Rádio Observador

Liga dos Campeões

Liga dos Campeões: quem passa no mata-mata?

Arranca hoje a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Como fica o Barcelona depois de uma goleada em Paris? E o Benfica terá hipótese na Alemanha? Veja aqui as nossas probabilidades.

FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

Autores
  • Ricardo Santos
  • Paulo Rosário

Liga milionária. Palco dos sonhos. E palco de surpresas. Recorremos à Taça de Portugal para fazer a metáfora: na primeira mão dos oitavos da Champions, “houve taça” em Paris, e também de algum modo… em Lisboa.

Os cinco grandes favoritos têm-se mantido quase inamovíveis no nosso ranking, com o Real Madrid cada vez mais destacado.

A primeira mão, no entanto, parece ter trazido o primeiro tomba gigantes. Claro que o PSG não é propriamente uma equipa do campeonato distrital ou da III Divisão, mas a vitória por 4-0 contra o Barcelona é uma das grandes surpresas desta edição.

A outra chama-se Benfica. Aliás, vemos no gráfico em baixo que a grande surpresa foi mesmo a vitória do Benfica face ao Dortmund. Apenas num jogo, o Benfica duplicou a probabilidade de ganhar a Champions, de 1.6% para 3.2%. Caso consiga passar, o tricampeão nacional será a equipa com menos hipóteses, mas será que é desta que a maldição de Guttmann cai?!

E posto isto, como estão agora as probabilidades de passagem aos quartos de final em todos os jogos?

Começando pelos jogos desta noite, o Bayern de Munique e o Real Madrid são claramente favoritos, no caso do Bayern com quase 100% de probabilidade (os Gunners têm apenas 0.2% de hipótese de passar…).

Quanto aos restantes jogos, vemos que o Benfica passou de underdog a favorito na sua eliminatória, ainda que seja a equipa menos favorita com “apenas” 74% de hipóteses. O FCP, por seu lado, vai ter uma missão muito difícil na próxima semana, com 7% de hipóteses, mas de todas as formas uma missão bem mais fácil que a impossível que a que espera o Barcelona amanhã (1%) ou o Arsenal esta terça-feira (0.2%). O Sevilla e o Manchester City são os favoritos dos outros jogos. Ou seja, o nosso modelo não espera que o Mónaco consiga dar a volta depois do jogo de loucos da primeira mão…

Daqui por uma semana cá estaremos para ver se acertámos ou não, agora é altura de largar o Excel e ver a bola a rolar!

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)