Trabalhadores
Porto

Porto. Trabalhador soterrado levado ao hospital

Um trabalhador que ficou parcialmente soterrado após ter caído numa obra na Avenida da Boavista, no Porto, já foi retirado e transportado para o Hospital de Santo António.
Salários

Comércio. Sindicato exige aumento do salário

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal considerou "provocatória" a proposta para aumento do salário dos trabalhadores especializados para 635,56 euros.
Investimento

Empresários apontam fatores para investir no país

O acesso ao mercado europeu, seguido da qualidade dos trabalhadores portugueses, é considerado uma das maiores vantagens comparativas da economia portuguesa para empresários.
Vila Nova de Gaia

Gaia. Trabalhadores denunciam pressões da Sonae

171
Os trabalhadores do Continente Modelo da Rechousa concentraram-se para denunciar pressões e sanções disciplinares por aderirem à greve no 1.º de Maio. Sonae diz que não se revê nas práticas relatadas.
Banca

Em dez anos, desapareceram 2000 caixas ATM

Desde 2010, banca encerrou cerca de dois mil balcões. No mesmo período mais de duas mil caixas de multibanco desapareceram. Crise e negócio digital tiraram 16 mil empregos ao setor bancário.
Base das Lajes

Trabalhadores das Lajes temem ser dispensados

132
Mais de uma dezena de trabalhadores temporários com contrato renovado na Base das Lajes temem ser dispensados. Em outubro, um funcionário que estava nesta situação foi dispensado.
Greve

Pessoal não docente de Sintra em greve

Trabalhadores não docentes de mais de uma centena de escolas do concelho de Sintra estão em greve desde as 7h esta quarta-feira contra a degradação das condições de trabalho.
Trabalhadores

Motoristas chegam a acordo "histórico" com  Antram

Depois de um verão de greves paralisadoras do país, a Antram e o sindicato já chegaram ao acordo reivindicado pelos motoristas de matérias perigosas. Na segunda-feira, a Fectrans já o tinha aceite.
Salários

200 milhões são insuficientes à função pública

102
As estruturas sindicais consideraram que a margem de 200 milhões de euros para subir salários no Estado a partir de 2021 é insuficiente, tendo em conta o que foi perdido nos últimos 10 anos.
Empresas

Trabalhadores da EMEF vão ter 15 euros de aumento

Trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário vão ter um aumento salarial imediato de 15 euros e mais 10 euros em janeiro. Aumento resultado de entendimento com sindicatos.
Aeroportos

Trabalhadores de aeroportos realizam concentração

323
A concentração será junto ao metro do aeroporto de Lisboa, cerca das 11h, deslocando-se para o Ministério das Infraestruturas. Os trabalhadores exigem estacionamento nas imediações dos aeroportos.
Ryanair

Ryanair. Sindicato lamenta não atuação do Governo

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil lamentou o que considera ser a "não atuação do Governo" face às "ilegalidades" cometidas pela Ryanair durante a greve.
Ryanair

Costa: Ryanair tem de cumprir as leis portuguesas

Apesar de destacar a importância dos investimentos que a Ryanair tem feito no país, o primeiro-ministro diz que isso não invalida que a companhia aérea tenha de cumprir a legislação portuguesa.
Transportes

STCP pedem a Costa que os envolva nas negociações

Trabalhadores já tinham pedido reunião ao ministro do Ambiente, mas o pedido não foi satisfeito. Pedem agora ao primeiro-ministro que salvaguarde o interesse da empresa e das populações.
Greve

Greve nos registos com adesão de 70%

Trabalhadores criticam problemas no estatuto remuneratório, na progressão na carreira e na reforma dos serviços de registo. Estão marcadas novas greves para agosto e setembro.
Trabalhadores

Salário mínimo? Ponderação e ambição, diz ministro

Vieira da Silva diz que que o valor do salário mínimo nacional deve continuar a aumentar “com cautela, com ponderação, mas também com ambição”. 755,9 mil pessoas receberam esta remuneração em abril.
Protestos

Trabalhadores dos transportes públicos protestam

Protesto surge no seguimento de uma tribuna pública onde foi denunciada a destruição de 4.823 postos de trabalho em empresas como a CP, EMEF, IP, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Sindicatos

Motoristas reunidos para debater condição laboral

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias vão discutir em Santarém as condições de trabalho do setor.
Mário Centeno

Passado deve ser lição para futuro, diz Centeno

O ministro diz que trabalhadores e chefes devem usar o passado como forma de criar um futuro com "mais e melhor valor" para empresas. Fala em necessidade de adaptação a um mundo em mudança.
Greve

Trabalhadores da Planeta Plásticos em greve

"Queremos um aumento salarial entre 40 a 50 euros. Quando apresentámos o pré-aviso de greve, a empresa deu um aumento de 1,5%, que são cerca de dez euros", disse o responsável distrital do SITE.
CP

