O vestido comprido, brilhante e em tons pastel que Marilyn Monroe utilizou para cantar a música “Feliz Aniversário” ao presidente John F. Kennedy está esta quita-feira a ser vendido, em Los Angeles, num leilão. Poderá chegar aos 3 milhões de dólares e tornar-se num dos itens de roupa pessoal mais caro alguma vez vendido em leilão, pela segunda vez, conta a CNN.

O vestido foi utilizado no 45.º aniversário do então presidente , em 1962.

O vestido foi criado pelo estilista Jean Louis, um dos mais famosos estilistas de Hollywood da época. Não é a primeira vez que este seu vestido vai a leilão. Em 1999, este vestido foi vendido por um valor de 1,27 milhões de dólares, não sendo também a primeira vez que um vestido seu se tornou o artigo mais caro a ser vendido num leilão na categoria de roupa pessoal. A história pode repetir-se agora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda que seja difícil de prever o valor exato a que o vestido será vendido, estima-se que o valor ultrapasse o dobro do valor base de licitação pois é um dos mais conhecidos e valiosos itens da carreira de Marilyn Monroe. Juntamente com o vestido serão colocados em licitação outros itens da coleção pessoal da famosa Marilyn como tubos de batom, joias, cigarros e outro vestidos que, embora não tenham tido tanto impacto, continuam a ser dela e espera-se que atraiam também um grande número de interessados.

Em 2011, outro clássico seu foi vendido… o tal que havia feito história: o vestido branco que usou na épica fotografia onde o seu vestido esvoaça – e quase lhe mostra as cuecas. O valor foi de 4,6 milhões de dólares.

Os valores pessoais não só de Marilyn como também de outras celebridades vão, obviamente, valorizando com o tempo não apenas pela preciosidade temporal como também por ser cada vez mais difícil encontrar itens novos que tenham feito parte da sua carreira. A “base de dados” dos fãs e colecionadores de objetos da atriz têm também aumentado exponencialmente, afirma a CNN.

Resta saber, então, por quanto será vendido, efetivamente, um dos mais cobiçados vestidos da história de Hollywood.