290kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Champions. Mais uma boa jornada para o nosso modelo... e para as equipas portuguesas

Este artigo tem mais de 4 anos

E depois da segunda jornada em que publicamos as nossas previsões, mais uma vez comparamos os resultados com o que esperávamos que acontecesse.

Um dos resultados que o nosso modelo falhou foi o do Benfica, que venceu em Kiev
i

Um dos resultados que o nosso modelo falhou foi o do Benfica, que venceu em Kiev

SERGEY DOLZHENKO/EPA

Um dos resultados que o nosso modelo falhou foi o do Benfica, que venceu em Kiev

SERGEY DOLZHENKO/EPA

Claro que com um modelo probabilístico qualquer resultado é possível, mas mesmo assim fomos ver quantas vezes o nosso modelo “acertou” – ou seja, quantas vezes é que o resultado (1X2) com maior probabilidade se verificou na realidade. E nesta jornada, mais uma vez, o resultado foi bastante positivo — ainda não o suficiente para trocarmos os nossos ecrãs pelas Caraíbas, mas quem sabe um dia… O nosso modelo acertou 12 dos 16 resultados (depois de ter acertado 11 na jornada anterior).

Falhou em quatro e um deles foi precisamente a vitória do Benfica em Kiev. Esse jogo era para “tripla” e claro está que neste caso não nos importamos de ter errado. Outra surpresa foi a vitória do Besiktas em Nápoles. A vitória do Barcelona contra o Manchester City não foi de forma alguma surpreendente, já que o nosso modelo atribuía uma probabilidade de 72% a uma vitória da equipa da cidade Condal.

E quanto às equipas portuguesas?

Esta jornada da Liga dos Campeões correu bem ao Benfica e FC Porto e mal ao Sporting. O Sporting, mesmo jogando em casa, mas sem Jorge Jesus no banco, perdeu com o Borussia de Dortmund. No entanto, este resultado não é propriamente uma surpresa, dado o favoritismo da equipa alemã, com 42% de probabilidade de vitória, contra os 33% da equipa de Alvalade.

Já o Benfica e o FC Porto venceram fora de casa. E se o Porto até era ligeiramente favorito, com 39% de probabilidade de vitória contra os 33% do Club Brugge, o Benfica venceu, apesar de não ser favorito.

E depois desta jornada, o que esperar dos próximos jogos e das probabilidades de apuramento para a próxima fase? Mudou alguma coisa nos principais favoritos? Voltaremos a dar todas as respostas antes da próxima jornada, mas para já mostramos o que mudou para as nossas equipas e a probabilidade de passarem à próxima fase:

As vitórias do Benfica e Porto contribuíram para melhorar significativamente as hipóteses de passarem à próxima fase. Depois desta jornada, parece possível ter mais uma vez duas equipas portuguesas nos oitavos de final. O Benfica já tem 65% de hipóteses de passar, mais do que tinha na primeira jornada e o Porto tem pouco menos do que tinha no início da competição – 58%. Já o Sporting, depois de ter perdido em casa, viu praticamente arredadas as hipóteses de passar aos oitavos de final, e tem agora apenas 5% de probabilidade. No entanto, já à partida para esta jornada tinha apenas 23%.

Veja aqui a tabela com as probabilidades de todas as equipas que participam na Liga dos Campeões.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.