269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Trabalhadores

UGT

UGT defende teletrabalho em regime híbrido

UGT considera que falar sobre teletrabalho no futuro e abordar o tema da legislação laboral é importante, mas insuficiente. Sindicato quer regresso a caráter voluntário e um possível regime híbrido.
União Europeia

Custo horário da mão-de-obra sobe na UE

A subida dos custos horários da mão-de-obra abrandou face aos 2,8% e 3,2% do trimestre anterior. Na zona euro, os custos com salários e vencimentos por hora aumentaram 2,2%.
Autoeuropa

Autoeuropa. Quebra de produção cria instabilidade 

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa admitiu esta terça-feira ver com "apreensão" a perda de produção de 70.000 veículos desde o início de 2020.
Trabalhadores

Trabalhadores dos impostos agredidos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos tem vindo a registar agressões a funcionários à porta de Serviços Locais de Finanças, devido à crescente afluência de contribuintes.
Porto

Trabalhadores do Bingo da Boavista exigem salários

113
Estão em falta "pelo menos seis salários, contando já com junho, e metade do subsídio de Natal", uma situação que afeta 62 trabalhadores, explica o coordenador do Sindicato da Hotelaria do Norte.
Greve

Adesão à greve dos TST entre 90% e 95%

Os trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo cumprem esta sexta-feira o segundo e último dia de greve (o primeiro realizou-se na quarta-feira) para exigir uma atualização salarial.
Greve

TST. Greve dos trabalhadores com 68,3% de adesão

Em 20 de maio os trabalhadores dos TST tinham dado 15 dias à empresa para responder à exigência de atualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.
Cultura

Profissionais independentes devido ao seu trabalho

79% dos inquiridos concordam que ser trabalhador independente está diretamente relacionado com a natureza e a duração do projeto cultural em que estão envolvidos, diz relatório.
Greve

Greve dos trabalhadores Super Bock: adesão de 80%

Os trabalhadores cumprem uma greve entre esta terça e quarta-feira, em protesto contra os aumentos salariais de "0%" propostos pela administração, à qual se somará a greve ao trabalho suplementar.
Greve

CP realizou 284 das 979 ligações até às 18h00

É terceiro e último dia de greve em protesto contra a proposta de regulamento de carreiras e reclamando aumentos salariais e o cumprimento do acordo de empresa. 695 comboios ficaram parados.
Noticiário

9h. Greve da CP com adesão de 90% (sindicato)

Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante garante que serviços mínimos fixados em 25% estão a ser cumpridos. Clientes afetados por supressões podem pedir reembolso, diz CP
Infraestruturas

Trabalhadores IP avançam para mais dois dias greve

As estruturas sindicais voltaram a reunir-se, após a greve que afetou a circulação de comboios durante 24 horas, e decidiram paralisar mais dois dias, em função da ausência de repostas do Governo.
CP

Greve na CP de domingo a terça-feira

A greve nacional é a "última forma de luta" face à "recusa de diálogo e a inoperância, há vários meses, na resolução dos problemas dos trabalhadores" pelo Conselho de Administração, diz sindicato.
Coronavírus

Avaliar medidas para concentrar tempo de trabalho

Governo deve ponderar "horizontes" para uma "maior concentração do tempo de trabalho na semana" e toda a cadeia de contratação de migrantes deve ser responsabilizada.
Sindicatos

Altice. Sindicatos querem salário de 850 euros 

Para além do salário mínimo, devem ser garantidas a "progressão para o nível seguinte aos trabalhadores que tenham 5 avaliações positivas", explicam os sindicatos que fazem parte da Frente Sindical.
Hotelaria

AHRESP denuncia "constrangimentos" em salários 

A "não consideração da totalidade" dos trabalhadores e a exclusão de empresas "que cumprem com todos os requisitos" são alguns dos problemas denunciados pela Associação.
TAP

Reduzido para 206 o número de trabalhadores a sair

A TAP deu conta de que a "implementação dos acordos de emergência e a adesão a medidas voluntárias permitiram reduzir o número inicial de redimensionamento, de cerca de 2 mil para 206 trabalhadores.
Pesca

Sindicato defende valorização do preço do pescado 

O sindicato considera “fundamental” tabelar o preço de certas espécies e ainda “salvaguardar também os interesses dos pescadores, cujo trabalho merece ser mais compensado em toda a faina”.
Coronavírus

Apoio hospitalar: greve com grande adesão

Os trabalhadores concentraram-se no Hospital de São João para dar "uma grande resposta à intransigência da administração em melhorar as condições de vida e de trabalho", diz o dirigente sindical.
Serviço Nacional de Saúde

Trabalhadores de apoio hospitalar em greve

Trabalhadores dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) clamam por melhores condições em greve convocada pela Fesaht. Afirmam não terem sido minimamente valorizados neste momento difícil.
Segurança Social

Acaba prazo para pedir pagamento faseado 

O plano prestacional permite aos trabalhadores independentes que não pagaram as contribuições dos meses de novembro e dezembro de 2020 proceder ao pagamento faseado dessas contribuições.
Noticiário

7h. Greve no Metro. Barreiras impedem entrada

Paralisação deve prolongar-se até às 10:15 da manhã depois de trabalhadores e empresa não terem chegado a acordo sobre valorizações salariais. Reportagem da Rádio Observador em direto
Trabalhadores

Reconhecimento de profissionais simplificado

As novas regras abrangem o reconhecimento das qualificações obtidas fora da União Europeia por nacional de Estado-membro, possibilitando o reconhecimento subsequente de título de formação.
Protestos

Trabalhadores em greve por melhores salários 

Trabalhadores da Misericórdia de Guimarães que há 10 anos recebiam mais 100 euros em relação ao salário mínimo nacional, hoje recebem o salário mínimo, explica a dirigente nacional do Sindicato.
Autoeuropa

Rejeitado pré-acordo para aumentos salariais 

O pré-acordo laboral "previa aumentos salariais de 1,7% em 2022, 1,2% em 2023 e um pagamento único de 500 euros a cada trabalhador em 2021, com um aumento mínimo de 25 euros.
Galp

Galp promete estudar alternativas a refinaria

Foi apresentado à Galp "várias alternativas para a refinaria de Matosinhos, que evitariam o despedimento dos trabalhadores, e a empresa comprometeu-se a estudá-las", garante líder sindical.
CGTP

CGTP discorda de compensação às empresas 

A CGTP não concorda com a compensação às empresas pelo aumento do salário mínimo, dizendo que é uma "obrigação" que lhes compete exclusivamente enquanto beneficiárias da prestação dos trabalhadores.
Governo

Luta dos trabalhadores nas mãos do Governo 

A Frente Comum atira ao Governo a responsabilidade de optar por "negociar com os sindicatos e a Frente Comum" ou "comprar o caminho da luta" e ser "obrigado a dar uma resposta".
Imigrantes

Parlamento recomenda regularização em Odemira

O projeto-lei da deputada Joacine Katar Moreira visa a colaboração entre as autoridades de modo a regularizar a situação das trabalhadoras e dos trabalhadores imigrantes em Odemira.
PCP

Interpelação acaba com luta do PCP e com papa

Coube ao deputado comunista António Filipe encerrar a discussão pelo PCP, insistindo num aumento geral dos salários, a redução do horário semanal para as 35 horas e “mais justiça laboral”.
Autoridade Tributária

Finanças com menos 604 trabalhadores em 2020

O total de 11.021 trabalhadores registado no final de 2020 (que compara com os 11.625 planeados) representa o segundo número mais elevado dos últimos cinco anos.
Governo

Governo quer regime de "presunção de laboralidade"

A ministra do Trabalho falou na existência de um "compromisso" para "regular" o setor das plataformas digitais no sentido de garantir aos trabalhadores um enquadramento laboral.
Coronavírus

61 enfermeiros em risco de perder o emprego

Sindicato diz que enfermeiros foram "ultrapassados" por outros que "apenas acumulando dois contratos Covid-19 de quatro meses + quatro meses já passaram a integrar os quadros" do centro hospitalar.
BCP

BCP explica saídas quando for oportuno

“No ano passado era intenção do banco fazer mais saídas do que fez, foi por motivos sociais que não o fez. Sobre este ano, o banco tomará e anunciará no momento oportuno o que fará”, diz Miguel Maya.
Greve

Trabalhadores de cantinas e refeitórios em greve

Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", de acordo com um comunicado divulgado pela CGTP.
União Europeia

Pessoas devem estar no centro da agenda do turismo

Luís Araújo destacou ainda a necessidade de aumentar a resiliência do setor, para que desempenhe um papel ainda maior nas economias dos países da UE, mas, para isso, é preciso disponibilizar fundos.
Autoeuropa

Autoeuropa tem pré-acordo laboral até 2023

"Além de 500 euros relativos a 2021, a empresa garante um aumento de 1,7% em 2022 e 1,2% em 2023, com um aumento mínimo de 25 euros para trabalhadores com salários mais baixos", dizem trabalhadores.
Coronavírus

Centenas de enfermeiros em manifestação em Lisboa

"Resolver é o que interessa, estamos fartos de conversa" ou "com a pandemia a contratação já é tardia" são algumas das palavras que se ouvem na manifestação de enfermeiros, que exigem mais direitos.
Casa da Música

Trabalhadores aprovam caderno reivindicativo

O documento foi enviado ao conselho de administração que, "mais uma vez, se remeteu ao silêncio", avançou o sindicato. Fonte da Casa da Música disse ter recebido o caderno, estando a analisá-lo.
Sociedade

Queremos ser e não parecer profissionais liberais

128
Portugal perdeu uma oportunidade na Cimeira Social do Porto, de ter introduzido nos 20 Princípios do Plano de Ação aprovados uma referência específica aos profissionais liberais e independentes.
Transportes

FECTRANS pede fiscalização "mais intensiva" a TVDE

A pandemia expôs as fragilidades do setor, disse o coordenador da FECTRANS. "A redução da procura trouxe custos acrescidos aos motoristas, que trabalham muitas horas para ter um rendimento digno.
Santander

Bancários protestam em lisboa contra despedimentos

Os manifestantes exigem o fim do processo de despedimentos e um programa "digno" de rescisões voluntárias em que os trabalhadores possam decidir, sem pressões, se aceitam sair.
Groundforce

Jerónimo teme perda de direitos dos trabalhadores

"Estes processos de insolvência, de reabertura, levam geralmente à penalização dos trabalhadores e dos seus direitos, particularmente o seu vínculo às empresas", disse o líder comunista.
Santander

Sindicato inicia protestos contra despedimentos

O banco Santander Totta disse que adiou "temporariamente" a aplicação das medidas e que pretende evitar um despedimento coletivo. Esta terça-feira começa a primeira das quatro manifestações.
António Costa

Petrogal. Trabalhadores acusam Costa de cinismo 

Trabalhadores da refinaria falam em "lágrimas de crocodilo" de António Costa e acusam primeiro-ministro de nada ter feito pelos trabalhadores envolvidos no despedimento coletivo.
CGTP

CGTP prevê "grande manifestação" no sábado

"Estamos convictos de que vamos ter uma grande manifestação nacional no Porto, com trabalhadores vindos de todo o país, para reafirmar as nossas reivindicações", disse a secretária-geral da CGTP.
RTP

Trabalhadores alertam para falsos recibos verdes 

259
Numa carta enviada ao primeiro-ministro, os trabalhadores alertam que "continuam a trabalhar na RTP dezenas e dezenas de falsos recibos verdes", com "base numa recolha de dados não exaustiva".
Cultura

Estatuto de profissionais em consulta pública

A ministra da Cultura manifestou "disponibilidade para acolher as alterações", garantindo que o governo está a cumprir "escrupulosamente os prazos" para que o estatuto entre em vigor em 2022.
Migração

Declarações de governantes são "hipócritas"

Federação afeta à CGTP considera um "exercício de hipocrisia e falta de vergonha" declarações de autoridades sobre os imigrantes agrícolas, referindo que até aqui sempre desvalorizaram o problema.
Resposta Pronta

CGTP. Aumentos em crise? "É possível e necessário"

210
Líder da CGTP diz que "serão garantidas todas as medidas de proteção da saúde" na manifestação da Alameda. "Para haver recuperação económica aumento dos salários é fundamental
Pordata

3º país com mais trabalhadores acima dos 64 anos

315
Portugal "é o terceiro país com maior taxa de atividade entre pessoas com 65 ou mais anos". Já a taxa dos jovens (15-29 anos) que não trabalham nem estudam é de 11%.
1 de maio

Trabalhadores da grande distribuição mobilizados

A greve no 1º de Maio abrange "os trabalhadores de todas as cadeias de supermercados e hipermercados" e outras empresas, como o El Corte Inglês, diz o Sindicato.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Transferência de competências do SEF criticada

A Plataforma Sindical dos trabalhadores dos Registos e do Notariado considera que a intenção do Governo sobre a reestruturação do SEF tem consequências num setor que "corre o risco de fechar portas".
Comunicação Social

BE quer audição urgente de SJ e Marco Galinha

A Global Media Group anunciou que vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva. Já o Sindicado dos Jornalistas denunciou atrasos no pagamento aos colaboradores do grupo.
Sindicato dos Jornalistas

Global Media preocupa Sindicato dos Jonalistas

O Sindicato dos Jornalistas salienta o impacto que a decisão da Global Media Group vai ter na vida pessoal dos trabalhadores, "aos quais se vai pedir maior esforço pelo mesmo ou menor salário".
Galp

Trabalhadores vão manter o vínculo com a Galp

A presidente da Câmara de Matosinhos revelou que a Galp lhe deu conhecimento que mais de 100 trabalhadores aceitaram manter o vínculo profissional.
DECO

Deco quer soluções para fim de moratórias

De acordo com a Deco, "é necessário pensar em medidas" que respondam à situação das famílias que não recuperaram ainda rendimentos quando esta medida terminar.
TAP

TAP. Sitava exige conhecer mais critérios 

O Sindicato reiterou que considera "criminoso" o que está a acontecer na TAP, que, no âmbito do processo de reestruturação de que está a ser alvo, está a reduzir o número de postos de trabalho.
TAP

Termina 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias

Companhia diz que 70% das medidas são referentes a rescisões por mútuo acordo, 14% a trabalho em tempo parcial, 8% a passagens à reforma, 6% a pré-reformas e as restantes a licenças sem retribuição.
Coronavírus

Vaga de despedimentos iminente após fim de apoios

354
Pagamento de subsídios de férias no verão, diminuição de apoios do Estado às empresas e fim dos períodos de carência aumenta preocupação quanto a vaga de despedimentos até final do ano.
Coronavírus

Mais 22,5% de pedidos ao fundo que paga salários

Julho e Agosto foram os meses em que se registou um maior número de pedidos ao Fundo de Garantia Salarial, com 1.712 e 1.467. Centro distrital do Porto foi o que registou mais requerimentos.
Coronavírus

Deputada quer "direito a desligar" na lei 

A deputada não inscrita propõe que os trabalhadores tenham o direito a desligar e a um acréscimo remuneratório. As medidas servem para fazer face às dificuldades que a pandemia trouxe.
Acidentes e Desastres

Trabalhador morre soterrado em Barcelos

O trabalhador estava numa vala junto à Estrada Nacional 206 quando foi apanhado por uma derrocada de terras. A vítima mortal era trabalhador na empresa Águas de Barcelos.
Coronavírus

Universidade do Porto com testes gratuitos

Os membros da comunidade académica vão receber na caixa de correio um email com informação sobre o agendamento do teste que é voluntário e gratuito. Os resultados são enviados 30 minutos após o teste.
Coronavírus

Testes em lares evitaram 870 surtos

Foram efetuados 294 mil testes a trabalhadores de lares, num programa que vai continuar, pelo menos, até junho. A testagem terá evitado mais de 870 surtos de Covid-19.
Coronavírus

Cultura. Velórios pelos que ficaram "para trás"

141
Os profissionais da cultura irão realizar velórios em várias cidades pelos trabalhadores do setor. "Todas as medidas que foram implementadas pelo Governo são muito parcas, nunca chegaram a todos."
PCP

PCP: Pilar Social pode nivelar por baixo direitos

O PCP encara "com bastante preocupação" a implementação do Pilar Social, com objetivos "muito pouco ambiciosos" no que toca ao combate à pobreza e ao emprego.
Coronavírus

Novos apoios têm "efeito perverso e injusto"

853
A ministra do Trabalho diz que a alteração aos apoios sociais feita pelo parlamento e promulgados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem um "efeito perverso e injusto".
Serralves

Serralves: queixas de violação de regras laborais

Rececionistas e assistentes de sala subcontratados para a Fundação de Serralves, no Porto, queixaram-se de violação do Código do Trabalho, mas a empresa responsável nega.
UGT

UGT: teletrabalho obrigatório deve ser ponderado

A UGT defende que a decisão do Governo de prolongar o teletrabalho obrigatório "merece ponderação e moderação". As matérias laborais devem ser discutidas previamente em sede de concertação social.
Cultura

Independentes da cultura ganham menos de 600 euros

467
Perto de 70% dos inquiridos indicaram um rendimento líquido anual inferior a 10.800 euros. O escalão entre 7.200 e 10.800 euros reúne o maior número de respostas (19,3%).
Coronavírus

Promulgado teletrabalho obrigatório até fim do ano

324
O Presidente da República promulgou o diploma que aprova o teletrabalho obrigatório até ao final do ano. O trabalhador de teletrabalho "tem os mesmos direitos e deveres dos demais trabalhadores".
UGT

UGT quer alargamento de moratórias 

A UGT defende que os trabalhadores também devem beneficiar do alargamento dos prazos das moratórias por estarem a passar momentos difíceis devido à Covid-19.
Coronavírus

Independentes querem prolongamento das moratórias

Os Trabalhadores Independentes e do setor dos espetáculos apelaram ao Governo e aos grupos parlamentares para que prolonguem as moratórias que terminam a 31 de março deste ano.
Governo

Governo divulga Livro Verde do Futuro do Trabalho

O Governo vai apresentar na quarta-feira aos parceiros sociais o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho na reunião de concertação social. Será discutida também a presidência portuguesa.
Alterações Climáticas

Campanha propõe mais emprego no setor público

A campanha propôs a criação de postos de trabalho em setores públicos para combater as alterações climáticas. "Terão de ser os trabalhadores a construir uma economia verde."
Coronavírus

Governo admite alargar abrangência do teletrabalho

Governo admite alargar os casos em que o trabalhador pode optar pelo teletrabalho, mas o princípio do acordo entre as partes deve manter-se. O Livro Verde será conhecido ainda este mês.
TAP

TAP: acaba prazo para rescisões amigáveis

As medidas voluntárias disponíveis "para os colaboradores da TAP S.A. contemplam: rescisões por mútuo acordo, reformas antecipadas, pré-reformas, trabalho a tempo parcial e licenças sem vencimento".
Fronteiras

Minho. Trabalhadoras na indústria mais afetadas 

Segundo uma "análise realizada aos 200 testemunhos recolhidos", as mulheres com emprego na indústria são as mais afetadas pelo encerramento de fronteiras entre o Alto Minho e a Galiza.
Trabalhadores

Lactogal. Denúncias de diferenças salariais

A manifestação juntou cerca de duas dezenas de pessoas, que denunciaram que a empresa "não cumpriu" um acordo para o aumento dos salários e querem também uma atualização dos vencimentos.
Groundforce

Groundforce. Salários de fevereiro já foram pagos

Os salários dos 2.400 trabalhadores já foram pagos, com recurso às verbas recebidas da TAP no âmbito do acordo celebrado com a companhia, que prevê a venda à TAP dos equipamentos da Groundforce.
PCP

PCP quer lei para trabalhadores de plataformas

Para o PCP, os funcionários das plataformas "deveriam ser considerados trabalhadores por conta de outrem" e com contrato, não esquecendo a saúde, a parentalidade e as férias pagas.
Acidentes e Desastres

Trabalhador morre atingido por peça de ferro

Um trabalhador morreu numa fábrica metalúrgica em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, depois de ter sido atingido na cabeça com uma peça de ferro. A vítima tinha perto de 50 anos.
Metro de Lisboa

Sindicatos: aumento de dez euros é "insuficiente"

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações explica que o aumento de dez euros é "insuficiente", porque os trabalhadores do metro têm visto o seu poder de compra enfraquecido há anos.
Trabalhadores

Negociações sobre diploma da AT no final do mês

A reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e a Autoridade Tributária e Aduaneira serviu também para fazer um ponto de situação dos seus trabalhadores.
Cultura

Cultura: 4 em 10 independentes é "recibo verde"

Os resultados do Inquérito aos Profissionais Independentes das Artes e Cultura revelaram que 38% prestam serviços sem contrato e apenas 13% se encontram na prestação com contrato.
Companhias Aéreas

EuroAtlantic Airways admite dispensas

Depois de ter dispensado 150 trabalhadores no ano passado, o presidente executivo da euroAtlantic Airways admite ser possível "uma redução de 10% a 15% dos quadros, por não renovações contratuais".
Moçambique

Quatro trabalhadores desaparecidos em Moçambique 

Além dos desaparecidos, uma pessoa ficou ferida após um ataque armado contra um comboio. O porta-voz dos Caminhos de Ferro de Moçambique disse que é prematuro associar os incidentes.
Coronavírus

Joacine questiona Governo sobre vacinação 

124
Joacine Katar Moreira quer saber quando serão vacinados trabalhadores de limpeza dos hospitais ou motoristas de transportes públicos, não esquecendo a "vacinação dos profissionais em prática isolada".
Governo

Trabalhar no Interior com resultados "positivos" 

O Governo faz um balanço "muito positivo" das medidas no terreno e afirma que "as famílias e os trabalhadores encaram o interior como terra de oportunidades e de possibilidade de melhoria de vida".
Impostos

Acaba prazo para declarar rendimento não retido

Em causa está a declaração Modelo 10, usada para serem declarados os rendimentos não retidos na fonte, como o do serviço doméstico. Este ano o Governo decidiu prolongar o prazo..
Groundforce

Trabalhadores da Groundforce com salário em atraso

Na carta endereçada aos trabalhadores o presidente do conselho de administração da Groundforce disse que a empresa não está em condições de pagar de momento os salários de fevereiro.
ADSE

Contrato individual. Há 25.700 inscritos na ADSE

Em menos de dois meses a ADSE registou 25.700 novas inscrições de trabalhadores no âmbito do alargamento do sistema de saúde aos contratos individuais em entidades públicas.
Galp

Trabalhadores da Galp: fecho "pouco transparente" 

No protesto que decorreu esta quinta-feira em frente à Câmara do Porto os trabalhadores da refinaria da Petrogal de Matosinho criticam o "roubo dos seus direitos" por parte da Galp.
CGTP

CGTP volta à rua com greves e concentrações

A valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos são os motivos que levam a CGTP a voltar à rua. Estão marcadas concentrações em 15 distritos.
Novo Banco

Novo Banco nega despedimento de 1500 trabalhadores

O Novo Banco rejeita os despedimentos antecipados pela Comissão de Trabalhadores no parlamento, dizendo que "prevê uma redução média para os próximos três anos em linha com a redução anual".
Novo Banco

Novo Banco pode dispensar 1.500, diz comissão

Comissão de trabalhadores diz que banco está a "ir mais longe que objetivos acordados" com a Comissão Europeia, estando em causa "processos de rescisões pouco amigáveis ou um despedimento coletivo".
DECO

Deco recebeu 30.100 pedidos de ajuda em 2020

Os 30.100 pedidos de ajuda em 2020 por parte de famílias sobre-endividadas são motivados por desemprego, perda de rendimentos, precariedade laboral ou por negócio que correu mal.
Coronavírus

Apoios à retoma e lay-off pagos na 4.ª feira

No caso do lay-off, a Segurança Social vai pagar apoios a 45,8 mil empresas com 219 mil trabalhadores, no valor de 88 milhões de euros. 15,4 mil empresas vão receber apoio à retoma.
Marcelo Rebelo de Sousa

Promulgado diploma que alarga apoios às famílias 

O Presidente da República promulgou o diploma que alarga o apoio excecional às famílias. O apoio aplica-se às famílias monoparentais "durante o período da guarda do filho ou outro dependente".
Coronavírus

CGTP exige pagamento dos custos com o teletrabalho

A central sindical vincou que os direitos laborais não foram suspensos para os trabalhadores em teletrabalho e que por essa razão todos os acréscimos na despesa devem ser pagos pelos patrões.
Coronavírus

CGTP pede coragem para valorizar trabalho 

Isabel Camarinha, a secretária-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses pede coragem para investir na valorização do trabalho, garantindo o emprego.
Coronavírus

Alargado prazo para pedir novo apoio social

154
Foi prolongado até ao dia 19 de fevereiro o prazo para que os trabalhadores sem proteção social possam pedir o novo Apoio Extraordinário dos Trabalhadores.
Trabalhadores

Sindicato exige apoio à família de call-centers 

129
O apoio à família não se aplica aos pais em teletrabalho, mas o Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center exige a alteração da lei. Denuncia ainda casos de desrespeito pelo horário de trabalho.
Cinema

Cinemas perderam pelo menos 300 trabalhadores

A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas revelou que os dois períodos de encerramento temporário levaram a que "entre 300 a 400 pessoas possam ter deixado este negócio".
Enfermeiros

Enfermeiros acusam ARS de perdas salariais 

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa a Administração Regional de Saúde do Norte de provocar perdas a centenas de enfermeiros. Em causa está a avaliação do desempenho.
Despedimentos

Bombardier despede 1.6000 trabalhadores este ano 

A empresa canadiana revelou que reduziu os prejuízos para 568 milhões de dólares no ano passado e vai interromper este ano a produção dos jatos para executivos Learjet.
Subsídio de Desemprego

Novo apoio social chega a mais desempregados

Os desempregados cujo subsídio de desemprego terminou em dezembro têm direito ao novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores. O valor do apoio oscila entre 50 euros e 501,16 euros.
Explicador

"Economia do anúncio" e o "empurrar com a barriga"

Economista Susana Peralta, bastonária dos contabilistas Paula Franco e representante dos micro-empresários, Jorge Pisco, debatem as medidas de apoio às empresas. Ouvimos ainda a voz dos comerciantes.
Saúde

80% das trabalhadoras expostas a risco de saúde

Mais de 80% das trabalhadoras estão expostas, no local de trabalho, a fatores que podem afetar a saúde, de acordo com a CGTP, e 7,8% do total tinham algum problema causado pelo trabalho.
Ryanair

Despedimento de tripulantes da Ryanair é ilícito

O despedimento de nove tripulantes da Ryanair foi declarado ilícito, pelo tribunal do trabalho da Maia e o mesmo exigiu ainda "a consequente reintegração" dos trabalhadores até decisão judicial final.
Sines

Trabalhadores da central de Sines lamentam fecho

Os 500 trabalhadores encontram-se "numa situação delicada" e perante um futuro incerto com o fecho da central termoelétrica de Sines, em Setúbal.
PCP

SPAL nega acusação do PCP de reter subsídios

Empresa de porcelanas considerou infundadas as acusações do PCP de que reteve indevidamente 25% do subsídio de Natal dos trabalhadores. No entanto, admite não ter pagado a totalidade do subsídio.
PCP

PCP pede medidas urgentes para lidar com a SPAL

PCP pediu ao Governo a tomada de medidas urgentes para regularizar a situação dos trabalhadores da SPAL cujo subsídio de Natal está a ser pago em prestações por dificuldades económicas da empresa.
França

França: cortados até 2.300 postos de trabalho 

O grupo já cortou quase 1.500 empregos desde 2017. Queixa-se de "profundas mudanças estruturais no mercado mundial de pneus, marcadas em particular pela chegada massiva de produtos de baixo custo".
Autoeuropa

Sindicato admite ações judiciais contra Autoeuropa

O SITESUL admitiu avançar com ações judiciais contra a Autoeuropa devido aos contratos de 55 trabalhadores não terem sido renovados, de modo a "reduzir custos salariais".
ADSE

Sindicatos satisfeitos com alargamento da ASDE

Os sindicatos da função pública estão satisfeitos com o facto de o Governo aprovar o alargamento da ADSE aos contratos individuais de trabalho. "É uma boa prenda de Natal", descreve José Abraão.
Greve

Serviços hospitalares surpreendidos com greve

Os SUCH ficaram supreendidos com a greve dos trabalhadores e referem que promoveram "negociações" com duas centrais sindicais. Garantem ainda que os serviços estiveram "a laborar a 100%".
CGTP

CGTP. Semana de luta contou com "muitos milhares"

595
Isabel Camarinha garantiu que a semana de luta convocada pela CGTP que termina esta sexta-feira contou com a "muitos milhares de trabalhadores", tendo sido por isso "justo" a sua realização.
Coronavírus

Trabalhadores seniores mais afetados pela pandemia

Um estudo com o objetivo de perceber quais os fatores que mais impactam a motivação de cada faixa etária no mercado laboral, conclui que os trabalhadores séniores sentem mais os efeitos da pandemia.
Trabalhadores

Trabalhadores do Alfeite temem por salários

201
A comissão de trabalhadores do Arsenal do Alfeite afirmou recear que os salários de dezembro não sejam pagos, numa audição onde partidos reconheceram a situação financeira grave da empresa.
Empresas

Semana de 4 dias na Unilever da Nova Zelândia

Durante um ano, os colaboradores da Unilever da Nova Zelândia passam a trabalhar quatro dias por semana e a receber por cinco. A medida tem como objetivo melhorar a produtividade e o bem-estar.
Trabalho

11 mil trabalhadores informais já foram pagos

Ana Mendes Godinho avançou que os apoios aos trabalhadores sem proteção social, como os informais, já foram pagos e abrangem 11 mil beneficiários. Apenas 200 pessoas ainda não receberam o apoio.
ANA

ANA avança com despedimento coletivo de 5 pessoas

203
A ANA vai instalar cacifos automáticos no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Com esta decisão, a aeroportos de Portugal avançou com o despedimento coletivo de cinco trabalhadores.
Coronavírus

CGTP exige pagamentos a pais que faltem nas pontes

Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro há suspensão das atividades letivas, o que pode fazer com que pais tenham que faltar ao trabalho. Sem tolerância de ponto concedida podem perder remuneração.
Violência Doméstica

Vítimas violência doméstica com licença paga

As vítimas terão uma licença para faltar com pagamento de um subsídio durante 10 dias, sendo que o cálculo do mesmo corresponde a 1/30 do valor da remuneração base líquida.
Instituto Nacional Estatística

40% dos trabalhadores pressionados com prazos

Os dados lançados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística avaliam parâmetros como o volume de acidentes no trabalho, problemas de saúde exposição a fatores de risco.
Coronavírus

Covid-19. Trabalhadores recebem apoios retroativos

A Segurança Social revelou que os apoios a trabalhadores independentes vão ser distribuídos esta sexta-feira, com retroativos a março, altura em que entraram em vigor. Pensionistas não estão incluídos
União Europeia

UE. Cimeira Social discute alternativas de emprego

Da Cimeira Social deve sair um plano de ação com medidas concretas, incluindo de proteção social e no emprego e o conjunto crescente de pessoas que trabalham nas plataformas digitais.
Greve

Adesão de 70% a greves na Hanon Systems de Palmela

Os trabalhadores acusam a empresa de não ter procedido a qualquer atualização salarial este ano e de não dar reposta ao caderno reivindicativo que apresentaram, prometem continuar a luta.
Emprego

Como funciona o "layoff 3.0" /premium

Este explicador, publicado em setembro, foi atualizado dia 8 de outubro com a aprovação da medida em Conselho de Ministros. Há mais escalões e apoios diferentes às empresas. As mudanças que vêm aí.
Coronavírus

600 mil trabalhadores sujeitos a novos horários

Ao todo mais de 600 mil trabalhadores das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto poderão sofrer alterações no horário laboral. Os novos horários terão de ser anunciados até 5 dias antes.
Resposta Pronta

Decisões por decreto? "Não admito que assim seja"

O presidente da CIP antecipa os resultados da reunião de Conselho de Ministros. António Saraiva quer que empresas sejam ouvidas e recusa aumento de custos se os horários desfasados avançarem. 
Crise económica

Trabalhadores a recibo contam com novo apoio

O novo subsídio tem valor fixo de 438 euros e pode ser pedido depois de esgotados os seis meses do primeiro apoio. A medida está, no entanto, a sofrer atrasos.
Greve

Greve dos trabalhadores dos hospitais 

Os trabalhadores dos hospitais cumprem o primeiro de dois dias de greve, para exigir aumentos salariais, redução de horário de trabalho e pagamento de subsídio de risco, entre outras reivindicações.
Açores

Açores. 520 contratados para quadros do governo

O governo dos Açores disse que nos últimos dois meses um total de 520 trabalhadores ingressaram nos quadros de empresas da região, com o executivo a apoiar financeiramente estas contratações.
TAP

Sindicato critica TAP pela escolha da firma BCG

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) considerou "deplorável" e "insultuoso" do ponto de vista ético que a TAP tenha escolhido a Boston Consulting Group (BCG).
Trabalhadores

Sindicato acusa grupo de hotéis no Porto

O Site-Norte acusou o grupo Fénix de reduzir os salários dos seus trabalhadores e as suas horas de trabalhar para receber apoios do Estado.
Protestos

Trabalhadores da Dia Portugal em protesto

Em causa está a negociação do contrato coletivo de trabalho "pelo aumento dos salários para todos os trabalhadores, por melhores condições de segurança e saúde no trabalho e por horários dignos"
Angola

Salários em risco para retidos no estrangeiro

Os trabalhadores estrangeiros em Angola terão obrigatoriamente de receber o salário numa conta domiciliada num banco angolano, através do qual poderão transferir as remunerações para o exterior.
Hospitais

Trabalhadores do SUCH querem aumento de 90 euros

Trabalhadores do SUCH são equiparados aos da saúde "para cumprimento de deveres, mas não são equiparados para beneficiar de direitos", como é o caso da compensação que vai ser paga ao SNS.
Angola

