Desengane-se quem pensa que pode comer o que quiser durante a época natalícia após um ano ou mais sem se mexer, fazer uma resolução de ano novo que passa por começar a fazer exercício religiosamente, cumpri-la criteriosamente e, por isso, ver o peso adquirido à custa de horas de deglutição de azevias e rabanadas desaparecer.

Segundo um estudo sobre atividade física, as pessoas com um estilo de vida sedentário perdem muito menos peso do que seria esperado, tendo em conta a quantidade de calorias gastas, assim que se iniciam no mundo do exercício físico. Em declarações dadas ao New York Times no final de novembro, Eric Ravussin, professor na Pennington Biomedical Research Center, diz mesmo que o exercício por si só tem pouca utilidade na perda de peso.

E porquê? Porque suar a camisola abre o apetite. Quando alguém inicia uma nova rotina de treino o seu organismo começa a bombear elevados níveis de hormonas que aumentam o apetite e tudo piora se fizer exercícios aeróbicos. Andar de bicicleta, nadar ou andar vão fazê-lo sentir muita fome e vai acabar por ingerir as mesmas calorias (ou mais) do que as que perdeu. É uma questão de fazer as contas: se andar 30 minutos vai perder cerca de 100 calorias, e se beber um batido logo a seguir vai ingerir o dobro ou o triplo.

,

(Foto: Getty Images)

A juntar ao apetite desenfreado, está a falta de atividade nos dias em que pratica atividade física. Chama-se “inatividade compensatória” e passa por mexer-se menos nos dias em que fez exercício, uma espécie de “estou muito cansado e mereço ficar no sofá porque hoje já corri uma hora”, o que leva a que queime menos calorias.

Resumindo, começar a fazer exercício físico pode na verdade fazê-lo comer mais, mexer-se menos, ingerir mais calorias e ganhar peso (e não estamos a falar daquele associado ao desenvolvimento dos músculos). A solução? Fazer exercício, sim, mas controlar aquilo que come com um plano de alimentação saudável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR