Portugal é campeão europeu de hóquei em patins, depois de ter vencido a Itália este sábado por 6-2 e de ter estado a perder durante metade da partida, no pavilhão de Oliveira de Azeméis, no mesmo campo onde a seleção tinha conquistado o título mundial em 2013. Diogo Rafael marcou dois golos; Reinaldo Ventura, Rafa, João Rodrigues e Helder Nunes marcaram um golo cada.

Antes da final, a equipa nacional tinha vencido a Suíça por 8-0, nas meias finais, e a Inglaterra por 12-0, nos quartos de final. A seleção portuguesa procurava reconquistar o título europeu desde 1998, último ano em que tinha vencido o torneio. Com 21 campeonatos europeus ganhos, Portugal é o país com mais títulos, deixando a Espanha, com 16, em segundo lugar (e que ficou em terceiro lugar neste campeonato). A Itália era a campeã em título.

No final do jogo, Diogo Rafael, um dos jogadores, dizia à RTP: “Portugal está de parabéns. Da primeira para a segunda parte a bola entrou. Fomos melhores na segunda parte. Fizemos um excelente campeonato, superiores a todas as equipas. É um sonho concretizado. Felizmente conseguimos outra vez em Oliveira.”

Luís Sénica, selecionador nacional, elogiou a “coragem destes jogadores contra uma equipa cínica”. Falou de um grupo de “brilhantes jogadores”. Disse ainda que “eles foram o segredo, a humanidade desta equipa, é uma alegria tremenda”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O capitão da equipa, João Rodrigues falou num “objetivo de vida cumprido, um sonho que tenho desde criança. O primeiro de muitos títulos, o futuro é risonho. E foi o melhor ano da minha carreira.”

Já Reinaldo Ventura, o jogador mais antigo da seleção, com 38 anos, afirmou: “Sabia que não ia ser fácil e não foi. Conseguimos dar esta resposta. Não entrámos muito bem mas insistimos e conseguimos a vitória. Era o troféu que me faltava e é um ano que jamais vou esquecer”.

Também à RTP, o Presidente da Federação Portuguesa de Patinagem admitiu que este título “é um marco, uma boa semente para o futuro”. “A partir deste momento”, continuou o dirigente, “vamos dominar o hóquei em Portugal”. Fernando Claro falou ainda num “ano importante para a nossa modalidade, nos clubes e na seleção, mas também para todo o desporto nacional”.

Marcelo recebe seleção em Belém

O Presidente da República felicitou a seleção nacional de hóquei em patins, que se sagrou campeã europeia, e irá receber os jogadores na terça-feira à tarde no Palácio de Belém, segundo uma nota divulgada na página oficial.

“O Presidente da República felicita a seleção nacional de hóquei em patins, que se consagrou esta noite campeã europeia da modalidade”, lê-se numa breve nota publicada na página oficial da Presidência na internet.

Marcelo Rebelo de Sousa receberá a equipa no Palácio de Belém na próxima terça-feira à tarde, acrescenta o Palácio de Belém.