A investigação sobre o alegado assalto aos nadadores norte-americanos terminou, de acordo com a imprensa brasileira. A Polícia Civil concluiu que os atletas inventaram o assalto para esconder um desacato numa bomba de gasolina.

Durante esta madrugada, os funcionários da estação de serviço deslocaram-se à policia para prestar declarações sobre o sucedido. Segundo o Jornal Globo, as testemunhas defendem que os quatro atletas danificaram a porta e a casa de banho da estação. O segurança da estação pediu para esperarem pela policia (que até a manhã seguinte não apareceram) o que fez com que os atletas ficassem agressivos. Os norte-americanos discutiram com um segurança que lhes pediu para pagarem os estragos. Após terem oferecido 20 dólares e 100 reais, os atletas abandonaram o local.

Durante a noite de quarta-feira, dois dos atletas norte-americanos, Gunnar Bentz e Jack Conger, foram retirados de um voo com destino aos Estados Unidos. A justiça brasileira tinha impedido a saída destes atletas do Brasil nesse mesmo dia, uma vez que achou os dois depoimentos contraditórios do assalto de que alegavam ter sido vítimas.

A Policia Federal (PF) tentou impedir o embarque no aeroporto Internacional António Carlos Jobim para que os atletas pudessem prestar depoimento – uma vez que não compareceram quando foram chamados pela Policia Civil. Durante este processo, os atletas foram acompanhados por dois representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos e por um delegado da comitiva olímpica norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação ao atleta Ryan Lochtee, de 32 anos, que já se encontra nos Estados Unidos, alterou agora a sua versão dos acontecimentos em declarações à NBC, dizendo que o incidente ocorreu numa bomba de gasolina e que foram à casa de banho da estação de serviço em causa. Quando regressaram ao táxi em que se deslocavam, o motorista não arrancou e terá sido nesse momento que os assaltantes se aproximaram do carro com “armas e distintivos” e ordenaram para que saíssem e se deitassem no chão.

As autoridades brasileiras já tinham procurado os atletas na Aldeia Olímpica, mas sem sucesso. O atleta James Feigen não estava no voo e a polícia suspeita que o nadador já possa ter abandonado a Aldeia Olímpica. No entanto, continua sem saber o seu paradeiro.

Texto editado por João Cândido da Silva