A Wine With Spirit concretizou, esta segunda-feira, a segunda maior campanha portuguesa de crowdfunding (financiamento coletivo) na Seedrs (só atrás da Traddio) e a maior operação de uma empresa do ramo alimentar fora do Reino Unido. A cinco dias da data limite, a startup vinícola conseguiu angariar 450 mil euros junto de 115 investidores, em troca de 5,37% do capital. É agora a sétima empresa portuguesa (Coacher, Agroop, Climber Hotel, eSolidar, Oncostats, Tradiio) a concluir com sucesso uma campanha na plataforma luso-britânica de financiamento coletivo.

O projeto, fundado em 2011 por João Pedro Montes, quer agora utilizar o valor angariado nesta operação em investimentos tecnológicos na plataforma digital de distribuição que foi lançada recentemente, a Lyfetaste, e na expansão da rede de distribuição que tem mais de 1.500 registos na União Europeia.

Juntamos até agora ao nosso projeto 115 novos acionistas que acreditam que a inovação e a disrupção podem também acontecer em setores tão tradicionais como o vinho e nos irão acompanhar na expansão do nosso negócio em todo o mundo”, afirma João Pedro Montes em comunicado.

A Wine With Spirit assume-se como a “alternativa disruptiva aos canais tradicionais”, ao aliar o comércio online ao marketing de afiliação, produzindo o vinho adequado para determinado momento ou emoção identificada no consumidor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de a startup já ter alcançado o valor fixado, a campanha mantém-se ativa até 17 de Fevereiro (sexta-feira) e o fundador espera “alargar ainda mais este grupo de investidores”.

Este registo é “não só uma das maiores operações europeias no setor alimentar como a demonstração que também os setores mais tradicionais podem inovar no financiamento dos seus projetos”, considera Filipe Portela, diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs.

A Wine With Spirit é a primeira empresa portuguesa de vinhos a recorrer à Seedrs, e a angariar capital, juntando-se a casos de sucesso como a britânica Chapel Down ou a francesa Domaine du Grand Mayne.

A Seedrs é uma plataforma luso-britânica que permite que indivíduos e instituições invistam em várias empresas com forte potencial de crescimento, através de um processo online. Com escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amesterdão e Berlim, é uma das principais plataformas de crowdfunding, aberta a investidores e empresas na Europa, e a primeira plataforma a nível mundial a ter a sua atividade autorizada e regulada, especificamente pelo regulador Financial Conduct Authority, no Reino Unido, tendo autorização para operar em qualquer país da União Europeia.