910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Julius Yego: o queniano que aprendeu a lançar o dardo no YouTube

Este artigo tem mais de 5 anos

O queniano de 27 anos aprendeu a lançar o dardo no YouTube. Foi campeão mundial em 2015 e no Rio de Janeiro quer ganhar a medalha de ouro.

i

Getty Images for IAAF

Getty Images for IAAF

O queniano de 27 anos aprendeu a lançar o dardo no YouTube. Foi campeão mundial em 2015 e no Rio de Janeiro quer ganhar a medalha de ouro.

Yego nasceu na aldeia de Cheptonon, Quénia, no seio de uma família humilde de agricultores. Em casa não havia eletricidade e os carros e estradas eram uma miragem naquela zona. A escola ficava a oito quilómetros e a distância era percorrida a pé. Yego começou a treinar ainda jovem com todo o tipo de paus e varas que encontrava e percebeu que tinha talento para a coisa.

Apesar de o seu pai não ter gostado da ideia de ter começado a praticar o lançamento do dardo na escola, com medo que o filho faltasse às aulas e chumbasse nos exames, Yego não desistiu do sonho. “Num país como o Quénia, é difícil encontrar condições para o treino desta modalidade e até um treinador”, confessou o próprio Yego.

Foi já num momento de desespero que teve uma ideia que iria mudar a sua vida: começar a aprender com vídeos do YouTube. Yego deslocava-se até um cyber café e via como é que os grandes atletas treinavam e no dia seguinte punha a técnica em prática. “Quando não tens condições, tens de improvisar com aquilo que tens”, relata no vídeo.

Hoje em dia, Yego conta com a ajuda de vários colegas nos treinos, mas relembra que passou por muitas dificuldades enquanto treinava sozinho e que os vídeos foram fundamentais para o seu progresso. Em 2010, alcançou os 75 metros e em 2011 ganhou os Jogos Pan-Africanos, tornando-se o primeiro queniano a ganhar a medalha de ouro da prova. Mas não parou por aqui. Em 2014, venceu o ouro nos Jogos da Commonwealth em Glasgow e, em 2015, conseguiu o seu maior feito até a data: tornou-se campeão do mundo com um lançamento de 92,72 metros.

Mas mesmo depois de todas estas conquistas, Yego relembra que não há sensação melhor do que voltar a casa e estar com a sua família, com quem mantêm uma relação muito próxima.

Yego vai entrar em prova no dia 17 de agosto no Rio de Janeiro e quer trazer uma medalha consigo. De preferência, de ouro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.