eurostat

Em 2020, Portugal teve 20% de bebés não brancos?

Publicação alega que, segundo um estudo europeu, o país teve no ano passado 20% de bebés não brancos. Eurostat desmente ao Observador os números apresentados.
Eurostat

Taxa de poupança das famílias da zona euro em alta

No último trimestre de 2020 a taxa de poupança das famílias da zona euro registou o segundo maior valor da série. Também a taxa de investimento aumentou, para 9,1%, o valor mais alto desde 2011.
Mercado Imobiliário

Preço das casas com subida recorde na zona euro

Segundo dados do Eurostat, o preço das casas aumentou 5,4% na zona euro durante o último trimestre de 2020, face ao mesmo período do ano anterior. A subida não era tão grande desde 2006.
Coronavírus

UE. Esperança de vida recua na maioria dos países

Segundo os dados provisórios do Eurostat, a pandemia de Covid-19 fez estagnar ou recuar a esperança de vida à nascença na maioria dos Estados-membros da União Europeia, em 2020.
Produção Industrial

Indústria. Portugal com maior queda da UE

Portugal registou a maior quebra homóloga (-6,5%) na produção industrial e a segunda maior em cadeia (-1,3%), tendo o indicador avançado na zona euro e União Europeia em ambas as comparações.
Emprego

Portugal com maior subida do emprego em cadeia

O número de pessoas empregadas avançou 0,3% na zona euro e 0,4% na União Europeia. Mas em comparação com o mesmo trimestre de 2019, o emprego diminuiu 1,9% na zona euro e 1,6% na União Europeia.
União Europeia

Empresa lidera projeto sobre setor cultural da UE 

O projeto "Medindo os Setores Cultural e Criativo" é liderado pela Qmetrics e contará com 350 mil euros de apoio comunitário. O objetivo é criar um enquadramento estatístico para reforçar a Eurostat.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.