As rotinas de beleza, mesmo quando feitas com disciplina e empenho, não são, só por si, garantia absoluta de pele bem cuidada. Pelo contrário, se forem aplicados produtos inadequados, o resultado pode até ser desastroso. Graças à constante investigação e desenvolvimento nesta área, são várias as marcas que disponibilizam linhas completas destinadas a responder às necessidades dos diferentes tipos de pele.

Para saber que produtos escolher há que ter a certeza do tipo de pele a que se destinam. Para ajudar a fazer um diagnóstico correto, Eucerin disponibiliza no seu site um teste rápido que permite acabar com as dúvidas sobre o tipo de pele.

Também a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) sugere, na sua página, um método simples e acessível para o mesmo fim. A avaliação assenta na quantidade de gordura produzida pela pele do nariz ao longo do dia, razão por que é conveniente realizar-se o teste em diferentes momentos.

Depois de saber qual o seu tipo de pele poderá escolher os produtos mais adequados entre as nossas sugestões Eucerin. Caso persistam dúvidas, deve aconselhar- se junto de um dermatologista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pele muito seca

Recorrendo ao método da SPDV, se ao longo do dia sentir a pele do nariz seca ou descamada sem quaisquer indícios de óleo, então trata-se de uma pele seca. Normalmente, este tipo de pele pode apresentar-se áspera, avermelhada, com tendência para comichão e sensação de repuxamento.

As razões porque tal acontece podem ser várias, nomeadamente, falta de hidratação, alterações hormonais, problemas de saúde (algumas doenças tendem a secar a pele), condições ambientais (muito frio ou excesso de sol), erros na rotina de higiene (água muito quente, por exemplo) ou utilização de produtos inadequados.

Produtos Eucerin recomendados:

Eucerin DermatoCLEAN Emulsão de Limpeza Suave para pele seca – Emulsão para remover com suavidade as impurezas e a maquilhagem, mantendo o equilíbrio natural de hidratação. Compatível com a pele seca e sensível, esta emulsão combina ingredientes de limpeza e de hidratação, como o Gluco-Glycerol e o Ácido Hialurónico.

Eucerin AQUAporin ACTIVE para pele seca – Hidratante de rosto refrescante que melhora o sistema de hidratação natural da pele e deixa a pele suave e radiante. A pele precisa de água para funcionar de forma eficiente e eficaz, mas quando a sua barreira de proteção natural fica comprometida, perde humidade e fica desidratada.

A hidratação intensa e de longa duração é necessária para manter a pele saudável. A textura aveludada de Eucerin AQUAporin ACTIVE para pele seca fornece uma hidratação intensa, durante 24 horas, com uma rápida absorção. Alivia a tensão da pele e deixa-a suave e macia. Dermatologicamente testado e compatível com pele sensível, não contém perfume nem parabenos.

Eucerin AtopiControl – Eucerin dispõe ainda de uma linha de produtos específicos para pele seca e irritável, adequados para pele atópica. Cada produto foi testado clínica e dermatologicamente para reduzir a secura, descamação e tensão, aliviando o prurido característico deste tipo de pele.

A gama é composta por Eucerin AtopiControl Creme para o Rosto, um creme de cuidado diário de fácil absorção, adequado para as fases sem sintomas. Durante os surtos, deve ser usado em combinação com Eucerin AtopiControl Creme para Fases Agudas ̧ fórmula sem cortisona que acalma e suaviza de modo intensivo, reduzindo os sintomas associados à pele atópica.

Pele normal ou mista

Se, por volta das 17 horas, notar uma produção ligeira de sebo na zona do nariz, a pele é normal, mista ou combinada. Segundo alguns especialistas, mais de 70% das mulheres têm a pele deste tipo. Ter pele mista significa que a zona T (testa, nariz e queixo) tende a ser mais oleosa e as maçãs do rosto mais secas, o que implica o recurso a cuidados de pele formulados para colmatar essa desigualdade.

De acordo com informação da SPDV, “quando se fala em pele mista, significa pele normal e avalia-se comparando, no fim do dia, a quantidade de sebo produzido no nariz e nas maçãs do rosto”. Isto porque “a pele do rosto é complexa na sua estrutura e função, diferente de pessoa para pessoa e em cada uma com variações dependentes do tipo constitucional, fototipo, idade, estado de saúde, medicações, hábitos de exposição solar, esfera emotiva (stress) e
época do ano”. Note-se que, no caso das mulheres, estas alterações “estão muito ligadas à fase do ciclo”, e no tempo que antecede a menopausa “podem ser ainda mais marcadas”.

Produtos Eucerin recomendados:

Eucerin DermatoCLEAN Gel de Limpeza Refrescante – Gel suave e eficaz, remove a maquilhagem e permite que a pele respire melhor. Compatível com a pele normal e mista, combina ingredientes de limpeza e de hidratação, como o Gluco-glycerol e o Ácido Hialurónico.

Concentr-

Eucerin DermatoCLEAN Solução de Limpeza Micelar 3 em 1 – Solução compatível com todos os tipos de pele, permitindo uma limpeza suave e equilibrada. Remove toda a maquilhagem solúvel de rosto e olhos. Inclui ingredientes de limpeza e de hidratação, como o Gluco-Glycerol e o Ácido Hialurónico.

Eucerin AQUAporin ACTIVE para pele normal e mista – Fórmula que oferece uma hidratação intensa durante 24 horas para a pele normal e mista que apresenta sinais de desidratação e sensibilidade. A textura refrescante de Eucerin AQUAporin ACTIVE para pele normal e mista é facilmente absorvida pela pele, melhora o sistema de hidratação natural e deixa a pele macia e radiante. Dermatologicamente testado e compatível com pele sensível, não contém perfume nem parabenos.

Pele Oleosa

Fazendo a avaliação da produção de sebo, se por volta do meio-dia a pele do nariz apresentar gordura, trata-se de um tipo de pele oleosa. Se esta oleosidade surgir logo uma hora depois da lavagem matinal, então a pele é muito oleosa. A aparência é oleosa, com tendência para poros dilatados e, eventualmente, borbulhas e pontos negros.

O excesso de oleosidade é provocado pela hiperatividade das glândulas sebáceas. A boa notícia é que este tipo de pele tende a apresentar menos rugas, pois a gordura mantém a pele mais macia.

Produtos Eucerin recomendados:

DermoPURIFYER Gel de Limpeza – Gel para utilização diária, sem sabão ou perfume, para uma limpeza eficaz e suave. As suas propriedades antibacterianas inibem a reprodução de bactérias e, por ser não-comedogénico, não obstrui os poros.
Eucerin DermoPURIFYER Cuidado Hidratante – Emulsão sem óleo nem perfume especialmente formulado para pele oleosa com tendência acneica. Combate as imperfeições, absorve o sebo, desbloqueia os poros e matifica a pele, tornando-se uma excelente base de maquilhagem.

A linha Eucerin DermoPURIFYER inclui ainda o Eucerin DermoPURIFYER Cover Stick, que reduz e cobre as imperfeições da pele, o Eucerin DermoPURIFYER Exfoliante e ainda o Eucerin DermoPURIFYER Concentrado Activo.