Rio de Janeiro
Cinema

Três filmes portugueses no Curta Cinema, no Rio

“Cães que ladram aos pássaros”, “Dia de Festa” e “Em caso de fogo” vão ao Rio de Janeiro disputar prémios e têm exibições a partir desta quinta-feira. O festival termina a 6 de novembro
Brasil

Mães de crianças vítimas de balas em protesto

Mães de crianças mortas e feridas por balas perdidas no Rio de Janeiro protestaram, expondo 16 camisolas de fardas escolares com manchas vermelhas, alusivas a sangue.
Brasil

Brasil. Já são 14 mortos por incêndio em hospital

O número de mortos no incêndio da semana passada num hospital do Rio de Janeiro aumentou para 14. Autópsias revelam que maioria das vítimas morreu por asfixia devido à inalação de fumo.
Rio de Janeiro

Pretérito, mais que Prefeito /premium

É bizarro. O Rio de Janeiro ter um Prefeito puritano faz tanto sentido como Munique ter um Presidente da Câmara abstémio ou Nova Iorque um mayor narcoléptico.
Censura

Beijo gay. Polémica continua no Rio de Janeiro

Imagem de "As Gémeas Marotas" utilizada em pedido é de exemplar não comercializado na feira, publicado em Portugal. Polémica começou com fotografia de beijo gay em banda desenhada.
Rio de Janeiro

Museu Nacional do Rio de Janeiro reabre em 2022

Várias exposições a propósito do bicentenário da Independência Brasileira vão inaugurar, em 2022, uma parte do palácio que foi atingido por um incêndio a 2 de setembro de 2018.
Brasil

Brasil. 37 reféns sobrevivem, sequestrador abatido

201
Um homem armado fez dezenas de reféns num autocarro, na ponte que liga Niterói ao Rio de Janeiro, esta terça-feira. Depois de quase 4 horas, a polícia acabou por abater o sequestrador.
Rio de Janeiro

Três mortos e um bebé ferido em operação policial

Uma operação policial numa comunidade no Rio de Janeiro resultou na morte de três pessoas e um bebé com menos de dois anos foi ferido com uma bala durante a ação.
Acidentes e Desastres

MP acusa Air France em desastre do voo do Rio 

O MP diz que a companhia aérea "foi negligente e imprudente" ao não informar devidamente os seus pilotos sobre os procedimentos a adotar em caso de anomalias no acidente que causou 228 mortos em 2009.
TAP

TAP acorda escalas gratuitas no Rio de Janeiro

Acordo permite que turistas que fizerem conexão no Rio de Janeiro poderão permanecer na cidade entre dois a cinco dias, sem custo adicional. A medida entra em vigor até ao final deste ano
Brasil

Brasil. Polícia matou 558 pessoas em 4 meses

250
Em janeiro morreram 160 pessoas em operações ou ações que envolveram a polícia. Os valores são inferiores aos registados em 2018. Roubos de cargas e de veículos também estão em queda.
Brasil

Instituto Moreira Salles tem novo diretor luso

120
João Fernandes assume a direção do instituto que divulga projetos culturais em agosto e afirma que no Brasil é um desafio mostrar às pessoas "a arte do tempo em que vivem."
Brasil

Bolsonaro aponta GP Fórmula 1 ao Rio de Janeiro 

Para o efeito, o Rio de Janeiro terá um novo autódromo, cujo orçamento inicial para a construção é de 193 milhões de euros. Terá capacidade para 130 mil pessoas e ficará pronto no próximo ano.
Brasil

Brasil. Governador do Rio de Janeiro denunciado 

191
Desde a sua campanha eleitoral, Wilson Witzel tem apelado à necessidade de "abater" criminosos e promove penas de morte e tortura. Em quatro dias, 13 pessoas foram mortas pela polícia no Rio.
Brasil

Brasil. 8 mortos em operação da polícia no Rio 

O conjunto de favelas do complexo da Maré foi alvo de rusgas da polícia para captura de foragidos e há imagens de um helicóptero a sobrevoar a zona e relatos de tiros disparados.
Rio de Janeiro

Rio. Polícia matou mais, homicídios baixaram

1735
A Polícia Militar do estado carioca matou mais 66 pessoas do que no mesmo período do ano passado. Por outro lado março teve o menor número de assassinatos e de roubos seguidos de morte.
Rio de Janeiro

Folclore português é património imaterial do Rio

Na proposta do projeto de lei, aprovado no final de março, recorda-se que "os laços entre o Rio de Janeiro e Portugal transcendem o passado colonial, metropolitano e imperial".
Rio de Janeiro

Desabamento no Rio de Janeiro provocou dois mortos

O desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, no Rio de Janeiro, provocou dois mortos. Os bombeiros conseguiram resgatar dos escombros, com a ajuda dos moradores, sete pessoas com vida.
Rio de Janeiro

Militares presos por disparar contra família

A Justiça Militar brasileira determinou prisão preventiva a nove dos dez militares suspeitos de terem disparado 80 tiros sobre um carro onde seguia uma família.
Rio de Janeiro

Mortes nas chuvas de Rio de Janeiro sobem para 10

A cidade do Rio de Janeiro continua em estado de crise devido à tempestade registada esta madrugada. Número de mortos subiu de cinco para dez.
Rio de Janeiro

Temporal mata três pessoas no Rio de Janeiro

Tempestade chegou na noite de segunda-feira ao Rio de Janeiro e intensificou-se esta terça-feira. Duas mulheres e um homem morreram e as escolas cancelaram as aulas.
Rio de Janeiro

Escola vence Carnaval com homenagem a Marielle

Escola de samba Mangueira venceu o desfile de Carnaval do Rio de Janeiro. Escola contou a história do Brasil pela ótica dos heróis populares, contando com uma homenagem a Marielle Franco.
Rio de Janeiro

Carnaval. Rio de Janeiro bate recordes de público

O Carnaval do Rio de Janeiro contou com mais de um milhão de foliões no fim de semana. Sucesso da festividade fez com que a cidade se tornasse no terceiro destino mais procurado no Airbnb.
Carnaval

Sambódromo autorizado a receber desfiles

O Ministério Público do Rio de Janeiro tinha questionado a segurança do espaço. Autorização para os desfiles foi dada depois de um parecer positivo do Corpo de Bombeiros da cidade.
Ténis

Ténis. João Sousa vence 1ª ronda no Rio

120
O tenista João Sousa venceu o argentino Guido Pella por 6-4, 3-6 e 6-4, numa partida equilibrada com o português muito forte no serviço. No próximo jogo vai defrontar Casper Ruud.
Brasil

Brasil. Mais dois incêndios em menos de três dias

Os incidentes atingiram o alojamento dos jogadores de futebol do Bangu e um supermercado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Há dois atletas que estão internados.
Rio de Janeiro

Flamengo. ADN identifica vítimas do incêndio

O estado dos corpos encontrados nos escombros do centro de treinos do Flamengo impossibilita o reconhecimento das vítimas atrás do rosto ou dos dentes. Um atleta continua em estado grave.
Futebol

Flamengo de luto. As mensagens, fotos e vídeos

471
São várias as mensagens de apoio ao clube brasileiro que inundaram as redes sociais depois do incêndio que provocou a morte a seis jogadores da equipa, nesta madrugada de sexta-feira.
Rio de Janeiro

10 mortos no CT do Flamengo. Todos jovens atletas

200
Há pelo menos dez mortos e outros três feridos, na sequência de um incêndio no Centro de Treinos do Flamengo. Todos são jogadores da formação. Alerta foi dado às 5h17 da manhã (hora local).
Desastres Naturais

Rio de Janeiro. Temporal faz pelo menos 6 mortos

Fortes rajadas de vento, inundações e deslizamento de terras condicionaram estradas e deixaram zonas da cidade do Rio de Janeiro sem eletricidade, na noite de quarta-feira.
Rio de Janeiro

Brasil. Exército deixa comando de segurança no Rio

De março a novembro, o número de homicídios recuou 6%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o número de pessoas mortas nas operações da polícia e do Exército aumentou.
Brasil

Quatro governadores presos. O que se passa no Rio?

197
Nos últimos 20 anos, todos os governadores eleitos no Rio de Janeiro foram presos por corrupção. O último foi Fernando Pezão, eleito pelo MDB, detido esta quinta-feira.
Rio de Janeiro

Lava Jato. Governador detido por alegada corrupção

O Governador do estado do Rio de Janeiro foi detido num desdobramento da operação Lava Jato. Pezão é um dos alvos dos 30 mandados que estão a ser cumpridos pela Polícia Federal.
Rio de Janeiro

9 mortos e 11 feridos em Niterói, Rio de Janeiro

A região tem sido fustigada nos últimos dias por fortes chuvadas e estava em estado de alerta. Entre os mortos está uma criança, duas idosas, um homem de 37 anos e uma mulher. Ainda há desaparecidos.
Crime

Preso administrador do maior porto do Brasil

O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo foi preso no seguimento de uma operação judicial, cujo objetivo é investigar fraudes cometidas no porto de Santos, no Rio de Janeiro.
Eleições no Brasil

O filme da noite em que o Brasil virou

Fechado em casa “por segurança”, Jair Bolsonaro pegou na “caixa de ferramentas” e prometeu consertar o Brasil. Haddad garantiu que não vai parar de lutar “contra o medo”. As ruas insultaram Lula.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro proíbe oferta de palhas de plástico

297
A partir desta terça-feira, os estabelecimentos que desobedecerem à regra cumprem uma sanção económica que pode variar de 650 reais (cerca de 133 euros) e 1.650 reais (cerca de 340 euros).
Arouca

Museu do Rio. Arouca consegue doações da UNESCO

107
A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO têm "peças e bens excecionais" pelo que representam de um "património geológico ilustrativo da história do planeta".
Brasil

Museu Nacional do Rio de Janeiro não tinha seguro

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, que ardeu no domingo, não tinha seguro sobre o património e não tinha uma brigada disponível para combater possíveis incêndios.
Rio de Janeiro

Brasil anuncia plano para recuperar Museu Nacional

Os ministérios brasileiros da Cultura e da Educação anunciaram na segunda-feira um plano de recuperação do Museu Nacional destruído por um incêndio que afetou o edifício e o seu acervo.
Rio de Janeiro

A história do museu que um dia foi casa de reis

640
De residência real ao museu nacional de história natural e antropologia, o Palácio de São Cristóvão conta com mais de dois séculos de história. Foi destruído pelas chamas na noite do passado domingo.
Rio de Janeiro

Exército repete megaoperação no Rio de Janeiro

Mais de quatro mil agentes das forças de segurança comandadas pelo Exército do Brasil estiveram envolvidos no segundo dia de uma megaoperação em três favelas da zona norte do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Catorze mortos em operação militar

Pelo menos catorze pessoas foram mortas numa operação contra o crime crime organizado no norte do Rio de Janeiro, que envolveu 4.200 soldados do Exército Brasileiro com o apoio da polícia.
Rio de Janeiro

Rio. Militares abandonam controlo da segurança

Face ao aumento da violência, milhares de soldados foram colocados nas ruas do Rio de Janeiro. O ministro da Segurança Pública defendeu que continuassem mais um ano mas a ideia foi rejeitada.
Rio de Janeiro

Brasil. Mortes em operações policiais duplica

Quase 130 pessoas morreram em julho de 2018 no Rio de Janeiro, no Brasil, na sequência de operações das Forças Armadas e da Polícia. No ano passado, também em julho, morreram 63 pessoas.
Rio de Janeiro

Brasil vai construir segunda central termoelétrica

O Governo brasileiro autorizou na segunda-feira a construção de uma segunda central termoelétrica a gás natural no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro.
Brasil

Exército realiza operação em duas favelas no Rio

O Exército está a cercar 2 favelas no Rio de Janeiro para tentar estabilizar as áreas devido ao aumento da troca de tiros desde o início do mês. O ano passado, a violência fez 6.731 mortos.
Brasil

51 polícias mortos este ano no Rio de Janeiro

A morte de um polícia militar na madrugada desta sexta-feira no Rio de Janeiro elevou para 51 o número de agentes de segurança mortos naquele estado brasileiro este ano.
Brasil

Um morto e um ferido em tiroteio no Rio de Janeiro

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida, na segunda-feira, durante um tiroteio entre alegados grupos criminosos e forças policiais na Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Agente do Rio morto na favela Rocinha

Um polícia morreu e três ficaram feridos em confrontos na favela Rocinha, Rio de Janeiro. Também dois moradores da maior favela do Rio foram atingidos durante o conflito.
Brasil

Um morto em queda de helicóptero no Rio de Janeiro

A queda de um helicóptero no mar, com quatro pessoas a bordo, ao final da manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro, provocou um morto e três feridos.
Oi

Oi realiza assembleia-geral de acionistas

A assembleia-geral ordinária, que vai decorrer esta segunda-feira no Rio de Janeiro, vai ser para aprovar as contas de 2017 e eleger os membros do Conselho Fiscal.
Crime

Brasil. Milícias suspeitas da morte de veredora

Ação das milícias é a principal hipótese investigada pela polícia para explicar a morte de Marielle Franco. Os assassinos e mandantes do crime ainda não foram identificados pelas autoridades.
Facebook

Ordem para apagar "ofensas" a vereadora do Rio

Um juiz brasileiro ordenou que o Facebook retire todas as publicações com "informações falsas" sobre Marielle Franco, ativista e vereadora da câmara do Rio de Janeiro assassinada há duas semanas.
Brasil

Brasil. Exército faz operação no Rio de Janeiro

A operação está a ser feita na comunidade do Lins de Vasconcelos e mobilizou 3.400 elementos das Forças Armadas, 150 polícias militares e 350 policias civis do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

51 mortos na favela da Rocinha desde setembro

Cinquenta e uma pessoas, entre as quais suspeitos de crimes, polícias e uma turista, morreram na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, desde setembro passado até hoje.
Rio de Janeiro

Milhares manifestam-se na favela de Marielle 

Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se este domingo, no Rio de Janeiro, na favela onde nasceu Marielle Franco, a conselheira municipal assassinada na quarta-feira.
Rio de Janeiro

Criança morta em tiroteio no Rio de Janeiro

Uma criança, uma mulher e um homem morreram num tiroteio entre a polícia federal e criminosos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Dois homens conseguiram fugir.
Brasil

A vereadora que "falava daqueles que ninguém fala"

155
Uma assessora que trabalhava na câmara municipal do Rio de Janeiro com Marielle Franco conta ao Observador que a vereadora falava das dificuldades de ser negra e mulher no contexto brasileiro.
Rio de Janeiro

Entrega de segurança às Forças Armadas alarma ONU

O Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos manifestou alarme com o facto de as Forças Armadas brasileiras terem assumido a segurança no Rio de Janeiro.
Brasil

Brasil. Ministro demite chefe da Polícia Federal

Raul Jungmann demitiu o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, por este ter dito que investigações que envolvem o Presidente do Brasil "tendem a ser fechadas" por falta de provas.
Brasil

Intervenção militar no Rio será "laboratório"

A intervenção militar no Rio de Janeiro, que está nas mãos do Exército, decretada pelo Presidente Michel Temer será um "laboratório" para o resto do país.
Rio de Janeiro

Brasil. Exército acusado de fazer fichas ilegais

113
Defensoria Pública do Estado brasileiro do Rio de Janeiro manifestou a sua "veemente discordância" com as chamadas "ações ilegais de fichamento" levadas a cabo por militares das Forças Armadas.
Rio de Janeiro

Rio. Forças Armadas lançam operação em favelas

As Forças Armadas brasileiras lançaram uma grande operação de segurança num complexo de favelas em mais uma ação de preparação para assumir o comando da luta contra o crime organizado no estado.
Ténis

Gastão Elias nos 'oitavos' do Rio de Janeiro

Depois de uma 'batalha' de quase três horas, Gastão Elias conseguiu o apuramento para os 'oitavos' do torneio de ténis do Rio de Janeiro, ao bater o argentino Guido Pella.
Brasil

Três pessoas morrem em assalto no Rio de Janeiro

Três pessoas, entre elas um polícia fora de serviço, morreram num assalto a uma loja no Rio de Janeiro, cidade que desde sexta-feira está sob controlo do exército devido ao escalar da violência.
Brasil

Temer: crime organizado justifica medidas extremas

O presidente do Brasil defende que o crime organizado no Rio de Janeiro justifica a passagem do controlo da segurança pública do Estado para o Governo federal. A decisão está em vigor até dezembro.
Rio de Janeiro

Exército assume controlo da segurança no Rio

Na sequência da onda de violência que tem assolado o Rio de Janeiro, antes e durante as festividades de Carnaval, Michel Temer ordenou que o Exército assuma o controlo da segurança na cidade.
Brasil

Temporal no Rio de Janeiro fez quatro mortos

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira fizeram quatro mortos. Em algumas zonas da cidade choveu o esperado para todo o mês de fevereiro.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Temporal provoca três mortos

As chuvas que estão a cair no Rio de Janeiro já provocaram três mortes e destruíram vários bairros. Em algumas zonas da cidade choveu o esperado para todo o mês de fevereiro.
Brasil

Beija-Flor vence Carnaval do Rio de Janeiro

A escola de samba Beija-Flor venceu o concurso de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro. O desfile, de tom crítico, apontava o dedo à corrupção e à violência no país.
Rio de Janeiro

Carnaval do Rio atrai 1,5 milhões de turistas

Em 2018, a prefeitura desta cidade brasileira espera atrair 1,5 milhões de turistas do país e do mundo, mais 400 mil pessoas do que no ano passado.
Rio de Janeiro

66 mortes em confrontos nas favelas

A situação no Rio de Janeiro piorou ainda mais na última semana, com o aumento de tiroteios entre polícias e supostos traficantes de drogas, que causaram 13 mortes.
Brasil

Três mortos em confrontos no Rio de Janeiro

Pelo menos três pessoas morreram nos confrontos entre polícias e narcotraficantes nas proximidades da favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Um dos mortos é chefe do narcotráfico na área.
Rio de Janeiro

Polícia realiza operação contra tráfico de droga

A operação começou cerca das 6h30 locais (8h30 Lisboa) e, de acordo com algumas testemunhas citadas pelos media brasileiros, houve tiroteios intensos na área.
Rio de Janeiro

Mais de 30 pessoas morreram em ações policiais

Desde 18 de setembro do ano passado até hoje foram mortos 32 suspeitos de crimes, uma turista espanhola e um polícia na maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha.
Rio de Janeiro

Fim de ano. Copacabana espera 3 milhões de pessoas

São esperados três milhões de pessoas nas festividades de Ano Novo, na praia de Copacabana. Além do fogo de artifício, o Ano Novo carioca vai ser celebrado com a presença da cantora Anitta.
Brasil

Polícia desmantela grupo de narcotráfico

A polícia desmantelou uma organização de narcotráfico que incluía funcionários do aeroporto do Rio de Janeiro. O grupo, que enviava droga para o estrangeiro, tinha 36 pessoas.
Corrupção

Brasil. Detidos dois ex-governantes

O número de ex-governadores do Rio de Janeiro na prisão subiu para três com a detenção de Anthony Garotinho e da sua mulher, Rosinha Garotinho, por crimes de corrupção.
Brasil

Brasil. Polícia investiga transportes do Rio

A Polícia Federal do Brasil iniciou uma operação contra uma rede, que envolve políticos e empresários, suspeita de desvio de dinheiro do setor dos transportes públicos no estado do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Brasil. Preventiva para polícia que matou turista

A polícia brasileira pediu a prisão preventiva do tenente Davi dos Santos Ribeiro, acusado de disparar sobre uma turista espanhola que morreu segunda-feira na maior favela do Rio de Janeiro.
Brasil

Presos polícias que mataram turista na Rocinha

Dois polícias envolvidos num incidente que culminou na morte de uma turista espanhola na Rocinha, a maior favela da cidade brasileira do Rio de Janeiro, foram presos na noite de segunda-feira.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Turista espanhola morre em favela

Uma turista espanhola morreu esta segunda-feira depois de ter sido baleada pela Polícia Militar na maior favela do estado brasileiro do Rio de Janeiro, a Rocinha, confirmaram as autoridades.
Rio de Janeiro

Brasil. Exército volta à favela do Rio de Janeiro

500 militares regressaram à Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, para apoiar uma operação da polícia após terem sido registados novas trocas de tiros entre grupos rivais de narcotraficantes.
Violência

Exército volta a fazer operações na Rocinha

Efetivos militares regressaram esta terça-feira à Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, para apoiar uma operação da polícia após terem sido registados novas trocas de tiros.
Rio de Janeiro

Brasil. Mais de mil forças em operação em favela

Mais de mil efetivos das forças de segurança do Brasil vão realizar uma operação na favela Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, para cumprir 31 mandados de prisão de traficantes.
Rio de Janeiro

Polícia do Rio de Janeiro vai continuar na Rocinha

Luiz Fernando Pezão, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] vai-se manter na problemática favela.
Brasil

Ex-governador do Rio condenado a 45 anos de prisão

Sérgio Cabral foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e organização criminosa. Foi considerado o chefe de um esquema que pedia subornos às empresas.
Rock In Rio

Rock in Rio. Rio de Janeiro espera 700 mil pessoas

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que o Rock in Rio, que decorrerá nesta cidade brasileira entre 15 e 24 de setembro, deve atrair 700 mil pessoas ou cerca de 100 mil em cada dia do festival.
Rio de Janeiro

Crimes contra mulheres. 63 detidos num só dia

159
Pelo menos 63 homens foram detidos, na segunda-feira, no Rio de Janeiro por crimes contra mulheres. A operação foi posta em prática para executar 72 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão.
Rio de Janeiro

10 mil militares enviados para o Rio de Janeiro

O ministro da Defesa do Brasil informou que o Governo vai mobilizar quase dez mil elementos das forças militares e de segurança para tentar conter o aumento da criminalidade no Rio de Janeiro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo 'fura' programa no Rio de Janeiro

789
Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o tempo livre na agenda da visita de algumas horas ao Rio de Janeiro para cumprimentar dezenas de participantes numa festa popular que comemoravam o 10 de Junho.
Polícia

Brasil. Polícia confisca 60 armas no aeroporto

A polícia brasileira confiscou 60 espingardas automáticas no aeroporto internacional do Rio de Janeiro na quinta-feira, que estavam na zona de carga, informaram as autoridades.
Rio de Janeiro

Homens mascarados incendeiam autocarros

Homens mascarados atearam fogo a oito autocarros e a um camião em duas vias importantes da cidade brasileira do Rio de Janeiro, informaram autoridades locais esta terça-feira.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Polícia instala torre em favela

A polícia do Rio de Janeiro concluiu a construção de uma torre blindada numa favela, após cinco dias de intensos tiroteios que fizeram quatro mortos, informaram fontes oficiais.
Rio 2016

Rio2016 foi "grande sucesso", apesar do abandono

O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, defendeu a herança dos Jogos Olímpicos Rio2016, apesar das inúmeras críticas e do geral estado de degradação e abandono das infraestruturas.
Cinema

Rio de Janeiro acolhe retrospetiva de português

O cinema do realizador português João Pedro Rodrigues, incluindo o mais recente "O ornitólogo", vai ser exibido a partir de dia 30 numa retrospetiva no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Carnaval

12 feridos em queda de carro alegórico no Rio

O carro alegórico do grupo Unidos da Tijuca teve um acidente e parte da sua estrutura desabou, enquanto 10 pessoas dançavam em cima dela, e caiu ainda noutras vítimas. É o segundo acidente deste ano.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Oito feridos com carro alegórico

Pelo menos oito pessoas ficaram feridas, incluindo duas com gravidade, na sequência de um acidente com um carro alegórico no Rio de Janeiro.
Gastão Elias

Gastão Elias fez bom jogo apesar da derrota

O tenista português Gastão Elias considerou que fez um bom encontro frente ao brasileiro Thiago Monteiro, apesar de ter sido eliminado na primeira ronda do torneio do Rio de Janeiro.
Literatura

Tinta-da-China lança novo livro de Ruy Castro

O sol, a alegria e o Carnaval do Rio de Janeiro chegam aos leitores portugueses através da coleção de viagens da Tinta-da-China, que publica um novo livro no próximo dia 24, mesmo a tempo da folia carnavalesca.
Presidente Trump

Brasil investiga investimento de Trump em hotel

As autoridades brasileiras estão a investigar um investimento dos filhos do Presidente dos EUA num hotel no Rio de Janeiro, suspeitando de benefícios para o grupo Trump.
Brasil

Eike Batista e Sérgio Cabral acusados de corrupção

O Ministério Público Federal do Brasil acusou formalmente dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais o empresário Eike Batista, o ex-governador do Rio de Janeiro e mais sete pessoas.
Rio de Janeiro

Cidade de Deus. Queda de helicóptero faz 4 mortos

A queda de um helicóptero da polícia provocou a morte de quatro militares, este sábado à noite, durante uma operação na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
Rock In Rio

Rock in Rio 2017 será no Parque Olímpico do Rio

A sétima edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro, no Brasil, terá lugar no Parque Olímpico, a partir de setembro de 2017, informou a organização do festival, que junta centenas de milhar de pessoas.
Rio de Janeiro

Estado brasileiro do Rio de Janeiro anuncia corte

O Governo do Rio de Janeiro, anunciou uma série de medidas para equilibrar as contas públicas e evitar que a grave crise financeira que enfrenta se transforme em colapso.
Teatro

Feira de teatro homenageia Nelson Rodrigues

A Feira Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLIP), que decorre de 21 de setembro a 2 de outubro no Rio de Janeiro, homenageia Nelson Rodrigues.
Rio 2016

"Agora sabemos que o Rio pode ser um lugar melhor"

Acaba a festa dos Jogos Olímpicos, volta a realidade. Que Rio de Janeiro é este? Quais são os maiores desafios? O Observador conversou com a Amnistia Internacional Brasil, uma jornalista e um taxista.
Rio 2016

Os meninos do cafifa têm sonhos de papel

387
Vivem na favela, lado a lado com tiros, droga e crime. Estão a fugir da 'boca' do lobo. O More Project ensina-lhes o outro lado da vida. Estes garotos cantaram na cerimónia de encerramento dos JO.
Rio 2016

Quando os Jogos foram estranhos e quase bizarros

Ir às ruas de Paris buscar um timoneiro com 30 quilos para ganhar o ouro no remo. Ou correr quilómetros no trânsito para chegar a tempo da final dos 1.500m. Há histórias estranhas nos Jogos Olímpicos.
Rio de Janeiro

RJ. 59 tiroteios e 14 mortos na 1ª semana de Jogos

Segundo a Amnistia Internacional do Brasil, foram registados quase cinco feridos por dia, resultantes de 59 tiroteios (principalmente em favelas), na primeira semana dos Jogos Olímpicos.
Rio 2016

O dia dos portugueses foi de João Rodrigues

Salvou-se o windsurf. João Rodrigues esteve sempre a crescer nas três regatas do dia e pôs-se a jeito para, na sexta-feira, se qualificar para a regata das medalhas. De resto, nada foi famoso.
Rio 2016

A senhora ginástica, cuidado com ela

1112
Só tem 19 anos, é americana e, em muitos momentos, parece intocável. Venceu a segunda medalha de ouro nestes Jogos e dizem que ainda vai buscar três. Simone Biles, o novo fenómeno da ginástica.
Rio 2016

Biles e Phelps, os dois monstros americanos - como aconteceu

572
A ginasta conquistou a segunda medalha de ouro nestes Jogos com o all-round de ginástica artística e o nadador pendurou a 22.ª medalha de ouro ao pescoço, entre as 26 que já tem.
Rio 2016

Alexis Santos faz história nos 200 metros estilos - como aconteceu

251
O nadador terminou a competição com o 12.º melhor tempo. Nélson Oliveira ficou em 7.º no contrarrelógio e João Costa terminou no 11.º lugar no tiro. No futebol, empate (1-1) com Argélia.
Rio 2016

As melhores fotografias do quarto dia

Eis as melhores fotografias (algumas bem bonitas) do quarto dia dos Jogos Olímpicos. Não houve mais medalhas para pescoços portugueses, mas José Carvalho e Marcos Freitas portaram-se bem.
Rio 2016

Freitas quinto no Ténis de Mesa. Phelps de ouro - como aconteceu

O canoísta José Carvalho foi à final de slalom, mas não chegou às medalhas. Quem também não trará nenhuma é Marcos Freitas: foi quinto no Ténis de Mesa. Mas medalhas são com Michael Phelps.
Rio 2016

Rio 2016. Foi bonita a festa, pá

2606
Samba e Bossa Nova. Uma "Garota de Ipanema" que caminhou para o sorriso malandro de Tom Jobim. E tanto mais. O Observador esteve na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos e saiu maravilhado...
Rio 2016

Cara, o melhor mesmo é ver como foi

606
Monstros da música, atletas efusivos, samba, muita animação e até caravelas portuguesas num pedaço de história. É difícil descrever a cerimónia de abertura dos Jogos. É mais fácil com fotografias.
Rio 2016

Valeu, Rio. Os Jogos abriram-se com festa e samba - como aconteceu

177
A beleza da simplicidade e da tradição. Durante mais de três horas, o Maracanã aplaudiu, gritou, dançou (e assobiou) até a chama olímpica abrir os Jogos Olímpicos até 21 de agosto. Foi bonito.
Comité Olímpico

A bandeira vai estar com um exemplo, em tudo

2483
O porta-estandarte português é quem é porque vai para a 7.ª participação nos Jogos e, "em termos de valores, é o rei", diz quem manda na vela nacional. João Rodrigues já anda nisto desde 1992.
Rio 2016

Do bonde de Santa Teresa ao mural de Kobra

130
O Observador já aterrou no Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Olímpicos. Entre uma viagem a Santa Teresa, passando pelo Boulevard Olímpico, vimos a equipa de NBA chegar ao seu navio imponente...
Rio 2016

Os portugueses que estão nos Jogos

176
São 92 atletas espalhados por 16 modalidades. É assim que Portugal vai andar pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E aqui estão os mini-perfis dos portugueses que por lá vão competir.
Rio 2016

Futebol

Foi um ver se te avias para Rui Jorge conseguir ter 18 jogadores que os clubes deixassem ir aos Jogos. O seleccionador fez quase 60 telefonemas para formar uma equipa em que estrelas, nem vê-las.
Rio 2016

Natação

305
Apenas um dos quatro nadadores tem experiência de Jogos Olímpicos. Diogo Carvalho já vai para a terceira participação e, agora, leva consigo duas raparigas que muito prometem.
Rio 2016

Vela

Eis a modalidade que acolhe o mais experiente português em Jogos Olímpicos. João Rodrigues vai para a sétima participação (começou em Barcelona, em 1992).
Rio 2016

Judo

Não se resume a esta pergunta, mas é quase: será que é desta que Telma Monteiro volta dos Jogos Olímpicos com uma medalha? É a principal cara entre os seis judocas que estarão no Rio de Janeiro.
Rio 2016

Triatlo

São três os atletas que Portugal terá a nadar, pedalar e correr no triatlo. João Silva, que conseguiu um nono lugar em Londres, há quatro anos, será talvez a maior esperança.
Rio 2016

Golfe

Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia. São estes os dois golfistas que farão com que Portugal tenha alguém a dar umas tacadas no regresso do golfe aos Jogos Olímpicos.
Rio 2016

Tiro

É o mais velho da comitiva portuguesa e o segundo com mais participações nestas andanças. Estes são os quintos Jogos Olímpicos para João Costa, o único que compete na modalidade de tiro.
Rio 2016

Ginástica

Apenas três atletas vão representar Portugal na ginástica. A que mais esperanças terá que carregar nos ombros deverá ser Filipa Martins que, em 2015, conquistou duas medalhas de bronze.
Comité Olímpico

Ténis

Estão os dois no top-60 do ranking e um deles não tem parado de escalar a classificação. Gastão Elias tem impressionado nas últimas semanas, mas o melhor tenista português continua a ser João Sousa.
Rio 2016

Canoagem

Desde 2010 que não há ano em que a canoagem não tenha dado uma medalha ao desporto português. Por isso, é de esperar que haja bons resultados nas águas do Rio de Janeiro.
Rio 2016

Equestre

Luciana Diniz vai competir por Portugal, mas vai também competir "em casa". É brasileira, chegou a participar nos Jogos Olímpicos pelo país natal, mas estes serão os seus segundos por Portugal.
Rio 2016

Ténis de Mesa

Eles são uma espécie de meninos bonitos do desporto nacional. O ténis de mesa tem-se fartado de dar medalhas a Portugal e, há quatro anos, até ficaram à porta do pódio por equipas.
Comité Olímpico

Ciclismo

Rui Costa é o melhor ciclista português da atualidade e pode disputar uma medalha na prova de estrada. Quem também é favorito às medalhas é Nélson Oliveira, mas no contra-relógio.
Rio 2016

Badminton

Telma Santos foi a primeira (e única) atleta portuguesa a vencer uma partida de badminton nos Jogos Olímpicos. Na sua derradeira participação, no Brasil, quer repetir a proeza.
Rio 2016

Atletismo

O atletismo é a modalidade que mais atletas portugueses (24) leva ao Brasil. E o atletismo "cheira" a medalhas, da maratona ao triplo salto, de Sara Moreira a Nelson Évora.
Rio 2016

Taekwondo

103
Esta modalidade é sinónimo de Rui Bragança. O rapaz que pratica taekwondo enquanto lida com um curso de medicina vai ao Brasil um ano após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Europeus de Baku,
Tecnologia

Vídeo. Veja o Rio de Janeiro de perto, bem perto

1253
Um fotógrafo especialista em recolha de imagens de muito alta definição criou um vídeo do Rio de Janeiro incrivelmente detalhado e que condensa em cinco minutos o movimento de várias zonas da cidade.
Rio 2016

