Adeus metálicos, olá veludo. Eis a textura da temporada, elevada ao título de tendência desde que pisou a Semana de Moda de Milão em Roberto Cavalli e foi a grande estrela da Paris Fashion Week. Um clássico luxuoso da era vitoriana — e um hit dos anos 80 — que voltou em força nos desfiles de Nina Ricci, Dries Van Noten, Roland Mouret, Alberta Ferreti, Monse e Rochas.

NEW YORK, NY - FEBRUARY 12: A model walks the runway during the Monse runway show during Fall 2016 New York Fashion Week at The High Line Hotel on February 12, 2016 in New York City. (Photo by Brian Ach/Getty Images)

No desfile de Monse, inserido na Semana de Moda de Nova Iorque, uma modelo vestiu-se de veludo da cabeça aos pés. (foto: Brian Ach/Getty Images)

Hoje, o velvet enche as lojas de camisolas, calças, brincos, slip dresses e até maquilhagem com acabamentos aveludados. E a verdade é que este tipo de material, com ou sem brilho, é capaz de apaixonar qualquer um ao primeiro toque.

PARIS, FRANCE - MARCH 05: A model walks the runway during the Nina Ricci show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2016/2017 on March 5, 2016 in Paris, France. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images)

Com um aspeto molhado ou fosco, no veludo vale tudo. O desfile outono/inverno 2016-17 de Nina Ricci, na Semana de Moda de Paris, provou-o. (foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Em fotogaleria reunimos 30 propostas de compras com a tendência, mesmo a tempo de preparar o armário para o outono. Há sugestões aconchegantes para mulher, para homem, para os miúdos e para a casa.