A canção faz parte do álbum Songs of Leonard Cohen, o primeiro do músico, editado em 1967. E este é o vídeo que explica de onde veio a inspiração para a história que o canadiano conta. A animação faz parte da série “Blank on Blank”, da PBS, a televisão pública americana, e foi apresentada como homenagem ao artista que morreu na semana passada, aos 82 anos.

Cohen começa por recitar o poema “The Two Went to Sleep”, escrito pelo próprio. E depois relaciona esse mesmo poema com a história que o inspirou a escrever a canção “Sisters of Mercy”. Regressa a Edmonton, a capital da província canadiana de Alberta. Recorda como foi “convidado” por duas raparigas para se abrigar do frio na entrada de uma casa.

Mais tarde descobre que as duas são irmãs. No relato de Cohen, que surge nesta gravação de arquivo:

“Algum tempo mais tarde estamos no meu quarto de hotel… íamos dormir juntos. Claro que tinha todo o tipo de fantasias eróticas… tornou-se claro que nada disso iria acontecer nessa noite.”

Nada aconteceu, Cohen não conseguia dormir escreveria a canção pouco depois. Diz ainda nesta entrevista que foi uma das poucas vezes que escreveu uma canção de forma tão imediata. “De manhã tinha a canção pronta para elas”, conta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[a canção “Sisters of Mercy”]

Acrescenta ainda, no final, que se sente especial quando descobre versões de canções suas cantadas por outros. Dá o exemplo de Judy Collins (que cantou como bastante sucesso o tema “Suzanne” e haveria até de editar um disco com temas de Cohen, Judy Collins Sings Leonard Cohen: Democracy, de 2004) mas em 1974 dizia que ainda não tinha encontrado quem o interpretasse de forma totalmente satisfatória. Ainda assim, isso não era um problema: “É OK porque as coisas entram no mundo e são alteradas, as canções também”.