O ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi salvou pequenos cordeiros da Páscoa, mas enfureceu a indústria de carnes. Na verdade, a polémica surgiu porque o ex-primeiro ministro se juntou a uma campanha vegetariana e ‘adotou’ cinco cordeiros que iriam ser massacrados para a Páscoa, conta a Reuters.

O vídeo, promovido pela Liga Italiana de Defesa dos Animais e do Meio Ambiente, mostra Berlusconi muito afetuoso para com os cordeiros: beija-os, abraça-os e também os alimenta. Durante o fim de semana, as imagens tornaram-se virais. Berlusconi, de 80 anos, foi filmado na sua propriedade, onde aparece um letreiro que diz “Defenda a vida, escolha uma Páscoa vegetariana”. Em rodapé, passa um apelo para que que todos sejam como o ex-primeiro-ministro.

https://www.youtube.com/watch?v=AHDRim8EfAw

Tradicionalmente, os italianos têm por hábito comer cordeiro ou cabra no domingo de Páscoa. No entanto, de acordo com a Reuters, esse consumo tem vindo a diminuir nos últimos cinco anos, devido não apenas por causa da crise económica mas também por um crescente sucesso de campanhas vegetarianas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A situação irritou o lobby da carne, que atacou Berlusconi e convidou os meios de comunicação social a boicotar o anúncio.

“É incrível que ele [Berlusconi] seja um homem de negócios e mesmo assim estrja a contribuir para prejudicar a indústria de carne, de forma a tentar obter votos dos amantes dos animais”, afirmou o lobby em comunicado.

Já no ano passado os media tinham anunciado que Berlusconi se tinha tornado vegetariano, mas a informação não foi confirmada oficialmente.