Foram detidas sete pessoas com idades entre 29 e os 37 anos, de nacionalidades francesa, marroquina e afegã, no decorrer de uma operação antiterrorista em Estrasburgo e Marselha, em França, na noite de sábado para domingo. O ministro do Interior Bernard Cazeneuve disse esta segunda-feira de manhã que “foi evitado um novo atentado”. A investigação foi conduzida pelo Ministério Público de Paris.

A RTL avança que a célula terrorista estava prestes a cometer um atentado terrorista e que um dos suspeitos, o de nacionalidade marroquina, já tinha sido identificado pelos serviços de inteligência de outro país. A Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI) francesa andava a investigar o suspeito há mais de oito meses.

Bernard Cazeneuve afirmou esta segunda-feira que “o ponto culminante do trabalho da DGSI permitiu impedir um atentado terrorista que estava a ser planeado no nosso solo” e que a sua ação tinha sido “exemplar e extremamente eficaz “. As primeiras detenções da rede remontam a 14 de junho de 2016, no início do campeonato europeu de futebol. Cinco pessoas foram detidas para interrogatório e duas ficaram presas, de acordo com a Lusa.

O governo francês anunciou que vai pedir um novo prolongamento do estado de emergência, em vigor em França desde novembro de 2015, pelo menos até às eleições presidenciais da primavera de 2017, segundo a agência de notícias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR