Rio de Janeiro

Brasil

Brasil. 37 reféns sobrevivem, sequestrador abatido

201
Um homem armado fez dezenas de reféns num autocarro, na ponte que liga Niterói ao Rio de Janeiro, esta terça-feira. Depois de quase 4 horas, a polícia acabou por abater o sequestrador.
Rio de Janeiro

Três mortos e um bebé ferido em operação policial

Uma operação policial numa comunidade no Rio de Janeiro resultou na morte de três pessoas e um bebé com menos de dois anos foi ferido com uma bala durante a ação.
Acidentes e Desastres

MP acusa Air France em desastre do voo do Rio 

O MP diz que a companhia aérea "foi negligente e imprudente" ao não informar devidamente os seus pilotos sobre os procedimentos a adotar em caso de anomalias no acidente que causou 228 mortos em 2009.
TAP

TAP acorda escalas gratuitas no Rio de Janeiro

Acordo permite que turistas que fizerem conexão no Rio de Janeiro poderão permanecer na cidade entre dois a cinco dias, sem custo adicional. A medida entra em vigor até ao final deste ano
Brasil

Brasil. Polícia matou 558 pessoas em 4 meses

250
Em janeiro morreram 160 pessoas em operações ou ações que envolveram a polícia. Os valores são inferiores aos registados em 2018. Roubos de cargas e de veículos também estão em queda.
Brasil

Instituto Moreira Salles tem novo diretor luso

120
João Fernandes assume a direção do instituto que divulga projetos culturais em agosto e afirma que no Brasil é um desafio mostrar às pessoas "a arte do tempo em que vivem."
Brasil

Bolsonaro aponta GP Fórmula 1 ao Rio de Janeiro 

Para o efeito, o Rio de Janeiro terá um novo autódromo, cujo orçamento inicial para a construção é de 193 milhões de euros. Terá capacidade para 130 mil pessoas e ficará pronto no próximo ano.
Brasil

Brasil. Governador do Rio de Janeiro denunciado 

191
Desde a sua campanha eleitoral, Wilson Witzel tem apelado à necessidade de "abater" criminosos e promove penas de morte e tortura. Em quatro dias, 13 pessoas foram mortas pela polícia no Rio.
Brasil

Brasil. 8 mortos em operação da polícia no Rio 

O conjunto de favelas do complexo da Maré foi alvo de rusgas da polícia para captura de foragidos e há imagens de um helicóptero a sobrevoar a zona e relatos de tiros disparados.
Rio de Janeiro

Rio. Polícia matou mais, homicídios baixaram

1.735
A Polícia Militar do estado carioca matou mais 66 pessoas do que no mesmo período do ano passado. Por outro lado março teve o menor número de assassinatos e de roubos seguidos de morte.
Rio de Janeiro

Folclore português é património imaterial do Rio

Na proposta do projeto de lei, aprovado no final de março, recorda-se que "os laços entre o Rio de Janeiro e Portugal transcendem o passado colonial, metropolitano e imperial".
Rio de Janeiro

Desabamento no Rio de Janeiro provocou dois mortos

O desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, no Rio de Janeiro, provocou dois mortos. Os bombeiros conseguiram resgatar dos escombros, com a ajuda dos moradores, sete pessoas com vida.
Rio de Janeiro

Militares presos por disparar contra família

A Justiça Militar brasileira determinou prisão preventiva a nove dos dez militares suspeitos de terem disparado 80 tiros sobre um carro onde seguia uma família.
Rio de Janeiro

Mortes nas chuvas de Rio de Janeiro sobem para 10

A cidade do Rio de Janeiro continua em estado de crise devido à tempestade registada esta madrugada. Número de mortos subiu de cinco para dez.
Rio de Janeiro

Temporal mata três pessoas no Rio de Janeiro

Tempestade chegou na noite de segunda-feira ao Rio de Janeiro e intensificou-se esta terça-feira. Duas mulheres e um homem morreram e as escolas cancelaram as aulas.
Rio de Janeiro

Escola vence Carnaval com homenagem a Marielle

Escola de samba Mangueira venceu o desfile de Carnaval do Rio de Janeiro. Escola contou a história do Brasil pela ótica dos heróis populares, contando com uma homenagem a Marielle Franco.
Rio de Janeiro

Carnaval. Rio de Janeiro bate recordes de público

O Carnaval do Rio de Janeiro contou com mais de um milhão de foliões no fim de semana. Sucesso da festividade fez com que a cidade se tornasse no terceiro destino mais procurado no Airbnb.
Carnaval

Sambódromo autorizado a receber desfiles

O Ministério Público do Rio de Janeiro tinha questionado a segurança do espaço. Autorização para os desfiles foi dada depois de um parecer positivo do Corpo de Bombeiros da cidade.
Ténis

Ténis. João Sousa vence 1ª ronda no Rio

120
O tenista João Sousa venceu o argentino Guido Pella por 6-4, 3-6 e 6-4, numa partida equilibrada com o português muito forte no serviço. No próximo jogo vai defrontar Casper Ruud.
Brasil

Brasil. Mais dois incêndios em menos de três dias

Os incidentes atingiram o alojamento dos jogadores de futebol do Bangu e um supermercado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Há dois atletas que estão internados.
Rio de Janeiro

Flamengo. ADN identifica vítimas do incêndio

O estado dos corpos encontrados nos escombros do centro de treinos do Flamengo impossibilita o reconhecimento das vítimas atrás do rosto ou dos dentes. Um atleta continua em estado grave.
Futebol

Flamengo de luto. As mensagens, fotos e vídeos

471
São várias as mensagens de apoio ao clube brasileiro que inundaram as redes sociais depois do incêndio que provocou a morte a seis jogadores da equipa, nesta madrugada de sexta-feira.
Rio de Janeiro

10 mortos no CT do Flamengo. Todos jovens atletas

200
Há pelo menos dez mortos e outros três feridos, na sequência de um incêndio no Centro de Treinos do Flamengo. Todos são jogadores da formação. Alerta foi dado às 5h17 da manhã (hora local).
Desastres Naturais

Rio de Janeiro. Temporal faz pelo menos 6 mortos

Fortes rajadas de vento, inundações e deslizamento de terras condicionaram estradas e deixaram zonas da cidade do Rio de Janeiro sem eletricidade, na noite de quarta-feira.
Rio de Janeiro

Brasil. Exército deixa comando de segurança no Rio

De março a novembro, o número de homicídios recuou 6%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o número de pessoas mortas nas operações da polícia e do Exército aumentou.
Brasil

Quatro governadores presos. O que se passa no Rio?

197
Nos últimos 20 anos, todos os governadores eleitos no Rio de Janeiro foram presos por corrupção. O último foi Fernando Pezão, eleito pelo MDB, detido esta quinta-feira.
Rio de Janeiro

Lava Jato. Governador detido por alegada corrupção

O Governador do estado do Rio de Janeiro foi detido num desdobramento da operação Lava Jato. Pezão é um dos alvos dos 30 mandados que estão a ser cumpridos pela Polícia Federal.
Rio de Janeiro

9 mortos e 11 feridos em Niterói, Rio de Janeiro

A região tem sido fustigada nos últimos dias por fortes chuvadas e estava em estado de alerta. Entre os mortos está uma criança, duas idosas, um homem de 37 anos e uma mulher. Ainda há desaparecidos.
Crime

Preso administrador do maior porto do Brasil

O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo foi preso no seguimento de uma operação judicial, cujo objetivo é investigar fraudes cometidas no porto de Santos, no Rio de Janeiro.
Eleições no Brasil

O filme da noite em que o Brasil virou

Fechado em casa “por segurança”, Jair Bolsonaro pegou na “caixa de ferramentas” e prometeu consertar o Brasil. Haddad garantiu que não vai parar de lutar “contra o medo”. As ruas insultaram Lula.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro proíbe oferta de palhas de plástico

297
A partir desta terça-feira, os estabelecimentos que desobedecerem à regra cumprem uma sanção económica que pode variar de 650 reais (cerca de 133 euros) e 1.650 reais (cerca de 340 euros).
Arouca

Museu do Rio. Arouca consegue doações da UNESCO

107
A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO têm "peças e bens excecionais" pelo que representam de um "património geológico ilustrativo da história do planeta".
Brasil

Museu Nacional do Rio de Janeiro não tinha seguro

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, que ardeu no domingo, não tinha seguro sobre o património e não tinha uma brigada disponível para combater possíveis incêndios.
Rio de Janeiro

Brasil anuncia plano para recuperar Museu Nacional

Os ministérios brasileiros da Cultura e da Educação anunciaram na segunda-feira um plano de recuperação do Museu Nacional destruído por um incêndio que afetou o edifício e o seu acervo.
Rio de Janeiro

A história do museu que um dia foi casa de reis

640
De residência real ao museu nacional de história natural e antropologia, o Palácio de São Cristóvão conta com mais de dois séculos de história. Foi destruído pelas chamas na noite do passado domingo.
Rio de Janeiro

Exército repete megaoperação no Rio de Janeiro

Mais de quatro mil agentes das forças de segurança comandadas pelo Exército do Brasil estiveram envolvidos no segundo dia de uma megaoperação em três favelas da zona norte do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Catorze mortos em operação militar

Pelo menos catorze pessoas foram mortas numa operação contra o crime crime organizado no norte do Rio de Janeiro, que envolveu 4.200 soldados do Exército Brasileiro com o apoio da polícia.
Rio de Janeiro

Rio. Militares abandonam controlo da segurança

Face ao aumento da violência, milhares de soldados foram colocados nas ruas do Rio de Janeiro. O ministro da Segurança Pública defendeu que continuassem mais um ano mas a ideia foi rejeitada.
Rio de Janeiro

Brasil. Mortes em operações policiais duplica

Quase 130 pessoas morreram em julho de 2018 no Rio de Janeiro, no Brasil, na sequência de operações das Forças Armadas e da Polícia. No ano passado, também em julho, morreram 63 pessoas.
Rio de Janeiro

Brasil vai construir segunda central termoelétrica

O Governo brasileiro autorizou na segunda-feira a construção de uma segunda central termoelétrica a gás natural no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro.
Brasil

Exército realiza operação em duas favelas no Rio

O Exército está a cercar 2 favelas no Rio de Janeiro para tentar estabilizar as áreas devido ao aumento da troca de tiros desde o início do mês. O ano passado, a violência fez 6.731 mortos.
Brasil

51 polícias mortos este ano no Rio de Janeiro

A morte de um polícia militar na madrugada desta sexta-feira no Rio de Janeiro elevou para 51 o número de agentes de segurança mortos naquele estado brasileiro este ano.
Brasil

Um morto e um ferido em tiroteio no Rio de Janeiro

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida, na segunda-feira, durante um tiroteio entre alegados grupos criminosos e forças policiais na Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Agente do Rio morto na favela Rocinha

Um polícia morreu e três ficaram feridos em confrontos na favela Rocinha, Rio de Janeiro. Também dois moradores da maior favela do Rio foram atingidos durante o conflito.
Brasil

Um morto em queda de helicóptero no Rio de Janeiro

A queda de um helicóptero no mar, com quatro pessoas a bordo, ao final da manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro, provocou um morto e três feridos.
Oi

Oi realiza assembleia-geral de acionistas

A assembleia-geral ordinária, que vai decorrer esta segunda-feira no Rio de Janeiro, vai ser para aprovar as contas de 2017 e eleger os membros do Conselho Fiscal.
Crime

Brasil. Milícias suspeitas da morte de veredora

Ação das milícias é a principal hipótese investigada pela polícia para explicar a morte de Marielle Franco. Os assassinos e mandantes do crime ainda não foram identificados pelas autoridades.
Facebook

