Depois de quase dez anos sem um disco de originais, os norte-americanos Metallica anunciaram a saída de um novo álbum. Hardwired…To Self-Destruct será publicado a 18 de novembro pela Blackened Recordings e será o primeiro a ser lançado depois da saída da banda da editora Warner Bros.

O disco, que será editado em duplo CD e LP, foi produzido por Greg Fidelman, que foi responsável pelo Death Magnetic, o último álbum lançado em 2008. Fieldelman trabalhou em conjunto com a banda durante 18 meses, tempo que serviu para os Metallica ligarem “os motores criativos outra vez”, como referiu o baterista, Lars Ulrich, citado pela Blabbermouth.

“Já passaram mesmo oito anos? Não parece!”, admitiu o baterista. “Obviamente que estamos para além de contentes por podermos partilhar novas músicas com todos os nossos amigos.”

Sobre a pausa de oito anos, a maior na história da banda, Ulrich disse: “Penso que o que aconteceu foi que as nossas famílias e as nossas responsabilidades domésticas são tão importantes para nós agora que simplesmente temos um novo modelo”. Apesar da paragem, o baterista admitiu que os Metallica estão “constantemente a fazer alguma coisa”.Os Metallica não param verdadeiramente desde 2005, e é um modelo que funciona para nós.”

O primeiro single, “Hardwire”, já se encontra disponível no YouTube. A tracklist completa já foi também divulgada:

Disco 1
1. “Hardwired”
2. “Atlas, Rise!”
3. “Now That We’re Dead”
4. “Moth Into Flame”
5. “Am I Savage?”
6. “Halo on Fire”

Disco 2
1. “Confusion”
2. “Dream No More”
3. “ManUNkind”
4. “Here Comes Revenge”
5. “Murder One”
6. “Spit Out the Bone”