Segundo o comandante municipal da Proteção Civil, Pedro Mendonça, “ficaram nove pessoas desalojadas” devido aos danos causados numa habitação e num anexo provocados pela queda de uma aeronave em Tires, concelho de Cascais. Vão todos ficar em casa de familiares, avança a agência Lusa. “Mas não foi preciso realojá-las porque vão ficar com familiares”, acrescentou.

As nove pessoas residiam numa habitação e num anexo situado junto ao supermercado Lidl, onde ao final da manhã de hoje a queda de uma aeronave provocou a morte dos quatro ocupantes, três franceses e um suíço, e de uma pessoa que se encontrava no parque de descargas do supermercado. Segundo fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, a aeronave descolou do aeródromo de Tires, tendo-se despenhado cerca de dois mil metros depois da descolagem e caído perto do estabelecimento comercial.

De acordo com a Proteção Civil, a queda da aeronave causou a morte a cinco pessoas, quatro delas ocupantes do aparelho (três franceses e um suíço). A quinta vítima estava no parque de descargas do supermercado Lidl, junto do qual caiu a aeronave, de matrícula suíça. Há também quatro feridos ligeiros, por inalação de fumo. Três foram transportados para o hospital de Cascais e um foi assistido no local. Não há vítimas entre os funcionários do Lidl, disse à Lusa fonte da cadeia de supermercados, confirmando que o aparelho caiu junto aos armazéns da loja.

No local esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a acompanhar as operações de socorro, que mobilizaram 93 operacionais e 33 viaturas.

Uma extensa coluna de fumo ergueu-se por entre as casas da zona, com dezenas de pessoas a assistir às operações. Fonte do setor aeronáutico indicou à Lusa que o aparelho é um Piper, modelo Cheyenne II, bimotor. O aeródromo de Tires, em Cascais, que foi hoje encerrado na sequência da queda de uma aeronave nas proximidades, foi já reaberto, indicou fonte da infraestrutura. Segundo a fonte, a reabertura ocorreu às 14h20. O alerta para a ocorrência foi registado cerca das 12h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR