O doodle da Google desta quarta-feira é o homem que liderou a primeira expedição ao Polo Sul, em 1911. O norueguês Roald Amundsen chegou ao ponto mais meridional da Terra com mais quatro pessoas há 105 anos, depois de ter obtido autorização para utilizar o navio de exploração polar Fram.

O objetivo inicial de Amundsen era chegar ao Polo Norte, mas mudou entretanto a trajetória, que manteve em segredo. Nessa travessia, foi vencido pelos norte-americanos Frederick Cook e Robert Peary. Considerado “o último Viking”, o norueguês iniciou a preparação da viagem em junho de 1910, tendo demorado 18 meses a concluí-la. Começou com uma equipa de 19 homens, vários esquis, 100 cães e trenós.

https://www.youtube.com/watch?v=tmjyy4h2RLk

A primeira expedição ao Polo Sul foi, contudo, marcada pela tragédia que envolveu a equipa rival, composta por cinco exploradores e liderada pelo britânico Robert Scott, que chegaram ao mesmo destino cinco semanas depois do norueguês, mas que morreram durante a viagem de regresso a casa.

A equipa liderada por Roald Amundsen acampou na Baía das Baleias, enquanto se preparava para a viagem. No final, apenas um grupo de cinco exploradores fez o trajeto final para o Polo Sul. A Google descreve o doodle como representando “a tripulação na linha de chegada, aproveitando um momento para aquecer, na glória, enquanto o vento da Antártida chicoteia a venda.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR