A National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana, publicou 14o mil novas imagens, vídeos e conteúdos num novo arquivo online. Todos os conteúdos, recolhidos de sessenta coleções da instituição, podem ser consultados e descarregadas gratuitamente. Para os encontrar, basta escrever o que pretende encontrar numa caixa de pesquisa e afinar os resultados de acordo com o período de tempo que quer consultar e o tipo de material que quer descarregar.
Todas as imagens testemunham a evolução científica no seio da NASA e nos ramos de aeronáutica, astrofísica, ciências da Terra e programas espaciais tripulados. Há também documentos intimistas dos momentos mais marcantes para a agência espacial, como a reação dos cientistas quando a missão Apollo 11 chegou à Lua ou a concentração dos investigadores nos laboratórios de desenvolvimento de missões.
Algumas das imagens mais marcantes são as que testemunham o esforço feito pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, no âmbito da corrida espacial com a União Soviética. No final da II Guerra Mundial, quando a tensão política entre os dois países (que tinham sido aliados no conflito anterior) se intensificou, a corrida espacial e a conquista do espaço passou a ser usada como uma demonstração de poder perante o mundo. Era a Guerra espacial. Os soviéticos pareciam estar mais avançados e detinham os recordes de lançamento de satélites. Foram eles a levar o primeiro satélite para o espaço (Sputnik) com um ser vivo (a cadela Laica) e, mais tarde, a ter o primeiro ser humano a orbitar a Terra (Yuri Gagarin). Cientes de que estavam a perder território, os norte-americanos elevaram a fasquia: em 1969 levaram o Homem à Lua.
Embora sejam raras as imagens dessa corrida espacial da perspetiva soviética no novo arquivo da NASA, as fotografias guardadas pelo agência norte-americana revela um lado nunca antes conhecido de uma verdadeira arma da Guerra Fria: os veículos espaciais. Veja tudo em vinte imagens na fotogaleria.