Só já faltam cinco jornadas, mas pelas nossas contas ainda muita coisa é possível. No topo ainda “três” equipas (ok, duas…) podem chegar ao título. E mesmo a Europa, no limite, está ao alcance de… 10 equipas! Lá para baixo, os lugares da despromoção começam a estar definidos, mas ainda muita coisa pode acontecer, com três equipas com mais hipóteses de descer. Ainda assim, há 7 equipas ainda em risco de passarem a próxima época na II liga.
Comecemos pelo título. O Benfica é “claramente” o favorito, com um pouco mais de 60%, seguido do Porto, com 36%. Mas em semana de dérbi e com uma diferença pontual ainda curta, a situação pode rapidamente mudar – ainda que as probabilidades pareçam muito distantes, um jogo (ou um golo) podem fazer a diferença.
O Sporting ainda mantém uma réstia (muito ténue) de esperança, que certamente trará alguma motivação extra para o jogo deste fim-de-semana.
Curiosamente, como as coisas estão muito apertadas no topo, há uma probabilidade de 10% de que haja um empate pontual no primeiro lugar da classificação. Pelo que para ser campeão, além de ganhar, convém marcar…
A jornada que aí vem
Esta jornada promete. Será que o Sporting salva a época? É obrigatório ganhar, para manter alguma esperança, e já agora estragar a festa do rival. As probabilidades são muito semelhantes, mas o Benfica parte como ligeiro favorito apesar do jogo ser em Alvalade. No entanto, dérbi é dérbi e segundo reza a história, quem está pior ganha… será que acontece o mesmo com nosso modelo e quem tem menos probabilidade, ganha?
Outros campeonatos
E como o futebol não se resume aos três grandes e ao título, arriscamos também prever quem se qualifica para as competições europeias. O cenário mais provável é o da qualificação direta do Benfica e do FC Porto para a Champions e que o Sporting acabe em 3º lugar com Guimarães e Braga nos lugares seguintes. Tendo em conta que o Guimarães, por estar na final da Taça, tem já a presença assegurada na Liga Europa, o Marítimo aparece destacado para assegurar o lugar que falta, mas ainda assim o Rio Ave tem 10% de hipóteses e outros 4 clubes tem perto de 1% — é difícil mas não totalmente impossível.
Continuando a descer e passando para baixo da linha de água, Nacional e Tondela são os “favoritos” destacados à despromoção. Mas ainda há outras equipas que continuam sob a ameaça de uma época fora da Primeira Liga. E tendo em conta o que costuma acontecer nas últimas jornadas não são de descartar surpresas.
O modelo de probabilidades Observador-Empirica Services, que agora adaptamos à Primeira Liga, é idêntico ao que estamos a usar para a Liga dos Campeões. Pode ler como funciona, aqui:
Como funciona o modelo de probabilidades da Liga dos Campeões?