Ordem para apagar "ofensas" a vereadora do Rio

Um juiz brasileiro ordenou que o Facebook retire todas as publicações com "informações falsas" sobre Marielle Franco, ativista e vereadora da câmara do Rio de Janeiro assassinada há duas semanas.
Brasil

Brasil. Exército faz operação no Rio de Janeiro

A operação está a ser feita na comunidade do Lins de Vasconcelos e mobilizou 3.400 elementos das Forças Armadas, 150 polícias militares e 350 policias civis do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

51 mortos na favela da Rocinha desde setembro

Cinquenta e uma pessoas, entre as quais suspeitos de crimes, polícias e uma turista, morreram na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, desde setembro passado até hoje.
Rio de Janeiro

Milhares manifestam-se na favela de Marielle 

Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se este domingo, no Rio de Janeiro, na favela onde nasceu Marielle Franco, a conselheira municipal assassinada na quarta-feira.
Rio de Janeiro

Criança morta em tiroteio no Rio de Janeiro

Uma criança, uma mulher e um homem morreram num tiroteio entre a polícia federal e criminosos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Dois homens conseguiram fugir.
Brasil

A vereadora que "falava daqueles que ninguém fala"

155
Uma assessora que trabalhava na câmara municipal do Rio de Janeiro com Marielle Franco conta ao Observador que a vereadora falava das dificuldades de ser negra e mulher no contexto brasileiro.
Rio de Janeiro

Entrega de segurança às Forças Armadas alarma ONU

O Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos manifestou alarme com o facto de as Forças Armadas brasileiras terem assumido a segurança no Rio de Janeiro.
Brasil

Brasil. Ministro demite chefe da Polícia Federal

Raul Jungmann demitiu o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, por este ter dito que investigações que envolvem o Presidente do Brasil "tendem a ser fechadas" por falta de provas.
Brasil

Intervenção militar no Rio será "laboratório"

A intervenção militar no Rio de Janeiro, que está nas mãos do Exército, decretada pelo Presidente Michel Temer será um "laboratório" para o resto do país.
Rio de Janeiro

Brasil. Exército acusado de fazer fichas ilegais

113
Defensoria Pública do Estado brasileiro do Rio de Janeiro manifestou a sua "veemente discordância" com as chamadas "ações ilegais de fichamento" levadas a cabo por militares das Forças Armadas.
Rio de Janeiro

Rio. Forças Armadas lançam operação em favelas

As Forças Armadas brasileiras lançaram uma grande operação de segurança num complexo de favelas em mais uma ação de preparação para assumir o comando da luta contra o crime organizado no estado.
Ténis

Gastão Elias nos 'oitavos' do Rio de Janeiro

Depois de uma 'batalha' de quase três horas, Gastão Elias conseguiu o apuramento para os 'oitavos' do torneio de ténis do Rio de Janeiro, ao bater o argentino Guido Pella.
Brasil

Três pessoas morrem em assalto no Rio de Janeiro

Três pessoas, entre elas um polícia fora de serviço, morreram num assalto a uma loja no Rio de Janeiro, cidade que desde sexta-feira está sob controlo do exército devido ao escalar da violência.
Brasil

Temer: crime organizado justifica medidas extremas

O presidente do Brasil defende que o crime organizado no Rio de Janeiro justifica a passagem do controlo da segurança pública do Estado para o Governo federal. A decisão está em vigor até dezembro.
Rio de Janeiro

Exército assume controlo da segurança no Rio

Na sequência da onda de violência que tem assolado o Rio de Janeiro, antes e durante as festividades de Carnaval, Michel Temer ordenou que o Exército assuma o controlo da segurança na cidade.
Brasil

Temporal no Rio de Janeiro fez quatro mortos

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira fizeram quatro mortos. Em algumas zonas da cidade choveu o esperado para todo o mês de fevereiro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)