Se no mundo há tradições de ano novo para todos os gostos, em Portugal já se sabe: juntamente com as 12 passas, dizem os costumes que para ter sorte é preciso estrear umas cuecas azuis. A origem da superstição, ao que pudemos apurar, não é conhecida, mas estará relacionada com a renovação implícita num ano novo: com 365 dias por estrear, nada como começar um novo ciclo com nova roupa interior.

Quanto à cor, que em todos os outros dias do ano daria origem à expressão “azul cueca”, só equiparável pela igualmente nada sexy “cueca da avó”, estará relacionada com a simbologia de sorte e harmonia associada ao azul, a cor favorita da maioria dos ocidentais, segundo Michel Pastoureau.

Bem-vindo ao fascinante mundo das cores

No campo da simbologia cromática, aliás, há outros tons que entram em jogo — e que chegam à lingerie. Enquanto na Argentina se veste roupa interior rosa, por esta cor estar associada à fertilidade ou ao período litúrgico do Advento, em Itália (e até mesmo em Portugal) há quem prefira o vermelho para especificar o tipo de sorte que quer ter no ano novo — neste caso ao amor.

Fiquemo-nos pelo azul com 17 sugestões de cuecas para estrear em 2017, reunidas na fotogaleria. Para homem e mulher, largas, subidas ou justas, algumas até repetem os votos desejando um “happy new you” ou aproveitando o tecido cerúleo para desejar sorte ao cubo com imagens estampadas de ferraduras e trevos de quatro folhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR