Investidores de 65 países fizeram mais de 45 mil investimentos nas quase 160 campanhas de crowdfunding (financiamento coletivo) que foram financiadas através da plataforma luso-britânica Seedrs, num total superior a 100 milhões de euros, durante o ano passado. Os números foram avançados esta quinta-feira pela empresa, em comunicado.

Em 2016, cada investidor contribuiu, em média, com 2.230 euros. Cada ronda de financiamento contou com a ajuda de 203 investidores, cujas carteiras detinham, em média, 9 investimentos, promovendo mais de 14 mil conversas entre financiadores e empreendedores.

Na plataforma, que junta empresas e investidores, possibilitando a qualquer pessoa o investimento em ações de novas, pequenas e médias empresas (PME’s) e startups, as campanhas lançadas inseriram-se, maioritariamente, nos setores da Alimentação e Bebidas, Viagens, lazer e desporto, Habitação, Financeiro e Conteúdo e informação.

Segundo a informação avançada, 3% dos negócios financiados eram startups, 29% eram empresas que estavam já numa fase de arranque, e 67% eram empresas já em crescimento.

“Fechámos o ano com números recordes, acima das expectativas, e que demonstram o interesse cada vez maior, quer das empresas quer dos investidores, em recorrer ao equity crowdfunding [financiamento coletivo] como uma enorme fonte de capital”, afirma Carlos Silva, co-fundador e presidente da Seedrs.

Outros números marcam o ano da Seedrs. A Tandem (startup bancária), por exemplo, conseguiu financiar-se e alcançar a sua meta de crowdfunding de 1 milhão de libras (cerca de 1,2 milhões de euros) em 15 minutos. Já a Perkbox (plataforma de engajamento de clientes e funcionários ) captou mais de 4,35 milhões de libras (5,12 milhões de euros), tornando-se na maior campanha de sempre feita através da plataforma. Na campanha de financiamento da WeSwap (startup com serviço de troca de moeda), participaram 2.962 investidores, o maior número até então.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ano passado marcou também a consolidação da plataforma e o arranque do processo de expansão europeia da Seedrs. Além de Lisboa, de Londres e de Nova Iorque, a empresa está agora presente em Amesterdão e em Berlim. E conta já com uma equipa de 63 colaboradores de 15 países.

A Seedrs foi a primeira plataforma a nível mundial a ter a atividade autorizada e regulada, especificamente pela Financial Conduct Authority, no Reino Unido, e recebeu, recentemente, autorização da entidade supervisora britânica para operar em qualquer país da União Europeia.

Editado por Ana Pimentel