Donald Trump foi forçado a retirar o plano que tinha para substituir o Obamacare na Câmara dos Representantes — por não garantir o apoio do próprio partido — mas acredita que a “verdadeira derrota” é dos democratas, já que “o Obamacare vai acabar por explodir“. O presidente dos EUA avisou ainda que o Obamacare “é uma conta dos democratas, não é uma conta dos republicanos.”

Donald Trump justificou o facto de muitos republicanos não estarem disponíveis para aprovar o Trumpcare com o facto de “não olharem para as fases dois e três” do plano. O presidente dos EUA garantiu até que mantém “uma excelente relação com o Partido Republicano“. O presidente norte-americano convida os democratas a trabalharem com ele num “verdadeiro plano de saúde” e disse que “os verdadeiros perdedores” são [Chuck] Summer [líder da minoria no Senado] e Nancy Pelosi [líder dos democratas], já que agora estão totalmente comprometidos com o que se irá passar. A tal explosão do Obamacare. O presidente dos EUA avisa que após a “explosão” do Obamacare, “talvez acabe por haver uma verdadeiramente grande conta de saúde.”

O presidente norte-americano agradeceu a Paul Ryan e Mike Pence por “trabalharem no duro” para a aprovação do plano e garantiu que esteve “a 10 votos ou menos” de conseguir que o Trumpcare passasse, antes de o retirar. Trump disse ainda que todo o processo foi “uma experiência muito interessante“, em que “aprendeu sobre lealdade” e manobras de bastidores no Senado e na Câmara dos Representantes.

Quando questionado pelos jornalistas se iria deixar o Obamacare explodir, Trump respondeu que “não há muito que se possa fazer”. O presidente dos EUA vai agora apostar as fichas todas numa reforma fiscal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O senador Paul Ryan reagia no Twitter — ainda durante a intervenção de Trump — onde admitia estar ansioso por ver aprovada a revogação total do Obamacare.