352kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Liga dos Campeões: as previsões de uma jornada agridoce

Este artigo tem mais de 4 anos

As previsões do Observador acertaram pouco numa jornada com muitas, muitas surpresas. Uma delas amarga para os portugueses, com o Sporting a ficar afastado das ligas europeias.

Não foi amarelo, foi mesmo ordem de expulsão do Sporting das ligas europeias
i

Não foi amarelo, foi mesmo ordem de expulsão do Sporting das ligas europeias

Bartlomiej Zborowski/EPA

Não foi amarelo, foi mesmo ordem de expulsão do Sporting das ligas europeias

Bartlomiej Zborowski/EPA

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Foi uma jornada muito variada para as equipas Portuguesas. O Porto goleou o Leicester no melhor resultado da temporada garantido a passagem. O Benfica perdeu, mas graças a milagres em Kiev continua na liga milionária. O Sporting… que dizer sobre o Sporting? O grupo era difícil à partida, boas exibições contra o Real Madrid e o Borussia e no fim uma derrota com o humilde Legia faz com que a temporada europeia acabe prematuramente em novembro (algo que apenas antevíamos com uma probabilidade de 22%..)

E como se comportou o nosso modelo nesta jornada?

Bem, honestamente: não muito bem. Apenas “acertámos” em metade dos resultados – como sempre considerando com previsão o resultado com maior probabilidade de ocorrência. As maiores surpresas da jornada foram os empates do PSG, City e Real Madrid em casa contra equipas teoricamente mais fracas – particularmente no caso do PSG. Outra surpresa foi a derrota do Benfica frente ao Nápoles, mas… como tínhamos “previsto” o Dínamo de Kiev derrotou o Besiktas e assim o sonho de terminar com a maldição de Bela Guttman continua.

E daqui para a frente?

O futuro da competição vai depender muito do sorteio, que não se adivinha nada fácil para o Benfica e Porto, que acabaram a fase de grupos no segundo lugar. Pelas nossas contas, o Porto está em último lugar no ranking das 16 equipas qualificadas e o Benfica apenas em 13º. Mas à partida, ainda não sabendo os adversários, antevemos que o Benfica tem uma probabilidade de 41% de chegar aos quartos, não muito diferente dos 35% do Porto.

Os 5 favoritos continuam sólidos. O Real Madrid, apesar do segundo lugar na fase de grupos, continua sendo a equipa favorita, muito por sorte das regras da UEFA ditarem que irá evitar qualquer equipa espanhola nos oitavos de final (uma benesse que, por exemplo, não assiste às equipas portuguesas).

A página está a demorar muito tempo.