João Monteiro e Maria João Koehler sagraram-se, este sábado, campeões nacionais absolutos de ténis, ao vencerem, respetivamente, Francisco Cabral e Rita Vilaça, nas finais disputadas nos courts da Beloura Tennis Academy, em Sintra.

João Monteiro conquistou o seu primeiro título de campeão nacional absoluto, ao derrotar o Francisco Cabral, 1.269.º jogador mundial, por duplo 6-1.

O número 739 do ranking mundial, que esta temporada regressou às provas internacionais depois de ter frequentado o circuito universitário norte-americano, não deu qualquer hipótese ao finalista de 2015.

Sempre ouvi dizer que as finais são para ganhar, não é para jogar bonito. Joguei simples e joguei acertado. O Francisco Cabral tentou fazer muito com a bola no início e eu limitei-me a contra-atacar. A partir do momento em que passei para a frente do marcador, ele já não conseguiu reagir”, analisou Monteiro.

Na vertente feminina, a campeã foi Maria João Koehler, que alcançou o sexto título nacional em singulares femininos, ao impor-se a Rita Vilaça, por 6-0 e 6-4.

Koehler, 852.º do ranking WTA, venceu consecutivamente o campeonato nacional entre 2009 e 2013.

“Consegui superar as vitórias do meu treinador, João Cunha e Silva, que tem cinco títulos nacionais. Entrei bem no jogo e a Rita não teve muitas soluções para contrariar as minhas investidas. Sou uma jogadora agressiva e com uma pancada forte, mas no segundo set tive de baixar um pouco a intensidade e aí a Rita conseguiu recuperar um pouco”, resumiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR