O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, autorizou a compra de 47 veículos militares, num processo que se vai estender até 2023 “e não poderá exceder o montante de 13,33 milhões de euros”, informa, esta segunda-feira, o Ministério da Defesa.
A aquisição das “35 viaturas táticas médias blindadas e 12 viaturas táticas médias não blindadas, para reforçar o Sistema de Informação e Comunicações Tático do Exército” será efetuado através das estruturas da Aliança Atlântica.
“As viaturas 4×4 Porta Shelter SIC-T (blindadas e não blindadas) foram identificadas como necessárias para a edificação da capacidade de comando e controlo terrestre” a fim de melhorar a “mobilidade tática” e a sua compra estava prevista na Lei de Programação Militar, acrescenta o mesmo comunicado.
O ministro da Defesa Nacional delegou no Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, “a competência para conduzir, em representação do Estado Português, o acordo que titulará as condições técnicas e financeiras da prestação de serviços”, lê-se ainda no texto do ministério.