Poesia
Brasil

Brasil. Academia de Letras reelege Marco Lucchesi

O poeta e professor Marco Lucchesi foi reeleito para a presidência da Academia Brasileira de Letras, afirmando querer trabalhar para aprofundar a reforma administrativa da instituição.
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
País

Publicados inéditos de Natália Correia 

Uma investigação da escritora Ângela Almeida vai incluir textos inéditos da antiga deputada e poeta Natália Correia. Ângela Almeida fez a sua tese de doutoramento sobre a autora.
Música

Poesia de Natália Correia lançada em CD

Luís Gil Bettencourt lança no domingo um CD com seis poemas musicados de Natália Correia, no festival literário Outono Vivo, na cidade da Praia da Vitória. "Ainda não se falou de Natália", disse.
Poesia

"Cem poemas de Cuca Roseta" em livro este mês

"Cem poemas de Cuca Roseta" reúne versos escritos pela fadista. O livro que inclui "quase todos os poemas" que já gravou é editado no próximo dia 15.
Livros

A poesia do novo Cardeal: Tolentino e a mansidão

257
Tolentino é um poeta da paz, do sossego e da brandura, com uma preferência pela tradição dos sábios solitários, os anacoretas ou os padres do deserto, os sábios orientais ou os monges de toda a parte.
Cabo Verde

PR de Cabo Verde vence prémio literário

119
O prémio é atribuído desde 2017 e surge no âmbito do anual Festival Literário de Freixo de Espada à Cinta. "Recebi a notícia com surpresa e satisfação", afirmou Jorge Carlos Fonseca.
Música

“Gosto demasiado de música para viver dela" /premium

107
No mês em que lança um novo álbum com os Mão Morta e um livro que reúne a poesia escrita nos últimos 40 anos, Adolfo Luxúria Canibal fala do tempo que parece não passar e da vontade de não se repetir.
Vila Nova de Gaia

77 locais em Gaia vão ser "tatuados" com poesia

137
Iniciativa tem como objetivo "surpreender as pessoas e provocar nelas o mistério, encantamento e reflexão", disse Rui Spranger coordenador do projeto "Tatuar a Cidade".
Poesia

Gastão Cruz vence prémio António Ramos Rosa

Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa foi entregue a Gastão Cruz pelo livro publicado há dois anos. Vai receber cinco mil euros. É o segundo prémio para esta obra.
Tradução

O poema sobre agricultura que antecedeu a "Eneida" /premium

938
No meio da carreira do homem que tentou superar Homero está um poema sobre agricultura que esconde um tema maior. Gabriel Silva, um professor de 31 anos, aceitou o desafio e traduziu-o.
Viana do Castelo

Viana do Castelo. Tela guarda ciclo artístico

141
A tela inspirada no poema de Pedro Homem de Mello está orçada em 1.400 euros e vai ficar exposta no Museu do Traje. "Uma memória da nossa identidade e da nossa cultura", disse o presidente da Câmara.
Literatura

"A Menina do Mar" vai ter edição comemorativa 

107
Uma edição comemorativa do livro "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner, com livro, CD e DVD, será lançada a 30 de agosto, em Lisboa, no âmbito do centenário do nascimento da autora.
Livros

"O principal talento de Mário Cesariny era a vida" /premium

321
O Surrealismo português foi atirado para um lugar periférico juntamente com todos os que fizeram parte dele. António Cândido Franco quis fazer a sua parte e escrever sobre o maior deles todos.
África

Mia Couto lamenta desvalorização de África 

2426
Natural de Moçambique, Mia Couto refere que África é o continente "linguisticamente mais rico do mundo" e lamenta a desvalorização da cultura africana na Europa.
Poesia

John Freeman: "Escrevo para recordar a minha mãe" /premium

245
Depois de anos sem escrever um verso, o ex-editor da "Granta", John Freeman, voltou a encontrar a poesia depois da morte da mãe. "Mapas", o seu primeiro livro de poemas, é uma viagem ao encontro dela.
Poesia

Ana Luísa Amaral publicada nos Estados Unidos

"What's in a Name", publicado em Portugal em 2017, vai ter edição norte-americana já neste mês de abril. Os poemas do 17.º livro de Ana Luísa Amaral foram traduzidos por Margaret Jull Costa.
Japão

Antologia de haikus no Dia Mundial da Poesia

"Os Animais" chega às livrarias no dia 21 de março, quando se assinala o Dia Mundial da Poesia, e reúne "os cerca de dois mil haikus que têm os animais como protagonistas", revelou a editora.
Poesia

Documentário sobre Botto estreia a 19 de março

161
"À Procura de António Botto", de Cristina Ferreira Gomes, foi apresentado em Portugal este sábado, no âmbito do colóquio "António Botto & Fernando Pessoa". Estreia na televisão acontece na RTP 2.
Poesia

Botto e Pessoa: uma relação de igual para igual

203
Na palestra de encerramento do colóquio sobre os dois poetas, Anna Klobucka falou das ligações literárias entre as escritas bottiana e pessoana, focando-se no papel de Pessoa enquanto leitor de Botto.
Poesia

Sete poemas para recordar António Botto /premium

453
O poeta de "Canções" morreu há 60 anos. O Observador recorda-o com a publicação de sete poemas escolhidos por Anna Klobucka, investigadora e autora de "O Mundo Gay de António Botto".
Poesia

António Botto: o fim "surdo e pobre" em Copacabana /premium

208
Quando há 60 anos os jornais brasileiros noticiaram a morte de António Botto, falaram no fim triste de um dos grandes das letras portuguesas. Um reconhecimento que ainda hoje tarda em chegar.
Poesia

Lana Del Rey vai publicar um livro de poesia

"Violet Bent Backwards Over the Grass" vai ser uma edição de autor que vai custar apenas um dólar — porque os pensamentos da cantora "não têm preço". Livro deve estar disponível nos próximos meses.
Poesia

Um colóquio para conhecer melhor António Botto

“António Botto & Fernando Pessoa: Poéticas em Diálogo” decorre até sábado em vários espaços de Lisboa. Evento quer contribuir para uma melhor compreensão da obra de Botto e da sua ligação com Pessoa.
Poesia

Vasco Gato: caminhar sobre as ruínas do humano

800
"Um Passo Sobre a Terra" é o rasto deixado pelo poeta que caminha, noturno, em busca do que permanece nas ruínas do humano. Uma entrevista sobre leitura, escrita e o artista no espaço público.
Poesia

Governo condecora o poeta Fernando Echevarría 

281
O poeta vai receber a Medalha de Mérito Cultural. A cerimónia, com a presença da ministra da Cultura, realiza-se no dia 26 na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
Poesia

Valter Hugo Mãe dirige coleção de poesia 

2291
"Elogio da Sombra", coleção de poesia da Porto Editora, junta o escritor com os autores José Rui Teixeira, Isabel de Sá, Andreia C. Faria e Luís Costa.
Poesia

Poesia. 12 finalistas ao prémio Casino da Póvoa

158
Ao prémio candidataram-se 45 obras. Júri escolheu autores que já tinham sido nomeados em edições anteriores, como Luís Quintais e Golgona Anghel. A obra vencedora será anunciada a 19 de fevereiro.
Poesia

Centenário de Sophia arranca com exposição inédita

3705
Celebrações do centenário da escritora e poeta estão recheadas de atividades e espetáculos. Exposição com curadoria do neto, Martim Sousa Tavares, e sessão de "Poesia de Proximidade" dão o mote.
Óbito

Morreu Mary Oliver, vencedora de um Pulitzer

Mary Oliver, poetisa norte-americana vencedora de um Prémio Pulitzer, morreu esta quinta-feira, aos 83 anos, vítima de um linfoma. Oliver escreveu obras como "A Thousand Mornings" e "Blue Horses".
Manuais Escolares

Manual escolar censura poema de Fernando Pessoa

5632
Três versos do poema "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos, foram retirados de um manual escolar de língua portuguesa do 12.º ano, da Porto Editora, usado em dezenas de escolas portugueses.
Poesia

Joaquim Manuel Magalhães: poeta não domesticável /premium

402
Depois de quase 10 anos em silêncio e um corte radical na sua poesia, surge agora um novo livro, "Para Comigo", onde promete continuar a afugentar leitores e todos os que querem vasculhar a sua vida.
Poesia

Siddall. A musa pré-rafaelita ganhou voz própria? /premium

Ficou conhecida como a modelo favorita dos pré-rafaelitas e como a mulher frágil e doente do seu líder, Dante Rossetti. A primeira edição completa dos seus poemas promete resgatá-la da obscuridade.
Poesia

Congresso celebra obra de António Ramos Rosa

Considerado um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, António Ramos Rosa faria 94 anos a 17 de outubro. Nesse dia, no congresso em seu nome, haverá uma "mesa de amigos".
Brasil

Inéditos do poeta E. M. Melo e Castro em exposição

Brasília, a capital brasileira, recebe a exposição "Poesia Experimental Portuguesa", que reúne obras datadas de 1960 até à atualidade, com inéditos do poeta E.M. Melo e Castro.
Cultura

Medalha de Mérito Cultural para Gastão Cruz

273
O poeta Gastão Cruz foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural "em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada à poesia", anunciou o Ministério da Cultura.
Três Parágrafos

As camadas geológicas de Tolentino /premium

1454
Tolentino é um homem, um padre e um poeta que todos conhecemos, mas também desconhecemos. Reservado e, por vezes, um pouco distante, começa tudo com um silêncio, que pode ser uma escuta ou uma espera.
Poesia

Casa Fernando Pessoa leva poesia à esplanada

120
Os dias de poesia "Lisbon Revisited" vão decorrer a 14 e 15 de junho, imediatamente a seguir ao aniversário de Pessoa. O programa inclui mesas redondas ao final da tarde e leituras à noite.
Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa prepara 130 anos do poeta

Autores portugueses e estrangeiros vão participar em junho nos Dias da Poesia, uma das iniciativas culturais da Casa Fernando Pessoa para assinalar os 130 anos do nascimento deste poeta.
Entrevista

Cuidado que este é um Homem-Pykante

488
Alberto Pimenta, provavelmente o nosso maior poeta vivo, fez 80 anos e Edgar Pêra ofereceu-lhe um filme que é um encontro entre o cinema e a poesia que vivem fora dos trilhos da obediência.
Poesia

Lobo Antunes e Eugénia Vasconcellos em Bucareste

O escritor António Lobo Antunes e a poeta Eugénia de Vasconcellos são os portugueses convidados para participar na edição deste ano do Festival Internacional de Poesia de 14 a 20 de maio em Bucareste.
Igreja Católica

"Achava que tinha sonhado com o convite do Papa" /premium

1089
Tolentino Mendonça, que orientou o retiro anual do Papa Francisco, lembra a infância e juventude entre Angola e Madeira e conta como preparou em segredo, durante três meses, as meditações para o Papa.
Poesia

Dia da Poesia celebra-se esta quarta-feira

487
O Dia Mundial da Poesia assinala-se por todo o país com leituras, conferências, concertos, exposições, lançamento de discos e até com a inauguração de uma feira do Livro da Poesia.
Literatura

Rosa Oliveira vence Prémio Inês de Castro

Rosa Oliveira venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2017, com o livro de poesia "Tardio". O galardão será entregue numa cerimónia marcada para sábado, no Hotel Quinta das Lágrimas.
Cinema

Cartas trocadas por Sophia e Sena chegam ao cinema

820
"Correspondências", o filme-ensaio de Rita Azevedo Gomes regressa às cartas trocadas entre Jorge de Sena e Sophia ao longo de 20 anos, para nos mostrar como era ser poeta em tempos de ditadura.
Poesia

A Feira do Livro de Poesia está de volta

A feira dedicada aos livros de poesia regressa ao Jardim da Parada, em Campo de Ourique, a 21 de março, Dia Mundial da Poesia. Nessa data, irá também celebrar-se os 90 anos da "Tabacaria".
Poesia

A primeira antologia poética nasceu há 2 mil anos

116
Meleagro criou a primeira antologia poética da História ocidental há mais de dois mil anos. Popular durante séculos, a obra foi alvo de sucessivas reedições, influenciando autores como Pessoa e Pound.
Poesia

Sylvia Plath: há 55 anos nascia o mito

1178
Na noite mais fria de 1963, a poetisa Sylvia Plath suicidava-se. Tinha 30 anos e em breve renasceria como um dos mitos da poesia do século XX.
Poesia

"Há algo no erotismo que é perigoso, é dinamite"

950
A autora brasileira volta a Portugal para responder a uma pergunta: o que é feito do erotismo? Perpetuado por poetas e ameaçado por ativismos, no final só importa saber que erotismo é liberdade.
Obituário

Morreu o poeta chileno Nicanor Parra aos 103 anos

119
Morreu Nicanor Parra, o poeta chileno de "Poemas e anti-poemas", publicado em 1954, livro com o qual definiu o seu próprio destino na literatura chilena. Tinha 103 anos.
Manuel Alegre

Manuel Alegre recebe Honoris Causa em Pádua

334
Manuel Alegre recebe esta quarta-feira o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pádua, em Itália. É o primeiro português a recebê-lo.
Cultura

Encontro em Famalicão recorda Mário Cesariny

101
A Fundação Cupertino Miranda vai receber a 11.ª edição dos encontros dedicados ao poeta Mário Cesariny. As atividades começam na quinta-feira e terminam no sábado.
Lançamentos

Chegou a "Poesia": todo o Cesariny num livro só

259
"Poesia" é muito mais do que o primeiro volume a reunir a obra poética de Mário Cesariny — é uma homenagem. A edição, prefácio e notas são de Perfecto E. Cuadrado, especialista em Surrealismo.
Cultura

Lançado volume que reúne poesia de Cesariny

A Assírio & Alvim lançou um volume que reúne a poesia de Mário Cesariny, classificado como um "homem livre e luminoso" que encontrou "mil tempos novos para o verbo amar".
Poesia

Leonard Cohen. Publicação últimos poemas em 2018

412
Os últimos poemas de Leonard Cohen, aos quais o cantor deu os derradeiros retoques alguns dias antes de sua morte, são publicados no próximo ano, anunciou na sexta-feira à noite o seu antigo agente.
Poesia

Quem matou o poeta Luís Miguel Nava?

1023
No tempo em que festejavam o dia dos seus anos o poeta estava vivo e escrevia imagens que explodiam os sentidos. A 29 de setembro faria 60 anos. Quem celebra, quem lê, quem procura Luís Miguel Nava?
Cultura

Palavra dita, lida e cantada no Festival Silêncio

Duas dezenas de lançamentos de edições independentes, concertos, uma estação de rádio temporária e vários debates compõem o Festival Silêncio, que celebra a palavra entre hoje e domingo.
Livros

A poesia que continua a crescer na clandestinidade

338
A poesia continua a mexer entre as novas gerações. Lemos o sétimo número da Apócrifa e fizemos uma visita às Terças de Poesia Clandestina, que agora estão no Desterro. Hoje há mais uma edição: a 73.
Livros

Publicadas ficções inéditas de Pessoa e Ruy Belo

212
Uma série de ficções inéditas de Fernando Pessoa chega às livrarias na próxima quinta-feira, juntamente com o livro de Ruy Belo "Transporte no Tempo", que marcou o início de uma nova fase.
Lançamentos

Assírio & Alvim lança poesia completa de Cesariny

1196
Esta é a primeira vez que a poesia completa de Mário Cesariny é reunida num volume só. O livro, com organização e prefácio de Perfecto E. Cuadrado, sai em novembro pela Assírio & Alvim.
Poesia

António Reis, poeta há 50 anos esquecido

1059
A última vez que se publicaram os Poemas Quotidianos de António Reis foi em 1967, há 50 anos. A Tinta da China acaba resgatá-los do esquecimento e faz um dos grandes acontecimentos literários do ano.
Escapadinhas

Um hostel cheio de histórias e arte para mostrar

1786
Após anos de abandono, o edifício do primeiro hotel de Amarante abriu como Des Arts - Hostel & Suites, pela mão da família de Teixeira de Pascoaes. Dormir na Casa de Pascoaes também já é possível.
Doodle

Doodle do dia celebra escritor Victor Hugo

249
A Google marca o dia de hoje com um doodle dedicado ao poeta e dramaturgo Victor Hugo. O último capítulo do romance "Os Miseráveis" era publicado neste dia, em 1862.
Poesia

Debate de poesia na Casa Fernando Pessoa

Poetas do Brasil, Argentina, México, Chile, Espanha e Portugal vão juntar-se para falar sobre a sua poesia, e ler poemas seus, num encontro na Casa Fernando Pessoa, nos dias 30 de junho e 1 de julho.
Poesia

Al Berto, o eterno estranho com aura de rock star

3311
Os 20 anos passados sobre a sua morte serviram para o fixar como um Rimbaud, noctívago e rebelde, com aura de rock star. Mas Al Berto, poeta dos espelhos, continua a escapar a uma existência de papel.
Poesia

António José Forte, um poeta de faca nos dentes

470
Foi o último grande poeta surrealista português, o mais admirado por Cesariny, o mais intransigente, o mais duro, o que nunca separou a poesia da obrigação ética do poeta. Tinha uma faca nos dentes.
Lisboa

Erro em banco do Cais do Sodré não foi corrigido

185
A Câmara Municipal de Lisboa afirmou que ia corrigir o erro na citação de Fernando Pessoa, gravada num dos novos bancos do Cais do Sodré. Passado um mês, a citação permanece igual.
Lançamentos

Há 101 anos à procura das cartas de Sá-Carneiro

289
O paradeiro dos manuscritos que Mário de Sá-Carneiro deixou em Paris permanece até hoje um mistério. Uma nova edição da poesia completa do escritor promete revelar novos pormenores. E não só.
Poesia

Neste Abril a poesia é quem mais ordena

114
A obra completa de António José Forte, novo livro de António Barahona e inéditos de Mário Henrique Leiria são os grandes nomes da poesia portuguesa que podemos ler a partir deste mês
Poesia

Daniel Jonas, o mais alto da poesia portuguesa

893
Tal como a poesia que escreve, Daniel Jonas é esquivo, difícil, não mendiga reconhecimento, nem leitores. "Canícula", o seu novo livro confirma-o como o mais velho poeta português da actualidade.
Poesia

Helder Moura Pereira vence Grande Prémio de Poesia

165
O escritor Helder Moura Pereira venceu o Grande Prémio de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra "Golpe de Teatro". Anúncio foi feito esta quarta-feira.
Poesia

Flamand, o "companheiro de armas" de Lobo Antunes

O escritor português apresenta-o como "grande poeta". A propósito da edição de "Sombras e Falésias", conversámos com o romeno Dinu Flamand sobre Pessoa, o Brasil e o Conde Drácula.
Poesia

Allen Ginsberg morreu há 20 anos

Um dos grandes poetas da "Beat Generation", Allen Ginsberg deu voz às preocupações de uma geração aprisionada por uma sociedade abusiva e destrutiva. O seu poema "Howl" tornou-se o seu hino.
Poesia

"Uivo", de Allen Ginsberg

Publicado em 1956, "Uivo" tornou-se no manifesto da "Beat Generation" norte-americana. Leia aqui a primeira parte do célebre poema de Allen Ginsberg, numa tradução de Margarida Vale de Gato.
Lançamentos

Nova edição da poesia de O'Neill traz inéditos

1111
No dia 6 de abril chega às livrarias uma nova edição das "Poesias Completas" de Alexandre O'Neill, da Assírio & Alvim, com mais de 40 dispersos e sete inéditos.
Poesia

Concertos e leituras: saiba como celebrar a Poesia

371
Este 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia (e também da árvore). Veja aqui algumas sugestões de atividades para não deixar passar o dia em branco.
Lisboa

Ocupação da sobreloja do Martinho ainda em análise

Anos depois de ter solicitado ao Ministério das Finanças a ocupação da sobreloja, que pertence à Direcção-Geral do Tesouro, o Martinho da Arcada permanece sem resposta. O pedido continua "em análise".
Poesia

Campo de Ourique vai receber uma Feira de Poesia

934
A partir de sexta-feira, o Jardim da Parada, em Campo de Ourique, vai receber uma feira do livro dedicada exclusivamente à poesia. Uma programação complementar promete animar o bairro até 21 de março.
Poesia

António Gedeão nos 20 anos da sua morte

2777
Chamava-se Rómulo como o mítico fundador de Roma, foi um homem do Renascimento mas viveu no século XX. Cientista, professor, poeta, homem livre nas margens da ditadura e da revolução morreu há 20 anos
Literatura

Rui Lage e Maria Velho da Costa premiados

137
O escritor Rui Lage é o vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016, pela sua obra poética "Estrada Nacional", enquanto Maria Velho da Costa recebeu o prémio Carreira.
Poesia

A Poesia Experimental Portuguesa está na ZDB

544
Foi o mais marginal movimento poético português e permanece como o mais desconhecido. A ZDB quer reverter isso com a exposição VERBOVOCOVISUAL. Quase 100 obras e muitos eventos para descobrir a PO-EX
Fernando Pessoa

Porque é que o mundo se apaixonou por Pessoa? /premium

5270
A propósito do Congresso Fernando Pessoa, falámos com cinco investigadores estrangeiros e tentámos perceber porque é que 81 anos depois da sua morte o poeta continua a despertar paixões.
Poesia

In memoriam de um comunista czarista

447
A vida, por sinal breve e intensa, de José Carlos Ary dos Santos foi vivida na contradição entre as suas origens familiares e as suas opções ideológicas, a sua formação católica e o seu estilo de vida
Arte

Mário Cesariny tem agora um lugar que é só seu

306
O surrealista foi trasladado do Talhão dos Artistas, onde tinha sido provisoriamente sepultado, para um jazigo do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. O monumento foi inaugurado esta quinta-feira.
Poesia

Restos mortais do poeta Cesariny trasladados hoje

Os restos mortais do poeta Mário Cesariny vão ser trasladados, ao fim de dez anos, esta quinta-feira para um jazigo individual, no Cemitério dos Prazeres.
Poesia

Ferreira Gullar. O poeta é "sem porquê"

180
Ferreira Gullar, o poeta-constelação, que atravessou o concretismo, a poesia engajada socialmente para se afirmar como um genial artífice da Língua Portuguesa com uma obra que reinventou como a vida.
Fernando Pessoa

"Pessoa/Lisboa" em exposição em Madrid

266
A exposição "Pessoa/Lisboa", sobre a relação entre a figura mais representativa da poesia portuguesa do século XX e a capital portuguesa, é inaugurada na quinta-feira no Círculo das Belas Artes.
Arte

Cesariny. Trasladação marcada para 8 de dezembro

A trasladação de Mário Cesariny, sepultado num gavetão do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, vai acontecer no próximo dia 8 de dezembro. A cerimónia contará com a presença do Presidente da República.
Poesia

Adonis no CCB criticou intelectuais europeus

211
O mote era o lançamento do livro "Arco-Iris do Instante", mas o poeta sírio Adonis foi ao CCB e, numa sessão onde só se falou em francês, criticou a destruição provocada pelas religiões monoteístas.
Lisboa

Poeta Adonis apresenta primeira antologia no CBB

O poeta Adonis vai apresentar a sua primeira antologia em português, "O arco-íris do instante", no CCB às 21h desta sexta-feira. Conta ainda com leitura partilhada com o encenador Jorge Silva Melo.
Poesia

Ondjaki: leitura de poesia em universidade dos EUA

O espetáculo 'Sobre o Mar', protagonizado pelo escritor angolano Ondjaki, vai ser apresentado esta quinta-feira, na Universidade de Georgetown. Ondjaki recebeu o Prémio José Saramago em 2013.
Cultura

"Pergunto-me todos os dias se vale a pena viver"

2604
Aos 95 anos, há um novo documentário sobre Cruzeiro Seixas. Numa entrevista de vida, fala do Surrealismo como única revolução, da relação com Cesariny e do reconhecimento: "Fui muitíssimo maltratado".
Poesia

Recordar Alexandre O'Neill, 30 anos depois

Alexandre O'Neill, um dos mais celebrados poetas portugueses, vai ser tema de um colóquio de dois dias na Universidade Católica. Pedro Mexia e José Tolentino Mendonça são dois dos convidados.
Poesia

Cesariny. Casa Pia chega a acordo com herdeiros

115
Dez anos depois de ter sido provisoriamente sepultado num gavetão do Cemitério dos Prazeres, Mário Cesariny vai finalmente ser trasladado para um jazigo cedido pela autarquia.
Poesia

Reeditada obra da voz dos pescadores de Quarteira

Reedição de 'Em cima do Mar Salgado', de Manuel Pardal, surge no âmbito do centenário do poeta que, por entre cantigas em tabernas, junto à da lota de Quarteira, se assumiu como "a voz" da comunidade.
Poesia

Poesia junta-se às artes plásticas em Famalicão

Depois de Carmina 1, Carmina 2. Depois da forma como Deus interroga os poetas, a forma como os poetas nos falam de artes plásticas. De hoje até sábado serão 2 dias de debates e exposições em Famalicão
Literatura

Bisneta de Pessanha discorda da transladação

Ana Jorge não concorda com a possibilidade de os restos mortais do seu bisavô serem transladados de Macau para o Panteão Nacional, em Lisboa. A hipótese vai ser analisada na Assembleia da República.
Poesia

Kabir, o poeta que uniu hindus e muçulmanos

114
Poeta místico e santo, Kabir nasceu na mais sagrada das cidades indianas, no seio de uma família convertida ao Islão. Em vida, "conseguiu uma coisa incrível: ser respeitado por hindus e muçulmanos".
Mário de Sá-Carneiro

Exposição mostra a foto inédita de Sá-Carneiro

228
Uma fotografia tirada no posto antropométrico da PJ é um dos muitos objetos que farão parte da exposição "Mário de Sá-Carneiro: O Homem São Louco". Na Biblioteca Nacional a partir de 26 de abril.
Poesia

Castro Mendes e a arte poética de desconversar

No dia em que o novo ministro da Cultura toma posse, Nuno Costa Santos escreve sobre "Outro Ulisses Regressa a Casa" e o "trabalho sério e precário" do poeta que Castro Mendes também é
Política

O novo ministro da Cultura em 10 poemas

160
Poeta, embaixador, cinéfilo e novo ministro da Cultura. Recorde 10 poemas do penúltimo livro lançado por Luís Filipe Castro Mendes, "Lendas da Índia", com o qual venceu o Prémio António Quadros.
Poesia

Herberto Helder. Pode o poeta perder a aura?

640
Depois de anos refugiado numa obscuridade sem concessões, surgiram edições sucessivas e atenção mediática. Mas o que ficará da poesia de Herberto Helder?
Poesia

António Arnaut apresenta livro de poesia

615
O advogado e escritor António Arnaut apresenta um livro de poesia no sábado, em Coimbra, em que se afirma visionário dos rios que hão de fazer "florir as searas da harmonia coletiva".
Livros

21 poemas para o Dia Mundial da Poesia

7126
Contas certas: são 21 poemas porque é a 21 de março que se celebra a poesia. Outros tantos poetas escolheram os seus textos favoritos e explicam porquê.
Literatura

Os gatos ainda esperam por Mário Cesariny

1050
Enquanto o testamenteiro e a Casa Pia de Lisboa não chegam a um acordo, o poeta surrealista continua temporariamente sepultado num gavetão do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Incógnito.
Poesia

Herberto Helder. Novo livro sai em março

189
"Letra Aberta", o novo livro de inéditos de Herberto Helder, será publicado pela Porto Editora em março, altura em que se celebra o primeiro aniversário da morte do poeta.
Crítica de Livros

Santa Teresa de Jesus: do lado de Bernini

João Pedro Vala leu os "Poemas de Santa Teresa de Jesus" e lembra a freira que foi imortalizada em escultura num êxtase que parece ter tanto de religioso como de sexual.
Crítica de Livros

Vinicius sorridente e triunfante

A "Nova Antologia Poética" de Vinicius de Moraes dá-nos poemas com uma qualidade flutuante. Lá dentro, Rodrigo Abecasis encontrou um homem muito parecido com aquilo que escreveu: simples mas difícil.
Bares

Sair à noite para ir ouvir poesia

31008
A moda começou no Porto mas em Lisboa também já se pode sair à noite para ir ouvir poesia. São cada vez mais os bares que oferecem esta nova forma de saborear a vida noturna da cidade.
Literatura

"Ninguém me mimou tanto como o meu tio Fernando" /premium

Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro de 1935. Manuela Nogueira tinha apenas dez anos, mas nunca se esqueceu da figura do tio "muito especial" nem das brincadeiras de faz-de-conta.
Literatura

"A juventude não se tem. A juventude conquista-se"

1407
Foi um dos fundadores dos 'poetas do café Gelo' nos anos 50, nos anos 60 andou pela movida londrina e nos anos 70 esteve em dois governos. Helder Macedo conta toda a sua vida a Joana Emídio Marques.
Poesia

Não chega de saudade: Vinícius de Moraes é eterno

331
O poeta brasileiro faria 102 anos na segunda-feira. A filha Georgiana de Moraes e "Miúcha" Buarque estiveram em Portugal e deram uma entrevista cruzada ao Observador. Viagem à memória de Vinícius.
Literatura

Zangas entre escritores que ficaram na história

513
Polémicas nos jornais, murros, bengaladas, poemas satíricos e duelos de espada. Nunca há palavras que cheguem quando os escritores fazem da literatura uma arena pessoal
Poesia

Daniel Jonas vence Grande Prémio de Poesia

1924
O júri analisou 77 obras e "Nó" foi a escolhida por unanimidade. Ana Luísa Amaral, Joana Emídio Marques, Luís Filipe Castro Mendes, Nuno Júdice e Matilde Campilho eram os outros finalistas.
Crítica de Livros

Herberto Helder: um poema é um poema?

Poemas Canhotos de Herberto Helder são poemas sobre o que é um livro de poemas; e são ainda um exercício sobre aquilo que não sabemos se tem autor. Uma recensão de Djaimilia Pereira de Almeida.
Poesia

Voltar à Feira

165
Perto da entrada, comprava o primeiro livro da Feira, mesmo que não me interessasse. É que outros também chegavam cedo, e cedo comprariam um livro. Escrevia "Primeiro livro da Feira" na folha de rosto
Poesia

Herberto Helder: "Poemas canhotos" hoje à venda

“Poemas canhotos”, o derradeiro livro de originais de Herberto Helder, chega hoje às livrarias, anunciou a Porto Editora, que chancela a obra.
Poesia

Obra Poética de Sophia publicada hoje com inéditos

3609
Uma nova Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, que inclui “uma parte com vários poemas inéditos”, é publicada hoje, segundo a editora Assírio & Alvim.
Crítica de Livros

Porque não lemos mais João Miguel Fernandes Jorge?

216
Não é novo, nem novíssimo, é um poeta que escreve há mais de 40 anos, um genial homem discreto que é urgente conhecer. "Mirleos" é o seu mais recente livro na Relógio d'Água.
Crítica de Livros

Adília Lopes: a louca da casa

Foi a poeta-pop, a poeta do kitsch, a poeta-mulher-a-dias, a poeta que não fornica, a poeta-anedota, a poeta dos tops, a anti-poeta. Trinta anos e muitos livros depois, quem é Adília Lopes?
Poesia

Homenagem a Herberto Helder no Cinema Monumental

732
O escritor Herberto Helder, falecido em março, vai ser alvo de uma sessão especial no Cinema Medeia Monumental, em Lisboa, a 27 de abril, que incluirá a exibição de dois filmes e a leitura de poemas.
Literatura

Herberto Helder: sociologia de um génio

851
Após ler tudo o que se publicou nos jornais acerca da morte de Herberto Helder, João Pedro George decidiu questionar a mitologia herbertiana e a forma de construir um herói da literatura portuguesa.
Crítica de Livros

A eterna adolescência dos poetas sem qualidades

142
"Morada", antologia dos nove livros do poeta, é uma súmula de poemas bons e outros que o poderiam ser mas não são. É como uma canção dos anos 90 que lemos por nostalgia e não por deslumbramento.
Poesia

Herberto Helder, o poeta

A poesia não deixa as palavras intactas, ou quando as deixa é má poesia ou poesia nenhuma. E certamente que a poesia de Herberto Helder, sendo grande poesia, nada deixa intacto.
Lançamentos

Hugo Williams pela primeira vez em português

"Última Semana", o novo livro da coleção de poesia da Tinta-da-China, reúne poemas de Hugo Williams publicados nos últimos 60 anos.
Herberto Helder

Aprender a ler com Herberto Helder

256
No poema que começa “a minha cabeça estremece com todo o esquecimento”, há este verso: “eu quero dizer como tudo é outra coisa”. É isso que importa dizer e ouvir. É isso Herberto Helder.
Obituário

Herberto, o poeta que nunca se deixou capturar

1176
Genial, misterioso, visionário, trabalhador incansável das metáforas e dos símbolos, Herberto Helder morreu de ataque cardíaco na noite de segunda-feira. Deixou pronto novo livro, que sairá em breve.
Óbito

Morreu Herberto Helder

893
Herberto Helder, um dos maiores poetas da língua portuguesa, morreu aos 84 anos esta segunda-feira. As causas da morte não foram reveladas.
Teatro São Luiz

"Pôr O'Neill em cena é uma atitude política"

291
Portugal, Meu Remorso estreia esta quarta-feira no São Luiz. João Reis e Ana Nave interpretam poesia, prosa e cartas inéditas do poeta num espetáculo que não é um recital nem uma biografia.
Poesia

A vida dos mortos

O “ogre Vida” é cruel. Que o diga aquele, desprezado pelo amor, que descobriu “que apenas a morte o trataria como igual aos outros homens”, o faria “sentir-se um homem”.
Dia dos Namorados

Os melhores poemas de amor da língua portuguesa

3536
Para o dia dos namorados, o Observador pediu a nove escritores para escolherem os melhores poemas da língua portuguesa. Aqui ficam as suas sugestões.
Literatura

Pedro Mexia lê Edgar Allan Poe

No dia em que se comemora 170 anos da publicação de "O Corvo", Pedro Mexia lê e comenta um excerto do poema que tornou célebre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe.
Literatura

PJ Harvey vai editar o primeiro livro de poesia

O primeiro livro de PJ Harvey, "Hollow of the Hand", editado em colaboração com o fotógrafo e realizador Seamus Murphy, chega às livrarias do Reino Unido no dia 8 de outubro.
Literatura

O "guardador da linguagem" morreu há 50 anos

Estudou Filosofia em Harvard, foi amigo de Ezra Pound e ganhou o Nobel da Literatura. Thomas Stearns Eliot foi um dos poetas mais influentes do Séc. XX.
Poesia

A grande Cecília

693
Cecília Meireles, a grande Cecília, morreu a 9 de Novembro de 1964. Há 50 anos. O Brasil comemora uma das referências literárias do século XX, Portugal parece tê-la esquecido. Não devia ser assim.
Livros

Obra de Álvaro de Campos num só volume

989
Obra vai ser editada pela Tinta-da-china no âmbito da coleção “Pessoa" e está nos planos de novos lançamentos programados até ao final de 2014.
Livros

Poesia portuguesa com sotaque carioca

147
Matilde Campilho era, até há bem pouco tempo, uma perfeita desconhecida. Mas tudo mudou em abril, com o lançamento do seu primeiro livro de poemas, Jóquei.
Poesia

Não era um sonho meu conhecer Fernando Pessoa

Richard Zenith, Prémio Pessoa, escritor, tradutor e crítico literário, trabalha com as palavras, mas acha a música a arte mais elevada. Especialista em Fernando Pessoa, diz que tudo começou por acaso.
Livros

Há poesia que interrogue Deus? Eles acham que sim

228
Não há uma poesia para crentes e outra para não-crentes, mas a interrogação sobre Deus pode estar presente na melhor poesia. Como nos mostram, em antologia, José Tolentino Mendonça e Pedro Mexia.
Poesia

Sophia: a grande senhora

269
“Corajoso é combater o que está à nossa frente e no poder” disse um dia Sophia, a mulher simples e vertical que se recorda vestida de branco, contra o azul do mar, imersa no único lugar possível.
Herberto Helder

Um plano para todos comprarem Herberto Helder

418
Há a possibilidade de nacionalizar a obra de Herberto Helder. Depois desse 11 de Março poético cada nova publicação sua passaria a ter as tiragens e as reedições decididas pelo Tribunal Constitucional
Poesia

Herberto Hélder regressa com "A Morte sem Mestre"

O novo livro de poesia inédita de Herberto Hélder, "A Morte sem Mestre", é publicado na segunda-feira, anunciou hoje a Porto Editora, que chancela a obra.
Poesia

Um lar para a alma: ensaio sobre Maya Angelou

Autora que afirma a força da vida individual e partilhada, deu voz própria ao sonho de fraternidade de Luther King, ou de resistência e reconhecimento da intrínseca igualdade das pessoas
Poesia

Maya Angelou

“And Still I Rise” is about how humans can come back from all difficulties, fight hatred, always find a way to rise above. It makes the hair on the back of my neck stand up when I hear her read it
A página está a demorar muito tempo.