Trabalhadores da CP reivindicam medidas

A CT salientou que “a batalha da reintegração da EMEF está a ser ganha" no entanto, “para ganharmos a guerra, falta ainda a empresa de infraestruturas ferroviárias, a ex- REFER.”
Emprego

Norte: robôs "roubarão" 421 mil postos de trabalho

O setor mais afetado na zona Norte de Portugal será a manufatura, seguido do comércio por grosso e a retalho. Nível de qualificação dos trabalhadores também é problema, revela estudo.
Emprego

Almeirim. Investimento cria postos de trabalho

288
Uma unidade de transformação de cenouras pequenas para exportação vai instalar-se em Almeirim. Município destaca ainda “novos mercados para a agricultura" criados na região.
Mário Centeno

Centeno promete conclusão dos processos do PREVPAP

Precários queixam-se de atraso na homologação dos processos de integração no Estado. O ministro das Finanças afirma que os processos estão a ser concluídos. Há 13.222 processos já homologados.
Santander

Espanha. Santander dispensa 3.200 trabalhadores

A supressão dos postos deve-se a uma reestruturação no Santander. Os trabalhadores serão dispensados através da concessão de pré-reformas voluntárias e o banco vai dar-lhes novos empregos.
Brasil

Brasil. Centrais sindicais em greve geral

Novo sistema de pensões foi apresentado por Bolsonaro. Trabalhadores querem impedir aprovação da idade mínima para receber pensões por reforma. Greve afeta transportes, banca e ensino.
Madeira

Mais direitos para oficiais de justiça deslocados

Sindicato alerta que "os oficiais de justiça da Madeira que estão colocados no Continente não têm os mesmos direitos que os do Continente que estão na Região Autónoma, como o direito ao transporte".
Empresas

Empresa do Porto dá 500 euros por cada filho

1123
Desde 2015, a ITSector já distribuiu 28 mil euros por 56 colaboradores. O objetivo é garantir o bem estar dos funcionários da empresa, reter talento e fomentar o equilíbrio trabalho-família.
CGTP

CGTP vai contestar legislação laboral do Governo

Segundo a CGTP, os problemas da legislação laboral dos trabalhadores não foram resolvidos pelo Governo. A CGTP quer melhorar a resposta dos serviços de apoio aos sócios e delegados sindicais.
RTP

Precariedade. Trabalhadores da RTP acusam Governo 

"O Governo não atua e as pessoas estão a sofrer com isto". São as palavras de indignação dos Trabalhadores da RTP/Porto, que acusam o Executivo de "emperrar" a entrada de precários.
Ford

Ford corta 7 mil empregos mundialmente

O valor corresponde a cerca de 10% dos trabalhadores e a supressão visa reestruturar a empresa. A medida vai permitir à Ford poupar 537 milhões de euros anualmente. Nos EUA, serão cortados 800 postos.
Trabalhadores

O 1.º de Maio /premium

Será que o “modo” sindicalista que transforma o 1.º de Maio num momento de celebração dos trabalhadores subordinados num quadro de luta de classes ainda se justifica?
CGTP

CGTP. 8 dirigentes sobem ao palco pela última vez 

Arménio Carlos e outros sete dirigentes deixam a direção do CGTP em 2020 e sobem ao palco do 1.º de Maio pela última vez. A revisão da legislação laboral será um dos temas a abordar.
CP

CP. Revisores convocam greve para 20 e 21 de maio 

A greve abrange cerca de mil trabalhadores, que protestam pelo incumprimento de dois acordos que o Governo fez com o sindicato. A paralisação será nacional, segundo a entidade.
Amazon

Amazon. Robô despede trabalhadores 

3693
O sistema mede os tempos de paragem e pausas dos trabalhadores e deteta os níveis de produtividade. Nas instalações de Baltimore, nos Estados Unidos, já foram despedidos 300 trabalhadores.
Governo

Governo aprova regularização de 16.150 precários 

As comissões de avaliação bipartida avaliaram no total 32.785 processos. Foram admitidos 22.431 requerimentos e os restantes chumbados por não cumprirem os critérios.
País

Vítimas de explosão transportadas para Coimbra 

A explosão envolveu um acidente com pólvora numa pedreira em Alpendurada e dois trabalhadores ficaram gravemente feridos. As vítimas foram transportadas de helicóptero para o hospital de Coimbra.
Trabalhadores

Marcada greve nos hipermercados para 1 de maio

Os trabalhadores do setor -- que abrange as cadeias Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço -- exigem aumentos salariais e o encerramento dos hipermercados aos domingos e feriados.
Professores

Professores com mais de 60 anos procuram vagas

166
Do total das 50 mil candidaturas entregues pelos professores para os 542 lugares disponíveis, há 353 docentes que têm mais de 60 anos e que ainda não entraram no quadro.
Bolsa

Gestores ganham 52 vezes mais do que funcionários

139
A remuneração média dos CEO desceu, mas os trabalhadores não têm aumentos significativos desde 2014. Pedro Soares dos Santos, líder da Jerónimo Martins, ganhou 140 vezes mais do que os trabalhadores.
Conselho de Ministros

Governo aprova diplomas das carreiras de inspeção 

A decisão relativamente aos diplomas das carreiras de inspeção e de trabalhadores dos impostos foram aprovadas esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros
Bloco de Esquerda

Bloco quer fim do impasse sobre tempo de serviço

Depois de ter pedido o impasse na contagem do tempo de serviço dos trabalhadores, Catarina Martins repetiu o pedido a Marcelo Rebelo de Sousa. Encontro aconteceu no Palácio de Belém.
Ford

Ford corta 5 mil postos de trabalho na Alemanha

O porta-voz da Ford afirma que as medidas são tomadas "no âmbito da reestruturação da Ford Europa". Na Alemanha trabalham quase metade dos 53 mil trabalhadores da Ford na Europa.
Finanças

Finanças. Governo vai discutir revisão da carreira

106
A atribuição de um peso de 55% à entrevista feita no âmbito do processo para a designação das chefias tributárias e aduaneiras, é um dos "aspetos que continua a preocupar os trabalhadores".
Greve

"Call-centers" fazem greve na sexta-feira

Trabalhadores exigem melhores condições de trabalho e promoção da igualdade. "Call-centers" juntam-se, assim, à Greve Internacional de Mulheres, por verem alguma semelhança nos motivos de protesto.
TAP

Trabalhadores da TAP entregam pré-aviso de greve

Trabalhadores da TAP entregam um pré-aviso de greve para quarta-feira. O objetivo é protestar contra as alterações ao regulamento de deslocações e ao seguro de saúde
Empresas

Accionista e operador de máquinas: bons amigos?

A perpetuação do modelo da melhoria dos resultados das empresas à custa dos salários baixos e do consequente enriquecimento dos accionistas tem de mudar. Sem as pessoas, as empresas são pouca coisa.
Sindicatos

Conservatórias contra mudança de instalações

Sindicato diz que os trabalhadores, além de não perceberem a razão da mudança, estão contra o desmembramento das conservatórias, alegando que este é um serviço que funciona como um todo.
Função Pública

Fevereiro. Funcionários sem novo salário mínimo

Os funcionários públicos recebem o salário de fevereiro a partir de quarta-feira, mas a subida da remuneração base para 635,07 euros ainda não será paga aos cerca de 70 mil trabalhadores abrangidos.
RTP

BE quer demissão da Administração da RTP

José Soeiro acusa RTP de "má fé" e "desprezo pela lei” no caso de trabalhadores que receberam carta a informar de cessação do contrato. Televisão pública explica que cumpriu a lei do Orçamento
Segurança Social

Recibos verdes. Declaração pode ser substituída

235
Os trabalhadores independentes têm de pagar as contribuições até ao dia 20 deste mês. Os trabalhadores dependentes, que também passam recibos, estão isentos de contribuir para a Segurança Social.
Trabalho

Há mais 73 mil precários do que no ano da troika

3825
Trabalhadores precários atingiram o valor mais alto desde 2011. Em 2018, quase 900 mil trabalhadores tinham vínculos laborais instáveis. Serviços lideram e as mulheres são as mais afetadas.
Trabalhadores

30 mil vão poder conciliar vida pessoal e laboral 

685
As medidas do Pacto são feitas às necessidades de cada empresa ou serviço, de modo a garantir "um melhor ambiente de trabalho, com pessoas mais felizes e produtivas".
Administração Pública

Função pública tem novo programa de qualificação

190
O programa insere-se no Programa Qualifica e pretende dotar os trabalhadores da Administração Pública de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais.
Greve

Greve dos fiscais municipais começa amanhã

O protesto terá início junto ao Ministério da Administração Interna às 14h30, seguindo-se uma marcha até ao Ministério das Finanças, onde será entregue uma carta dirigida ao ministro Mário Centeno.
Macau

Macau. Trabalhadores não-residentes duplicaram

Mais de metade são provenientes do interior da China, seguindo-se Filipinas e Vietname. Cerca de 30% trabalham em "hotéis, restaurantes e semelhantes".
Segurança Social

15 mil independentes já entregaram declarações

O prazo para a entrega das primeiras declarações contributivas trimestrais termina em 31 de janeiro, sendo o universo estimado de trabalhadores independentes de cerca de 300 mil.
Autoridade Tributária

Sindicato exige abertura de concursos congelados

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos queixa-se de atrasos no processamento de vencimentos, congelamento de concursos de promoção ou falta de clarificação de regras sobre mobilidade intercarreiras.
Novo Banco

Novo Banco irá precisar mais capital público

815
O gestor recusou a indicar qual o valor que será requerido junto do Fundo de Resolução, uma vez que as contas de 2018 ainda não estão fechadas e só serão públicas no dia 1 de março.
Empresas

Empresas têm de contratar pessoas com deficiência

259
O novo regime estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, e obriga pequenas e médias empresas a cumpri-las.
Recibos Verdes

Recibos verdes não podem mexer nos descontos

Trabalhadores dependentes com recibos verdes não vão poder subir ou descer em 25% a parcela de rendimento sujeita contribuições para a Segurança Social. Medida vem clarificar uma lacuna da lei.
Setúbal

Autoeuropa. Trabalhadores voltam hoje ao trabalho

Os trabalhadores da Autoeuropa fizeram uma paragem na produção, que teve início no dia 22 de dezembro, devido à falta de motores a gasolina. Esta sexta-feira regressam ao trabalho.
Finanças

Sindicato: greve encerra maioria dos serviços

O Sindicato diz que a greve afetou "a maioria" das repartições de finanças e alfândegas, com encerramentos ou funcionamento com poucos funcionários. O protesto prolonga-se até 31 de dezembro.
Greve

Funcionários do Hospital da Cruz vermelha em greve

A greve foi convocada pelos sindicatos dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos, dos Enfermeiros Portugueses e da da Hotelaria do Sul.
Manifestações

Manifestantes pedem melhores condições laborais

O combate às desigualdades, à precariedade e à desregulamentação dos horários de trabalho são parte das reivindicações. A CGTP pede combate a maiorias absolutas, estas desfavoráveis aos trabalhadores.
Protestos

Trabalhadores protestam no Congresso de Turismo

Os trabalhadores em protesto, afetos à Federação dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo, acusam a Associação de Hotelaria de Portugal de não atualizar o contrato coletivo de trabalhadores.
Política Científica

Trabalhador põe providência cautelar contra FCT

137
A providência cautelar pretende suspender os concursos para a regularização de vínculos laborais precários por considerar que é injusto que recebam muito mais do que os trabalhadores do quadro.
Mercado de Trabalho

As angústias do trabalho depois dos 50 anos

3181
Converte-se a vida humana numa peça industrial descartável, cujo prazo de validade se encurta sucessivamente, atirando-se as pessoas para o ferro velho, como se se tratassem de lixo não reciclável.
Autoeuropa

Autoeuropa e trabalhadores chegam a acordo laboral

A Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa chegaram a um pré-acordo que prevê o pagamento do trabalho aos sábados e domingos a 100% e aumentos salariais de 2,9%.
Moçambique

Moçambique. Folha nominal passa a ser digitalizada

O Governo moçambicano decidiu em Maputo que a folha da relação nominal dos trabalhadores moçambicanos e estrangeiros passa a ser gerida em formato digital.
Ryanair

Ryanair. Compensações podem ultrapassar 33 milhões

Há já 120 mil passageiros que afetados pela greve da Ryanair na Europa e as compensações a pagar pela companhia podem ultrapassar os 33 milhões de euros. O reembolso chega aos 600 euros por pessoa.
Hospital de Santa Maria

Protestos contra a falta de pessoal no Santa Maria

Cerca de 30 trabalhadores do Centro Hospitalar de Lisboa Norte juntaram-se à entrada do Hospital de Santa Maria contra a "falta crónica" de trabalhadores e exigir o descongelamento das carreiras.
Empresas Públicas

Descongelamento abrange mais 66 mil trabalhadores

Cerca de 60% dos trabalhadores do sector empresarial público também tiveram valorizações salariais por causa do descongelamento, segundo a Inspecção-Geral de Finanças.
Trabalhadores

Câmara de Coruche faz testes do balão

151
Regulamento municipal prevê um sorteio semanal para escolher os cinco trabalhadores a submeter ao teste de álcool, como forma de evitar "riscos consideráveis para os próprios ou para terceiros".
Trabalho

Recibos verdes no Estado aumentam 14%

990
O número de trabalhadores a prestar serviços ao Estado a recibos verdes, em 2017, aumentou 17.728, mais 14,6% do que em 2016.
Trabalhadores

Aprovada a integração de 282 precários

As comissões bipartidas do Ministério das Finanças e da Modernização Administrativa aprovaram a integração de 282 trabalhadores precários, segundo a informação dada pelas respectivas presidentes.
Ministério Administração Interna

Autarquias abriram concursos para 6.500 precários

O ministro da Administração Interna anunciou, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores precários nas autarquias.
Comboios

Greve nos bares dos comboios continua esta segunda

Trabalhadores da empresa Servirail decidiram em plenário estender greve para o quinto dia consecutivo. Este domingo, só dois funcionários não aderiram à greve.
EFACEC

Efacec. "Pressão e chantagem" nas eleições

Comissão de Trabalhadores da Efacec denunciou o "envolvimento, pressão e chantagem" da administração nas eleições para aquele órgão, afirmando ter vencido a lista "envolvida no despedimento coletivo".
Trabalhadores

Marcelo promulga aumento extra das pensões

A Presidência anunciou esta sexta-feira que o Presidente da República promulgou o aumento extraordinário das pensões, bem como medidas a reforçar a proteção social de trabalhadores independentes
Empresas

Vendido edifício da antiga fábrica da Triumph

As instalações da fábrica, situada no concelho de Loures, assim como as máquinas estavam em processo de venda, através de leilão, mas, para já, apenas foi aceite a proposta para a compra do edifício.
Trabalho

ACT vai controlar pequenos bancos de horas

Banco de horas grupal substituiu o individual e passa a depender da aprovação de 65% dos trabalhadores. A ACT também será envolvida no processo, de acordo com proposta do Governo.
Transtejo

Transtejo: greve em Lisboa para 11 e 12 de junho

Trabalhadores da Transtejo greve às horas extraordinárias, com efeitos imediatos, e a interrupção, de três horas por turno, nos dias 11 e 12 de junho.
Saúde

Greve na saúde adiada para 15 de junho

Acordo com o Governo teve como foco a carreira geral dos assistentes e técnicos superiores de saúde. Ana Avoila explicou que a greve não foi desconvocada porque persistem questões por resolver.
EFACEC

Trabalhadores despedidos recusam soluções

A Efacec despediu 21 colaboradores porque, disse em comunicado, "não aceitaram as propostas da empresa, alguns deles recusando-se inclusive a conhecê-las".
Autoeuropa

Funcionários referendam Comissão de Trabalhadores

190 funcionários assinaram um abaixo-assinado porque já não se revêm nos atuais representantes. Para destituir a atual direção é necessária uma maioria simples.
Manifestações

Pedido de aumentos na Infraestruturas de Portugal

Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, que têm greve marcada para quinta-feira, manifestaram-se esta terça-feira em Lisboa para exigirem aumentos salariais.
Escolas

Greve de não docentes foi das maiores de sempre

Greve dos trabalhadores não docentes levou, esta sexta-feira, ao encerramento de mais de 500 escolas em todo o país. O secretário-geral da FNE diz que "é um sinal claro para o Governo".
Empresas

Fábrica da antiga Triumph sem comprador

A base de licitação do imóvel e do recheio era de 5,7 milhões de euros, mas durante o leilão, apareceu apenas uma proposta de 1,5 milhões de euros, que foi recusada.
Aviação

Greve. Air France só garante 85% dos voos

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, lançou uma consulta aos trabalhadores da empresa, convicto que as posições defendidas pelos sindicatos não são maioritárias entre os trabalhadores.
1 de maio

Confrontos na Turquia e em França 

Confrontos em França e na Turquia entre polícia e manifestantes marcaram as comemorações pelo mundo do Dia do Trabalhador, em que milhões de pessoas saíram à rua para vitoriar e criticar governos.
Trabalho

Distribuição em greve no Dia do Trabalhador

Os trabalhadores do setor da grande distribuição comemoram hoje o 1.º de Maio em greve, para defender aumentos salariais e melhores condições de trabalho.
Greve

Trabalhadores do Lidl em greve no 1.º de Maio

112
No 1.º de Maio os trabalhadores do Lidl vão voltar a paralisar, depois de terem feito greve no domingo e esta segunda-feira. Trabalhadores reivindicam, entre outras coisas, o aumento dos salários.
Trabalhadores

Trabalhadores da inspeção sanitária em greve

Médicos veterinários e auxiliares de inspeção pedem criação de carreira especial de inspeção sanitária e falam em "precarização".
Trabalhadores

Lidl. Trabalhadores cumprem primeiro dia de greve

Sindicato exige aumento de salários e fim dos horários reduzidos. Greve dura até à madrugada de terça-feira.
Air France

Air France. Pilotos fazem mais 4 dias de greve

De acordo com a Air France, três sindicatos de pilotos avisaram mais quatro dias de greve no início de maio. Assim sendo, a paralisação acontece a 3, 4, 7 e 8.
Agricultura

Agricultores recebiam menos 22% em 2016

Em 2016, o salário de trabalhadores por conta de outrem na agricultura e pescas era de 726 euros, inferior em 21,5% ao dos TCO's dos restantes ramos.
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
TAP

TAP. Sindicato vai concluir negociações

A direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) foi esta quinta-feira mandatada, em assembleia, para concluir as negociações com a TAP, disse à Lusa fonte oficial do sindicato.
Air France

Air France anula 30% dos voos devido à greve

30% dos voos da Air France vão ser anulados na terça-feira devido à greve de trabalhadores. Até agora, em Portugal há um voo cancelado nesse dia e um na quarta-feira.
Greve

Metro do Porto parado devido à greve na EMEF

Por falta de manutenção, "dos 72 veículos existentes [no metro do Porto] estão a andar menos de 40". as perturbações na circulação são ainda resultado da greve de três horas por turno.
Greve

Greve dos maquinistas avança sem serviços mínimos

Os maquinistas do setor ferroviário vão fazer greve entre as 12h00 de dia 16 e a mesma hora de dia 17 em defesa de direitos sociais e laborais. Serão assegurados comboios de socorro no dia da greve.
Profissionais de Saúde

Trabalhadores da saúde em greve a 2 e 3 de maio

199
Todos os profissionais da saúde, excepto médicos e enfermeiros, vão fazer greve a 2 e 3 de maio. Entre as reivindicações estão a reposição de 35 horas semanais de trabalho e progressão de carreiras.
EMEF

Trabalhadores da EMEF fazem greve parcial 

Os trabalhadores da EMEF vão fazer greve parcial nos dias 26 e 27, que decorrerá nas três últimas horas de cada turno de trabalho. Na próxima semana há plenário para discutir um dia de greve.
Europa

Segurança Social agiliza envio de trabalhadores

Nova funcionalidade da Segurança Social Direta é apresentada na tarde desta quinta-feira. o novo serviço 'online' vem simplificar e agilizar o processo de pedido de destacamento de trabalhadores.
Air France

Air France. Sindicatos mantêm greve

A maior parte dos sindicatos dos trabalhadores da Air France aceitou fazer negociações salariais, mas a greve mantém-se. A companhia aérea fez uma proposta de subida gradual dos salários.
País

Ryanair. Tripulantes querem contratos irlandeses

Presidente da empresa diz que os trabalhadores da transportadora aérea em Portugal preferem continuar com contratos sob a lei irlandesa, uma vez que ganham mais e têm mais dias de licença maternal.
Trabalhadores

FNAC. Trabalhadores vão fazer plenários nas lojas

112
Os trabalhadores da FNAC vão realizar plenários para discutirem uma possível greve. Os funcionários da empresa reivindicam aumentos salariais de 40 euros e 25 dias de férias.
EMEF

EMEF. Trabalhadores pedem aumentos e condições

Os trabalhadores da EMEF reivindicam, esta segunda-feira, aumentos salariais e melhores condições de trabalho, mas também o recrutamento de funcionários para as oficinas.
Cabo Verde

Trabalhadores da TACV com salários em atraso

Os trabalhadores da companhia aérea cabo-verdiana, TACV, têm salários em atraso. A empresa garante que serão regularizados entre "hoje e terça-feira". Governo também garante regularização.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Sata

SATA. Sindicato tem "discurso gasto"

O Sindicato do Pessoal de Voo diz querer apurar por que razão não são conhecidos "os supostos candidatos" ao processo de privatização de até 49% da SATA. Presidente acusa-o de um "discurso gasto".
Salários

Metalurgia. Salários vão sofrer aumentos de 2,2%

Os 100 mil trabalhadores da indústria metalúrgica e metalomecânica vão ter aumentos salariais médios de 2,2%, ao abrigo do Contrato Coletivo de Trabalho renovado, que será formalizado na quarta-feira.
Administração Pública

Precários. Aprovados 780 pedidos de integração

Maioria dos pedidos de integração nos quadros, das instituições de ensino superior e ciência, são de técnicos de carreiras gerais. Pouco mais de 10% dizem respeito a docentes e investigadores.
Autoeuropa

Autoeuropa. Trabalhadores regressam ao serviço

Depois de dez dias de uma paragem forçada os trabalhadores da Autoeuropa voltam esta terça-feira ao trabalho. A paragem deveu-se, segundo a empresa, a um "aumento da procura de veículos a gasolina".
Greve

Trabalhadores dos supermercados em greve

A adesão à greve, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo, ronda os 50% a 60%. “Alguns dos hipermercados vão encerrar hoje às 14h00.”
Trabalho

Construção. Sindicato alerta para precariedade

O Sindicato da Construção de Portugal advertiu esta quinta-feira que cerca de 70% do trabalho na construção civil é precário e clandestino, o que pode aumentar os acidentes mortais.
Transporte Ferroviário

IP. Sindicatos querem negociar aumentos salariais

Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal querem negociar os aumentos salariais para "ver se não chegamos à necessidade de fazer esta greve", que está marcada para segunda-feira.
Ryanair

Ryanair. Greve provoca "ligeiras perturbações"

A Raynair diz que a maioria dos funcionários "estão a trabalhar dentro da normalidade esta manhã" e que há apenas pequenas perturbações nos voos. Foram cancelados três voos.
Greve

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve 

Esta quinta e segunda-feira, os trabalhadores dos bares dos comboios entram em greve. Entre as reivindicações estão "aumentos salariais justos e dignos" e o fim da "retirada de dias de férias".
Greve

Greve dos funcionários do SEF com adesão de 70%

No segundo dia de greve dos trabalhadores do SEF a adesão é entre 65% e 70%, uma ligeira descida relativamente ao primeiro. O sindicato crê que na quinta-feira a adesão será ainda maior.
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
CP

CP. Trabalhadores da EMEF protestam

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário querem ser tratados de maneira semelhante aos da CP, detentora da empresa. Protestam por aumento dos salários esta quarta-feira.
Arte

Trabalhadores do Opart exigem mudanças drásticas

Trabalhadores do Organismo de Produção Artística (Opart)dizem que, caso não surjam alterações "drásticas" na proposta de regulamento interno vão recorrer a várias formas de luta.
Comboios

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve

Quinta e segunda-feira os bares dos comboios vão ficar sem trabalhadores. O dirigente sindical antecipa uma adesão de "100% ou praticamente de 100%". Em causa estão, entre outros, aumentos salariais.
Greve

Greve do SEF com 80% de adesão

A greve dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ronda os 80% de adesão. A greve de três dias serve para chamarem a atenção para a "situação caótica" que o serviço vive.
Greve

Tripulantes da Ryanair em greve na Páscoa

107
Quinta, domingo e segunda-feira, trabalhadores da Ryanair vão estar em greve porque, diz o sindicato, "ao contrário do Governo", os tripulantes "dão-se ao respeito e exigem os seus direitos básicos".
Greve

Supermercados. Trabalhadores em greve na Páscoa

292
Os trabalhadores dos supermercados reivindicam "aumento de salários" e direito ao domingo de Páscoa como feriado nacional. A greve tem início às 00h00 e termina às 24h00 de dia 1 de abril.
Greve

Neves-Corvo. Desconvocada greve de trabalhadores

A greve dos trabalhadores da empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, estava prevista para a próxima semana.
CGTP

CGTP acusa governo de estar "obcecado com défice"

Arménio Carlos diz que o Governo está "obcecado com a redução do défice" e não responde aos problemas dos trabalhadores, aumentando assim o seu descontentamento.
Coreia do Sul

Computadores desligados para evitar trabalho extra

119
Na Coreia do Sul os funcionários públicos trabalham mais mil horas do que em outros países da OCDE. Seul decidiu combater as "horas extra" e, às sextas, vai desligar os computadores à hora de saída.
Trabalhadores

Trabalhadores da IP ameaçam com nova greve

Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal manifestaram-se esta tarde para reivindicarem aumentos salariais. Exigem negociações e ameaçam com nova greve para dia 2 de abril.
Air France

Air France cancela 25% dos voos de sexta-feira

Os trabalhadores da Air France vão fazer greve na sexta-feira. Entre as reivindicações estão o aumento salarial. A companhia anunciou que vai cancelar 25% dos voos.
RTP

RTP. Presidente desmente saída de Paulo Dentinho

Depois de ter sido noticiado que Carlos Daniel seria o novo diretor de informação, o Presidente da empresa, Gonçalo Reis, desmentiu aos trabalhadores a demissão de Paulo Dentinho.
Greve

Trabalhadores de cantinas exigem salários "dignos"

Cerca de 50 trabalhadores das cantinas da região Norte concentraram-se junto às instalações da AHRESP, exigindo aumentos salariais que permitam "repor o poder de compra perdido entre 2010 e 2017".
Museus

Sindicatos vão convocar greve nos museus

A FNSTFPS anunciou que vai convocar uma greve nacional de trabalhadores dos museus, palácios e monumentos e sítios arqueológicos nos dias 30 e 31 de março.
EDP

Trabalhadores da EDP vão ter aumentos de 1,4%

A EDP estabeleceu um acordo com os sindicatos que prevê um aumento de 1,4% dos salários dos trabalhadores em Portugal, foi anunciado esta quinta-feira.
Têxtil e Vestuário

Trabalhadoras reclamam salários em atraso

Dezenas de trabalhadoras de uma antiga empresa têxtil de Vila do Conde concentraram-se em frente ao tribunal de Vila Nova de Gaia para reclamar salários em atraso que estão pendentes há 13 anos.
RTP

RTP. Trabalhadores exigem esclarecimentos

Depois das notícias sobre a "destituição do diretor de informação da televisão", Paulo Dentinho, a Comissão de Trabalhadores da RTP pede esclarecimentos públicos.
Greve