Brasil: segundo grupo de suspeitos de terrorismo

A Polícia Federal brasileira está a investigar a existência de um segundo grupo de 15 supostos terroristas brasileiros que comentavam em redes sociais sobre a hipótese de cometer atentados durante os Jogos Olímpicos.
Rio 2016

JO. Ativistas querem fim de turismo sexual

Ativistas lançaram na sexta-feira, em São Paulo, uma campanha contra o turismo sexual durante os Jogos Olímpicos 2016, que começam a 5 de agosto no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Rio. Polícia assassinou 8 mil pessoas em dez anos

A polícia do Rio de Janeiro matou 8.000 pessoas na última década, de acordo com um relatório divulgado hoje pela organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) que alerta para as execuções extrajudiciais na região.
Rio 2016

"Não temos probabilidade de evento terrorista"

Alexandre Moraes, ministro da Justiça brasileiro, garante que não há probabilidade de um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.
Rio de Janeiro

'Super bactéria' nas águas do Rio de Janeiro

326
Foi detetada a presença de uma 'super bactéria' resistente a antibióticos em várias praias do Rio de Janeiro, nomeadamente em zonas onde serão realizadas várias provas olímpicas.
Rio 2016

Mil milhões em fundos de emergência para o Rio

Horas depois de o Rio de Janeiro decretar "estado de calamidade", a Reuters noticia que o governo brasileiro planeia transferir cerca de mil milhões de euros em fundos de emergência para o Estado.
Rio de Janeiro

Exonerado o polícia que culpou jovem pela violação

Delegado que tinha sido afastado da liderança da investigação à violação coletiva de uma adolescente do Rio de Janeiro, acusado pela vítima de tê-la culpado pelo abuso, foi exonerado do cargo.
Santos Populares

Santos Populares chegam à capital do samba

146
A primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, de 10 a 12 de junho, promete envolver o Rio de Janeiro, capital do samba, de cores portuguesas.
Rio 2016

Saiu meia fava: Argentina, Argélia e Honduras

Portugal vai defrontar uma Argentina que não deverá ter Messi, uma Argélia que poderá ter Slimani e Brahimi, e umas Honduras que deverão ser o adversário mais acessível no torneio olímpico de futebol.
Rio 2016

Nélson Évora quer chegar aos 18 metros nos Jogos

Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto em Pequim2008, manifestou o desejo de atingir a marca dos 18 metros nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, garantindo que se apresentará na melhor forma.
Rio 2016

Destruição de favela gera polémica no Rio

A destruição da favela Vila Autódromo, por causa da construção do Parque Olímpico, o principal centro das competições das Olimpíadas do Rio de Janeiro, está a causar polémica entre as autoridades locais e alguns moradores.
Rio 2016

JO: Comité australiano proíbe visitas a favelas

O Comité Olímpico da Austrália proibiu os seus atletas de visitar as favelas do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. O prefeito da cidade afirmou que o Comité está a "agredir a cidade".
Rio de Janeiro

Carta do Brasil

119
Em Brasília tentarei aperceber-me da saúde política de Dilma, do estado das oposições, dos trabalhos dos tribunais, dos caminhos do Brasil. Aqui no Rio – peço desculpa da franqueza – celebrarei a vida
Zika

Zika não inviabiliza Jogos Olímpicos

Marcelo Castro, o Ministro da Sáude do Brasil, afirmou que o vírus zika não vai inviabilizar a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Ténis

Gastão Elias eliminado na primeira ronda

O tenista português Gastão Elias, 141.º do 'ranking' mundial, foi eliminado na primeira ronda do torneio do Rio de Janeiro pelo colombiano Santiago Giraldo, número 83 da hierarquia.
Zika

O pânico de um português com zika no Brasil

Manuel vive no Brasil e, pelos sintomas, foi infetado. Assustou-se, sentiu pânico e está em recuperação. Primeiro disseram-lhe que era uma amigdalite, mas as manchas no corpo fizeram soar os alarmes.
Mundo

Mangueira vence Carnaval com Bethânia e Caetano

Ao fim de 14 anos, a escola de samba Mangueira ganhou o Carnaval do Rio num desfile evocando os 50 anos de carreira de Maria Bethânia. Desfilaram várias estrelas da música popular brasileira.
Rio 2016

Brasil. Faltam seis meses para os Jogos Olímpicos

No Rio de Janeiro, os preparativos para os Jogos Olímpicos continuam a todo o gás. Mas a seis meses das competições, com quase três milhões de bilhetes vendidos, ainda há desafios a superar.
Jogos Olímpicos

Rio2016: Vendidos 2,75 milhões de bilhetes

Este número representa 74% dos bilhetes que a organização pretende vender. Os Jogos Olímpicos decorrem entre 5 e 21 de agosto
Ténis

Gastão Elias triunfa em pares no Rio de Janeiro

O tenista português Gastão Elias venceu o torneio 'challenger' do Rio de Janeiro na variante de pares, em que competiu ao lado do brasileiro André Ghem.
A página está a demorar muito tempo.