A Casa Pia de Lisboa chegou a acordo com Manuel Rosa, testamenteiro e um dos herdeiros de Mário Cesariny, e a trasladação do corpo do poeta vai finalmente acontecer. A cerimónia ainda não tem data marcada, mas deverá acontecer, o mais tardar, em novembro, altura em que se assinalam os dez anos da morte do surrealista.

Cesariny morreu no final de de novembro de 2006 e permanece desde então provisoriamente sepultado num gavetão do Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, sem qualquer identificação. Na altura, a Casa Pia de Lisboa, herdeira de “todas as quantias” depositadas pelo poeta em “instituições bancárias”, prontificou-se a comprar um jazigo no cemitério lisboeta para que Cesariny pudesse ser dignamente sepultado e a pagar todas as despesas a ele associadas.

Contudo, desentendimentos entre o testamenteiro e a instituição fizeram com que a situação provisória se arrastasse durante dez anos, como noticiou o Observador em fevereiro deste ano, e o corpo do poeta permanecesse no gavetão incógnito dos Prazeres. Uma situação que, finalmente, está prestes a resolver-se.

mario-cesariny05_770x433_acf_cropped

Mário Cesariny está sepultado no Talhão dos Artistas, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa (MICHAEL M. MATIAS/OBSERVADOR)

A ideia inicial era que a trasladação acontecesse ainda este mês, uma vez que a Câmara Municipal de Lisboa, também envolvida no processo, desejava que fosse realizada uma cerimónia ao ar livre. Porém, atrasos vários não permitirão que tal aconteça. De acordo com Manuel Rosa, o mais provável é que esta só aconteça mais perto de 26 de novembro, dia em que se assinalarão os dez anos da morte do poeta, numa data ainda por acertar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além da Câmara Municipal, a cerimónia está a ser organizada pelo testamenteiro em conjunto com a Fundação Cupertino de Miranda, herdeira universal de Cesariny, e a própria Casa Pia, o que dificulta a marcação de um dia, como explicou ao Observador fonte oficial da instituição.

Antes da passagem dos restos mortais de Mário Cesariny para um novo jazigo, “cedido para o efeito pela autarquia”, este será alvo de “obras de adaptação e limpeza”, que “incluem a colocação de uma escultura concebida pelo amigo e testamenteiro de Mário Cesariny, Manuel Rosa”, esclareceu a Casa Pia de Lisboa. Estes serão suportados pela instituição, que está neste momento “a desenvolver os procedimentos necessários para o efeito”.

Além da trasladação, o aniversário da morte do poeta será assinalado com um extenso programa de comemorações, que será divulgado atempadamente. “Oportunamente será convocada uma conferência de imprensa na qual será divulgado o programa das comemorações do 10º aniversário da morte de Mário Cesariny, com a participação de todas as entidades referidas”, referiu a Casa Pia.

Artigo atualizado às 15h com as declarações da Casa Pia de Lisboa