Ao fim de quase 18 anos a dar notícias, o jornal Diário Digital encerrou na sexta-feira. Primeiro jornal de cobertura nacional totalmente online em Portugal, chegou a ter cerca de 80 pessoas na redação, mas a crise recente e a concorrência ditaram o encerramento, após alguns anos já em dificuldades. O site já não está online.

“O último dia foi na sexta-feira”, explica ao Observador Pedro Curvelo, último diretor do Diário Digital, que acredita que o encerramento é a definitivo. A notícia foi comunicada à redação e aos colaboradores no final da semana e a administração está a ultimar acordos com os sete jornalistas que ali trabalhavam em permanência.

Na web portuguesa, o Diário Digital é como a Tabacaria Martins, uma espécie de loja centenária. Chegou à Internet no dia 19 de julho de 1999, numa altura em que os meios tradicionais estavam a apostar forte nas suas páginas web. “Eu entrei no ano 2000, ao todo haveria entre 70 a 80 pessoas, entre jornalistas, fotógrafos, colaboradores e secretariado”, recorda Pedro Curvelo. Um investimento assinalável.

O primeiro diretor foi Luís Delgado e o objetivo do jornal era a atualização permanente a todas as horas do dia. De acordo com um artigo de Hélder Bastos, professor e diretor do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, o diretor afirmava mesmo querer “bater” a agência Lusa a dar as notícias de última hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tal como os outros meios de comunicação, os primeiros problemas começaram a sentir-se pouco tempo depois e, no início de 2001, o Diário Digital fez um despedimento coletivo. “Passámos para menos de metade”, conta o diretor.

Para Pedro Curvelo, foi “uma honra e um orgulho ter trabalhado neste projeto pioneiro”. A aposta dos grandes grupos de media no online, que tornaram “a concorrência mais intensa”, aliado à crise de 2008, em que “o mercado se ressentiu e o online foi ainda mais penalizado” ditaram que o Diário Digital nunca mais tivesse conseguido recuperar.

Setúbal na Rede também cessou a atividade

O Diário Digital foi o primeiro jornal de cobertura a ser criado de raiz para o online, mas foi o Setúbal na Rede o primeiro em absoluto. O jornal regional foi criado a 5 de janeiro de 1998 e faria 19 anos em 2017. Foi precisamente nesse dia que anunciou o encerramento.

Com altos e baixos, em março de 2015 o site foi renovado e a direção passou das mãos de Pedro Brinca para José Luís Andrade. Terminam os dois — o primeiro jornal online e o primeiro jornal nacional online — em janeiro de 2017.

Notícia atualizada às 14h45 com o encerramento do Setúbal na Rede.