Bill O’Reilly foi dispensado pelo canal norte-americano Fox News na sequência das acusações de assédio sexual. O’Reilly, de 67 anos, era apresentador da Fox News desde o lançamento do canal de Rupert Murdoch em 1996.

“Depois de uma análise minuciosa e cuidadosa das alegações, a empresa [21st Century Fox] e Bill O’Reilly concordaram que o apresentador não voltará ao canal Fox News”, informou a 21st Century Fox ao Variety. A mesma fonte avança que a decisão foi tomada pela família Murdoch, que controla as operações da Fox News, no início desta semana.

Ao longo das últimas semanas, O’Reilly foi acusado por várias mulheres de assédio sexual. Uma investigação do The New York Times revelou que cinco mulheres que trabalhavam com o apresentador se queixaram do comportamento de Bill O’Reilly. Entre as queixas relatadas contam-se comentários e telefonemas abusivos.

Num entrevista ao The New York Times, Donald Trump defendeu o apresentador justificando-se com o facto de Bill O’Reilly ser “uma boa pessoa”. O presidente dos Estados Unidos criticou ainda as indemnizações milionárias da Fox News a pelo menos 11 funcionárias que denunciaram o ex-presidente da estação, Roger Aile, por assédio sexual.

De acordo com a investigação, o apresentador aproximava-se das mulheres com quem trabalhava e prometia-lhes ajuda profissional. Por sua vez, o apresentador ameaçava prejudicar as carreiras das mulheres que recusavam ter relações sexuais com eles. O acordo fechado com estas queixosas custou à estação cerca de 13 milhões de dólares (12 milhões de dólares), mas o contrato com O’Reilly foi renovado, apesar de serem conhecidas as queixas contra o seu comportamento. Outros três casos de assédio sexual tinham sido revelados pelo New York Times.

Bill O’Reilly estava na Fox News há mais de 20 anos. O seu afastamento vai ser oficializado ainda esta semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR