O título mundial de futsal vai finalmente ter um vencedor inédito, depois de a Rússia ter afastado no sábado a Espanha por 6-2, nos quartos de final do campeonato do mundo que decorre na Colômbia.
Até ao momento, apenas o Brasil e a Espanha se tinham sagrado campeões do mundo, mas a eliminação de sábado da equipa espanhola às mãos da Rússia juntou-se ao afastamento do atual detentor do título, o Brasil, frente ao sensacional Irão, no desempate por penáltis nos oitavos de final.
No encontro mais aguardado dos quartos de final, a favorita Espanha foi incapaz de fazer frente à Rússia, que, com uma defesa bem mais concentrada do que a espanhola, soube aproveitar os erros contrários.
A Espanha ainda esteve a vencer por 2-1, mas chegou ao intervalo a perder já por 3-2, não tendo conseguido ultrapassar a formação russa na segunda metade, equipa que depois foi construindo um resultado confortável.
A equipa iraniana continua a ser a grande animadora da prova e, depois do Brasil, agora foi a vez de afastar nos quartos de final o Paraguai, num encontro que venceu por 4-3, anotando o golo da vitória a 20 segundos do termo do prolongamento.
Nas meias-finais, Irão e Rússia vão discutir entre si quem marcará presença no encontro decisivo.
Os quartos de final completam-se com os embates que vão colocar frente a frente a seleção portuguesa ao Azerbaijão e a Argentina ao Egito.