Estrangeiros. Salário exige conta aberta em Angola

371
O novo Aviso determina que todos os trabalhadores estrangeiros que auferem remunerações ao abrigo de um contrato de trabalho devem obrigatoriamente abrir uma conta num banco domiciliado em Angola.
Comboios

Trabalhadores exigem acordo entre CP e Risto Rail

Em causa está precisamente a suspensão do serviço, desde março, que levou a que a CP deixasse, de acordo com Francisco Figueiredo, de pagar uma mensalidade de perto de 120 mil euros à Risto Rail.
Trabalhadores

Escolas. Aumentos salariais até 1,5% em setembro

João Dias da Silva, do FNE, disse que os aumentos salariais a partir de 1 de setembro abrangem mais de 30 mil trabalhadores docentes e não docentes, de várias categorias.
Protestos

Trabalhadores das cantinas em protesto

De acordo com Luís Trindade, a empresa concessionária Sector Mais "não paga os salários dos trabalhadores desde março de 2020", embora tenha recorrido ao layoff simplificado.
Greve

Novos horários na STCP levam a greve

123
STCP anunciou que um conjunto de linhas de autocarro vai passar a circular mediante o horário de agosto e ter novos trajetos e paragens. Trabalhadores alegam falta de condições sanitárias.
Instituto Nacional Estatística

Empresas querem recrutar 345 mil trabalhadores

As empresas pretendem recrutar 345.584 trabalhadores nos próximos dois anos (2021-2022), um acréscimo bruto de 10,8% do seu pessoal ao serviço, diz inquérito do INE.
PS

PS vai dar prioridade ao combate à precariedade

José Luís Carneiro referiu que nesta situação estão incluídos "trabalhadores independentes ou trabalhadores informais sem qualquer tipo de apoio da rede social do Estado".
Protestos

Protesto dos trabalhadores não docentes

O protesto reuniu cerca de 30 dirigentes e delegados sindicais contra o despedimento de trabalhadores em situação precária e pelo desenvolvimento de políticas de gestão da escola pública.
Coronavírus

Pandemia afetou emocionalmente teletrabalhadores

Estudo revela que profissionais em teletrabalho sentiram que a pandemia afetou mais severamente as suas vidas e sentiram um maior impacto emocional, comparativamente a outros trabalhadores.
Bloco de Esquerda

BE quer contrapartidas que impeçam despedimentos

156
Esta posição foi transmitida à agência Lusa pelo deputado bloquista José Soeiro em reação ao aumento da taxa de desemprego para 7% em junho, mais 1,1 pontos percentuais do que no mês anterior.
Santander

Santander reduziu 167 trabalhadores e 25 agências

O Santander Totta contava no final do primeiro semestre com menos 167 trabalhadores e 25 balcões relativamente ao mesmo período de 2019.
Trabalhadores

Fábrica Ecco vai dispensar 110 trabalhadores 

A administração da Ecco Portugal tem estado a "pressionar" parte dos seus 1.165 funcionários para que aceitem rescindir os seus contratos laborais e quer com isso "disfarçar um despedimento coletivo"
Trabalhadores

Inatel. Trabalhadores pedem pagamento de subsídios

Trabalhadores acusam a Fundação Inatel de não estar a cumprir um Acordo de Empresa [AE] que foi celebrado com a federação de sindicatos em 2018.
Coronavírus

Como é que a pandemia afeta relações no trabalho?

O objetivo final da equipa de investigadoras é a criação de dois manuais de recomendação, um para os líderes e para a gestão de recursos humanos, outro para gestão pessoal dos trabalhadores.
Macau

Macau perde sete mil trabalhadores não-residentes

Macau perdeu cerca de sete mil trabalhadores não-residentes desde o início da pandemia. Em junho havia 186.427 trabalhadores não residentes, em comparação com 193.498 no final de janeiro de 2020.
Greve

Greve na DS Smith paralisa unidade

143
Os trabalhadores da DS Smith (antiga Europac) cumprem esta sexta-feira um dia de greve pela valorização do trabalho e iniciam uma greve ao trabalho extraordinário até ao final de agosto.
Resposta Pronta

Lay-off. "CGTP desconhece prolongamento"

Governo anunciou que lay-off chegou para ficar, mas secretária-geral da CGTP queixa-se que trabalhadores não foram ouvidos. Isabel Camarinha alerta ainda para abusos de empresas: "É escandaloso".
Desemprego

UGT alerta para possível agravamento do desemprego

UGT alertou para possibilidade de agravamento do desemprego nos próximos meses. Estima-se que entre, de janeiro a maio de 2020, se tenham perdido 200 mil empregos.
CTT

CTT acusam Comissão de Trabalhadores

CTT acusaram Comissão de Trabalhadores da empresa de proferir no Parlamento declarações "genericamente infundadas e frequentemente falsas" sobre o serviço de distribuição.
A página está a demorar muito tempo.