Rádio Observador

Zara

Zara abriu a sua maior (e mais inovadora) loja em todo o mundo

553

A Zara abriu esta sexta-feira a maior loja da sua cadeia. É um prédio novo, inovador e que os especialistas na área dizem parecer retirado de um cenário de ficção científica.

Madrid, sexta-feira, 7 de abril. Este é o dia em que a maior Zara do mundo abriu as portas ao público. Em Madrid, nasce um novo prédio que se torna num dos principais marcos da cadeia espanhola de moda e acessórios em todo o mundo. Tal como descreve o El Mundo, este é um edifício que parece quase retirado de um filme de ficção científica: com tecnologia e comunicações de ponta, onde tudo é medido ao milímetro, as cabines de prova são interativas e o edifício é amigo do ambiente.

A nova Zara fica mesmo ao lado de um rival, o El Corte Inglés, numa das áreas mais turísticas e movimentadas de Madrid. A mega-loja, com seis mil metros quadrados, está distribuída em quatro pisos: 3 mil correspondem à área para venda e o restante espaço é dedicado a um armazém onde se procede à reciclagem de roupa. Sim, reciclagem. Este é um grande passo e uma grande vantagem para o meio ambiente. Os clientes podem dar as roupas que já não utilizam e a Inditex encarrega-se pela sua reciclagem, doação e distribuição de encomendas. Segundo sugere o El Mundo, poderá haver mais pontos de recolha de roupa distribuídos por Madrid.

O edifício quer valorizar a poupança, quer na eletricidade, quer na água. Aliás, existe um compromisso com as lojas da Zara, em que até 2020 terão que ser, todos, eco-suficientes. A eletricidade tem de ter uma poupança de 20% e a água de 40%.

Esta Zara madrilena é, toda ela, “conectada”, com um “grupo de tecnologias mais avançadas”, como foi explicado na primeira visita para a imprensa, conta o El Mundo. Mas, afinal, o que é que isto significa? Significa que todo o espaço está ligado a um sistema que avalia se todos os ‘parâmetros verdes’ estão a ser cumpridos. Se alguma coisa correr mal, o sistema deteta o erro e corrige, na maioria das vezes, de forma automática ou, então, ao pressionar apenas num botão. Por exemplo, a luz interior é regulada de acordo com a luz exterior. A qualidade do ar também se mede: por exemplo, se houver demasiada gente na loja, o sistema corrige a qualidade do ar. Todos os materiais de madeira não foram retirados de florestas protegidas.

No que respeita às coleções, algumas serão pensadas e criadas especificamente pensadas para esta loja. Os provadores, num futuro próximo, serão interativos. E todas as etiquetas dos produtos vendidos têm uma espécie de GPS que faz com que se saiba, sempre, onde andam os produtos. Homens, mulheres e crianças. Ninguém fica de fora.

O grupo, segundo o El Mundo, já reconheceu que as expectativas são altas, mas estão confiantes.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Pais e Filhos

Um pai do século XXI

David Gaivoto

Ao longo da minha experiência enquanto pai tenho também aprendido que por vezes são eles que nos educam, por vezes são eles que nos apelam à nossa consciência com a sua gigante e preciosa inocência

Legislação

Menos forma, mais soluções /premium

Helena Garrido

É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)