Rádio Observador

Liga dos Campeões

Liga dos Campeões. Vida fácil para o Benfica e muiiiiito complicada para o Sporting

Probabilidade de o Benfica chegar à final (7,5%) é quase duas vezes superior à probabilidade de o Sporting (4%) chegar aos oitavos de final. Veja aqui as previsões para a quarta jornada da Champions.

Clive Brunskill/Getty Images

Autores
  • Paulo Rosário
  • Ricardo Santos

Começa hoje a segunda volta da Liga dos Campeões. Até aqui já houve goleadas, surpresas e desilusões, mas ainda nada está decidido. Matematicamente qualquer equipa ainda pode passar a próxima fase e acalentar esperanças de levantar o troféu. Mas a partir desta jornada algumas equipas vão ficar pelo caminho.

A realidade das equipas portuguesas tem sido volátil. Depois de começarem com estatuto de favoritos, Benfica e Porto demoraram algum tempo a afirmarem-se. Apenas com as vitórias da terceira jornada conseguiram recuperar o estatuto de principais candidatos a passar à próxima fase. O Sporting logo no primeiro jogo passou em 5 minutos de uma das mais importantes vitórias do seu historial europeu para uma derrota dolorosa em Madrid e tem agora a sua vida bastante complicada, com apenas 4% de chances de passar à próxima fase.

O Benfica, claramente num bom estado de forma, é a equipa portuguesa com mais hipóteses de chegar longe neste torneio. A probabilidade de chegar à final (7.5%) é quase duas vezes superior à probabilidade de o Sporting chegar aos oitavos de final. Com Benfica e Porto com boas chances de chegarem aos “oitavos”, é bem provável que uma das duas equipas consiga fazer um brilharete europeu.

No topo da Liga dos campeões, há alguma variação entre os favoritos, mas os cinco mais importantes têm estado à altura das expectativas. Parece haver alguma luta entre o Atlético e o Bayern pelo estatuto de terceiro favorito. No entanto, dado que qualquer uma destas equipas está com a qualificação quase fechada, este “campeonato do topo” só deve começar a mexer significativamente na fase das eliminatórias.

O detalhe da jornada

A jornada para o Porto e Benfica antevê-se como algo positiva, já que ambas as equipas são favoritas nos seus jogos. Com 60% de probabilidade de ganhar contra o Dinamo de Kiev, o Benfica pode quase fechar a qualificação para os oitavos de final. O Porto também parte como claro favorito na receção ao Club Brugge (63%). Vida muito mais complicada tem o Sporting, que está praticamente obrigado a ganhar ao Borussia Dortmund para manter as esperanças de qualificação para a próxima fase. O Borussia é claramente favorito no jogo (67%) pelo que vemos a Liga Europa como o mais provável destino europeu do Sporting esta época.

Nos outros destaques desta jornada, a equipa mais forte do torneio (Real Madrid) jogo contra a mais fraca (Legia), pelo que pode ser um bom jogo para ter debaixo de olho para um resultado avultado, ou talvez uma épica surpresa? O jogo da jornada talvez seja o Manchester City-Barcelona, onde a equipa inglesa parte uma vez em desvantagem e talvez mesmo traumatizada depois da goleada do último embate (0-4).

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)