Trabalhadores

Protestos

Trabalhadores dos transportes públicos protestam

Protesto surge no seguimento de uma tribuna pública onde foi denunciada a destruição de 4.823 postos de trabalho em empresas como a CP, EMEF, IP, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Sindicatos

Motoristas reunidos para debater condição laboral

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias vão discutir em Santarém as condições de trabalho do setor.
Mário Centeno

Passado deve ser lição para futuro, diz Centeno

O ministro diz que trabalhadores e chefes devem usar o passado como forma de criar um futuro com "mais e melhor valor" para empresas. Fala em necessidade de adaptação a um mundo em mudança.
Greve

Trabalhadores da Planeta Plásticos em greve

"Queremos um aumento salarial entre 40 a 50 euros. Quando apresentámos o pré-aviso de greve, a empresa deu um aumento de 1,5%, que são cerca de dez euros", disse o responsável distrital do SITE.
CP

Trabalhadores da CP reivindicam medidas

A CT salientou que “a batalha da reintegração da EMEF está a ser ganha" no entanto, “para ganharmos a guerra, falta ainda a empresa de infraestruturas ferroviárias, a ex- REFER.”
Emprego

Norte: robôs "roubarão" 421 mil postos de trabalho

O setor mais afetado na zona Norte de Portugal será a manufatura, seguido do comércio por grosso e a retalho. Nível de qualificação dos trabalhadores também é problema, revela estudo.
Emprego

Almeirim. Investimento cria postos de trabalho

288
Uma unidade de transformação de cenouras pequenas para exportação vai instalar-se em Almeirim. Município destaca ainda “novos mercados para a agricultura" criados na região.
Mário Centeno

Centeno promete conclusão dos processos do PREVPAP

Precários queixam-se de atraso na homologação dos processos de integração no Estado. O ministro das Finanças afirma que os processos estão a ser concluídos. Há 13.222 processos já homologados.
Santander

Espanha. Santander dispensa 3.200 trabalhadores

A supressão dos postos deve-se a uma reestruturação no Santander. Os trabalhadores serão dispensados através da concessão de pré-reformas voluntárias e o banco vai dar-lhes novos empregos.
Brasil

Brasil. Centrais sindicais em greve geral

Novo sistema de pensões foi apresentado por Bolsonaro. Trabalhadores querem impedir aprovação da idade mínima para receber pensões por reforma. Greve afeta transportes, banca e ensino.
Madeira

Mais direitos para oficiais de justiça deslocados

Sindicato alerta que "os oficiais de justiça da Madeira que estão colocados no Continente não têm os mesmos direitos que os do Continente que estão na Região Autónoma, como o direito ao transporte".
Empresas

Empresa do Porto dá 500 euros por cada filho

1.123
Desde 2015, a ITSector já distribuiu 28 mil euros por 56 colaboradores. O objetivo é garantir o bem estar dos funcionários da empresa, reter talento e fomentar o equilíbrio trabalho-família.
CGTP

CGTP vai contestar legislação laboral do Governo

Segundo a CGTP, os problemas da legislação laboral dos trabalhadores não foram resolvidos pelo Governo. A CGTP quer melhorar a resposta dos serviços de apoio aos sócios e delegados sindicais.
RTP

Precariedade. Trabalhadores da RTP acusam Governo 

"O Governo não atua e as pessoas estão a sofrer com isto". São as palavras de indignação dos Trabalhadores da RTP/Porto, que acusam o Executivo de "emperrar" a entrada de precários.
Ford

Ford corta 7 mil empregos mundialmente

O valor corresponde a cerca de 10% dos trabalhadores e a supressão visa reestruturar a empresa. A medida vai permitir à Ford poupar 537 milhões de euros anualmente. Nos EUA, serão cortados 800 postos.
Trabalhadores

O 1.º de Maio /premium

Será que o “modo” sindicalista que transforma o 1.º de Maio num momento de celebração dos trabalhadores subordinados num quadro de luta de classes ainda se justifica?
CGTP

CGTP. 8 dirigentes sobem ao palco pela última vez 

Arménio Carlos e outros sete dirigentes deixam a direção do CGTP em 2020 e sobem ao palco do 1.º de Maio pela última vez. A revisão da legislação laboral será um dos temas a abordar.
CP

CP. Revisores convocam greve para 20 e 21 de maio 

A greve abrange cerca de mil trabalhadores, que protestam pelo incumprimento de dois acordos que o Governo fez com o sindicato. A paralisação será nacional, segundo a entidade.
Amazon

Amazon. Robô despede trabalhadores 

3.693
O sistema mede os tempos de paragem e pausas dos trabalhadores e deteta os níveis de produtividade. Nas instalações de Baltimore, nos Estados Unidos, já foram despedidos 300 trabalhadores.
Governo

Governo aprova regularização de 16.150 precários 

As comissões de avaliação bipartida avaliaram no total 32.785 processos. Foram admitidos 22.431 requerimentos e os restantes chumbados por não cumprirem os critérios.
País

Vítimas de explosão transportadas para Coimbra 

A explosão envolveu um acidente com pólvora numa pedreira em Alpendurada e dois trabalhadores ficaram gravemente feridos. As vítimas foram transportadas de helicóptero para o hospital de Coimbra.
Trabalhadores

Marcada greve nos hipermercados para 1 de maio

Os trabalhadores do setor -- que abrange as cadeias Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço -- exigem aumentos salariais e o encerramento dos hipermercados aos domingos e feriados.
Professores

Professores com mais de 60 anos procuram vagas

166
Do total das 50 mil candidaturas entregues pelos professores para os 542 lugares disponíveis, há 353 docentes que têm mais de 60 anos e que ainda não entraram no quadro.
Bolsa

Gestores ganham 52 vezes mais do que funcionários

139
A remuneração média dos CEO desceu, mas os trabalhadores não têm aumentos significativos desde 2014. Pedro Soares dos Santos, líder da Jerónimo Martins, ganhou 140 vezes mais do que os trabalhadores.
Conselho de Ministros

Governo aprova diplomas das carreiras de inspeção 

A decisão relativamente aos diplomas das carreiras de inspeção e de trabalhadores dos impostos foram aprovadas esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros
Bloco de Esquerda

Bloco quer fim do impasse sobre tempo de serviço

Depois de ter pedido o impasse na contagem do tempo de serviço dos trabalhadores, Catarina Martins repetiu o pedido a Marcelo Rebelo de Sousa. Encontro aconteceu no Palácio de Belém.
Ford

Ford corta 5 mil postos de trabalho na Alemanha

O porta-voz da Ford afirma que as medidas são tomadas "no âmbito da reestruturação da Ford Europa". Na Alemanha trabalham quase metade dos 53 mil trabalhadores da Ford na Europa.
Finanças

Finanças. Governo vai discutir revisão da carreira

106
A atribuição de um peso de 55% à entrevista feita no âmbito do processo para a designação das chefias tributárias e aduaneiras, é um dos "aspetos que continua a preocupar os trabalhadores".
Greve

"Call-centers" fazem greve na sexta-feira

Trabalhadores exigem melhores condições de trabalho e promoção da igualdade. "Call-centers" juntam-se, assim, à Greve Internacional de Mulheres, por verem alguma semelhança nos motivos de protesto.
TAP

Trabalhadores da TAP entregam pré-aviso de greve

Trabalhadores da TAP entregam um pré-aviso de greve para quarta-feira. O objetivo é protestar contra as alterações ao regulamento de deslocações e ao seguro de saúde
Empresas

Accionista e operador de máquinas: bons amigos?

A perpetuação do modelo da melhoria dos resultados das empresas à custa dos salários baixos e do consequente enriquecimento dos accionistas tem de mudar. Sem as pessoas, as empresas são pouca coisa.
Sindicatos

Conservatórias contra mudança de instalações

Sindicato diz que os trabalhadores, além de não perceberem a razão da mudança, estão contra o desmembramento das conservatórias, alegando que este é um serviço que funciona como um todo.
Função Pública

Fevereiro. Funcionários sem novo salário mínimo

Os funcionários públicos recebem o salário de fevereiro a partir de quarta-feira, mas a subida da remuneração base para 635,07 euros ainda não será paga aos cerca de 70 mil trabalhadores abrangidos.
RTP

BE quer demissão da Administração da RTP

José Soeiro acusa RTP de "má fé" e "desprezo pela lei” no caso de trabalhadores que receberam carta a informar de cessação do contrato. Televisão pública explica que cumpriu a lei do Orçamento
Segurança Social

Recibos verdes. Declaração pode ser substituída

235
Os trabalhadores independentes têm de pagar as contribuições até ao dia 20 deste mês. Os trabalhadores dependentes, que também passam recibos, estão isentos de contribuir para a Segurança Social.
Trabalho

Há mais 73 mil precários do que no ano da troika

3.825
Trabalhadores precários atingiram o valor mais alto desde 2011. Em 2018, quase 900 mil trabalhadores tinham vínculos laborais instáveis. Serviços lideram e as mulheres são as mais afetadas.
Trabalhadores

30 mil vão poder conciliar vida pessoal e laboral 

685
As medidas do Pacto são feitas às necessidades de cada empresa ou serviço, de modo a garantir "um melhor ambiente de trabalho, com pessoas mais felizes e produtivas".
Administração Pública

Função pública tem novo programa de qualificação

190
O programa insere-se no Programa Qualifica e pretende dotar os trabalhadores da Administração Pública de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais.
Greve

Greve dos fiscais municipais começa amanhã

O protesto terá início junto ao Ministério da Administração Interna às 14h30, seguindo-se uma marcha até ao Ministério das Finanças, onde será entregue uma carta dirigida ao ministro Mário Centeno.
Macau

Macau. Trabalhadores não-residentes duplicaram

Mais de metade são provenientes do interior da China, seguindo-se Filipinas e Vietname. Cerca de 30% trabalham em "hotéis, restaurantes e semelhantes".
Segurança Social

15 mil independentes já entregaram declarações

O prazo para a entrega das primeiras declarações contributivas trimestrais termina em 31 de janeiro, sendo o universo estimado de trabalhadores independentes de cerca de 300 mil.
Autoridade Tributária

