O Governo ucraniano vai nacionalizar o PrivatBank, a maior instituição financeira do país. A decisão foi anunciada neste domingo e vai implicar a compra de cem por cento do capital, depois de uma tentativa dos atuais acionistas de recuperar o banco sediado em Dnipro, no leste da Ucrânia, ter resultado em fracasso.

A operação vai ser coordenada com a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI), de acordo um comunicado emitido pelo Governo de Kiev e publicado no respetivo site oficial, em que se revela que a intervenção pública surge em resposta a uma solicitação de assistência lançada pelos acionistas privados, grupo em que se destaca um dos maiores magnatas locais, Ihor Kolomoisky.

O processo de transição da propriedade e da gestão vai arrancar nesta segunda-feira e os pormenores da operação vão ser apresentados numa conferência de Imprensa em que participarão o ministro das Finanças, Oleksandr Danylyuk, e a governadora do banco central, Valeriya Gontareva. “Todas as medidas serão tomadas em coordenação com as organizações financeiras internacionais”, segundo o Governo, e o Estado “garantirá uma transição tranquila e a estabilidade da operação” do banco.

O PrivatBank foi fundado em 1992. Chegou a ter operações em Portugal, mas encerrou-as em 2015. Na altura, informou os clientes que quisessem manter as contas que passariam a ser atendidos, remotamente, pela sucursal da Letónia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR