Esta semana, além dos três grandes em campo na Liga dos Campeões sentimos que havia mais qualquer coisa em jogo. Na terça-feira publicamos a primeira antevisão do modelo Observador-Empírica e acompanhamos jogo a jogo para ver como foi a nossa performance.
O modelo é probabilístico, pelo que qualquer resultado é possível, mas para uma primeira vez fomos ver quantas vezes o nosso modelo “acertou” – ou seja, quantas vezes é que o resultado (1X2) com maior probabilidade se verificou na realidade. Olhando assim, não foi nada mau, o nosso modelo acertou 11 dos 16 resultados. Falhou em cinco e, desses cinco, dois tinham na verdade a probabilidade mais alta abaixo de 40%. No entanto, mais que os resultados certos, temos interesse de ver onde falhou, porque isso são as surpresas da jornada. E como bons adeptos de futebol gostamos de histórias “à Taça de Portugal”, onde a equipa mais fraca por vezes tomba um gigante ou outro. Nesta jornada, as duas maiores surpresas foram os empates do Dortmund frente ao Real Madrid, mas principalmente do Celtic contra o Manchester City, depois de uma pesada goleada na primeira jornada. Tal como já dissemos, se o modelo fosse 100% fiável estaríamos muito provavelmente nas Caraíbas e não a olhar para um ecrã!
E quanto às equipas portuguesas?
A segunda jornada da Liga dos Campeões voltou a ser um pouco pesada para as equipas portuguesas, com as derrotas do Benfica e Porto. O Sporting fez valer a sua superioridade e acabou por ser a única boa notícia da jornada. No caso do Sporting, sendo claramente favorito, com uma probabilidade de vencer de 79%, não foi uma grande surpresa. Já o Porto, e principalmente o Benfica, não eram favoritos. No entanto, tendo em conta que as probabilidades de vitória do Leicester e do Nápoles eram apenas de 52% e 46% respetivamente, podia ter havido alguma surpresa, infelizmente não… Slimani lá voltou a marcar a Casillas e, por momentos, alguns benfiquistas terão temido mais um pesadelo contra uma equipa vestida de branco e azul celeste….
E agora? Depois desta jornada, o que esperar dos próximos jogos e das probabilidades de apuramento para a próxima fase? Prometemos todas as respostas para antes da próxima jornada, mas pelo menos levantamos o véu sobre o que mudou para as nossas equipas e a probabilidade de passarem à próxima fase:
As perspetivas estão agora piores para as 3 equipas portuguesas do que estavam antes do inicio da fase de grupos. O Benfica e o Porto continuam em tendência decrescente, com o Porto já com menos de 40% de probabilidade de passar aos oitavos de final, e o Benfica com 50% – ambos tinham quase 60% antes desta jornada (o Benfica 63% antes do jogo com o Besiktas na Luz). Já o Sporting, apesar de continuar a ser a equipa com menos hipóteses de passar, apenas 28%, melhorou nesta jornada. Será que na próxima jornada chega aos 50%?
Veja aqui a tabela completa das probabilidades com todas as equipas da Champions, atualizada com os resultados da segunda jornada. Será que há mudanças no topo, depois do empate do Real Madrid?