Sindicato exige abertura de concursos congelados

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos queixa-se de atrasos no processamento de vencimentos, congelamento de concursos de promoção ou falta de clarificação de regras sobre mobilidade intercarreiras.
Novo Banco

Novo Banco irá precisar mais capital público

815
O gestor recusou a indicar qual o valor que será requerido junto do Fundo de Resolução, uma vez que as contas de 2018 ainda não estão fechadas e só serão públicas no dia 1 de março.
Empresas

Empresas têm de contratar pessoas com deficiência

259
O novo regime estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, e obriga pequenas e médias empresas a cumpri-las.
Recibos Verdes

Recibos verdes não podem mexer nos descontos

Trabalhadores dependentes com recibos verdes não vão poder subir ou descer em 25% a parcela de rendimento sujeita contribuições para a Segurança Social. Medida vem clarificar uma lacuna da lei.
Setúbal

Autoeuropa. Trabalhadores voltam hoje ao trabalho

Os trabalhadores da Autoeuropa fizeram uma paragem na produção, que teve início no dia 22 de dezembro, devido à falta de motores a gasolina. Esta sexta-feira regressam ao trabalho.
Finanças

Sindicato: greve encerra maioria dos serviços

O Sindicato diz que a greve afetou "a maioria" das repartições de finanças e alfândegas, com encerramentos ou funcionamento com poucos funcionários. O protesto prolonga-se até 31 de dezembro.
Greve

Funcionários do Hospital da Cruz vermelha em greve

A greve foi convocada pelos sindicatos dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos, dos Enfermeiros Portugueses e da da Hotelaria do Sul.
Manifestações

Manifestantes pedem melhores condições laborais

O combate às desigualdades, à precariedade e à desregulamentação dos horários de trabalho são parte das reivindicações. A CGTP pede combate a maiorias absolutas, estas desfavoráveis aos trabalhadores.
Protestos

Trabalhadores protestam no Congresso de Turismo

Os trabalhadores em protesto, afetos à Federação dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo, acusam a Associação de Hotelaria de Portugal de não atualizar o contrato coletivo de trabalhadores.
Política Científica

Trabalhador põe providência cautelar contra FCT

137
A providência cautelar pretende suspender os concursos para a regularização de vínculos laborais precários por considerar que é injusto que recebam muito mais do que os trabalhadores do quadro.
Mercado de Trabalho

As angústias do trabalho depois dos 50 anos

3.181
Converte-se a vida humana numa peça industrial descartável, cujo prazo de validade se encurta sucessivamente, atirando-se as pessoas para o ferro velho, como se se tratassem de lixo não reciclável.
Autoeuropa

Autoeuropa e trabalhadores chegam a acordo laboral

A Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa chegaram a um pré-acordo que prevê o pagamento do trabalho aos sábados e domingos a 100% e aumentos salariais de 2,9%.
Moçambique

Moçambique. Folha nominal passa a ser digitalizada

O Governo moçambicano decidiu em Maputo que a folha da relação nominal dos trabalhadores moçambicanos e estrangeiros passa a ser gerida em formato digital.
Ryanair

Ryanair. Compensações podem ultrapassar 33 milhões

Há já 120 mil passageiros que afetados pela greve da Ryanair na Europa e as compensações a pagar pela companhia podem ultrapassar os 33 milhões de euros. O reembolso chega aos 600 euros por pessoa.
Hospital de Santa Maria

Protestos contra a falta de pessoal no Santa Maria

Cerca de 30 trabalhadores do Centro Hospitalar de Lisboa Norte juntaram-se à entrada do Hospital de Santa Maria contra a "falta crónica" de trabalhadores e exigir o descongelamento das carreiras.
Empresas Públicas

Descongelamento abrange mais 66 mil trabalhadores

Cerca de 60% dos trabalhadores do sector empresarial público também tiveram valorizações salariais por causa do descongelamento, segundo a Inspecção-Geral de Finanças.
Trabalhadores

Câmara de Coruche faz testes do balão

151
Regulamento municipal prevê um sorteio semanal para escolher os cinco trabalhadores a submeter ao teste de álcool, como forma de evitar "riscos consideráveis para os próprios ou para terceiros".
Trabalho

Recibos verdes no Estado aumentam 14%

990
O número de trabalhadores a prestar serviços ao Estado a recibos verdes, em 2017, aumentou 17.728, mais 14,6% do que em 2016.
Trabalhadores

Aprovada a integração de 282 precários

As comissões bipartidas do Ministério das Finanças e da Modernização Administrativa aprovaram a integração de 282 trabalhadores precários, segundo a informação dada pelas respectivas presidentes.
Ministério Administração Interna

Autarquias abriram concursos para 6.500 precários

O ministro da Administração Interna anunciou, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores precários nas autarquias.
Comboios

Greve nos bares dos comboios continua esta segunda

Trabalhadores da empresa Servirail decidiram em plenário estender greve para o quinto dia consecutivo. Este domingo, só dois funcionários não aderiram à greve.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)