Maior adesão na greve dos professores, diz Fenprof

De acordo com a Fenprof, o segundo dia de greve dos professores está, em alguns locais, com uma adesão superior a 70%. A greve de quatro dias termina na sexta-feira na região norte e Açores.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.
Porto

Greve dos guardas prisionais com "84% de adesão"

126
A greve dos guardas prisionais no Porto está com uma adesão de 84%, de acordo com o sindicato. A paralisação decorre até domingo e visa contestar "a imposição unilateral dos horários de trabalho".
Transporte Ferroviário

Greve nos comboios afetou 1.027 ligações

Até às 22h00 de segunda-feira, num dia normal, teriam circulado 1.355 comboios. Devido à greve dos trabalhadores, as ligações ferroviárias foram afetadas. Circularam apenas 328 comboios.
Greve

430 comboios suprimidos devido à greve

Num dia normal teriam circulado, até entre as 00h00 e as 12h00, 584 comboios, mas devido à greve da realizaram-se apenas 154. Cerca das 11h00 a adesão à greve era de cerca de 90%.
Companhias Aéreas

Cabo-Verde: protesto de trabalhadores agendado

Os trabalhadores da companhia aérea pública cabo-verdiana (TACV) vão manifestar-se por discordarem das reestruturações que estão a ser feitas para preparar a privatização da empresa.
Greve

Greve deve causar perturbações nos comboios

A greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal deve provocar perturbações nos comboios. Os sindicatos reivindicam um aumento imediato no salário na ordem dos 4%.
Greve

Trabalhadores da EMEF iniciam semana de luta

Aumentos salariais e a resolução das situações de precariedade são algumas reivindicações dos trabalhadores da EMEF, que esta segunda-feira iniciam uma grave em vários pontos do país.
CTT

CTT. Desvio de 5.400 euros em ouro e prata

Um funcionário dos CTT terá desviado objetos de ouro e prata no valor de 5.400 euros. O crime remonta ao ano de 2015 e o funcionário está suspenso das suas funções.
Salário Mínimo Nacional

Número de pessoas a receber salário mínimo aumenta

129
O número de trabalhadores que recebem o salário mínimo nacional chegou em dezembro aos 670 mil. A proporção de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo era, no mesmo mês, de 20,4%.
Trabalhadores

Federação dos sindicatos dos têxteis anuncia greve

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis anunciou "dia de luta setorial" com greve e paralisações pela "valorização do trabalho" e pelo aumento do salário mínimo nacional.
Emprego

Apoios do IEFP criaram 12.450 postos de trabalho

A medida Contrato-Emprego, em que o IEFP apoia empresas que contratam desempregados, criou 12.450 postos de trabalho. 80% dos contratos apoiados são contratos de trabalho sem termo.
EFACEC

Efacec vai contratar 700 trabalhadores até 2020

A Efacec anunciou a contratação de 700 trabalhadores até 2020. Os setores mais beneficiados serão os da mobilidade elétrica e da automação e admissão de mulheres vai ser privilegiada.
Airbus

Airbus: redução de 3.700 trabalhadores na Europa

A Airbus anunciou a redução de pelo menos 3.700 trabalhadores nas fábricas europeias. A medida surge no seguimento da diminuição da cadência de fabrico de dois modelos.
Legislação Laboral

Precariedade atinge um terço no setor privado

A precariedade atinge um terço dos empregados no setor privado, o valor mais alto registado na última década e meia. Portugal tem a terceira taxa mais elevada de contratos não permanentes na UE.
Novo Banco

Novo Banco. Redução de 400 trabalhadores avança

O Novo Banco vai avançar com um processo de rescisões voluntárias e reformas antecipadas. A medida deve reduzir 400 trabalhadores e fechar 73 balcões.
Empresas

Grupo têxtil contrata 120 trabalhadores da Ricon

O grupo têxtil Sonix, de Barcelos, contratou 120 ex-trabalhadores da Ricon. O grupo também anunciou uma proposta de arrendamento temporário das instalações da empresa que faliu em fevereiro.
Prisão

Guardas prisionais pedem reunião com Costa

105
A Associação Sindical Corpo da Guarda Prisional quer uma reunião com António Costa para falar sobre os problemas com os horários de trabalho e sobre a insegurança que se sente nos estabelecimentos.
Autoeuropa

Autoeuropa. Aprovado pré-acordo com 73% de votos

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram esta quinta-feira um pré-acordo, que prevê aumentos salariais, com mais de 73% de votos. O acordo nada adianta sobre os novos horários de trabalho.
Autoeuropa

Autoeuropa. Trabalhadores votam pré-acordo laboral

O pré-acordo, que será votado pelos trabalhadores da Autoeuropa na quinta-feira, prevê aumentos salariais para este ano. Em relação aos novos horários nada é adiantado.
A página está a demorar muito tempo.