Surpresa: James Harden também é uma “papoila saltitante”, como se canta no hino do Benfica. No alto dos seus quase dois metros e 102 quilos, o basquetebolista norte-americano que alinha pelos Houston Rockets na NBA apareceu de águia ao peito no pavilhão do seu clube, depois de uma constipação o ter atirado para o banco em vésperas de um confronto em Phoenix.

James Harden. O que faz uma estrela da NBA vestida à Benfica?

A camisola do Benfica não passou despercebida aos adeptos do outro lado do Atlântico e as imagens, partilhadas na página de Facebook da equipa de Mike D’Antoni, estão a dar que falar – há até quem comente, em jeito de piada, que o atleta ganhou seis milhões de novos seguidores, o alegado número de adeptos que o clube português tem por cá. Mas James Harden é apenas o exemplo mais recente de um adepto improvável do Sport Lisboa e Benfica. Há pelo menos mais dez — os suficientes para pô-los a todos em campo.

Uma viagem ao passado (não muito longínquo) bastou para encontrar outras celebridades, desde o mundo do desporto ao ramo das artes, que têm na alma uma chama imensa. O tenista Novak Djokovic apareceu no Estoril Open 2007 com a camisola vermelha e branca número 4. Desde então foram várias as ocasiões em que Djokovic admitiu um carinho especial pelo clube encarnado. Uma atenção que é partilhada com Mike Tyson, o ator Norman Reedus ou o cantor Chico Buarque, que se vestiu de vermelho cinco vezes desde 1969.

Na fotogaleria pode encontrar o plantel que o Benfica já conquistou entre os famosos além-Portugal. E temos até um suplente no caso de a constipação contra-atacar James Harden ou a voz falhar a Seu Jorge: a Hello Kitty, que também se vestiu à Benfica quando o clube assinou um conjunto de merchandising com a marca da empresa japonesa Sanrio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR