566kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Champions. Mais uma boa jornada para o nosso modelo... e para as equipas portuguesas

Este artigo tem mais de 5 anos

E depois da segunda jornada em que publicamos as nossas previsões, mais uma vez comparamos os resultados com o que esperávamos que acontecesse.

Um dos resultados que o nosso modelo falhou foi o do Benfica, que venceu em Kiev
i

Um dos resultados que o nosso modelo falhou foi o do Benfica, que venceu em Kiev

SERGEY DOLZHENKO/EPA

Um dos resultados que o nosso modelo falhou foi o do Benfica, que venceu em Kiev

SERGEY DOLZHENKO/EPA

Claro que com um modelo probabilístico qualquer resultado é possível, mas mesmo assim fomos ver quantas vezes o nosso modelo “acertou” – ou seja, quantas vezes é que o resultado (1X2) com maior probabilidade se verificou na realidade. E nesta jornada, mais uma vez, o resultado foi bastante positivo — ainda não o suficiente para trocarmos os nossos ecrãs pelas Caraíbas, mas quem sabe um dia… O nosso modelo acertou 12 dos 16 resultados (depois de ter acertado 11 na jornada anterior).

Falhou em quatro e um deles foi precisamente a vitória do Benfica em Kiev. Esse jogo era para “tripla” e claro está que neste caso não nos importamos de ter errado. Outra surpresa foi a vitória do Besiktas em Nápoles. A vitória do Barcelona contra o Manchester City não foi de forma alguma surpreendente, já que o nosso modelo atribuía uma probabilidade de 72% a uma vitória da equipa da cidade Condal.

E quanto às equipas portuguesas?

Esta jornada da Liga dos Campeões correu bem ao Benfica e FC Porto e mal ao Sporting. O Sporting, mesmo jogando em casa, mas sem Jorge Jesus no banco, perdeu com o Borussia de Dortmund. No entanto, este resultado não é propriamente uma surpresa, dado o favoritismo da equipa alemã, com 42% de probabilidade de vitória, contra os 33% da equipa de Alvalade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o Benfica e o FC Porto venceram fora de casa. E se o Porto até era ligeiramente favorito, com 39% de probabilidade de vitória contra os 33% do Club Brugge, o Benfica venceu, apesar de não ser favorito.

E depois desta jornada, o que esperar dos próximos jogos e das probabilidades de apuramento para a próxima fase? Mudou alguma coisa nos principais favoritos? Voltaremos a dar todas as respostas antes da próxima jornada, mas para já mostramos o que mudou para as nossas equipas e a probabilidade de passarem à próxima fase:

As vitórias do Benfica e Porto contribuíram para melhorar significativamente as hipóteses de passarem à próxima fase. Depois desta jornada, parece possível ter mais uma vez duas equipas portuguesas nos oitavos de final. O Benfica já tem 65% de hipóteses de passar, mais do que tinha na primeira jornada e o Porto tem pouco menos do que tinha no início da competição – 58%. Já o Sporting, depois de ter perdido em casa, viu praticamente arredadas as hipóteses de passar aos oitavos de final, e tem agora apenas 5% de probabilidade. No entanto, já à partida para esta jornada tinha apenas 23%.

Veja aqui a tabela com as probabilidades de todas as equipas que participam na Liga dos Campeões.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.