Chamam-lhe a bíblia da moda e o que a Vogue diz é lei. Agora a revista chefiada pela todo-poderosa Anna Wintour anunciou mais uma regra a seguir nas próximas estações. Tudo tapadinho porque — ora bolas! — os “decotes acabaram”, estão out. E há uma justificação para explicar este ponto de vista drástico da icónica revista. Os decotes, sobretudo aqueles vertiginosos, têm de acabar como forma de as mulheres combaterem o julgamento de que são alvo nas redes sociais quando publicam fotos onde o seu decote ou sutiã push-up se torna protagonista.

Um artigo publicado na edição deste mês explica que as fashionistas estão a deixar de publicar fotos onde o peito é uma evidência e começam agora a optar por fotografar-se de forma mais recatada, mostrando outros pormenores do corpo como o ombro ou a barriga, numa forma de tentar acabar com o mau feedback online.

O artigo dá conta que mesmo a alta-costura tem este ano promovido as modelos que exibem”as pernas ou a barriga, nos eventos, mas sem decote”, sendo isto mais um sinal claro de “que algo está acontecer”.

“Os decotes – aqueles que suscitam sensualidade e inspiram a luxúria — vão fazer uma longa e merecida pausa”, declara a revista.

O escrutínio das redes sociais

A estilista Elizabeth Saltzman, diz ter agora cuidado com o que veste e o que publica nas redes sociais por causa do assédio online. Os comentários deixados em redes sociais como o Instagram, Twitter ou Facebook, deixam as figuras públicas sujeitas a esse escrutínio.

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O mesmo artigo dá conta ainda de uma experiência feita no perfil de uma atriz. Quando esta publicava uma fotografia onde o “decote era mais visível, ficava a ver o que acontecia no seu Instagram e mais tarde constatava-se que de 100 mil comentários, 90 mil eram sobre os seus seios. Isto não é saudável, é assustador.”

A tendência do não aos decotes parece ganhar força com os dados recentes de vendas de soutiens. Estes agora privilegiam formas suaves com um formato natural, ultrapassando o decote de push-up, que foi tão adorado nos anos noventa. A analista comercial da NPD informou que as vendas desses soutiens estão a perder terreno no mercado, sustentando esta afirmação na queda de 19% na queda de vendas. As preferências estão agora voltadas para soutiens desportivos para um maior conforto e facilidade de movimento. As mulheres estão a pôr em primeiro lugar “o conforto, a durabilidade e a capacidade de suporte” como os elementos mais importantes a ter em conta na hora de comprar.

Esta ideia é reforçada pelo ponto de vista do analista chefe da NPD, Marshal Cohen, que diz que “os estilos de soutien sem costuras são cada vez mais top of mind para as consumidoras de todas as idades e já não podem ser uma conclusão tardia para os fabricantes e para os analistas.”

A plataforma online ASOS lançou um “side boob bra”, que consiste em atender às tendências do corte mais baixo nos lados em vez de um decote, enquanto que a ex supermodelo Heidi Klum, que tem a sua linha de roupa interior, a Intimates, diz estar à procura de algo mais simples.

As celebridades que marcaram presença na Harper’s Bazaar Women of the Year parecem confirmar esta nova tendência, com estrelas como Keira Knightley, Felicity Jones, Donatella Versace ou Gillian Anderson a surgirem em público com elegantes decotes… subidos.