Trabalhadores

Moçambique

Moçambique. Folha nominal passa a ser digitalizada

O Governo moçambicano decidiu em Maputo que a folha da relação nominal dos trabalhadores moçambicanos e estrangeiros passa a ser gerida em formato digital.
Ryanair

Ryanair. Compensações podem ultrapassar 33 milhões

Há já 120 mil passageiros que afetados pela greve da Ryanair na Europa e as compensações a pagar pela companhia podem ultrapassar os 33 milhões de euros. O reembolso chega aos 600 euros por pessoa.
Hospital de Santa Maria

Protestos contra a falta de pessoal no Santa Maria

Cerca de 30 trabalhadores do Centro Hospitalar de Lisboa Norte juntaram-se à entrada do Hospital de Santa Maria contra a "falta crónica" de trabalhadores e exigir o descongelamento das carreiras.
Empresas Públicas

Descongelamento abrange mais 66 mil trabalhadores

Cerca de 60% dos trabalhadores do sector empresarial público também tiveram valorizações salariais por causa do descongelamento, segundo a Inspecção-Geral de Finanças.
Trabalhadores

Câmara de Coruche faz testes do balão

151
Regulamento municipal prevê um sorteio semanal para escolher os cinco trabalhadores a submeter ao teste de álcool, como forma de evitar "riscos consideráveis para os próprios ou para terceiros".
Trabalho

Recibos verdes no Estado aumentam 14%

990
O número de trabalhadores a prestar serviços ao Estado a recibos verdes, em 2017, aumentou 17.728, mais 14,6% do que em 2016.
Trabalhadores

Aprovada a integração de 282 precários

As comissões bipartidas do Ministério das Finanças e da Modernização Administrativa aprovaram a integração de 282 trabalhadores precários, segundo a informação dada pelas respectivas presidentes.
Ministério Administração Interna

Autarquias abriram concursos para 6.500 precários

O ministro da Administração Interna anunciou, no parlamento, que já foram abertos concursos para a regularização de mais de 6.500 trabalhadores precários nas autarquias.
Comboios

Greve nos bares dos comboios continua esta segunda

Trabalhadores da empresa Servirail decidiram em plenário estender greve para o quinto dia consecutivo. Este domingo, só dois funcionários não aderiram à greve.
EFACEC

Efacec. "Pressão e chantagem" nas eleições

Comissão de Trabalhadores da Efacec denunciou o "envolvimento, pressão e chantagem" da administração nas eleições para aquele órgão, afirmando ter vencido a lista "envolvida no despedimento coletivo".
Trabalhadores

Marcelo promulga aumento extra das pensões

A Presidência anunciou esta sexta-feira que o Presidente da República promulgou o aumento extraordinário das pensões, bem como medidas a reforçar a proteção social de trabalhadores independentes
Empresas

Vendido edifício da antiga fábrica da Triumph

As instalações da fábrica, situada no concelho de Loures, assim como as máquinas estavam em processo de venda, através de leilão, mas, para já, apenas foi aceite a proposta para a compra do edifício.
Trabalho

ACT vai controlar pequenos bancos de horas

Banco de horas grupal substituiu o individual e passa a depender da aprovação de 65% dos trabalhadores. A ACT também será envolvida no processo, de acordo com proposta do Governo.
Transtejo

Transtejo: greve em Lisboa para 11 e 12 de junho

Trabalhadores da Transtejo greve às horas extraordinárias, com efeitos imediatos, e a interrupção, de três horas por turno, nos dias 11 e 12 de junho.
Saúde

Greve na saúde adiada para 15 de junho

Acordo com o Governo teve como foco a carreira geral dos assistentes e técnicos superiores de saúde. Ana Avoila explicou que a greve não foi desconvocada porque persistem questões por resolver.
EFACEC

Trabalhadores despedidos recusam soluções

A Efacec despediu 21 colaboradores porque, disse em comunicado, "não aceitaram as propostas da empresa, alguns deles recusando-se inclusive a conhecê-las".
Autoeuropa

Funcionários referendam Comissão de Trabalhadores

190 funcionários assinaram um abaixo-assinado porque já não se revêm nos atuais representantes. Para destituir a atual direção é necessária uma maioria simples.
Manifestações

Pedido de aumentos na Infraestruturas de Portugal

Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, que têm greve marcada para quinta-feira, manifestaram-se esta terça-feira em Lisboa para exigirem aumentos salariais.
Escolas

Greve de não docentes foi das maiores de sempre

Greve dos trabalhadores não docentes levou, esta sexta-feira, ao encerramento de mais de 500 escolas em todo o país. O secretário-geral da FNE diz que "é um sinal claro para o Governo".
Empresas

Fábrica da antiga Triumph sem comprador

A base de licitação do imóvel e do recheio era de 5,7 milhões de euros, mas durante o leilão, apareceu apenas uma proposta de 1,5 milhões de euros, que foi recusada.
Aviação

Greve. Air France só garante 85% dos voos

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, lançou uma consulta aos trabalhadores da empresa, convicto que as posições defendidas pelos sindicatos não são maioritárias entre os trabalhadores.
1 de maio

Confrontos na Turquia e em França 

Confrontos em França e na Turquia entre polícia e manifestantes marcaram as comemorações pelo mundo do Dia do Trabalhador, em que milhões de pessoas saíram à rua para vitoriar e criticar governos.
Trabalho

Distribuição em greve no Dia do Trabalhador

Os trabalhadores do setor da grande distribuição comemoram hoje o 1.º de Maio em greve, para defender aumentos salariais e melhores condições de trabalho.
Greve

Trabalhadores do Lidl em greve no 1.º de Maio

112
No 1.º de Maio os trabalhadores do Lidl vão voltar a paralisar, depois de terem feito greve no domingo e esta segunda-feira. Trabalhadores reivindicam, entre outras coisas, o aumento dos salários.
Trabalhadores

Trabalhadores da inspeção sanitária em greve

Médicos veterinários e auxiliares de inspeção pedem criação de carreira especial de inspeção sanitária e falam em "precarização".
Trabalhadores

Lidl. Trabalhadores cumprem primeiro dia de greve

Sindicato exige aumento de salários e fim dos horários reduzidos. Greve dura até à madrugada de terça-feira.
Air France

Air France. Pilotos fazem mais 4 dias de greve

De acordo com a Air France, três sindicatos de pilotos avisaram mais quatro dias de greve no início de maio. Assim sendo, a paralisação acontece a 3, 4, 7 e 8.
Agricultura

Agricultores recebiam menos 22% em 2016

Em 2016, o salário de trabalhadores por conta de outrem na agricultura e pescas era de 726 euros, inferior em 21,5% ao dos TCO's dos restantes ramos.
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
TAP

TAP. Sindicato vai concluir negociações

A direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) foi esta quinta-feira mandatada, em assembleia, para concluir as negociações com a TAP, disse à Lusa fonte oficial do sindicato.
Air France

Air France anula 30% dos voos devido à greve

30% dos voos da Air France vão ser anulados na terça-feira devido à greve de trabalhadores. Até agora, em Portugal há um voo cancelado nesse dia e um na quarta-feira.
Greve

Metro do Porto parado devido à greve na EMEF

Por falta de manutenção, "dos 72 veículos existentes [no metro do Porto] estão a andar menos de 40". as perturbações na circulação são ainda resultado da greve de três horas por turno.
Greve

Greve dos maquinistas avança sem serviços mínimos

Os maquinistas do setor ferroviário vão fazer greve entre as 12h00 de dia 16 e a mesma hora de dia 17 em defesa de direitos sociais e laborais. Serão assegurados comboios de socorro no dia da greve.
Profissionais de Saúde

Trabalhadores da saúde em greve a 2 e 3 de maio

199
Todos os profissionais da saúde, excepto médicos e enfermeiros, vão fazer greve a 2 e 3 de maio. Entre as reivindicações estão a reposição de 35 horas semanais de trabalho e progressão de carreiras.
EMEF

Trabalhadores da EMEF fazem greve parcial 

Os trabalhadores da EMEF vão fazer greve parcial nos dias 26 e 27, que decorrerá nas três últimas horas de cada turno de trabalho. Na próxima semana há plenário para discutir um dia de greve.
Europa

Segurança Social agiliza envio de trabalhadores

Nova funcionalidade da Segurança Social Direta é apresentada na tarde desta quinta-feira. o novo serviço 'online' vem simplificar e agilizar o processo de pedido de destacamento de trabalhadores.
Air France

Air France. Sindicatos mantêm greve

A maior parte dos sindicatos dos trabalhadores da Air France aceitou fazer negociações salariais, mas a greve mantém-se. A companhia aérea fez uma proposta de subida gradual dos salários.
País

Ryanair. Tripulantes querem contratos irlandeses

Presidente da empresa diz que os trabalhadores da transportadora aérea em Portugal preferem continuar com contratos sob a lei irlandesa, uma vez que ganham mais e têm mais dias de licença maternal.
Trabalhadores

FNAC. Trabalhadores vão fazer plenários nas lojas

112
Os trabalhadores da FNAC vão realizar plenários para discutirem uma possível greve. Os funcionários da empresa reivindicam aumentos salariais de 40 euros e 25 dias de férias.
EMEF

EMEF. Trabalhadores pedem aumentos e condições

Os trabalhadores da EMEF reivindicam, esta segunda-feira, aumentos salariais e melhores condições de trabalho, mas também o recrutamento de funcionários para as oficinas.
Cabo Verde

Trabalhadores da TACV com salários em atraso

Os trabalhadores da companhia aérea cabo-verdiana, TACV, têm salários em atraso. A empresa garante que serão regularizados entre "hoje e terça-feira". Governo também garante regularização.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Sata

SATA. Sindicato tem "discurso gasto"

O Sindicato do Pessoal de Voo diz querer apurar por que razão não são conhecidos "os supostos candidatos" ao processo de privatização de até 49% da SATA. Presidente acusa-o de um "discurso gasto".
Salários

Metalurgia. Salários vão sofrer aumentos de 2,2%

Os 100 mil trabalhadores da indústria metalúrgica e metalomecânica vão ter aumentos salariais médios de 2,2%, ao abrigo do Contrato Coletivo de Trabalho renovado, que será formalizado na quarta-feira.
Administração Pública

Precários. Aprovados 780 pedidos de integração

Maioria dos pedidos de integração nos quadros, das instituições de ensino superior e ciência, são de técnicos de carreiras gerais. Pouco mais de 10% dizem respeito a docentes e investigadores.
Autoeuropa

Autoeuropa. Trabalhadores regressam ao serviço

Depois de dez dias de uma paragem forçada os trabalhadores da Autoeuropa voltam esta terça-feira ao trabalho. A paragem deveu-se, segundo a empresa, a um "aumento da procura de veículos a gasolina".
Greve

Trabalhadores dos supermercados em greve

A adesão à greve, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo, ronda os 50% a 60%. “Alguns dos hipermercados vão encerrar hoje às 14h00.”
Trabalho

Construção. Sindicato alerta para precariedade

O Sindicato da Construção de Portugal advertiu esta quinta-feira que cerca de 70% do trabalho na construção civil é precário e clandestino, o que pode aumentar os acidentes mortais.
Transporte Ferroviário

IP. Sindicatos querem negociar aumentos salariais

Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal querem negociar os aumentos salariais para "ver se não chegamos à necessidade de fazer esta greve", que está marcada para segunda-feira.
Ryanair

Ryanair. Greve provoca "ligeiras perturbações"

A Raynair diz que a maioria dos funcionários "estão a trabalhar dentro da normalidade esta manhã" e que há apenas pequenas perturbações nos voos. Foram cancelados três voos.
Greve

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve 

Esta quinta e segunda-feira, os trabalhadores dos bares dos comboios entram em greve. Entre as reivindicações estão "aumentos salariais justos e dignos" e o fim da "retirada de dias de férias".
Greve

Greve dos funcionários do SEF com adesão de 70%

No segundo dia de greve dos trabalhadores do SEF a adesão é entre 65% e 70%, uma ligeira descida relativamente ao primeiro. O sindicato crê que na quinta-feira a adesão será ainda maior.
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
CP

CP. Trabalhadores da EMEF protestam

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário querem ser tratados de maneira semelhante aos da CP, detentora da empresa. Protestam por aumento dos salários esta quarta-feira.
Arte

Trabalhadores do Opart exigem mudanças drásticas

Trabalhadores do Organismo de Produção Artística (Opart)dizem que, caso não surjam alterações "drásticas" na proposta de regulamento interno vão recorrer a várias formas de luta.
Comboios

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve

Quinta e segunda-feira os bares dos comboios vão ficar sem trabalhadores. O dirigente sindical antecipa uma adesão de "100% ou praticamente de 100%". Em causa estão, entre outros, aumentos salariais.
Greve

Greve do SEF com 80% de adesão

A greve dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ronda os 80% de adesão. A greve de três dias serve para chamarem a atenção para a "situação caótica" que o serviço vive.
Greve

Tripulantes da Ryanair em greve na Páscoa

107
Quinta, domingo e segunda-feira, trabalhadores da Ryanair vão estar em greve porque, diz o sindicato, "ao contrário do Governo", os tripulantes "dão-se ao respeito e exigem os seus direitos básicos".
Greve

Supermercados. Trabalhadores em greve na Páscoa

292
Os trabalhadores dos supermercados reivindicam "aumento de salários" e direito ao domingo de Páscoa como feriado nacional. A greve tem início às 00h00 e termina às 24h00 de dia 1 de abril.
Greve

Neves-Corvo. Desconvocada greve de trabalhadores

A greve dos trabalhadores da empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, estava prevista para a próxima semana.
CGTP

CGTP acusa governo de estar "obcecado com défice"

Arménio Carlos diz que o Governo está "obcecado com a redução do défice" e não responde aos problemas dos trabalhadores, aumentando assim o seu descontentamento.
Coreia do Sul

Computadores desligados para evitar trabalho extra

119
Na Coreia do Sul os funcionários públicos trabalham mais mil horas do que em outros países da OCDE. Seul decidiu combater as "horas extra" e, às sextas, vai desligar os computadores à hora de saída.
Trabalhadores

Trabalhadores da IP ameaçam com nova greve

Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal manifestaram-se esta tarde para reivindicarem aumentos salariais. Exigem negociações e ameaçam com nova greve para dia 2 de abril.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)